carla veronica rodarte de moura

QUI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCN

CPPGAN/CCS005 - BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
AULA 1 APRESENTAÇÃO E INTRODUÇÃO DA DISCOPLINA (17/03/2021 - 17/03/2021)

 

TEMAS DE HERMENÊUTICA E FILOSOFIA ANALÍTICA

 

1.1 ASPECTOS BUROCRÁTICO-ADMINISTRATIVOS DA DISCIPLINA

1.1.1 Leitura do Plano de curso.

1.1.2 Apresentação do cronograma de seminários.

 

1.2 INTRODUÇÃO GERAL À DISCIPLINA


"Acredito que a única diferença entre ciência e filosofia é que ciência é o que você mais ou menos conhece e filosofia é o que você não conhece. (...) para muitos que gostam de filosofia, o encanto dela consiste na liberdade especulativa, no fato de poder brincar com hipóteses. (...) Assim como há famílias na América que desde a época dos Peregrinos sempre migraram para o oeste, para o sertão, porque não gostavam de vida civilizada, o filósofo tem disposição aventureira e gosta de morar na região onde ainda há incertezas" (Bertrand Russell, A Filosofia do Atomismo Lógico).

 

"A definição mais precisa da Filosofia Ocidental é a de que ela não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão" (Alfred North Whitehead, Processo e Realidade).


"Certa vez perguntaram a T.S. Eliot o que era poesia. Ele respondeu: aquilo que está nas obras dos grandes poetas. E muito tentador oferecer uma semelhante caracterização da filosofia em geral e da filosofia analítica em particular. Não por preguiça de dar uma definição em termos gerais, mas porque a filosofia, assim como a poesia, só se entende internamente, ao adentrar o espaço que lhe é próprio. Esse espaço não é outro senão o das obras filosóficas exemplares. Cedendo a essa tentação, poderíamos dizer que a filosofia analítica está nos textos de pensadores modernos tais como Frege, Russell, Wittgenstein, Carnap, Quine, Strawson, Davidson e Dummett, entre outros. Não se pode negar que essa explicação deixa muitas perguntas em aberto. Ela não diz nada, por exemplo, sobre o que une os filósofos analíticos. A resposta a essa questão é fácil e bem conhecida: o que os filósofos analíticos têm em comum é o fato de todos eles se dedicarem à análise da linguagem. No entendimento comum, a filosofia analítica é simplesmente a filosofia da linguagem. Entretanto, se deixássemos as coisas assim e não acrescentássemos nada mais, seríamos obrigados a admitir que a filosofia analítica é mais antiga do que se costuma pensar. Com efeito, o estudo da estrutura geral da nossa linguagem é uma atividade tão antiga quanto a própria filosofia e tem sido praticada com excelência por filósofos tais como Platão, Aristóteles, Hume e Kant. Mas, se existe uma filosofia da linguagem entre os antigos, o que caracteriza a dos modernos? Antes de tudo, sem dúvida, o uso da lógica formal como instrumento de análise. A lógica formal no sentido atual foi elaborada por Frege. Por essa razão, a filosofia analítica dos modernos é comumente datada como sendo posterior à publicação dos principais escritos desse filósofo. Os estudos anteriores sobre a linguagem, não podendo contar com o auxílio da lógica formal, eram baseados seja em simples intuições linguísticas de cada filósofo, seja na lógica incipiente (i.e., na silogística de Aristóteles) e na gramática (mais ou menos filosófica). Mas, apesar dessa diferença técnica, podemos dizer que a filosofia da linguagem dos antigos e dos modernos compartilham um vasto estoque de problemas, métodos particulares e resultados tradicionalmente chamados de metafísica" (Zeljko Loparic, Kant e a Filosofia Analítica).


 

2.1 Leitura da carta contra a outorga do título de Doutor Honoris Causa para Jacques Derrida.

   Plano de curso 
AULA 2 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (24/03/2021 - 24/03/2021)

Continuação...

 

2.1 TRADIÇÃO ANALÍTICA

"Assim que descartar o rigor cientifico você não será mais um matemático, mas um numerólogo" (Sol para Marx no filme Pi de 1998).

