Prezadas e prezados alunos da disciplina Educação Brasileira – Mestrado 2025.1
Na próxima aula, que será realizada quinta-feira, dia 03 de abril de 2025, discutiremos a temática:
"Educação como estratégia de liberdade dos negros escravizados no Brasil"
Para isso, serão apresentados e debatidos os seguintes textos:
Texto1.
NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
Texto 2.
SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067 (Leitura obrigatória completa)
Texto 3.
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Negros. In: GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
OBS. Apresentar apenas: Introdução do livro e o capítulo “Negros” (p. 220–254).
Recomendação importante:
Iniciem a apresentação dos textos com uma breve biografia dos autores. Isso nos ajuda a compreender a cosmovisão dos pesquisadores e também contribui para que o/a apresentador/a se familiarize melhor com o tema, diminuindo possíveis sentimentos de ansiedade ou nervosismo durante a exposição.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Atenciosamente,