-

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2025.1)

Visualização de Notícia
  • Estudo dirigido_ Infâncias e as marcas de gênero, raça e classe [Parte da atividade final da disciplina]
  • 11/06/2025 11:14
  • Texto:

    Bom dia,

    Cada grupo vai responder coletivamente as questões diretivas do texto: [https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38743/html] e entregar na próxima aula (16/06).

    Estudo Dirigido – Infâncias e as marcas de gênero, raça e classe
    Autora: Danielle da Silva Braga

    1.    Qual é o principal argumento da autora sobre a relação entre infância e desigualdades sociais?
        2.    De que forma as crianças vivenciam, na escola, as marcas de classe, raça e gênero, segundo o texto?
    Dê exemplos citados no artigo.
        3.    A autora afirma que “a infância não é um território neutro”. O que isso significa?
        4.    Qual é o papel da escola na reprodução ou desconstrução das desigualdades?
    Aponte trechos do texto que fundamentem sua resposta.
        5.    A formação docente é suficiente para lidar com as questões de diversidade e desigualdade?
    O que a autora aponta como necessário?
        6.    Como esse texto pode contribuir para a entrevista que vocês realizarão com professores do Ensino Fundalmental Anos Iniciais?
    Que questões surgiram a partir da leitura e poderiam ser levadas para o campo?

        7.    Como cada um de vocês viveu ou presenciou situações de desigualdade na escola durante a infância?
        8.    Quais os desafios que imaginam enfrentar, como futuros(as) professores(as), para garantir um espaço justo para todas as crianças?
        9.    O que já sabem e o que ainda precisam aprender para enfrentar essas desigualdades na prática?

    Atenciosamente,



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1495 17/12/2025 19:24