Bom dia,
Cada grupo vai responder coletivamente as questões diretivas do texto: [https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38743/html] e entregar na próxima aula (16/06).
Estudo Dirigido – Infâncias e as marcas de gênero, raça e classe
Autora: Danielle da Silva Braga
1. Qual é o principal argumento da autora sobre a relação entre infância e desigualdades sociais?
2. De que forma as crianças vivenciam, na escola, as marcas de classe, raça e gênero, segundo o texto?
Dê exemplos citados no artigo.
3. A autora afirma que “a infância não é um território neutro”. O que isso significa?
4. Qual é o papel da escola na reprodução ou desconstrução das desigualdades?
Aponte trechos do texto que fundamentem sua resposta.
5. A formação docente é suficiente para lidar com as questões de diversidade e desigualdade?
O que a autora aponta como necessário?
6. Como esse texto pode contribuir para a entrevista que vocês realizarão com professores do Ensino Fundalmental Anos Iniciais?
Que questões surgiram a partir da leitura e poderiam ser levadas para o campo?
7. Como cada um de vocês viveu ou presenciou situações de desigualdade na escola durante a infância?
8. Quais os desafios que imaginam enfrentar, como futuros(as) professores(as), para garantir um espaço justo para todas as crianças?
9. O que já sabem e o que ainda precisam aprender para enfrentar essas desigualdades na prática?
Atenciosamente,