joel conceicao rabelo

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

JUR0032 - METODOLOGIA DA PESQUISA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Atividades de acolhimento do PPGEd (13/03/2025 - 13/03/2025)
   Texto para 1a aula 
NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
  Texto 2 da Unidade II 
TEXTO 2 - BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, Out. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 maio 2024
  Texto 3 - Unidade II 
TEXTO 3 - Unidade II - MENCHISE, Rose Mary; FERREIRA Diogo Menchise; ÁLVAREZ, Antón Lois Fernandez. Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdade: Uma análise principalmente do Brasil. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc. – Rio de Janeiro – Vol. 16 – no 1 – Jan-Abr. 2023 – pp. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dilemas/a/XzRkRqdpMRpMJWqcQF3d8wK/# Acesso em: 05 maio 2023.
  Texto 1 - Unidade II 
TEXTO 1 - MARTINS, Paulo de Sena. Constituinte, financiamento e direito à educação: a voz dos protagonistas. Educ. Soc. 2018, vol.39, n.145, p.823-845. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2024.
  Texto 4 - Unidade II 
TEXTO 4 - BANCO MUNDIAL. Gastar mais e melhor: eficiência e equidade na educação brasileira. In: BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017, p. 121-138. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 16 maio 2024.
  Texto 5- Unidade II 
TEXTO 5 - AMARAL, Nelson Cardoso. Uma análise do documento “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” 28f. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/analise-critica-bm-2017.pdf Acesso em: 24 mar. 21
Orientações iniciais da disciplina (20/03/2025 - 20/03/2025)
Intelectuais e a cultura nacionalista na Era Vargas (27/03/2025 - 27/03/2025)
  TEXTO PARA AULA DO DIA 27/03 
Prezadas e prezados, Peço que realizem o fichamento referente ao texto indicado para a aula do dia 27/03. É importante que todos façam, mesmo que tenham dúvidas em algum item ou não compreendam completamente algum ponto. Na aula do dia 04/04, explicarei detalhadamente cada item do fichamento, por isso, o mais importante neste momento é que vocês se envolvam com a leitura e tentem realizar o exercício da melhor forma possível. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  TEXTO PARA AULA DO DIA 27/03- 
Prezadas e prezados, Peço que realizem o fichamento referente ao texto indicado para a aula do dia 27/03. É importante que todos façam, mesmo que tenham dúvidas em algum item ou não compreendam completamente algum ponto. Na aula do dia 04/04, explicarei detalhadamente cada item do fichamento, por isso, o mais importante neste momento é que vocês se envolvam com a leitura e tentem realizar o exercício da melhor forma possível. Qualquer dúvida, estou à disposição.
    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Educação como estratégia de liberdade dos negros escravizados no Brasil (03/04/2025 - 03/04/2025)

Textos: 

Texto1.

 NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Texto 2.

 SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067 (Leitura obrigatória completa)

Texto 3.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Negros. In: GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

OBS. Apresentar apenas: Introdução do livro e o capítulo “Negros” (p. 220–254).

    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Educação no contexto de disputas entre Igreja, Família e Estado (10/04/2025 - 10/04/2025)

texto 1. 

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Aulas régias:: luz que emana do trono. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p73-89. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3065. Acesso em: 3 abr. 2025.

Texto 2. 

SECO, Ana Paula; AMARAL, Tania Conceição Iglesias do. Marquês de Pombal e a reforma educacional brasileira. HISTEDBR – Navegando pela História da Educação Brasileira, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos/marques-de-pombal-e-a-reforma-educacional-brasileira. Acesso em: 3 abr. 2025.

