ANTÔNIO FERREIRA ROCHA JUNIOR

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

Ir ao Menu Principal

antônio ferreira rocha junior

MDE - DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

CMR0268 - TCC I - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/01/2023 - 03/02/2023)

 

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/cem-santa-rita-promove-mais-uma-edicao-do-projeto-xadrez-humano/42jn4ec60wjb

 

Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina “Planejamento e organização do trabalho

pedagógico do ensino de jogos”. É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria salientar que estamos nos?

organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de

formação de cada um de vocês.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Neste propósito, trataremos sobre os Fundamentos do jogo, do brinquedo e da brincadeira sob o enfoque dos processos de construção, organização e sistematização do trabalho pedagógico na atividade docente numa perspectiva analítica, crítica e reflexiva
das abordagens sociais e históricas das tendências e teorias educacionais. Analisaremos aspectos sobre o planejamento pedagógico e práticas avaliativas no ensino
do jogo.
Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): Janete de Páscoa Rodrigues 

 

 

Saudações, com vocês a Prof.* Dr. Janete de Páscoa Rodrigues!

Possui graduação em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (1992); mestrado em ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Ciências da comunicação — processos midiáticos pela Unisinos/RS (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física escolar, formação docente, mídia,corpo, dança e ginástica.

Saiba mais no Currículo Lattes: https:/attes.cnpq.br/3105000182702070

 

 

   PLANO_DISCIP_ENS XADREZ FORMAÇÃO P O MUNDO do TRABALHO -.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/01/2023 - 03/02/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 16/01/2023 às 00:00 a 24/01/2023 às 00:00
UNIDADE I (13/01/2023 - 03/02/2023)

https://br.pinterest.com/pin/709668853781284244/

Conhecimentos sobre os fundamentos do jogo do brinquedo e da brincadeira.


Organização e sistematização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e de
aprendizagem sob uma abordagem critica e reflexiva das tendências e teorias educacionais.

Conhecer e compreender sobre os fundamentos do jogo do brinquedo e da brincadeira e sua importância no processo educativo;

Elaborar, organizar e sistematizar atividades pedagógicas nos processos de ensino e de aprendizagem do jogo, do brinquedo e das brincadeiras, considerando tendências e teorias educacionais atuais.

https://www.youtube.com/watch?v=tmdMyF1MNqg

 

https://www.youtube.com/watch?v=G7RINLDo-W8

 

https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/a-importancia-dos-jogos-e-brincadeiras-no-processo-ensino-aprendizagem-na-educacao-infantil.pdf

 

KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez; 14ª Ed, 2017)

ALVES, F.D. S, Jogo e a Educação na Infância, muito prazer em aprender. Curitiba Ed. CPV 2011 CANDAU. Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 4ª Ed. Ed Vozes. Petrópolis, 1988.

 Que os brinquedos e as jogos que, em épocas remotas, eram utilizados em cultos e rituais religiosos e que integravam os lavas coletivos da comunidade passaram par transforrriagoes e tornaram-se aioes do universe infantil entre as séculos XV e XVII1.

Aa finalizar esta unidade, vocé devera ter adquirido conhecimentos acerca das teorias dos jogos, bem como das contribuiçes das atividades ludicas aplicadas por meio dos brinquedos e das brincadeiras no processo educacional de alunos da educação basica.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/01/2023 às 08:00 a 31/01/2023 às 23:59
    
Inicia em 23/02/2023 às 8h 0 e finaliza em 28/02/2023 às 23h 59
   Jogos, brincadeiras e ludicidade
Período de Habilitação: 17/01/2023 às 10:00 a 03/02/2023 às 23:59
UNIDADE II (13/01/2023 - 03/02/2023)

https://blog.softwaregeo.com.br/planejamento-escolar-3/

Planejamento, pratica pedagdgica e avaliagâo educativa do xadrez coma jogo. metodologias ativas no ensina do joga do xadrez.

Elaborar pianos de ensino de jogo de Xadrez com base em prâticas lddicas. considerando as vertentes pedagogicas contemparâneas estudadas nesta unidade.

