FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco gilberto fernandes pereira

ENJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

CMR0059 - LIBRAS- LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - Turma: 01 (2020.3)

Tópicos Aulas
Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

 

Sejam bem-vindos(as) à disciplina “Leitura crítica sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”!

Ela está organizada em duas unidades temáticas nas quais buscaremos proporcionar o debate sobre as competências, assim como discutir algumas metodologias que podem ser utilizadas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Esperamos que este seja um espaço de muitas trocas de experiências e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!! 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Francisco Gomes Vilanova

 

Minicurrículo:

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); possui Especialização em Gestão Pública (UFPI) e Especialização em Gestão Escolar (UFPI); Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo ISEPRO; Bacharelado em Administração pela UFPI e Graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME) da UFPI. Professor permanente da Universidade Federal do Piauí e atua em pesquisas relacionadas a História da Educação com ênfase nos seguintes temas: Imprensa pedagógica, Imprensa escolar/estudantil, História e memória, História da profissão/formação docente no Piauí e metodologia do ensino de história.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1395920205915867 

 

Ementa: Lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Metodologias e recursos didáticos aplicados à lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas.

   CRONOGRAMA 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (27/06/2022 - 08/07/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.


PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvidas do SIGAA
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
UNIDADE I – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO (27/06/2022 - 08/07/2022)

Disponível em: https://oifuturo.org.br/wp-content/uploads/2019/10/NAVE-RJ-2019-PR%C3%81TICAS-Extras-Foto-Guanabaratejo-1024x684.jpg  

Conteúdo da Unidade I

Texto 1: Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/  Acesso em 15 jun. 2022.

A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais

 

Objetivo

Discutir as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio

 

MIDIATECA

“As Ciências Humanas e Sociais na nova BNCC”. Canal Futura. Publicado em 17 out. 2019. Duração: 24 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GOjtYgajqf8

-  LINKS DE ARTIGO:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 15 jun. 2022.

SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: file:///C:/Users/VILANOVA/Downloads/Artigo%20ENSOC%202018%20Agnes%20C.%20Souza%20(6).pdf . Acesso: 01 jun. 2022.

    
Inicia em 27/06/2022 às 8h 0 e finaliza em 03/07/2022 às 23h 59
  Slides da aula do dia 02/07 
Slides da disciplina.
UNIDADE II – METODOLOGIAS APLICADAS ÀS COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

Disponível em:  https://expertiseeducacao.com.br/wp-content/uploads/2017/07/sala-de-aula-invertida-1000x650.jpg

 

Conteúdo Unidade I

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino.

Objetivo

Refletir sobre as metodologias e recursos didáticos aplicados às competências da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas.

 

MIDIATECA

- VÍDEOS

“Quais são os 9 tipos de metodologias ativas de ensino aprendizagem e o quais são seus objetivos”. Publicado em 26 fev. 2021. Duração: 10:48min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q 

-  LINKS DE ARTIGO

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino. Revista Transformar, vol. 14, num.2, p.117-133, Ago/Dez/2020.

Disponível em: <http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/596>. Acesso: 01 jun. 2022.

   Fórum I
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 03/07/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (28/06/2022 - 08/07/2022)

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina.

    
Inicia em 02/07/2022 às 22h 49 e finaliza em 04/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
Unidade I, Apresentação do plano, organização das atividades. O que é Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS? Língua de Sinais é universal? Sinais de saudações. (10/08/2020 - 10/08/2020)
Apresentação do plano, organização da atividades. O que é Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS? Língua de Sinais é universal? Sinais de saudações.
  Plano de aula 
Plano de aula
  Aula prática 1 
Sinais para comunicação cotidiana com surdos.
  Práticas de sinais com Variação Linguística/icônicos e Arbitrários 
Este material complementa o Livro: LIBRAS que Língua é essa.
Aula teórico: Introdução a Libras - o que é uma língua? (12/08/2020 - 12/08/2020)
    
Inicia em 13/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/08/2020 às 23h 59
   Slide aula 1  (Outros) 
Introdução à Libras - O que é uma língua? (12/08/2020 - 12/08/2020)
Continuação do conteúdo
Aula prática-Alfabeto (13/08/2020 - 13/08/2020)
O que é o alfabeto manual, seu termos conhecidos, como utiliza-lo. Sinais do Alfabeto.
Prática de sinais de saudações/pronomes e alfabeto manual, o que é? definições. (17/08/2020 - 17/08/2020)
  Aula prática 1 e 2 
Sinais de saudações/pronomes e Alfabeto manual
Aula teórica: Audiologia, Surdez, Língua de Sinais e cognição (19/08/2020 - 19/08/2020)
   Vídeo da aula teórica 2 (Link Externo)

Assistam até o final e assistam os vídeos pelo slide. 