    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
LDB (1961) e Memórias da Educação na Ditadura Militar (17/04/2025 - 17/04/2025)
    
Inicia em 31/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
A Garantia do Direito à Educação na Constituição de 1988 (24/04/2025 - 01/05/2025)
O Neoliberalismo na Educação (08/05/2025 - 15/05/2025)
O Banco Mundial e a Educação (22/05/2025 - 29/05/2025)
Conjuntura da Educação Brasileira (05/06/2025 - 05/06/2025)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (12/06/2025 - 12/06/2025)
Aula Extra.
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (12/06/2025 - 12/06/2025)
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (26/06/2025 - 26/06/2025)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (03/07/2025 - 03/07/2025)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (10/07/2025 - 10/07/2025)
PARTE 1 - METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUIA (25/05/2018 - 01/06/2018)

Essa parte concentrará o que eu considero o "chato" do curso. Aqui eu tentarei iniciar e (talvez!) concluir alguns tópicos de metodologia, ou melhor, de métodos e técnicas da pesquisa. O tempo do curso não permite (e não deveria permitir) o aprofundamente destes métodos e técnicas, pois isso é tarefa do "bom" estudante. A superfície dos tópicos é onde pretendo passear.

Tópicos

Data

  • Breve discussão dos tipos da pesquisa jurídica
  • Breve discussão dos tipos da pesquisa social (taxonomia da pesquisa social).
  • As partes componentes de um projeto (foco na pesquisa quantitativa).

25/05

  • As fases de uma pesquisa tipicamente quantitativa (foco no Problema e na Hipótese de Pesquisa)
  • Formas de citação e referências bibliográficas. (indicações de onde encontrar)

26/05

PARTE II - DISCUSSÕES METODOLÓGICAS (02/06/2018 - 09/06/2018)

Partindo do entendimento que a ciência é um processo de construção coletiva (social) faremos um discussão metodológica do pré(projeto) do estudante. Atenção especial será dada a uma "tentativa" de elaboração de uma problema de pesquisa e, na medida do possível, escrutinar os métodos para a sua resolução. O formato das discussões séra de seminário. A participacão de cada um na construção do problema do outro é essencial, ao tempo que cada desenvolve-se em espírito crítico que o ajudará na construção do seu próprio problema.

 

