FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco gilberto fernandes pereira

ENJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

CMR0088 - METODOLOGIA CIENTIFICA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

 

Sejam bem-vindos(as) à disciplina “Leitura crítica sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”!

Ela está organizada em duas unidades temáticas nas quais buscaremos proporcionar o debate sobre as competências, assim como discutir algumas metodologias que podem ser utilizadas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Esperamos que este seja um espaço de muitas trocas de experiências e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!! 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Francisco Gomes Vilanova

 

Minicurrículo:

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); possui Especialização em Gestão Pública (UFPI) e Especialização em Gestão Escolar (UFPI); Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo ISEPRO; Bacharelado em Administração pela UFPI e Graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME) da UFPI. Professor permanente da Universidade Federal do Piauí e atua em pesquisas relacionadas a História da Educação com ênfase nos seguintes temas: Imprensa pedagógica, Imprensa escolar/estudantil, História e memória, História da profissão/formação docente no Piauí e metodologia do ensino de história.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1395920205915867 

 

Ementa: Lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Metodologias e recursos didáticos aplicados à lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas.

   CRONOGRAMA 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (27/06/2022 - 08/07/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.


PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvidas do SIGAA
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
UNIDADE I – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO (27/06/2022 - 08/07/2022)

Disponível em: https://oifuturo.org.br/wp-content/uploads/2019/10/NAVE-RJ-2019-PR%C3%81TICAS-Extras-Foto-Guanabaratejo-1024x684.jpg  

Conteúdo da Unidade I

Texto 1: Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/  Acesso em 15 jun. 2022.

A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais

 

Objetivo

Discutir as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio

 

MIDIATECA

“As Ciências Humanas e Sociais na nova BNCC”. Canal Futura. Publicado em 17 out. 2019. Duração: 24 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GOjtYgajqf8

-  LINKS DE ARTIGO:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 15 jun. 2022.

SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: file:///C:/Users/VILANOVA/Downloads/Artigo%20ENSOC%202018%20Agnes%20C.%20Souza%20(6).pdf . Acesso: 01 jun. 2022.

    
Inicia em 27/06/2022 às 8h 0 e finaliza em 03/07/2022 às 23h 59
  Slides da aula do dia 02/07 
Slides da disciplina.
UNIDADE II – METODOLOGIAS APLICADAS ÀS COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

Disponível em:  https://expertiseeducacao.com.br/wp-content/uploads/2017/07/sala-de-aula-invertida-1000x650.jpg

 

Conteúdo Unidade I

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino.

Objetivo

Refletir sobre as metodologias e recursos didáticos aplicados às competências da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas.

 

MIDIATECA

- VÍDEOS

“Quais são os 9 tipos de metodologias ativas de ensino aprendizagem e o quais são seus objetivos”. Publicado em 26 fev. 2021. Duração: 10:48min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q 

-  LINKS DE ARTIGO

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino. Revista Transformar, vol. 14, num.2, p.117-133, Ago/Dez/2020.

Disponível em: <http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/596>. Acesso: 01 jun. 2022.

   Fórum I
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 03/07/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (28/06/2022 - 08/07/2022)

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina.

    
Inicia em 02/07/2022 às 22h 49 e finaliza em 04/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
Apresentação da turma, discussão do programa da disciplina e do texto zero (introdução) (21/03/2023 - 21/03/2023)
  Programa da Disciplina 
Programa da Disciplina: Ementa; Metodologia; Avaliação; Conteúdo Programático; Referências Bibliográficas.
  Texto zero (introdutório ao conteúdo da disciplina) 
PÁDUA, José Augusto. 500 anos de destruição Ambiental no Brasil: Um Balanço do Meio Ambiente. Brasília: WWF Brasil, 2000.
  Programa 
Programa: Ementa; Metodologia; Sistemática de Avaliação; Conteúdo Programático; Bibliografia.
  Textos 1, 6 e 8 
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 21. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
  Texto 23 
ANDRADE, Manuel Correia de. A economia do após-guerra: utilização das fontes de energia e planejamento do desenvolvimento. In: Formação territorial e econômica do Brasil. Recife: Editora Massangana, fundação Joaquim Nabuco, 2007, p. 221-253.
Apresentação e discussão dos textos 1 a 7: Caio Prado Júnior (primeira parte) (28/03/2023 - 28/03/2023)
  Textos 1, 6 e 8 
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 21. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Apresentação e discussão dos textos 8 a 14: Caio Prado Júnior (segunda parte) (04/04/2023 - 04/04/2023)
  Textos 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10,11, 12, 13, 14 
PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 30. ed. São Paulo: Brasilense, 1984.
FÉRIAS DOCENTES (11/04/2023 - 11/04/2023)
FÉRIAS DOCENTES (18/04/2023 - 18/04/2023)
FÉRIAS DOCENTES (25/04/2023 - 25/04/2023)
Não Haverá Aula (11/04/2023)