   Slide aula 2  (Outros) 
  Livro texto 
Este livro está sendo utilizado durante a parte teórica da disciplina. Estou disponibilizando para consulta. Favor não reproduzir.
    
Inicia em 20/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/08/2020 às 23h 59
Audiologia, Surdez, Língua de Sinais e Cognição (19/08/2020 - 19/08/2020)
Continuação do conteúdo com exercício
Aula prática-filme BLACK (20/08/2020 - 20/08/2020)
Filme BLACK
  

FILME BLACK

O vídeo retrata a vida pessoal e acadêmica de uma criança surdo-cega

    
Inicia em 20/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/08/2020 às 23h 59
Aula prática -números e Parâmetros da Libras (24/08/2020 - 24/08/2020)
  Aula prática 4 
Material para acompanhar as aula vídeos conferências.
  Aula prática dos parâmetros 
aprimorar conhecimentos sobre os Parâmetros
Aula teórica: Aspectos sociocultural da Surdez (26/08/2020 - 26/08/2020)
   Vídeo da aula teórica 3 (Link Externo)

Aula sobre Aspectos Socioculturais da Surdez. 

    
Inicia em 26/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2020 às 23h 59
   Slide aula 3  (Outros) 
Aspectos socioculturais da Surdez (26/08/2020 - 26/08/2020)
Aula Extra.
Aula prática- noções de tempo (27/08/2020 - 27/08/2020)
Complemento a aula de números
    
Inicia em 27/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 12/09/2020 às 23h 59
continuação da Aula prática 4 -números e Parâmetros da Libras (31/08/2020 - 31/08/2020)
    
Inicia em 03/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 14/09/2020 às 23h 59
Aula teórica: Introdução à fonologia da Libras (02/09/2020 - 02/09/2020)
   Vídeo da aula teórica 4 (Link Externo)

Prezadxs, 

Infelizmente, no finalzinho do primeiro vídeo, eu tive um problema e tive que gravar de novo a resolução do exercício.

O segundo vídeo é bem curto, mas é importante que vocês assistam aos 2 ok? 

Amanhã envio a atividade referente a esta aula. 

Um abc

   Vídeo da aula teórica 4 - modelo de resolução do exercício (Link Externo)

Última parte do vídeo que ficou sem a visualização no primeiro.

Abc

  Texto adicional 
Leitura adicional para a aula
Introdução à fonologia da Libras (02/09/2020 - 02/09/2020)
Vídeo e exercício
AULA PRÁTICA-PARÂMETROS (03/09/2020 - 03/09/2020)
Exercício deve ser entregue até dia 14/09
Aula teórica: Língua, Linguagem e as Línguas de Sinais (09/09/2020 - 09/09/2020)
   Vídeo da aula teórica 5 (Link Externo)

Aula sobre as características das línguas naturais aplicada a Libras. 

    
Inicia em 13/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2020 às 23h 59
Língua, Línguagem e as Línguas de Sinais (09/09/2020 - 09/09/2020)
Aula Extra.
Prática de Verbos e Advérbios (10/09/2020 - 10/09/2020)
Sinais necessário para realizar um diálogo com pessoas surdas
    
Inicia em 10/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 17/09/2020 às 17h 59
Práticas de sinais com variação Lingüística, Icônicos e Arbitrários (14/09/2020 - 14/09/2020)
Aula teórica: Aspectos educacionais da Surdez (16/09/2020 - 16/09/2020)
   Vídeo da aula teórica 6 (Link Externo)

Aula sobre aspectos educacionais da surdez.

    
Inicia em 16/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2020 às 23h 59
Aula prática sobre Parâmetros e variação línguística (17/09/2020 - 17/09/2020)
A atividade, fundamentará a prática dos tipos de movimentos que apresentam os sinais na Libras e a variação de sinais existentes.
    
