FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco gilberto fernandes pereira

ENJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

DDMA013 - DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

 

Sejam bem-vindos(as) à disciplina “Leitura crítica sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”!

Ela está organizada em duas unidades temáticas nas quais buscaremos proporcionar o debate sobre as competências, assim como discutir algumas metodologias que podem ser utilizadas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Esperamos que este seja um espaço de muitas trocas de experiências e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!! 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Francisco Gomes Vilanova

 

Minicurrículo:

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); possui Especialização em Gestão Pública (UFPI) e Especialização em Gestão Escolar (UFPI); Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo ISEPRO; Bacharelado em Administração pela UFPI e Graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME) da UFPI. Professor permanente da Universidade Federal do Piauí e atua em pesquisas relacionadas a História da Educação com ênfase nos seguintes temas: Imprensa pedagógica, Imprensa escolar/estudantil, História e memória, História da profissão/formação docente no Piauí e metodologia do ensino de história.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1395920205915867 

 

Ementa: Lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Metodologias e recursos didáticos aplicados à lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas.

   CRONOGRAMA 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (27/06/2022 - 08/07/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.


PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvidas do SIGAA
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
UNIDADE I – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO (27/06/2022 - 08/07/2022)

Disponível em: https://oifuturo.org.br/wp-content/uploads/2019/10/NAVE-RJ-2019-PR%C3%81TICAS-Extras-Foto-Guanabaratejo-1024x684.jpg  

Conteúdo da Unidade I

Texto 1: Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/  Acesso em 15 jun. 2022.

A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais

 

Objetivo

Discutir as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio

 

MIDIATECA

“As Ciências Humanas e Sociais na nova BNCC”. Canal Futura. Publicado em 17 out. 2019. Duração: 24 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GOjtYgajqf8

-  LINKS DE ARTIGO:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 15 jun. 2022.

SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: file:///C:/Users/VILANOVA/Downloads/Artigo%20ENSOC%202018%20Agnes%20C.%20Souza%20(6).pdf . Acesso: 01 jun. 2022.

    
Inicia em 27/06/2022 às 8h 0 e finaliza em 03/07/2022 às 23h 59
  Slides da aula do dia 02/07 
Slides da disciplina.
UNIDADE II – METODOLOGIAS APLICADAS ÀS COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

Disponível em:  https://expertiseeducacao.com.br/wp-content/uploads/2017/07/sala-de-aula-invertida-1000x650.jpg

 

Conteúdo Unidade I

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino.

Objetivo

Refletir sobre as metodologias e recursos didáticos aplicados às competências da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas.

 

MIDIATECA

- VÍDEOS

“Quais são os 9 tipos de metodologias ativas de ensino aprendizagem e o quais são seus objetivos”. Publicado em 26 fev. 2021. Duração: 10:48min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q 

-  LINKS DE ARTIGO

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino. Revista Transformar, vol. 14, num.2, p.117-133, Ago/Dez/2020.

Disponível em: <http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/596>. Acesso: 01 jun. 2022.

   Fórum I
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 03/07/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (28/06/2022 - 08/07/2022)

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina.

    
Inicia em 02/07/2022 às 22h 49 e finaliza em 04/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
Apresentação da turma, discussão do programa da disciplina e do texto zero (introdução) (21/03/2023 - 21/03/2023)
  Programa da Disciplina 
Programa da Disciplina: Ementa; Metodologia; Avaliação; Conteúdo Programático; Referências Bibliográficas.
  Texto zero (introdutório ao conteúdo da disciplina) 
PÁDUA, José Augusto. 500 anos de destruição Ambiental no Brasil: Um Balanço do Meio Ambiente. Brasília: WWF Brasil, 2000.
  Programa 
Programa: Ementa; Metodologia; Sistemática de Avaliação; Conteúdo Programático; Bibliografia.
  Textos 1, 6 e 8 
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 21. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
  Texto 23 
ANDRADE, Manuel Correia de. A economia do após-guerra: utilização das fontes de energia e planejamento do desenvolvimento. In: Formação territorial e econômica do Brasil. Recife: Editora Massangana, fundação Joaquim Nabuco, 2007, p. 221-253.
Apresentação e discussão dos textos 1 a 7: Caio Prado Júnior (primeira parte) (28/03/2023 - 28/03/2023)
  Textos 1, 6 e 8 
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 21. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Apresentação e discussão dos textos 8 a 14: Caio Prado Júnior (segunda parte) (04/04/2023 - 04/04/2023)
  Textos 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10,11, 12, 13, 14 
PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 30. ed. São Paulo: Brasilense, 1984.
FÉRIAS DOCENTES (11/04/2023 - 11/04/2023)
FÉRIAS DOCENTES (18/04/2023 - 18/04/2023)
FÉRIAS DOCENTES (25/04/2023 - 25/04/2023)
Não Haverá Aula (11/04/2023)

Férias docente

Não Haverá Aula (18/04/2023)

Férias docente

Não Haverá Aula (25/04/2023)