Férias docente

Não Haverá Aula (18/04/2023)

Férias docente

Não Haverá Aula (25/04/2023)

Férias docente

Apresentação e discussão dos textos 16, 17, 18 e 19 (02/05/2023 - 02/05/2023)
  Texto 16 
FURTADO, Celso. A gestação da economia cafeeira. In: Formação Econômica do Brasil. 18. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1987.p. 110-116.
  Texto 17 
MIRANDA, Evaristo E. de. Era uma vez a Mata Atlântica: a história de uma paisagem desenhada pelo mar. National Geographic, Ed. Abril, n. 106, jan. 2009.
  Texto 18 
ARBEX JÚNIOR, José. “Terra sem povo”, crime sem castigo: Pouco ou nada sabemos de concreto sobre a Amazônia. In: Amazônia revelada: os descaminhos ao longo da BR - 163. Brasília: CNPq. 2005, p. 21-66.
  Texto 19 
CAMELY, Nazira Correia. Onguismo como Nova Geopolítica do Imperialismo para a Biodiversidade: um Estudo sobre a Amazônia Brasileira. Revista de Geopolítica, Ponta Grossa - PR, v. 2, nº 1, p. 4 – 23, jan./jun. 2011.
  Texto 20 
REGO, José Fernandes do. Amazônia: do extrativismo ao neoextrativismo. Ciência Hoje, 1999.
REUNIÃO DO CEPEX (09/05/2023 - 09/05/2023)
  Texto 21 
MELLO, João Manuel Cardoso de. A Problemática da Industrialização Retardatária. In: O capitalismo tardio. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 96-122.
  Texto 22 
ALCOFORADO, Fernando. O Brasil como economia predominantemente industrial. In: Globalização e Desenvolvimento. São Paulo: Nobel, 2006, p.120-136.
  Texto 24 
GRAZIANO DA SILVA, José. Do complexo rural aos complexos agroindustriais. In: A nova dinâmica da agricultura brasileira. 2. ed. Campinas - São Paulo: UNICAMP, 1998, p. 1-39.
  Texto 25 
ALMEIDA, Silvio Gomes de. Padrões de desenvolvimento e conversões ecológicas da agricultura brasileira. In: Políticas públicas ambientais latino-americanas. Brasília: Flacso-Brasil, Editora Abaré, 2005, p. 145-168.
  Texto 23 
ANDRADE, Manuel Correia de. A economia do após-guerra: utilização das fontes de energia e planejamento do desenvolvimento. In: Formação territorial e econômica do Brasil. Recife: Editora Massangana, fundação Joaquim Nabuco, 2007, p. 221-253.
Apresentação e discussão dos textos 20, 21 e 22 (16/05/2023 - 16/05/2023)
Apresentação e discussão dos textos 23, 24 e 25 (23/05/2023 - 23/05/2023)
INTRODUÇÃO: Panorama do Desenvolvimento e Sustentabilidade no Brasil (13/06/2023 - 20/06/2023)
  Plano de Curso - 2023 - Módulo II 
Planejamento Módulo II
    
Inicia em 11/07/2023 às 15h 0 e finaliza em 24/07/2023 às 23h 59
   Panorama do Desenvolvimento e Sustentabilidade no Brasil
Período de Habilitação: 11/07/2023 às 15:00 a 24/07/2023 às 23:59
1. DESEQUILÍBRIOS ECOSSISTÊMICOS URBANO E RURAL (27/06/2023 - 27/06/2023)
2. ARRANJOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICAS AMBIENTAIS (04/07/2023 - 04/07/2023)
3. EXPERIÊNCIAS REGIONAIS (11/07/2023 - 11/07/2023)
Apresentação do plano de ensino, conteúdo programático e sistemática do trabalho (10/11/2020 - 10/11/2020)
    
Inicia em 10/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2020 às 23h 59
Construção do conhecimento: saberes comum e científico (12/11/2020 - 12/11/2020)
Construção do conhecimento: saberes comum e científico (17/11/2020 - 17/11/2020)
Construção do conhecimento: saberes comum e científico (19/11/2020 - 19/11/2020)
    
