FRANCISCO AIRTON PEREIRA DA SILVA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco airton pereira da silva

SIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

CFISI/CMRV053 - ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA PREVENTIVA - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (19/02/2024 - 03/04/2024)

Fonte da imagem https://www.psicoedu.com.br/2016/10/atividades-educacao-infantil-emocoes.html

 

Caro(a) aluno(a),

 

Seja bem-vindo e bem-vinda à disciplina Educação das emoções: conhecer-se e expressar-se. Esperamos oportunamente trocar experiências e ideias acerca do processo educativo das emoções da criança. Desejamos que essa troca de experiências promova a apropriação de conhecimentos e produção de saberes acerca de como desenvolver atividade pedagógica na educação infantil com potencial humanizador.

 

Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua  aprendizagem e  desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Eliana de Sousa Alencar Marques

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Professora Eliana de Sousa Alencar Marques é Mestre e Doutora em Educação pela UFPI. É professora associada do curso de Pedagogia da UFPI, campus ministro Petrônio Portela, atuando na disciplina Didática da Educação Infantil. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado, na linha de pesquisa Formação humana e processos educativos. É vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH), desde a sua fundação em 2014. Estuda, pesquisa e escreve sobre educação, formação de professores e práticas educativas a partir do Materialismo Histórico-dialético e da Psicologia Histórico Cultural.  É autora de artigos publicados em periódicos, capítulos e livros voltados para profissionais da educação e pesquisadores da área educacional.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7684570998057850

 

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

 

TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

 

TÓPICO 3 – UNIDADES

UNIDADE I - Aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico-cultural.

 

CONTEÚDO:

  1. Quem é a criança?
  2. Como ela aprende e se desenvolve?
  3. Educação e formação humana da criança na educação infantil.  

Fórum 1

Tarefa  1

 

UNIDADE II -  A brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural.

Conteúdo:

  1. 1.    Emoção: função psicológica que se desenvolve.
  2. 2.    O que é a brincadeira e o como ela ajuda a educar as emoções;

Fórum 2

Tarefa  2

 

UNIDADE III - Aprendizagem, desenvolvimento emocional e atividade pedagógica no contexto da educação infantil.

Conteúdo:

  1. Aula na educação infantil: articulação entre ações de ensino e ações de aprendizagem.
  2. Atividades-guia no desenvolvimento das emoções da criança na educação infantil: ensinando a criança a expressar-se e conhecer-se.

 

 

CONTEÚDO

Fórum 3

Tarefa  3

 

TÓPICO 4: AVALIAÇÃO

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/02/2024 - 03/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (19/02/2024 - 03/04/2024)

  1. Quem é a criança?
  2. Como ela aprende e se desenvolve?
  3. Educação e formação humana da criança na educação infantil.

 

                Nessa unidade, você aprenderá sobre a concepção de criança e de como ela aprende e se desenvolve na perspectiva da teoria Histórico-cultural. Esses conhecimentos são considerados basilares para a compreensão acerca do processo de humanização da criança e sobretudo, do papel das emoções nesse processo. A questão central a ser debatida nesta unidade é a seguinte: qual o lugar das emoções no processo de humanização da criança? Encontrar repostas para essa questão é a tônica central dessa unidade.  

Objetivo: Compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico cultural.

O objetivo é refletir sobre o papel do cultural e do social na aprendizagem e desenvolvimento da criança e, consequentemente, o potencial da atividade pedagógica no processo que denominamos de humanização.

