ANTÔNIO FERREIRA ROCHA JUNIOR

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

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antônio ferreira rocha junior

MDE - DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

PPGL016 - TÓPICOS EM TEORIA LITERÁRIA II - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Aula-zero: problema de pesquisa (14/08/2019 - 14/08/2019)

Aula inicial: formulação do problema de pesquisa
- formulação do problema de pesquisa;
- apresentação do calendário de leituras.

Leitura básica:
CORTAZAR, Julio. Los reyes.

Leituras complementares:
BORGES, Jorge Luis. La casa de Asterión. El Aleph. Madrid: Alianza Editorial, 1998, p. 26-28.

   Julio Cortázar - Los reyes 
Aulas 2 e 3 : relação sujeito-objeto em Teoria Literária (04/09/2019 - 18/09/2019)

Aula 2 (04 de setembro)

Leitura básica:

 RETAMAR, Roberto Fernández. Una pregunta. Para la historia de Caliban. Todo Caliban.

 

Aula 3 (18 de setembro)

Leitura básica:

CÉSAIRE, Aimé. Une tempête/Una tempestad (Ato 1, Cena 2).

 

Leituras complementares:

FOUCAULT, Michel. IV. A articulação. As palavras e as coisas.

HALL, Stuart. Onde está o "sujeito"?

  Roberto Fernández Retamar - Todo Caliban 
Exclusivamente as duas primeiras seções, "Una pregunta" e "Para la historia de Caliban".
  Aimé Césaire - Une tempête 
Exclusivamente, Ato 1, Cena 2
  Michel Foucault - As palavras e as coisas 
Exclusivamente o capítulo 4, seção 4 (eventualmente, o conjunto do capítulo 4).
  Stuart Hall - Cultura e representação 
Leitura complementar: capítulo 5, parte 1, páginas 98 a 108.
Aulas 4 a 6: a teoria ocidental, em Na casa de meu pai; e em O local da cultura (25/09/2019 - 16/10/2019)

Aula 4 (25 de setembro):

Referências básicas:

BHABHA, Homi K. O compromisso com a teoria (apenas a parte II). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998, p. 59-69 (Humanitas).

 

BHABHA, Homi K. A diferença cultural. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998, p. 227-231 (Humanitas).

 

Aulas 5 e 6 (09 e 16 de outubro):

Referência básica:

APPIAH, Kwame Anthony. Prefácio. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro; revisão da tradução de Fernando Rosa Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, p. 9-15.

APPIAH, Kwame Anthony. Pendendo para o nativismo. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro; revisão da tradução de Fernando Rosa Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, p. 77-110.

  O local da cultura 
Texto básico à Aula 4.
Aulas 7 a 9: a teoria ocidental, em Édouard Glissant (23/10/2019 - 06/11/2019)

Referência básica:

GLISSANT, Édouard. Cultura e identidade. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005, p. 71-ss.

 

Referências complementares:

HALL, Stuart. Introducción: ¿quién necesita "identidad"? Cuestiones de identidad cultural / compilado por Stuart Hall y Paul du Gay. Buenos Aires: Amorrutu, 2003, 1a. edição, p. 13-ss. (Comunicación, cltura y medios)

RESTREPO, Eduardo. Sujeto e identidad. Stuart Hall desde el sur : legados y apropiaciones / Aymará Barés... [et.al.]; coordinado por Eduardo Restrepo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2014, 1a. edición, p. 97-117.
E-Book.

  Introdução: rizoma 
Texto complementar à Aula 9: em diálogo ao capítulo 3 da obra de Glissant, comentada em Aula.
Aulas 10 e 11: a teoria ocidental, em um marco de pensamento negro americano (27/11/2019 - 04/12/2019)

Aula 10

Referência básica:

HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de . São Paulo: Boitempo, 2019, p. 401-ss.

 

Referências complementares:

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Soc. estado., Brasília,  v. 31, n. 1, p. 99-127,  Apr. 2016. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100099&lng=en&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922016000100006.

CURIEL, Ochy. Identidades esencialistas o construcción de identdades políticas: el dilema de las feministas negras
. Otras Miradas, vol. 2, núm. 2, diciembre, 2002, pp. 96-113, Universidad de los Andes, Mérida, Venezuela.

 

Aula 11

Referências básicas:

hooks, bell. Comendo o outro: desejo e resistência. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges; revisão técnica de Rosane Borges. São Paulo: Elefante, 2019, p. 64-95.

MIÑOSO, Yuderkys Espinosa. Etnocentrismo y colonialidad en los feminismos latinoamericanos: complicidades y consolidación de las hegemonías feministas en el espacio transnacional. In: MIÑOSO, Yuderkis Espinosa; CORREAL, Diana Gómez; MUÑOZ, Karina Ochoa. Tejiendo de otro modo. Feminismo, epistemología y apuestas descoloniales en Abya Yala. Yuderkys Espinosa Miñoso, Diana Gómez Correal, Karina Ochoa Muñoz (editoras). Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014, p. 309-323.