Férias docente

Apresentação e discussão dos textos 16, 17, 18 e 19 (02/05/2023 - 02/05/2023)
  Texto 16 
FURTADO, Celso. A gestação da economia cafeeira. In: Formação Econômica do Brasil. 18. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1987.p. 110-116.
  Texto 17 
MIRANDA, Evaristo E. de. Era uma vez a Mata Atlântica: a história de uma paisagem desenhada pelo mar. National Geographic, Ed. Abril, n. 106, jan. 2009.
  Texto 18 
ARBEX JÚNIOR, José. “Terra sem povo”, crime sem castigo: Pouco ou nada sabemos de concreto sobre a Amazônia. In: Amazônia revelada: os descaminhos ao longo da BR - 163. Brasília: CNPq. 2005, p. 21-66.
  Texto 19 
CAMELY, Nazira Correia. Onguismo como Nova Geopolítica do Imperialismo para a Biodiversidade: um Estudo sobre a Amazônia Brasileira. Revista de Geopolítica, Ponta Grossa - PR, v. 2, nº 1, p. 4 – 23, jan./jun. 2011.
  Texto 20 
REGO, José Fernandes do. Amazônia: do extrativismo ao neoextrativismo. Ciência Hoje, 1999.
REUNIÃO DO CEPEX (09/05/2023 - 09/05/2023)
  Texto 21 
MELLO, João Manuel Cardoso de. A Problemática da Industrialização Retardatária. In: O capitalismo tardio. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 96-122.
  Texto 22 
ALCOFORADO, Fernando. O Brasil como economia predominantemente industrial. In: Globalização e Desenvolvimento. São Paulo: Nobel, 2006, p.120-136.
  Texto 24 
GRAZIANO DA SILVA, José. Do complexo rural aos complexos agroindustriais. In: A nova dinâmica da agricultura brasileira. 2. ed. Campinas - São Paulo: UNICAMP, 1998, p. 1-39.
  Texto 25 
ALMEIDA, Silvio Gomes de. Padrões de desenvolvimento e conversões ecológicas da agricultura brasileira. In: Políticas públicas ambientais latino-americanas. Brasília: Flacso-Brasil, Editora Abaré, 2005, p. 145-168.
  Texto 23 
ANDRADE, Manuel Correia de. A economia do após-guerra: utilização das fontes de energia e planejamento do desenvolvimento. In: Formação territorial e econômica do Brasil. Recife: Editora Massangana, fundação Joaquim Nabuco, 2007, p. 221-253.
Apresentação e discussão dos textos 20, 21 e 22 (16/05/2023 - 16/05/2023)
Apresentação e discussão dos textos 23, 24 e 25 (23/05/2023 - 23/05/2023)
INTRODUÇÃO: Panorama do Desenvolvimento e Sustentabilidade no Brasil (13/06/2023 - 20/06/2023)
  Plano de Curso - 2023 - Módulo II 
Planejamento Módulo II
    
Inicia em 11/07/2023 às 15h 0 e finaliza em 24/07/2023 às 23h 59
   Panorama do Desenvolvimento e Sustentabilidade no Brasil
Período de Habilitação: 11/07/2023 às 15:00 a 24/07/2023 às 23:59
1. DESEQUILÍBRIOS ECOSSISTÊMICOS URBANO E RURAL (27/06/2023 - 27/06/2023)
2. ARRANJOS INSTITUCIONAIS E POLÍTICAS AMBIENTAIS (04/07/2023 - 04/07/2023)
3. EXPERIÊNCIAS REGIONAIS (11/07/2023 - 11/07/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 28 04 02 16 23 13 20 27 04 11
1 2023100**** 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2022101**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
3 2023100**** 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2023100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 8
5 2023100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 8,7 8.7 4 AM
2 2023100**** 9,8 9.8 8 AM
3 2023100**** 7,7 7.7 8 AM
4 2022101**** 9,4 9.4 4 AM
5 2023100**** 7,0 7.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
RESULTADO FINAL 29/08/2023
Adiamento do início do módulo II para o dia 13.06.23 05/06/2023
Módulo II - dia 06.06.23 02/06/2023
Adiamento de nossa aula da próxima terça-feira (09/05) 06/05/2023
Orientações do Protocolo de Biossegurança da UFPI: uso de máscara e cartão de vacinação! 04/05/2023
Nossa aula dessa terça-feira (02/05) 01/05/2023
Textos para discussão em sala de aula: 09 de maio 03/04/2023
Textos para discussão em sala de aula: 02 de maio 03/04/2023
Terça-Feira (04/04): aula presencial e textos para discussão e produção de resumo 03/04/2023
Terça-Feira (28/03): aula presencial e textos para discussão e produção de resumo 27/03/2023
Sequência da discussão dos textos de Caio Prado Júnior 21/03/2023
Terça-feira (21/03): aula remota! 20/03/2023
Sobre a nossa primeira aula e a produção dos resumos dos textos discutidos em sala de aula 13/03/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 27/04/2025 08:56