Metodologia: |
O curso, em sua base, será desenvolvido através de aulas expositivas do professor, acerca do tema geral e dos textos teóricos designados a cada Aula, com vistas a subsidiar o posterior trabalho de pesquisa dos alunos.
Conforme a necessidade, também integrarão as atividades didáticas do curso: - preparação prévia de resenhas e análises literárias, na forma de produções escritas; - exibição de diapositivos (slides), filmes e documentários, a fim de sistematizar os conteúdos das aulas expositivas e desenvolver os questionamentos a cada texto.
Desenvolvimento metodológico: O conjunto de Aulas previstas à disciplina prevê, como objetivo geral, o desenvolvimento de um percurso teórico, acerca dos conceitos norteadores de lugar e diferença. Prevê, outrossim, dois objetivos secundários, a partir do exame e da apropriação da bibliografia: - o exame do conceito de diferença, em suas possibilidades críticas aos Estudos Literários; - o estabelecimento das condições de possibilidade a um lugar americano, a partir da relação possível entre lugar e diferença.
Nestes termos, o percurso teórico da disciplina é tributário dos conceitos de lugar e diferença e, em decorrência, da questão posta à ideia de dizer a partir do lugar americano. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Como instrumentos de avaliação dos alunos, serão exigidos, obrigatoriamente: freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas presenciais; participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula; execução das leituras e pesquisas literárias propostas.
No tocante à frequência mínima, cabe desde já salientar que atrasos superiores a 20 (vinte) minutos, a contar do início de cada Aula, quantificarão uma ausência no período correspondente (pois cada Aula é composta de três períodos), salvo em casos devidamente justificados e comunicados ao professor, quando caberá a este, conforme cada caso, solicitar documentação comprobatória e estabelecer possíveis tarefas avaliativas complementares.
Procedimento de avaliação: Preparação de monografia
Como instrumento para atribuição de notas, a avaliação da disciplina consistirá na realização, individualmente, de uma monografia de final de disciplina, versando sobre uma questão a ser exposta pelo Professor ao longo de toda a disciplina. Cumpre ressaltar que o desenvolvimento desta monografia exige recurso à bibliografia constante no Plano de Curso sem, contudo, em hipótese alguma, se limitar a ela.
As monografias serão avaliadas: - quanto à pertinência e qualidade teórico-crítica de seu conteúdo, evidenciando as competências próprias exigidas a uma análise literária de cunho científico; - quanto à adequação do texto final e da apresentação, simultaneamente, à proposta da disciplina e à obra literária designada; - quanto à originalidade, obrigatória, do conteúdo apresentado; - quanto à fortuna crítica e a pertinência da bibliografia efetivamente utilizada na confecção do conteúdo; - quanto à correção no uso de língua portuguesa, evidenciando as competências próprias exigidas a uma análise literária de cunho científico. |
Bibliografia:
| Bibliografia básica: APPIAH, Kwame Anthony. Pendendo para o nativismo. In: Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro. Revisão da tradução de Fernando Rosa Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010, 3a. reimpressão, p. 77-110. BHABHA, Homi K. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e aprerrogativa pós-colonial. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 70-104 (Humanitas) ______________. A outra questão: o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 105-128 (Humanitas) ______________. da mímica e do homem: a ambivalência do discurso colonial. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 129-138 (Humanitas) CARPENTIER, Alejo. Consciência e identidade da América. In: A literatura do maravilhoso. Tradução de Rubia Prates Goldoni e Sérgio Molina. Comentário e hipertextos de Aimée González Bolaños. Tradução do comentário e dos hipertextos de Liliam Ramos. São Paulo: Vértice, 1987. p.35-41. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/carpentier/index.htm Acesso em 31 de maio de 2013. CLASTRES, Pierre. Do etnocídio. In: Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. Prefácio de Bento Prado Jr. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 81-92. CULLER, Jonathan. Escrita e logocentrismo. In: Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Tradução de Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997, p. 104-127. ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 133-168. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html GILROY, Paul. Senhores, senhoras, escravos e as antinomias da modernidade. In: O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-asiáticos, 2001, p. 101-156. GLISSANT, Édouard. O escritor e o sopro do lugar. In: Introdução a uma poética da Diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: UFJF, 2005. ________________. O Mesmo e o Diverso. Tradução de Normelia Parise. Comentário de Graciela Ortiz. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/index.htm>. Último acesso em 11 de setembro de 2013. HALL, Stuart. Que "negro" é esse na clutura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger e Sayonara Amaral. Belo Horizonte: Editora da UFMG/UNESCO, 2003, p. 335-349 (Humanitas) __________. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46. __________. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 47-65. LEZAMA LIMA, José. Sumas críticas do americano. Tradução, comentários e notas de Irlemar Chiampi. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/lezama/index.htm#_ftnref23>. Último acesso em 11 de setembro de 2013. SAID, Edward W. Existem dois lados. In: Cultura e imperialismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 245-266. SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 19-47. WALSH, Catherine. Interculturalidad, multiculturalismo y diferencia colonial. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 41-48. ______________. Pensamiento fronterizo y/o posicionamiento crítico fronterizo. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 55-64.
Bibliografia complementar:
Bibliografia suplementar: BHABHA, Homi K.. The location of culture. London: Routledge, 1994. CULLER, Jonathan. Writing and logocentrism. In: On deconstruction: theory and criticism after structuralism. New York: Cornell University, 1982, p. 89-110. GLISSANT, Édouard. L'écrivain et le souffle du lieu. In: Introduction à une poétique du Divers. Paris: Gallimard, 1996, p. 129-144. |