-

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2025.1)

Visualização de Notícia
  • Atividade avaliativa: Estudos de casos sobre Educação e Família
  • 28/05/2025 10:35
  • Texto:

    Prezades alunes,

    Segue abaixo a lista com os estudos de caso. Vocês irão discutir no grupo, pesquisar e produzir um relatório a ser entregue na segunda-feira (02/06/2025). Esse relatório precisa conter a discussão do seguinte roteiro de Análise:
        1.    Resumo do caso: Quais são as características principais da criança e sua situação familiar?
        2.    Impactos no desempenho escolar: O que o caso revela sobre o reflexo da estrutura familiar no processo de aprendizagem?
        3.    Leitura cultural: Há traços culturais ou contextuais que influenciam a relação da criança com a escola?
        4.    Diagnóstico institucional: Como a escola responde (ou não) à situação? Há escuta, acolhimento, julgamento ou invisibilização?
        5.    Propostas de intervenção pedagógica:
        •    Como a escola pode atuar com base no acolhimento, no respeito à diversidade e na mediação com a comunidade?
        •    Que atitudes pedagógicas você sugeriria?
        •    Como garantir que a escola não reproduza exclusões?

     

    Lista dos estudos de caso com nome dos grupos:

    Estudos de Caso – Diversidade Familiar e Desempenho Escolar nos Anos Iniciais
    Caso 1 – Lucas e os Dois Pais (Evanyelli, Mariana, Renata, Thainá e Yasmim)
    Idade: 7 anos | Série: 2º ano
    Contexto familiar: Lucas é criado por dois pais. A família é amorosa e presente, mas enfrenta comentários preconceituosos por parte de outros pais e alunos.
    Desafios: Lucas tem bom desempenho, mas começou a evitar atividades em grupo e diz que 'ninguém gosta dele'.
    Situação escolar: A professora percebe o isolamento, mas não sabe como lidar com a temática em sala de aula.


    Caso 2 – Júlia e a Avó Responsável (Franciane, Débora, Emilly, Cybelle, Giovana Luna)
    Idade: 9 anos | Série: 4º ano
    Contexto familiar: Júlia vive com a avó desde os dois anos. A mãe é ausente e não há contato com o pai.
    Desafios: Júlia demonstra ansiedade e medo de perder a avó. Tem dificuldades de concentração e insegurança para socializar.
    Situação escolar: A escola nunca convocou a avó para conversar sobre o desenvolvimento da aluna.


    Caso 3 – Miguel e a Nova Família da Mãe (Ludmila, Daniel, Lívia, Raione, Yasmin Teles)
    Idade: 8 anos | Série: 3º ano
    Contexto familiar: Miguel mora com a mãe e a nova companheira dela. A convivência é positiva, mas ele evita falar sobre isso com os colegas.
    Desafios: Foi vítima de bullying por parte de colegas ao mencionarem que tem 'duas mães'. Apresenta tristeza e queda no rendimento.
    Situação escolar: A escola se omite diante das piadas, dizendo que 'é coisa de criança'.


    Caso 4 – Sofia e a Violência Silenciosa (Adrielia, Ana Letícia, Lenice, Tamyres, Aline)
    Idade: 6 anos | Série: 1º ano
    Contexto familiar: Sofia mora com a mãe e o padrasto. A mãe trabalha muito e o padrasto é agressivo verbalmente.
    Desafios: Sofia desenha cenas violentas, tem dificuldade de seguir regras e reage mal a correções.
    Situação escolar: A professora desconfia de violência, mas teme envolver-se.


    Caso 5 – Tiago e o Lar de Acolhimento (Maria Letícia, Bernardo José, Gabriela, Gleysiane, Antonio)
    Idade: 9 anos | Série: 4º ano
    Contexto familiar: Tiago vive em abrigo institucional após situação de negligência familiar. Está aguardando adoção.
    Desafios: Tiago é agitado, desconfia de adultos e tem dificuldades com leitura e escrita.
    Situação escolar: A escola não adaptou as atividades para seu contexto emocional e cobra o mesmo rendimento dos demais alunos.


    Caso 6 – Aline e a Maternidade Solo (Igor, Luana, Emilly Rocha, Marília, Ellen)
    Idade: 7 anos | Série: 2º ano
    Contexto familiar: Aline vive com a mãe, que trabalha em dois empregos. A criança fica sozinha grande parte do tempo.
    Desafios: Apresenta atrasos na alfabetização e dificuldades para manter rotina de estudos.
    Situação escolar: Professora julga a mãe como 'ausente', sem considerar sua sobrecarga.


    Caso 7 – Caio e a Rotina Dividida (Angela Cristina, Gabrielle dos Anjos, Natany, Thammy, Toanny)
    Idade: 10 anos | Série: 5º ano
    Contexto familiar: Os pais são separados e têm guarda compartilhada. Caio muda de casa a cada semana.
    Desafios: Fica confuso com as mudanças de rotina e tem dificuldade em manter regularidade nas tarefas.
    Situação escolar: Os professores não sabem como orientar as famílias para apoiar a aprendizagem do aluno.


    Caso 8 – Lara e o Silêncio Religioso (As pessoas que faltaram podem entrar nesse caso, mas tem que me avisar ou a monitora Nadiane)
    Idade: 9 anos | Série: 4º ano
    Contexto familiar: Lara faz parte de uma religião que não permite festas, desenhos, ou certos livros.
    Desafios: Sente-se excluída nas atividades coletivas e os colegas zombam de suas ausências.
    Situação escolar: A escola continua incluindo Lara nas mesmas atividades sem adaptação ou diálogo com a família.


    Caso 9 – Igor e o Pai Solo (Sávio, Péricles, Vitor, Sanderson, Jhone)
    Idade: 8 anos | Série: 3º ano
    Contexto familiar: Vive com o pai, que assumiu os cuidados após a morte da mãe. O pai trabalha e está aprendendo a lidar com a rotina escolar.
    Desafios: Igor sente falta da mãe e chora com frequência. Apresenta regressão no comportamento.
    Situação escolar: A professora tem empatia, mas não sabe como acolher emocionalmente o aluno.


    Caso 10 – Helena e as Duas Mães (Grazielly, Ana Sophia, Alyce, Thais, Raquel)
    Idade: 7 anos | Série: 2º ano
    Contexto familiar: Vive com duas mães, que participam ativamente da escola. Helena tem boa autoestima e interesse nas aulas.
    Desafios: A direção da escola evita falar sobre o modelo familiar nas reuniões, com medo de críticas.
    Situação escolar: Apesar do apoio em casa, Helena percebe os olhares de estranhamento de outros adultos da escola.

    Boa atividade,



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1493 16/12/2025 20:04