A revolução operada no campo do saber, graças à qual foi possível a constituição da nova ciência da natureza, consiste, para Kant, em que a natureza não se encontra dada como um livro aberto onde apenas bastará ler. A ciência constitui-se e desenvolve-se por um projeto adequado, que nos torne possível interrogar a natureza e forçá-la a uma resposta. Algo de semelhante tem que se operar em filosofia para esta se colocar no caminho seguro da ciência, para obter no seu domínio resultados tão certos como os obtidos nas diferentes disciplinas científicas. E esse rigor nos processos corresponde a uma missão fundamentadora da ciência, isto é, a de revelar o que torna possível este saber, "o projeto fundamental que dá a possibilidade de interrogar a natureza de maneira sistemática e de forçá-la a responder" 4 . Se a filosofia quer realizar essa missão, cumpre desviar-se da idéia de verdade, própria da onto-gnoseologia clássica. A verdade como adaequatio rei et intellectus põe em jogo dois sentidos de intellectus e, assim, duas interpretações de adaequatio: adequação da coisa ao intelecto, significando que a coisa se há-de conformar à idéia do intelecto divino; a coisa foi criada por Deus conforme a uma idéia. Pelo contrário, falar da adequação do intelecto à coisa supõe o intelecto humano e, se é possível esta segunda adequação, é graças à ordenação da coisa e do intelecto humano segundo o plano divino da criação. Simplesmente, embora continue a manter-se esta definição de verdade, deixa de ter vigência a consideração do intelecto divino. Mas desde que a metafísica é um saber a priori, isto é, independente da experiência, e se o conhecimento se deve orientar pelas coisas, qual o objeto (ou objectos) da metafísica? É impossível dizer o que quer que seja que não tenha a experiência por fonte (MORUJÃO, 2001, pp. 10-11.)

 

 

2.2 TRADIÇÃO CONTINENTAL 

 

 

  

FILME PI (1998)

AULA 3 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (31/03/2021 - 31/03/2021)
AULA 4 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (07/04/2021 - 07/04/2021)
  

A QUARTA DIMENSÃO por CARL SAGAN

O saudoso e renomado astrônomo, CARL SAGAN, da extraordinária série de TV "COSMOS", explica a realidade das dimensões paralelas, a curvatura do espaço-tempo de uma maneira simples que até os leigos podem entender.