Inicia em 17/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 28/09/2020 às 23h 59
Educação dos Surdos, prática: Célula e Sistema Urinário (21/09/2020 - 21/09/2020)
Práticas de sinais do manual de Libras, Célula e Sistema Urinário.
Organização e Produção dos videos sobre a inclusão do Surdo no canal do You tube (21/09/2020 - 21/09/2020)
Inclusão Escolar, o que é?, prática: Tecidos e Sistema Reprodutor Masculino (22/09/2020 - 22/09/2020)
Prática dos sinais: Tecidos e Sistema Reprodutor Masculino.
Acessibilidade, Lei 10.436/2000, prática músculos (23/09/2020 - 23/09/2020)
Vídeo postado no canal do You tube, construído em equipe
Tipologia Frasal, prática corpo humano/ossos (24/09/2020 - 24/09/2020)
Conhecer os tipos de frases na Libras
Práticas educacionais inclusivas, prática sistema urinário e digestivo (25/09/2020 - 25/09/2020)
Seminário no canal da turma no You tube
Lei Brasileira de Inclusão (estatuto da pessoa com deficiência), prática sistema nervoso e respiratório (26/09/2020 - 26/09/2020)
Aula Extra.
A inclusão e sua acessibilidades as pessoas surdas-documentário. (28/09/2020 - 28/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
10 12 13 17 19 20 24 26 27 31 02 03 09 10 14 16 17 21 22 23 24 25 26 28
1 2018901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 3 1 2 2 2 1 2 46
4 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
12 2017913**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2018904**** 0 0 0 2 0 2 2 2 0 2 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 18
16 2017912**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
17 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2017913**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016905**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2 9
25 2017912**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2016904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2019905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
32 2018900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2018905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2016904**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
35 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2016902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 10,0 9,4 9.7 0 AM
2 2018900**** 7,5 9,6 8.6 0 AM
3 2019900**** 9,5 9,8 9.7 0 AM
4 2016906**** 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2018902**** 9,5 9,8 9.7 0 AM
6 2019904**** 9,5 9,7 9.6 0 AM
7 2018902**** 8,0 9,4 8.7 0 AM
8 2018903**** 9,0 9,6 9.3 0 AM
9 2017913**** 7,5 9,5 8.5 0 AM
10 2016900**** 9,0 9,8 9.4 0 AM
11 2018900**** 9,5 9,6 9.6 0 AM
12 2018901**** 9,5 9,7 9.6 0 AM
13 2016905**** 1,0 9,0 6.9 6.0 0 EF
14 2018904**** 1,5 0,0 0.8 18 RF
15 2019905**** 10,0 8,8 9.4 0 AM
16 2017912**** 9,5 9,9 9.7 0 AM
17 2016902**** 8,0 9,3 8.7 0 AM
18 2016906**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
19 2016904**** 9,0 9,8 9.4 0 AM
20 2016904**** 9,0 9,7 9.4 0 AM
21 2017912**** 8,0 8,9 8.5 0 AM
22 2016906**** 9,5 9,0 9.3 0 AM
23 2017913**** 8,5 9,0 8.8 0 AM
24 2019905**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
25 2017913**** 7,5 9,5 8.5 0 AM
26 2018902**** 10,0 9,6 9.8 0 AM
27 2019902**** 10,0 8,6 9.3 0 AM
28 2019903**** 9,5 8,8 9.2 0 AM
29 2017913**** 7,5 9,5 8.5 0 AM
30 2018904**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
31 2018905**** 8,0 9,0 8.5 0 AM
32 2019902**** 6,5 9,6 8.1 0 AM
33 2018905**** 9,0 9,8 9.4 0 AM
34 2018901**** 9,5 9,8 9.7 0 AM
35 2018903**** 9,5 9,7 9.6 0 AM
36 2018903**** 9,0 9,7 9.4 0 AM
37 2019902**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
38 2018901**** 6,5 9,6 8.1 0 AM
39 2018901**** 9,5 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina se dividirá em momentos teóricos e práticos, <br />As aulas teóricas expositiva por meio de vídeos gravados e exercícios. Será enviado um vídeo por semana.<br />Aulas prática, vídeos conferencia, encontro direto com o aluno vídeo chamada pelo google meet, zoom ou outro aplicativo, <br />Vídeos gravados e exercícios da prática.<br />Produção de vídeos pelo aluno das práticas em Libras<br />Todo conteúdo terá material complementar inserido no sistema da disciplina. Com vídeos, livros, artigos. <br />Será disponibilizado na prática live aos alunos em Libras. <br />Produção de Live pelos alunos a ser compartilhado com a própria turma.<br />Produção de uma aula on-line pelos alunos <br />Leituras orientadas: fortalecendo no aluno sua capacidade de construir o próprio conhecimento. <br />Leitura e discussão do material complementar, numa visão do contexto atual <br />Filmes: como uma forma de reflexão sobre o conteúdo programático e produção textual (resumo)<br />Exercícios pelo sistema da UFPI ou Google Classroom<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e somativa, com a participação nos momentos on-line e discussões, interação, favorecendo a prática cooperativa dos conhecimentos adquiridos, com o auxílio do uso da Libras. <br />1 Avaliação: Live + produção de vídeo<br />2 Avaliação: Resumo do material Teórico + exercícios respondidos no decorrer da disciplina<br />
