Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas e dialogadas, com foco na apresentação e discussões do conteúdo proposto a fim de que os alunos compreendam e progridam continuamente para a aplicação das ideias. Promoção do protagonismo e autoconstrução do conhecimento a partir de atividades baseada na resolução de problemas, podendo utilizar estudos de casos. Aplicação de Listas de Atividade para os alunos resolverem em horários diferentes das aulas. A efetivação da proposta se dará por meio da utilização de livro texto, data show, computador, lista de atividades, notas de aulas, quadro, pincel e apagador. Ademais, ao final da disciplina os alunos deverão estar aptos para continuação dos estudos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação será continua considerando os seguintes critérios (Resolução CEPEX Nº177/2012): <br />1 - Frequência mínima de 75% da carga horária (Art. 111, § 1º);<br />2 Nota média parcial igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações parciais (Art. 111, § 1º);<br />3 Participação/interação em sala e nas atividades propostas, responsabilidade, pontualidade, assiduidade e qualidade nos trabalhos produzidos. <br />4 Os alunos que obtiverem a média final maior ou igual que 4,0 (quatro) e menor que 7,0 serão submetidos ao exame final. No exame final, serão aprovados os discentes que tiverem nota maior ou igual que 6,0 (seis) ( Art. 111, § 2º; Art. 116);<br />5 As 1ª, 2ª e 3ª notas parciais serão compostas por exame avaliativo individual acrescidos de uma lista de atividades para cada uma;<br />6 Cada exame e a respectiva lista de questões corresponderá a sua respectiva unidade conforme conteúdo programático. <br />7 Cada exame terá peso 0,8 e as listas, terão peso 0,2. <br /> |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| CHIANG, A. C.; WAINWRIGHT, K. Matemática para Economistas. 4 ed. São Paulo: Elsevier, 2006. <br />GOLDSTEIN, L. Matemática Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. 12 ed. São Paulo: Bookman, 2012. <br />HUGHES-HALLET, D. Cálculo Aplicado. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. <br />COMPLEMENTAR:<br /> BARROS, L. E. W. B. Cálculo: um estudo de suas aplicações às áreas financeira e econômica. Dissertação (Mestrado) UFPB/CCEN, João Pessoa, 2013. <br /> GUERRA, F. Matemática para administradores. 3. ed. - Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2014.<br /> ROCHA, M. R.; VIEIRA, F. P. Aplicação de derivadas à Economia, Administração e Ciências Contábeis. IV Congresso Estadual de Iniciação Científica do IF Goiano, 2015.<br /> SILVA, A. A. Matemática à Administração, Ciências Contábeis e Economia. Universidade Federal da Paraíba/ Departamento de Matemática (Notas de aulas). <br /> SILVEIRA, J. J. Economia Matemática I. 4. impri. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2014.<br /> VILCHES, M. A. Cálculo para Economia e Administração: Volume I. Departamento de Análise - IME/ UERJ, 2018.<br />HOFFMANN, L. D. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. - 2ª ed. - Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 1990. <br />STEWART, J. Cálculo, Vol. 1, 7ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013<br /> |