Aula 12: encerramento: relação sujeito-objeto em Teoria Literária, após tudo (11/12/2019 - 11/12/2019)

Relação sujeito-objeto em Teoria Literária, após tudo.

 

Referência básica:

NASCIMENTO, Beatriz. Literatura e identidade. Todas (as) distâncias: poemas, ensaios e aforismos de Beatriz Nacimento / organizado por Alex Ratts e Bethânia Gomes; ilustrado por Iléa Ferrraz e revisado por José Henrique de Freitas Santos. Salvador: Editora Ogum's Toques Negros, 2015, p. 112-116.

 

Referências complementares:

hooks, bell. Negritude pós-moderna. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Tradução de Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019, p. 70-85.

SOUZA, Lívia Natália de. Uma reflexão sobre os discursos menores ou a escrevivência como narrativa subalterna. Revista Crioula, n. 21, p. 25-43, 30 jun. 2018.Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/146551>.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
14 04 18 25 09 16 06 13 20 27 04 11
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
7 2019100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2019100**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
2 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2019100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
4 2019100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 2019100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
6 2019100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
7 2019101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
8 2019100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
9 2019100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A presente disciplina, com carga horária prevista de 45 horas-aula, propõe um compte rendu do atual estado das investigações do Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome, desenvolvido no PPGEL/UFPI sob a coordenação do docente minstrante desta disciplina.

Contudo, de modo a contribuir à formação de um público discente mais amplo, as discussões propostas, na senda do que se poderia denominar uma epistemologia da ciência literária, desenvolverão um estudo centrado na imagem norteadora do mar como cemitério de dois mundos (a saber, África subsaariana e Américas negras). Em torno do mar, as discussões da disciplina buscarão, em linhas gerais, avançar em uma compreensão do que poderíamos caracterizar como pensamento negro americano, em uma dupla dimensão de ficcionalidade (literaturas negras americanas) e de ensaio (pensamento negro americano), de tal modo que, como corolário ao final da disciplina, o estudo desta perspectiva ofereça prolegômenos à formulação de problemas modelares de pesquisa em Teoria Literária (KUHN, 1995).

A presente proposta parte de um problema de pesquisa, inicialmente assim formulado: em que a noção de violência epistêmica (inicialmente: BELASTEGUIGOITIA, 2001; MIÑOSO, 2014; MENESES, 2008), desde um corpus de pensamento negro americano, poderia propor novos problemas modelares a uma Teoria Literária, no atual estado do campo, no Brasil?

Com vistas a estudá-lo, esta disciplina tem, como objetivo central, construir uma apropriação de pensamento negro americano como base a uma discussão da relação entre sujeito e objeto, no escopo de uma Teoria Literária de corte ocidental (BHABHA, 1998; APPIAH, 1999); isso implicará, no conjunto de debates ao longo da disciplina, a proposição de uma noção de sujeito cognoscente afim às regras do jogo em Teoria Literária, no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil.

Objetivos específicos da disciplina:
- questionar, de modo introdutório, a relação sujeito-objeto no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil;
- investigar a relação entre um corpus de pensamento negro americano (e, notadamente, pensamento negro feminino americano) e a noção de sul epistemológico.


Hipóteses norteadoras da disciplina:
- mostra-se possível compreender a violência epistêmica como noção norteadora ao tratamento da diferença, isto é, como instrumento na base da relação sujeito-objeto, no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil.
- mostrar-se-ia possível, após as discussões empreendidas, enunciar condições de possibilidade a um exame crítico da relação sujeito-objeto, em Teoria Literária, no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil.
- o exame crítico, nas condições supracitadas, ofereceria uma contribuição relevante aos arcabouços teóricos dos respectivos pré-projetos de mestrado e anteprojetos de doutorado das(os) discentes participantes da disciplina.


Metodologia: ao longo das aulas expositivas, exigir-se-á leitura, fichamento e preparação prévios do(s) texto(s)-base de cada Aula. Cumpre ressaltar que as leituras empreendidas, tão exaustivas quanto possível, buscarão se apropriar de um referencial teórico para pensar a diferença desde nosso lugar americano.

Como ponto adicional da metodologia, cumpre salientar que o corpo das discussões, acerca do problema norteador da relação sujeito-objeto em Teoria Literária, buscará, constantemente, instigar cada discente participante a questionar a referida relação no interior de seu respectivo problema de pesquisa, de modo a construir condições de aprimoramento de seu [futuro] pré-projeto de mestrado ou anteprojeto de doutorado, a ser defendido em cerimônia realizada posteriormente à disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A fim de cumprir as 45 (quarena e cinco) horas-aula estabelecidas, esta disciplina contará com 12 (doze) Aulas de 03 (três) horas de duração, além de 02 (dois) processos avaliativos:

- uma exposição, na forma de comunicação oral, a ser realizada nas duas últimas Aulas de encerramento da disciplina;
- uma monografia de final de disciplina, a ser realizada durante a disciplina e após seu encerramento.