AULA 5 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (14/04/2021 - 14/04/2021)
AULA 6 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (21/04/2021 - 21/04/2021)
AULA 7 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (28/04/2021 - 28/04/2021)
AULA 8 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (05/05/2021 - 05/05/2021)
AULA 9 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (12/05/2021 - 12/05/2021)
AULA 9 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (19/05/2021 - 19/05/2021)
AULA 10 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (26/05/2021 - 26/05/2021)
AULA 11 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (02/06/2021 - 02/06/2021)
AULA 12 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (09/06/2021 - 09/06/2021)
AULA 13 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (16/06/2021 - 16/06/2021)
AULA 14 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (23/06/2021 - 23/06/2021)
AULA 15 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (30/06/2021 - 30/06/2021)
AULA 16 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (07/07/2021 - 07/07/2021)
AULA 17 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (14/07/2021 - 14/07/2021)
Apresentação do plano de curso, formação de grupos. Lipídeos e doenças cardiovasculares. (02/05/2018 - 02/05/2018)
Apresentação de artigos científicos. (09/05/2018 - 09/05/2018)
Metabolismo lipídico. Reunião para elaboração de artigos científicos. (12/05/2018 - 12/05/2018)
Estudo metabólico dos aminoácidos e proteínas. (16/05/2018 - 16/05/2018)
Apresentação de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos (grupos) (19/05/2018 - 19/05/2018)
Fibras alimentados nas dislipidemias e diabetes melitus. (23/05/2018 - 23/05/2018)
Discussão de artigos científicos. (26/05/2018 - 26/05/2018)
Reunião para elaboração de artigos científicos (30/05/2018 - 30/05/2018)
Alterações metabólicas e nutricionais no envelhecimento (02/06/2018 - 02/06/2018)
Reunião para elaboração de artigos científicos. (13/06/2018 - 13/06/2018)
Estresse oxidativo e doenças crônicas (16/06/2018 - 16/06/2018)
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos. (20/06/2018 - 20/06/2018)
Reunião para elaboração de artigos científicos. (23/06/2018 - 23/06/2018)
Apresentação de artigos científicos produzidos pelos grupos (27/06/2018 - 27/06/2018)
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos. (30/06/2018 - 30/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
02 09 12 16 19 23 26 30 02 13 16 20 23 27 30
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018100**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 12
15 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,8 10,0 10,0 9,9 9.9 0 AM
2 2018100**** 9,9 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2018100**** 8,9 10,0 9,8 9,6 9.6 12 AM
4 2018100**** 9,5 9,0 9,2 9,2 9.2 4 AM
5 2018100**** 9,6 10,0 10,0 9,9 9.9 0 AM
6 2018100**** 8,8 10,0 9,7 9,5 9.5 0 AM
7 2018100**** 9,7 10,0 9,7 9,8 9.8 0 AM
8 2018100**** 8,9 9,7 9,1 9,2 9.2 0 AM
9 2018100**** 9,2 10,0 10,0 9,7 9.7 4 AM
10 2018100**** 9,3 10,0 9,8 9,7 9.7 4 AM
11 2018100**** 9,2 10,0 10,0 9,7 9.7 4 AM
12 2018100**** 8,6 10,0 9,8 9,5 9.5 0 AM
13 2018100**** 9,0 10,0 10,0 9,7 9.7 0 AM
14 2018100**** 9,7 10,0 9,8 9,8 9.8 4 AM
15 2018100**** 9,6 10,0 9,8 9,8 9.8 0 AM
16 2018100**** 9,6 9,7 9,2 9,5 9.5 0 AM
17 2018100**** 8,8 9,2 9,2 9,1 9.1 0 AM
18 2018100**** 8,4 9,4 9,1 9,0 9.0 4 AM
19 2018100**** 9,2 10,0 10,0 9,7 9.7 0 AM
20 2018100**** 9,3 9,7 9,1 9,4 9.4 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Definição da essencialidade dos nutrientes. Estudo metabólico dos carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais. Monitoramento da sua ação, interação e interrelação no metabolismo, ambiente e processo de envelhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades em sala de aula deverão incluir exposição oral, priorizando-se do estudante a participação, a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento a partir da problematização dos temas em estudo. Haverá a formação de grupos de trabalho para elaboração e submissão de artigos de revisão, bem como para apresentação de artigos científicos e seminários. Para desenvolvimento do estudo das temáticas será reservado horário não presencial, em que os grupos realizarão leituras e análises críticas pertinentes.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno será avaliado individualmente, através da observação de sua participação nas aulas, desempenho, apresentação de artigos/seminários e elaboração de artigo de revisão, em grupo, considerando-se sua assiduidade e pontualidade frente aos compromissos programados no decorrer da disciplina.
Como critério de assiduidade será considerado a frequência mínima de 75% às aulas, e de aprovação o aproveitamento mínimo de 70%.
Horário de atendimento:
Bibliografia: • BRODY, T.B. Nutritional bochemistry. San Diego: Academic Press, 1999.
• CHAMPE, P.C.; HARVEY, R.A. Bioquímica ilustrada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.
• COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri, São Paulo: Manole, 2005.
• CUPPARI, L. Guia de nutrição. Barueri, São Paulo: Manole, 2002.
• DEVLIN, T.M. Manual de bioquímica com correlações clínicas. 6. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2007.
• PALERMO, J.R. Bioquímica da nutrição. São Paulo: Atheneu, 2008.
• SHILS. M. E. et al. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9. ed. São Paulo: Manole. 2003. v. I.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/05/2018
02/05/2018
Apresentação do plano de curso, formação de grupos. Lipídeos e doenças cardiovasculares.
09/05/2018
09/05/2018
Apresentação de artigos científicos.
12/05/2018
12/05/2018
Metabolismo lipídico. Reunião para elaboração de artigos científicos.
16/05/2018
16/05/2018
Estudo metabólico dos aminoácidos e proteínas.
19/05/2018
19/05/2018
Apresentação de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos (grupos)
23/05/2018
23/05/2018
Fibras alimentados nas dislipidemias e diabetes melitus.
26/05/2018
26/05/2018
Discussão de artigos científicos.
30/05/2018
30/05/2018
Reunião para elaboração de artigos científicos
02/06/2018
02/06/2018
Alterações metabólicas e nutricionais no envelhecimento
13/06/2018
13/06/2018
Reunião para elaboração de artigos científicos.
16/06/2018
16/06/2018
Estresse oxidativo e doenças crônicas
20/06/2018
20/06/2018
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos.
23/06/2018
23/06/2018
Reunião para elaboração de artigos científicos.
27/06/2018
27/06/2018
Apresentação de artigos científicos produzidos pelos grupos
30/06/2018
30/06/2018
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos.
Avaliações
Data Descrição
19/05/2018 1ª Avaliação
26/05/2018 2ª Avaliação
27/06/2018 3ª Avaliação
30/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
submissão dos artigos de revisão 18/07/2018
Apresentação final - artigos de revisão 26/06/2018
Aula Bioquímica 29/05/2018
Cancelamento - aula de 28 de maio 28/05/2018
Apresentação 28 de maio 25/05/2018
Aula 21 de maio 18/05/2018
Plano de curso e datas para apresentação 18/05/2018
Aula de bioquímica 07/05 04/05/2018
Início da disciplina - Bioquímica da Nutrição 02/05/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 12:39