Inicia em 12/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 22/11/2020 às 23h 59
    
Inicia em 19/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 26/11/2020 às 23h 59
Atividades de leitura (24/11/2020 - 24/11/2020)
Atividades de leitura (26/11/2020 - 26/11/2020)
    
Inicia em 24/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 24/11/2020 às 23h 59
    
Inicia em 24/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 12/01/2021 às 23h 59
    
Inicia em 24/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 12/01/2021 às 23h 59
1ª Avaliação Parcial (01/12/2020 - 01/12/2020)

A avaliação será aplicada por meio do formulário do google forms.

O link permanecerá ativo até as 18h do dia 02/12/2020

Segue o link da avaliação: https://forms.gle/oucrLvN36RQytjgZ7

Métodos científicos (03/12/2020 - 03/12/2020)
Métodos científicos (08/12/2020 - 08/12/2020)
Hipóteses (10/12/2020 - 10/12/2020)
Hipóteses (15/12/2020 - 15/12/2020)
Hipóteses (17/12/2020 - 17/12/2020)
variáveis (22/12/2020 - 22/12/2020)
2ª Avaliação Parcial (07/01/2021 - 07/01/2021)
Comunicação científica; Projeto de pesquisa, pesquisa bibliográfica, normatização e formatação (12/01/2021 - 12/01/2021)
Comunicação científica; Projeto de pesquisa, pesquisa bibliográfica, normatização e formatação (14/01/2021 - 14/01/2021)
Comunicação científica; Projeto de pesquisa, pesquisa bibliográfica, normatização e formatação (19/01/2021 - 19/01/2021)
Comunicação científica; Projeto de pesquisa, pesquisa bibliográfica, normatização e formatação (21/01/2021 - 21/01/2021)
Comunicação científica; Projeto de pesquisa, pesquisa bibliográfica, normatização e formatação (26/01/2021 - 26/01/2021)
    
Inicia em 21/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 12/01/2021 às 23h 59
3ª Avaliação Parcial (28/01/2021 - 28/01/2021)
Apresentação de seminários (01/02/2021 - 01/02/2021)
Aula Extra.
    
Inicia em 06/02/2021 às 8h 0 e finaliza em 06/02/2021 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 05 07 12 14 19 21 26 28 01
1 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
6 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 4
7 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 4
8 2019905**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
9 2020900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
10 2020901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
11 2020901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
12 2020906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
13 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 4
14 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 4
15 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
17 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
20 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020900**** 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020902**** 9,8 10,0 9,8 9.9 0 AM
2 2020901**** 7,6 10,0 10,0 9.2 0 AM
3 2020903**** 7,9 5,0 0,0 9.8 7.1 0 EF
4 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2020902**** 10,0 9,5 9,8 9.8 0 AM
6 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2020900**** 10,0 6,0 9,8 8.6 0 AM
8 2020903**** 9,8 9,5 9,8 9.7 0 AM
9 2020906**** 8,8 4,0 0,0 8.4 6.4 0 EF
10 2020902**** 8,5 8,5 0,0 9.0 7.4 0 EF
11 2020902**** 9,8 10,0 9,8 9.9 0 AM
12 2020900**** 9,8 9,8 10,0 9.9 0 AM
13 2020905**** 9,0 6,0 0,0 2.0 3.5 0 RN
14 2020902**** 7,5 9,5 9,8 8.9 0 AM
15 2020903**** 9,5 9,5 9,8 9.6 0 AM
16 2020903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2020901**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
18 2020901**** 9,0 0,0 0,0 3.0 0 RN
19 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2020901**** 9,5 10,0 9,8 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prova de Exame Final 04/02/2021
convite para participar de defesa de TCC 01/02/2021
Ordem dos seminários 27/01/2021
aula extra do dia 18/01 18/01/2021
aula extra do dia 14 14/12/2020
aula do dia 08/12/20 08/12/2020
Lembrete de aula síncrona 03/12/2020
Lembrete de aula síncrona 03/12/2020
Primeira avaliação de metodologia científica 01/12/2020
Encontro para tirar dúvidas das atividades assíncronas 20/11/2020
Treinamento do portal de períodicos da CAPES 19/11/2020
Início das aulas de metodologia científica 06/11/2020
AULA de metodologia cientifica DO DIA 05 DE MARÇO DE 2020 04/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 27/04/2025 08:56