Textos base para essa unidade:

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

FACCI, Marilda Gonçalves dias; MACHADO, Letícia Vier; BARROCO, Sonia Mari Shima; Teoria das emoções em  Vigotski . Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 647-657, out./dez. 2011. https://www.scielo.br/j/pe/a/cvL9hMXKctvZpzF3nLFdyYw/?lang=pt

 

Mello, S. A., & Farias, M. A. (2010). A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação UFSM35(01), 53-67. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442010000100005&script=sci_abstract

 

 

Mello, S. A. (2015). Contribuições da teoria histórico-cultural para a educação da pequena infância. Cadernos de Educação, (50), 01-12. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/5825

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- Filme Doador de memórias – assistir e comentar no fórum sobre os impactos das emoções na (trans)formação da sociedade retratada no filme. Discutir no fórum a seguinte questão: Quais mudanças e transformações os personagens começam a experimentar quando as emoções passam a ser vivenciadas?

Você sabia que para Vygotsky, a emoção é uma função psicológica superior, assim como a linguagem, o pensamento e a criatividade, por exemplo.  Sendo função psicológica superior não tem natureza inata, portanto, o desenvolvimento dessas funções se dá pela mediação do social. Quer aprofundar melhor essa questão?

Assista ao vídeo https://youtu.be/aBbgCGsPJN0?si=Aeg2BwjWrYVr3hPL

Nesta unidade, nosso objetivo era criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, compreendessem:

 

ü  Quem é a criança, como aprende e se desenvolve;

ü  O que significa processo de humanização da criança;

ü  O papel da atividade pedagógica no processo de humanização da criança;

ü  A emoção como função psicológica.   

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/02/2024 às 00:00 a 05/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 19/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (19/02/2024 - 03/04/2024)

1.    Emoção: função psicológica que se desenvolve.

2.    O que é a brincadeira e o como ela ajuda a educar as emoções.

Nesta unidade, você irá aprender como a atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança. Esse estudo envolve a apropriação dos seguintes conceitos: brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança, emoção como função psicológica culturicizada, meio como fonte de desenvolvimento e interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.

Bons estudos!

ü  Compreender o papel da brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural.

Material da Disciplina:

 

MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança. 2019. 312f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina -Piauí, 2019.

 

A afetividade e suas implicações para a aprendizagem: considerações a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural https://www.academia.edu/28643100/A_afetividade_e_suas_implica%C3%A7%C3%B5es_para_a_aprendizagem_considera%C3%A7%C3%B5es_a_partir_da_pedagogia_hist%C3%B3rico_cr%C3%ADtica_e_da_psicologia_hist%C3%B3rico_cultural

 

Gazzotti, D., & de Souza, M. P. R. A emoção e o ensino-aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural: uma pesquisa na educação infantil bilíngue. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51562file:///C:/Users/CCE/Downloads/andrealongarezi,+6+Daniele+&+Marilene+-+OK.pdf

 

Paes, P. C. D. (2020). Funções psicológicas superiores e o enraizamento da cultura na individualidade. Brazilian Journal of Development6(7), 43489-43500. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-097 https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12694

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

Silva, T. M. R., & Barroso, F. dos R. . (2022). A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski. Ensino Em Perspectivas3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8906  

 

Smirnova, E., & Riabkova, I. (2019). Teoria da brincadeira na psicologia histórico-cultural. Teoria e Prática da Educação22(1), 84-97. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47434 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47434

 

Você sabia que de acordo com Vigotski “brinquedo” não se refere a objeto, mas sim a atividade que realiza os desejos, necessidades e impulsos da criança, guiando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social? Quer saber mais sobre isso, assista: https://www.youtube.com/live/xRFs_m3R6OE?si=tTQehY3hsfZeWugu

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, compreendessem:

ü  A atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança;

ü  O brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança;

ü  A emoção como função psicológica culturicizada;

ü  O meio como fonte de desenvolvimento;

ü  Interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 05/03/2024 às 00:00 a 05/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 05/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
UNIDADE III (19/02/2024 - 03/04/2024)

  1. Aula na educação infantil: articulação entre ações de ensino e ações de aprendizagem.
  2. Atividades-guia no desenvolvimento das emoções da criança na educação infantil: ensinando a criança a expressar-se e conhecer-se.