Horário de atendimento: 2T56 4T5
Bibliografia: Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005;<br />Lei 10.436, abril de 2002.<br />BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão. Brasília, DF: MEC: SEEP, 2005.<br />CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2001.1 e 2 v.<br />Honora, Márcia. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez/Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.<br />Honora, Márcia. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez/Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.<br />Honora, Márcia. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez/Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco São Paulo: Ciranda Cultural, 2011.<br />QUADROS, R.M. Aquisição de L1 e L2: o contexto da pessoa surda. Anais do Seminário Desafios e Possibilidades na educação Bilíngue para Surdos. Rio de Janeiro: INES, 1997.<br />QUADROS, R.M. DE. Secretaria de Educação Especial. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, DF: MEC;2004.<br />QUADROS, R.M. de; KARNOPP, L. B (col.). Língua de sinais brasileira, estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.<br />Práticas educacionais inclusivas na educação básica / Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadoras). ? Santa Maria, RS : FACOS-UFSM, 2019. <br />Manual de Libras para ciências: a célula e o corpo humano [texto] organizadores, BrunoEles, Taiane Maria de Oliveira, Rosemary Meneses dos Santos, Jesus Rodrigues Lemos. ? Teresina: EDUFPI, 2019.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2020
10/08/2020
Unidade I, Apresentação do plano, organização das atividades. O que é Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS? Língua de Sinais é universal? Sinais de saudações.
12/08/2020
12/08/2020
Introdução à Libras - O que é uma língua?
12/08/2020
12/08/2020
Aula teórico: Introdução a Libras - o que é uma língua?
13/08/2020
13/08/2020
Aula prática-Alfabeto
17/08/2020
17/08/2020
Prática de sinais de saudações/pronomes e alfabeto manual, o que é? definições.
19/08/2020
19/08/2020
Audiologia, Surdez, Língua de Sinais e Cognição
19/08/2020
19/08/2020
Aula teórica: Audiologia, Surdez, Língua de Sinais e cognição
20/08/2020
20/08/2020
Aula prática-filme BLACK
24/08/2020
24/08/2020
Aula prática -números e Parâmetros da Libras
26/08/2020
26/08/2020
Aspectos socioculturais da Surdez
26/08/2020
26/08/2020
Aula teórica: Aspectos sociocultural da Surdez
27/08/2020
27/08/2020
Aula prática- noções de tempo
31/08/2020
31/08/2020
continuação da Aula prática 4 -números e Parâmetros da Libras
02/09/2020
02/09/2020
Introdução à fonologia da Libras
02/09/2020
02/09/2020
Aula teórica: Introdução à fonologia da Libras
03/09/2020
03/09/2020
AULA PRÁTICA-PARÂMETROS
09/09/2020
09/09/2020
Aula teórica: Língua, Linguagem e as Línguas de Sinais
09/09/2020
09/09/2020
Língua, Línguagem e as Línguas de Sinais
10/09/2020
10/09/2020
Prática de Verbos e Advérbios
14/09/2020
14/09/2020
Práticas de sinais com variação Lingüística, Icônicos e Arbitrários
16/09/2020
16/09/2020
Aula teórica: Aspectos educacionais da Surdez
17/09/2020
17/09/2020
Aula prática sobre Parâmetros e variação línguística
21/09/2020
21/09/2020
Educação dos Surdos, prática: Célula e Sistema Urinário
21/09/2020
21/09/2020
Organização e Produção dos videos sobre a inclusão do Surdo no canal do You tube
22/09/2020
22/09/2020
Inclusão Escolar, o que é?, prática: Tecidos e Sistema Reprodutor Masculino
23/09/2020
23/09/2020
Acessibilidade, Lei 10.436/2000, prática músculos
24/09/2020
24/09/2020
Tipologia Frasal, prática corpo humano/ossos
25/09/2020
25/09/2020
Práticas educacionais inclusivas, prática sistema urinário e digestivo
26/09/2020
26/09/2020
Lei Brasileira de Inclusão (estatuto da pessoa com deficiência), prática sistema nervoso e respiratório
28/09/2020
28/09/2020
A inclusão e sua acessibilidades as pessoas surdas-documentário.
Avaliações
Data Descrição
07/09/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Outros Slide aula 2
Outros Slide aula 3
Outros Slide aula 1
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas da teoria disponíveis - favor ler notícia 07/10/2020
Vídeos sobre a inclusão do Surdo 24/09/2020
Tarefas atrasadas e últimas atividades - Parte teórica 16/09/2020
Não haverá tarefa para aula teórica 4 04/09/2020
Slides das aulas 26/08/2020
AULA PRÁTICA 4 24/08/2020
Sobre a questão 2 da ativ 2 22/08/2020
Prazos do envio das tarefas 21/08/2020
Sobre o envio de tarefas 20/08/2020
Aula prática 3 20/08/2020
Acesso aos slides 20/08/2020
Link da aula 17/08/2020
Aula prática 1 13/08/2020
Aula teórica 1 11/08/2020
1º aula 10/08/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 27/04/2025 08:56