• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

carla veronica rodarte de moura

QUI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCN

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
BIOESTATÍSTICA: ferramenta essencial para pesquisadores da área de saúde. Nota introdutória. Breve relato histórico. Conceitos básicos de estatística. Porque estudar estatística. O método científico e a natureza da pesquisa. O uso de séries numéricas em pesquisa. Estatística descritiva e inferencial. O teste de Qui-Quadrado. (21/03/2023 - 21/03/2023)

BIOESTATÍSTICA: ferramenta essencial para pesquisadores da área de saúde. Nota introdutória. Breve relato histórico. Conceitos básicos de estatística. Porque estudar estatística. O método científico e a natureza da pesquisa. O uso de séries numéricas em pesquisa. Estatística descritiva e inferencial. O teste de Qui-Quadrado.

   Programa da Disciplina Métodos Quantitativos MS Ciências e Saúde 2023 
Programa da Disciplina Métodos Quantitativos MS Ciências e Saúde 2023
  AULA 01 - NOÇÕES BÁSICAS DE BIOESTATÍSTICA 
AULA 01 - NOÇÕES BÁSICAS DE BIOESTATÍSTICA
  AULA SOBRE O TESTE DO QUIQUADRADO 2023-1 
AULA SOBRE O TESTE DO QUIQUADRADO 2023-1
  Exercício 01- MCS 2021 (receber) 
Exercício 01- MCS 2021 (receber)
  Trabalho Final - MCS (receber).doc 
Trabalho Final - MCS (receber).doc
  ARTIGO QUI-QUADRADO US DE MAMA 
ARTIGO QUI-QUADRADO US DE MAMA
A estatística como uma ferramenta de tomada de decisão. A obrigatoriedade de cotejar hipóteses. Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade. (28/03/2023 - 28/03/2023)

A estatística como uma ferramenta de tomada de decisão. A obrigatoriedade de cotejar hipóteses. Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade.

  AULA 02 - MEDIDAS DE VARIABILIDADE 
AULA 02 - MEDIDAS DE VARIABILIDADE
  COMENTÁRIOS SOBRE AS AULAS 1 e 2 
COMENTÁRIOS SOBRE AS AULAS 1 e 2
  Exercício 02 
Exercício 02
  ORIENTAÇÃO PARA BAIXAR O APLICATIVO BIOESTAT 5.3 
ORIENTAÇÃO PARA BAIXAR O APLICATIVO BIOESTAT 5.3
A Técnica de Amostragem. População e amostra. Técnicas de amostragem. Tendência. Parâmetros e estatísticas. Tamanho de amostras. (04/04/2023 - 04/04/2023)

A Técnica de Amostragem. População e amostra. Técnicas de amostragem. Tendência. Parâmetros e estatísticas. Tamanho de amostras.

  AULA 3 - AMOSTRAGEM 
AULA 3 - AMOSTRAGEM
  Exercício 03 
Exercício 03
Princípios básicos da experimentação. Construção da análise de variância a partir do desvio padrão. Planejamento de experimentos. A análise de variância. O delineamento inteiramente casualizado (DIC) versus Kruskal-Wallis. (11/04/2023 - 11/04/2023)

Princípios básicos da experimentação. Construção da análise de variância a partir do desvio padrão. Planejamento de experimentos. A análise de variância. O delineamento inteiramente casualizado (DIC) versus Kruskal-Wallis.

  PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EXPERIMENTAÇÃO - anotação de aula 
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EXPERIMENTAÇÃO - anotação de aula
  Tabela de Valores de F (5%) 
Tabela de Valores de F (5%)
  Tabela de Valores de q (5%) 
Tabela de Valores de q (5%)
  ANVA SUINOS 
ANVA SUINOS
  ARTIGO ANOVA ODONTO 
ARTIGO ANOVA ODONTO
  DADOS ARTIGO ODONTO 
DADOS ARTIGO ODONTO
Comparação de médias. Situações práticas usando o computador. Solução de problemas utilizando os modelos apresentados. (18/04/2023 - 18/04/2023)

Comparação de médias. Situações práticas usando o computador. Solução de problemas utilizando os modelos apresentados.