 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_artigo_maria_lucia_dos_santos.pdf

https://revistas.ufg.br/rir/article/download/20404/19169/159241

https://www.youtube.com/watch?v=kY62L0lEIzM

 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Paulo: libertad editora, 2015.

 PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães; ZINGONI, Patrícia (Colab.); MARCELLINO, Nelson Carvalho (Colab.). Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. 3 ed. Campinas (SP): Papirus, 2010.

SOUZA, A. E.; MORGADO, R. B. C. F.; PRETO, V. E. M.; RAUCH, R. B. Metodologias Ativas de

Aprendizagem no Ensino Superior de Tecnologia. EDUCERE – Congresso Nacional de Educação V. 2015, Curitiba. Anais... [S.l.: s.n.], 2015. 17 p.

Vocé sabe a diferença enlre plano de ensino de plano de aula?

 Plano de ensino é o registra do planejamento das macro ag0es pedagégicas a serem executadas numa disciplina curricular em um determinado periodo letivo. Ele arienta a trabalho docente, é com base no plano de ensino que o professor prepara suas aulas.

Plano de aula é o roteiro de cada encontro. Els explicita o que sâo os abjetivos da aula, como serâo atingidos e em quanto tempo. Funciana como uma guia que orienta a professor sabre seus abjetivos

 

Aa finalizar a unidade II, vocé deverâ ter adquirido competéncias para desenvolver planejamentas e elaborar planos de ensino a luz das teorias e correntes pedagogicas contemporâneas da educação.

    
Inicia em 23/02/2023 às 8h 0 e finaliza em 28/02/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (13/01/2023 - 03/02/2023)
    
Inicia em 23/02/2023 às 0h 0 e finaliza em 28/02/2023 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REGIMENTO DO TCC (29/09/2023 - 16/02/2024)
AULA 1 - ABNT (29/09/2023 - 16/02/2024)
AULA 2 - PROJETOS DE PESQUISA (29/09/2023 - 16/02/2024)
CRONOGRAMA E DIVISÃO DE GRUPOS (29/09/2023 - 16/02/2024)
AULA - ETICA NA PESQUISA (29/09/2023 - 16/02/2024)

As informações para a confecção da atividade da proxima sexta estão no ultimo slide!

MODELO DE REFERENCIAL TEÓRICO ESCRITO (29/09/2023 - 16/02/2024)

Pessoal, segue o modelo de referencial teórico escrito. Aqui já vai ajudar vocês para a escerita do pré-projeto final. Esse modelo trata-se de um tcc defendido, por isso são muitas páginas de ferencial teórico, não precisa criarem algo desse tamanho.

MODELO DE REFERENCIAL E OBJETIVOS EM APRESENTAÇÃO (29/09/2023 - 16/02/2024)

Percebam que durante a apresentação de vocês o referencial pode vir como uma introdução. Mas na parte escrita, referencial e introdução diferem quanto ao aprofundamento. Como estamos trabalhando a apresentação vocês podem utilizar qualquer um dos dois termos "referencial teórico" ou " introdução. 

Não precisa seguir o modelo exatamente como está. A ideia é que vocês entendam como estruturar o referencial para a apresentação, percebam a cronologia dos fatos e como eles são associados.