A exposição oral será executada individualmente exigindo, como requisito complementar à comunicação oral, um resumo de cerca de 300 palavras.
A monografia supracitada versará sobre o conteúdo da disciplina, a ser entregue em prazo posteriormente estabelecido.
Horário de atendimento:
Bibliografia: OYEWÙMÍ, Oyèrónke. Prefacio. La invención de las mujeres. Una perspectiva africana sobre los discursos occidentales del género. Presentación de Yuderkys Espinosa Miñoso. Traducción de Alejandro Montelongo González; supervisión de la traducción de Yuderkys Espinosa Miñoso y María Teresa Garzón. Bogotá: Editorial en la frontera, 2017, p. 15-26. Disponível em <http://glefas.org/download/biblioteca/Lainvenciondelasmujeres_2.pdf>, último acesso em 21 de agosto de 2018.

OYEWÙMÍ, Oyèrónke. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. Tradução para uso didático de: OYEWÙMÍ, Oyèrónké. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004, p. 1-8 por Juliana Araújo Lopes.

Podcast ?Xochitl Leyva y Yuderkys Espinosa en Contratiempo (Audio)?. Disponível em <http://glefas.org/xochitl-leyva-y-yuderkys-espinosa-en-contratiempo-audio/>, último acesso em 21 de agosto de 2018.

GLISSANT, Édouard. Introduction à une poétique du Divers. Paris: Gallimard, 1996.

GLISSANT, Édouard. El discurso antillano. La Habana: Casa de las Américas, 2010 (Col. Nuestros Países, serie Estudios)

MIÑOSO, Yuderkis Espinosa; CORREAL, Diana Gómez; MUÑOZ, Karina Ochoa. Tejiendo de otro modo. Feminismo, epistemología y apuestas descoloniales en Abya Yala. Yuderkys Espinosa Miñoso, Diana Gómez Correal, Karina Ochoa Muñoz (editoras). Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014.

MIÑOSO, Yuderkys Espinosa. ?¿Hasta dónde nos sirven las identidades? Una propuesta de repensar la identidad y nuestras políticas de identidad en los movimientos feministas y étnico raciales?. Santo Domingo, junio de 1999. Disponível em <https://ideasfem.wordpress.com/textos/k/k18/ >, último acesso em 02 maio 2017, 23:24hs.

BRAND, Dionne. A map to the door of no return : notes to belonging (excerpt). Toronto: Vintage Canada Edition, 2001. Disponible en: <http://bcrw.barnard.edu/wp-content/uploads/2015/10/Brand-A-Map-to-the-Door-of-No-Return-Excerpt.pdf >.

BOYCE DAVIES, Carole. Mulheres caribenhas escrevem a migração e a diáspora. Revista Estudos Feministas [en linea] 2010, 18 (Septiembre-Diciembre) : [Fecha de consulta: 23 de enero de 2019] Disponible en: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=38118773007 >. ISSN 0104-026X.

BHABHA, Homi K. O compromisso com a teoria. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 43-69 (Coleção Humanitas).

MBEMBE, Achille. Introdução: o devir-negro do mundo. Crítica da razão negra. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2014, p. 9-24.

MARTÍN ALCOFF, Linda. Uma epistemologia para a próxima revolução. Sociedade e Estado [en linea] 2016, 31 (Enero-Abril) : [Fecha de consulta: 22 de noviembre de 2018]. Tradução: Cristina Patriota de Moura. Disponible en: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339945647007>. ISSN 0102-6992.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina G. Almeida, Marcos P. Feitosa, André P. Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2019
14/08/2019
Aula-zero: problema de pesquisa
04/09/2019
18/09/2019
Aulas 2 e 3 : relação sujeito-objeto em Teoria Literária
25/09/2019
16/10/2019
Aulas 4 a 6: a teoria ocidental, em Na casa de meu pai; e em O local da cultura
23/10/2019
06/11/2019
Aulas 7 a 9: a teoria ocidental, em Édouard Glissant
27/11/2019
04/12/2019
Aulas 10 e 11: a teoria ocidental, em um marco de pensamento negro americano
11/12/2019
11/12/2019
Aula 12: encerramento: relação sujeito-objeto em Teoria Literária, após tudo
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas 10 a 12: datas 08/11/2019
Aula 7 (23.10.19): início às 15 horas 23/10/2019
Aula 5 (09.10.19): início às 15 horas 09/10/2019
participação docente em evento acadêmico 09/09/2019
Balada Literária 28/08/2019
participação docente em evento acadêmico 20/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 28/04/2025 18:34