Descrição

Data

1º hora: máx. 3 alunos/15 min

08/06

2º hora: máx. 3 alunos/15 min

3º hora: máx. 3 alunos/15 min

4º hora: máx. 3 alunos/15 min

1º hora: máx. 3 alunos/15 min

09/06

2º hora: máx. 3 alunos/15 min

3º hora: máx. 3 alunos/15 min

4º hora: máx. 3 alunos/15 min

5º hora: máx. 3 alunos/15 min

6º hora: máx. 3 alunos/15 min

    
Inicia em 07/06/2018 às 0h 0 e finaliza em 10/06/2018 às 23h 59
    
Inicia em 11/06/2018 às 0h 0 e finaliza em 30/06/2018 às 23h 59
RESULTADO (09/06/2018 - 09/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
25 26 01 02 08 09
1 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2018200**** 0 0 0 0 5 0 5
3 2018200**** 0 0 0 0 5 2 7
4 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2018200**** 0 7 0 0 0 0 7
6 2018200**** 5 0 0 0 0 0 5
7 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2018200**** 0 7 0 0 0 0 7
9 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2018200**** 0 0 0 0 0 7 7
13 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
15 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
16 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
17 2018200**** 0 7 0 0 0 0 7
18 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
19 2018200**** 0 0 0 0 5 2 7
20 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
21 2018200**** 0 0 0 0 5 0 5
22 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
23 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
24 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
25 2018200**** 0 0 0 0 0 7 7
26 2018200**** 0 0 0 0 5 2 7
27 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
28 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 9,6 9.6 5 AM
2 2018200**** 7,6 7.6 7 AM
3 2018200**** 7,6 7.6 5 AM
4 2018200**** 7,2 7.2 0 AM
5 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
6 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
7 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
8 2018200**** 6,0 6.0 7 AM
9 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
10 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
11 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
12 2018200**** 6,0 6.0 7 AM
13 2018200**** 9,2 9.2 0 AM
14 2018200**** 8,8 8.8 7 AM
15 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
16 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
17 2018200**** 7,2 7.2 7 AM
18 2018200**** 9,6 9.6 0 AM
19 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
20 2018200**** 9,2 9.2 7 AM
21 2018200**** 6,8 6.8 7 AM
22 2018200**** 9,2 9.2 0 AM
23 2018200**** 7,2 7.2 7 AM
24 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
25 2018200**** 9,6 9.6 5 AM
26 2018200**** 10,0 10.0 0 AM
27 2018200**** 6,0 6.0 0 AM
28 2018200**** 9,6 9.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os tipos da pesquisa jurídica. A elaboração do problema e das hipóteses no direito. As partes componentes de um projeto. As fases de uma pesquisa. Coleta de dados. Formas de citação e referências bibliográficas. Apresentação do relatório final (ou da monografia). Defesa do trabalho.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Eu usarei datashow e quadro, e colocarei cópias dos materiais usados em sala e extra-sala no website do curso e/ou copiadora quando permitido. Você deve ler o material da aula conforme indicado no cronograma do curso para que você tenha uma ideia do que será discutido, mesmo que você não entenda tudo. As aulas serão eminentemente discursivas (se você fizer sua parte) ou unicamente expositiva (se você sair da inércia), mas teremos momentos de aplicação dos conceitos. Por favor, faça perguntas enquanto eu exponho a aula. Minha exposição se concentrará em alguns tópicos, outros tópicos você pode compreender sozinho(a) após lançado as bases do assunto. É um grande equívoco achar que minha exposição substituirá a leitura dos livros. O tempo e as atividades de sala não permitem tratar de detalhes só encontrados nos livros. Sugiro que você faça a lição de casa, assim você relerá o material e trará dúvidas para o nosso próximo encontro.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Preparação do pré(projeto) - Peso: 40%<br />Apresentação do projeto - Peso: 40%<br />Participação (medido por presença: faltar até 2 turnos) - Peso: 20%<br /><br />
Horário de atendimento: Por email
Bibliografia: BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.<br />BARRAL, Welber. Metodologia da pesquisa jurídica. 4ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.<br />BOOTH, W. C. ; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. Tradução Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2005.<br />CASTRO, C.M. A Prática de Pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.<br />CASTRO, C. M. Como redigir e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.<br />DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1995.<br />MARCHI, E.C.S. Guia de metodologia jurídica: teses, monografias, e artigos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.<br />QUEIROZ, R.M.R.; FEFERBAUM, M. (coord.). Metodologia jurídica: um roteiro prático para trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Saraiva, 2012.<br />NICOLAU, Jairo. Breve roteiro para redação de projetos de pesquisa. Revista Estudos Políticos, n.6, p.345-353, 2013. Disponível em: http://revistaestudospoliticos.com/wp-content/uploads/2013/10/6p345-353.pdf. Acesso em: 10/11/2016.<br />ROBENNOLT, J. J. Evaluating Empirical Research Methods: Using Empirical Research in Law and Policy. Nebraska Law Review, Lincoln (NE), v. 81, 2003, p. 777-804. Disponível em: http://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1341&context=nlr. Acesso em: 10/11/2017.<br />SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, P.B. Metodologia da pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.<br />VOLPATO, G.L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica. Vinhedo: Scripta, 2007.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/05/2018
01/06/2018
PARTE 1 - METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUIA
02/06/2018
09/06/2018
PARTE II - DISCUSSÕES METODOLÓGICAS
09/06/2018
09/06/2018
RESULTADO
Avaliações
Data Descrição
09/06/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Artigo PROJETO DE PESQUISA EM DIREITO (Luiza Helena Moll)
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado 20/07/2018
SOBRE PROJETO E APRESENTACAO 07/06/2018
AVISO 01 26/05/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1491 15/12/2025 18:17