ü  Analisar a relação entre aprendizagem, desenvolvimento emocional e atividade pedagógica no contexto da educação infantil.

Material da Disciplina:

 

Pasqualini, Juliana Campregher; Teixeira, Lucas André; Agudo, Marcela de Moraes. Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. ISBN – 978-85-53111-11-4 DOI – 10.29388/978-85-53111-11-4 file:///C:/Users/CCE/Downloads/Pedagogia%20hist%C3%B3rico-cr%C3%ADtica%20legado%20e%20perspectivas.pdf  (cap. 6)

Rodrigues, S. A., & Garms, G. M. Z. (2007). Intencionalidade da ação educativa na educação infantil: a importância da organização do tempo e do espaço das atividades. Nuances: estudos sobre Educação14(15). DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.161 disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/161

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

Bernardes, M. E. M. (2009). Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Psicologia escolar e educacional13, 235-242. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200005 disponível em https://www.scielo.br/j/pee/a/qDnK4cN9tmQPLMwkBYPTYbp/

 

 

Como sugestão de atividade pedagógicas na educação infantil seguir @redepedagogica  

Você já ouviu falar em Didática desenvolvimental?  A didática desenvolvimental tem o ensino intencional como seu objeto, a aprendizagem como condição e o desenvolvimento das neoformações e da personalidade integral do estudante como objetivo.

Quer saber mais, assista o vídeo https://www.youtube.com/live/S_JBpnt0VfY?si=xvXZvsQ1hYNZ71cd

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, superassem as concepções naturalizantes e espontaneístas que se têm acerca da atividade pedagógica na educação infantil. Para isso, as atividades propostas tinham como meta levar os discentes a compreenderem que:

  1. A aula na educação infantil, realizada por meio de rotinas, deve, prioritariamente, prever ações de ensino e de aprendizagem;
  2. Que, embora a criança deva assumir o protagonismo nas ações de aprendizagem, estas devem ser intencionais, portanto, previamente planejadas e dirigidas para o desenvolvimento da criança;
  3. Que a educação das emoções envolve necessariamente o planejamento e a execução de ações pedagógicas que promovam na criança a capacidade de expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens, bem como, de construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
   FÓRUM III
Período de Habilitação: 20/03/2024 às 00:00 a 05/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (19/02/2024 - 03/04/2024)
  
PROVA DE SEGUNDA CHAMADA (03/04/2024 - 03/04/2024)
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 1 e finaliza em 13/04/2024 às 23h 59
EXAME FINAL (03/04/2024 - 03/04/2024)
    
Inicia em 15/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/04/2024 às 23h 59
Apresentação e divisão do estágio (09/08/2017 - 09/08/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 04 06 11 18 20 25 27 01 03 08 10 17 22 24 29
1 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201499**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201496**** 8,9 7,7 8.3 0 AM
2 2014911**** 8,8 7,5 8.2 0 AM
3 2014911**** 8,4 7,5 8.0 0 AM
4 201495**** 9,4 8,8 9.1 0 AM
5 201495**** 9,2 7,6 8.4 0 AM
6 201496**** 9,4 8,8 9.1 0 AM
7 201499**** 9,1 8,2 8.7 0 AM
8 201495**** 9,2 7,1 8.2 0 AM
9 201495**** 9,4 7,9 8.7 0 AM
10 201495**** 9,2 8,1 8.7 0 AM
11 201492**** 9,2 7,7 8.5 0 AM
12 201494**** 8,8 7,0 7.9 0 AM
13 201494**** 8,6 6,6 7.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
NOTAS 23/11/2017
Orientações para a mostra de estágio 08/11/2017
Novas datas das avaliações 30/10/2017
URGENTE 16/10/2017
Aula de 27/09 26/09/2017
Reunião com a CNTCC 26/09/2017
Termos de Compromisso de Estágio 26/09/2017
Programação de Atividades na Escola 14/08/2017
TERMOS DE ESTÁGIO 09/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1494 17/12/2025 00:01