  Comparação de Médias - anotações de aula 
Comparação de Médias - anotações de aula
  Exercício 04 
Exercício 04
  Exercício 05- MCS (receber) 
Exercício 05- MCS (receber)
  EXERCÍCIOS PRÁTICOS USANDO O COMPUTADOR 
EXERCÍCIOS PRÁTICOS USANDO O COMPUTADOR
A análise de variância com mais de uma fonte de variação. A necessidade do controle local. Delineamentos em Blocos ao Acaso (DBC) versus Teste de Friedman. (25/04/2023 - 25/04/2023)

A análise de variância com mais de uma fonte de variação. A necessidade do controle local. Delineamentos em Blocos ao Acaso (DBC) versus Teste de Friedman.

  AULA 06 - Delineamentos blocos casualizados e Teste de Friedman - anotações de aula 
AULA 06 - Delineamentos blocos casualizados e Teste de Friedman - anotações de aula
  Exercício 06 - DBC 
Exercício 06 - DBC
Delineamentos em Quadrado Latino. Modelo. Exemplo. Ensaios Fatoriais. Um exemplo prático. (02/05/2023 - 02/05/2023)

Delineamentos em Quadrado Latino. Modelo. Exemplo. Ensaios Fatoriais. Um exemplo prático.

  Delineamento em Quadrado Latino - anotações de aula 
Delineamento em Quadrado Latino - anotações de aula
  Experimentos Fatoriais - anotações de aula 
Experimentos Fatoriais - anotações de aula
  FATORIAL HAUGY 
FATORIAL HAUGY
  FATORIAL HAUGY RESOLVIDO SOFWARE 
FATORIAL HAUGY RESOLVIDO SOFWARE
AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO MINISTRADO (permitida consulta e uso do computador). (09/05/2023 - 09/05/2023)

AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO MINISTRADO (permitida consulta e uso do computador).

Experimentos em parcelas subdivididas (“split plot”). Apresentação do modelo. Coeficiente de Correlação linear. (16/05/2023 - 16/05/2023)

Experimentos em parcelas subdivididas (“split plot”). Apresentação do modelo. Coeficiente de Correlação linear.

  Uma explicação peliminar sobre Experimentos Split Plot - anotações de aula 
Uma explicação peliminar sobre Experimentos Split Plot - anotações de aula
  Experimentos Split Plot - anaotações de aula 
Experimentos Split Plot - anaotações de aula
  Correlação - anotações de aula 
Correlação - anotações de aula
A análise de regressão. Construção da regressão a partir da análise de variância. Significância do coeficiente de regressão. Coeficiente de Determinação. As regressões quadráticas e múltiplas. (23/05/2023 - 23/05/2023)

A análise de regressão. Construção da regressão a partir da análise de variância. Significância do coeficiente de regressão. Coeficiente de Determinação. As regressões quadráticas e múltiplas.

Regressão Logística Múltipla – Um exemplo. (30/05/2023 - 30/05/2023)

Regressão Logística Múltipla – Um exemplo. 

Estatística e a Pesquisa Científica – Discussão final. (06/06/2023 - 06/06/2023)

Estatística e a Pesquisa Científica – Discussão final.

  POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA - DISCUSSÃO TEÓRICA FINAL 
POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA - DISCUSSÃO TEÓRICA FINAL
Seminários: Apresentação de minutas de projetos com modelos estatísticos. (13/06/2023 - 13/06/2023)

Seminários: Apresentação de minutas de projetos com modelos estatísticos.

Seminários: Apresentação de minutas de projetos com modelos estatísticos. (20/06/2023 - 20/06/2023)

Seminários: Apresentação de minutas de projetos com modelos estatísticos.

Seminários: Apresentação de minutas de projetos com modelos estatísticos. (27/06/2023 - 27/06/2023)

Seminários: Apresentação de minutas de projetos com modelos estatísticos.

Apresentação dos professores, da turma e do Plano de Ensino (08/10/2020 - 08/10/2020)
Entre a cruz (Educação confessional - Jesuíta) e o trono (Iluminismo) (22/10/2020 - 22/10/2020)
Escrita e leitura como estratégia de liberdade dos negros no Brasil (29/10/2020 - 29/10/2020)
Manifestações, manifestos e manifestantes (05/11/2020 - 05/11/2020)
Escolas do Imperador: educação doméstica x educação escolar (12/11/2020 - 12/11/2020)
LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar - O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa (19/11/2020 - 19/11/2020)
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil (26/11/2020 - 26/11/2020)
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial (03/12/2020 - 03/12/2020)
Sistema Nacional de Educação e Regime de Colaboração (10/12/2020 - 10/12/2020)
  Texto SNE 
Gestão e financiamento da educação – desafios emergentes para a garantia do direito à educação (17/12/2020 - 17/12/2020)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (07/01/2021 - 07/01/2021)
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (14/01/2021 - 14/01/2021)
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (21/01/2021 - 21/01/2021)
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (28/01/2021 - 28/01/2021)
Avaliação final da disciplina (04/02/2021 - 04/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
08 22 29 05 12 19 26 03 10 17 07 14 21 28 04
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 7,5 9,0 9,5 10,0 9.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
3 2020100**** 8,5 9,5 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2020100**** 10,0 9,0 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2020100**** 8,5 9,0 9,5 9,0 9.0 0 AM
6 2020100**** 8,0 9,0 9,0 9,5 8.9 0 AM
7 2020100**** 9,5 9,0 9,0 10,0 9.4 0 AM
8 2020100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
9 2020100**** 10,0 9,0 9,0 9,9 9.5 0 AM
10 2020100**** 9,0 9,5 9,0 9,0 9.1 0 AM
11 2020100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
12 2020100**** 10,0 9,0 9,0 9,3 9.3 0 AM
13 2020100**** 8,0 9,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
14 2020100**** 10,0 9,0 9,0 9,7 9.4 0 AM
15 2020100**** 8,0 9,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
16 2020100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
17 2020100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
18 2020100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
19 2020100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
20 2020100**** 10,0 9,0 9,0 9,4 9.4 0 AM
21 2020100**** 8,0 9,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
22 2020100**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
23 2020100**** 7,0 9,0 9,0 9,0 8.5 0 AM
24 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
25 2020100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
26 2020100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
27 2020100**** 10,0 9,0 9,0 9,9 9.5 0 AM
28 2020100**** 7,5 9,0 9,5 10,0 9.0 0 AM
29 2020100**** 9,0 9,0 9,5 10,0 9.4 0 AM
30 2020100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da educação brasileira: diferentes sujeitos, espaços, tempos, concepções e políticas. Expansão e democratização da educação no Brasil.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de webconferência, através de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 – CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades propostas e na produção de um artigo vinculando os estudos da disciplina com a temática de pesquisa do discente.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS<br /><br />ALVES, Giberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo, SP: Autores Associados, 2005.<br />AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1964. <br />CUNHA, Luis Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006. <br />LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.<br />SAVIANI, Dermeval. Políticas e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2015.<br />VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Àtica, 2007.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/10/2020
08/10/2020
Apresentação dos professores, da turma e do Plano de Ensino
22/10/2020
22/10/2020
Entre a cruz (Educação confessional - Jesuíta) e o trono (Iluminismo)
29/10/2020
29/10/2020
Escrita e leitura como estratégia de liberdade dos negros no Brasil
05/11/2020
05/11/2020
Manifestações, manifestos e manifestantes
12/11/2020
12/11/2020
Escolas do Imperador: educação doméstica x educação escolar
19/11/2020
19/11/2020
LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar - O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa
26/11/2020
26/11/2020
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil
03/12/2020
03/12/2020
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial
10/12/2020
10/12/2020
Sistema Nacional de Educação e Regime de Colaboração
17/12/2020
17/12/2020
Gestão e financiamento da educação – desafios emergentes para a garantia do direito à educação
07/01/2021
07/01/2021
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação
14/01/2021
14/01/2021
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação
21/01/2021
21/01/2021
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas
28/01/2021
28/01/2021
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais
04/02/2021
04/02/2021
Avaliação final da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Construção de Painel sobre as lutas os movimentos sociais 17/01/2021
Aula 15/12 terça 8h 13/12/2020
Aula 10/12 04/12/2020
Sobre a gravação da aula 26/11/2020
Aula 03 de novembro 26/11/2020
Combinados para a próxima aula 20/11/2020
Linda aula de amanhã - 19/11/2020 18/11/2020
Aula 19 de novembro - segunda parte com Rosana 14/11/2020
Aula IV - Educação Brasileira - LINK 11/11/2020
Texto para aula do dia 12/11 05/11/2020
Link de acesso a 3a aula da disicplina Ed. Brasileira 04/11/2020
Texto para aula do dia 05/11 28/10/2020
Link para Aula do dia 29/10 28/10/2020
Objetivo e cronograma da Unidade I 22/10/2020
Textos para aula do dia 29/10 21/10/2020
Link de acesso a 2a aula da disicplina Ed. Brasileira 21/10/2020
Texto para aula do dia 22 08/10/2020
Link de acesso a Ia aula da disicplina Ed. Brasileira 06/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:37