PLAGIO E GERENCIADORES DE REFERENCIAS (29/09/2023 - 16/02/2024)
OPERADORES BOOLEANOS E BASES CIENTÍFICAS (29/09/2023 - 16/02/2024)
  AULA 5- BASES CIENTÍFICAS E OPERADORES BOOLEANOS.pdf 
PREZADOS, AO FINAL DESTE SLIDE ENCONTRAM-SE AS INFORMAÇÕES QUE DEVEM SER CONSIDERADAS NA CONSTRUÇÃO DA PRÓXIMA ATIVIDADE RELATIVO A METODOLOGIA E RESULTADOS ESPERADOS.
ORIENTAÇÕES PARA PRÉ-PROJETO (29/09/2023 - 16/02/2024)
  ORIENTAÇÕES PARA PRÉ-PROJETO.pdf 
Prezados, Em anexo seguem as orientações para a confecção do pré-projeto escrito. O arquivo deve ser entregue até as 23:59 do dia 09/02 no e-mail: andrefernandes@ufdpar.edu.br Qualquer dúvida podem me contactar
DISCUSSAO DO PRE PROJETO (29/09/2023 - 16/02/2024)
ENTREGA DO PRE PROJETO (29/09/2023 - 16/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
29 06 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 02 09 16
1 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 9,2 9,3 9,4 9.3 0 AM
2 2021901**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
3 2019905**** 8,8 8,2 8,3 8.4 0 AM
4 2019905**** 8,8 8,2 8,3 8.4 0 AM
5 2021900**** 9,2 9,3 9,4 9.3 0 AM
6 2021900**** 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
7 2021900**** 9,4 9,8 9,3 9.5 0 AM
8 2020905**** 9,4 9,4 9,5 9.4 0 AM
9 2020902**** 9,0 9,0 8,0 8.7 0 AM
10 2020907**** 8,9 8,9 8,0 8.6 0 AM
11 2021900**** 9,2 9,3 9,0 9.2 0 AM
12 2021902**** 9,0 8,3 7,5 8.3 0 AM
13 2021902**** 9,1 9,0 8,7 8.9 0 AM
14 2021901**** 9,0 9,2 8,5 8.9 0 AM
15 2021901**** 8,9 9,3 9,3 9.2 0 AM
16 2019902**** 8,4 8,3 7,5 8.1 0 AM
17 2021901**** 8,2 8,7 8,5 8.5 0 AM
18 2020907**** 8,9 8,3 8,3 8.5 0 AM
19 2021900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
20 2020906**** 9,4 9,4 9,5 9.4 0 AM
21 2021901**** 9,1 9,3 9,0 9.1 0 AM
22 2021902**** 9,1 9,0 9,0 9.0 0 AM
23 2021902**** 9,4 9,8 9,3 9.5 0 AM
24 2021900**** 9,2 0,0 0,0 3.1 0 RN
25 2021900**** 9,5 9,8 10,0 9.8 0 AM
26 2021901**** 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
27 2021901**** 9,5 9,8 10,0 9.8 0 AM
28 2021901**** 9,0 9,2 8,5 8.9 0 AM
29 2020902**** 8,9 8,9 8,0 8.6 0 AM
30 2021901**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Recursos teóricos e práticos para a efetiva redação e apresentação da monografia de conclusão do curso.
Objetivos: Apresentar aos alunos o método científico e as normalizaçoes vigentes para a elaboraçao da monografia de conclusao do curso, a fim de que se tornem capazes de formular hipóteses para resoluçao de problemas relacionados aos seus campos de pesquisa, e de confeccionar e pré-projeto relacionado ao tema de escolha.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas teóricas serão expositivas e dialogadas desenvolvidas por meio de aulas presenciais, com apresentação e discussão do conteúdo programático de modo contextualizado e exemplificado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação virtual em aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos;<br />- A avaliação quantitativa ocorrerá por meio de atividades individuais/em grupo, abrangendo os principais conceitos apresentados acerca do referido conteúdo programático;<br />- Ao final da disciplina, três notas serão registradas e o aluno deverá alcançar a média final >= 7,0 (sete) para ser aprovado. Aquele que não obtiver a média final será submetido ao exame final, caso tenha obtido média >= 4,0 (quatro). Será aprovado com o exame final o aluno que obtiver média >= 6,0 (seis).<br />
Horário de atendimento: segunda a sexta - 8:00 as 17:00 horas
Bibliografia: BÁSICA:<br />CRUZ, G; RIBEIRO, U. Metodologia Científica: Teoria e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro, Axcel Books, 2004. SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia.11 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.<br />SILVA, A.L.R. Monografia Fácil: ferramentas e exercícios. 2. ed. São Paulo: DVS, 2004. www.abnt.org.br<br />https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/institucional/paginas/CONCEA/concea.html<br /><br />COMPLEMENTAR:<br />ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.<br />DEMO, P. Metodologia cientifica em ciências sociais. 3. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Atlas, 1995 l6. ECO, U. Como se faz uma tese. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2020. LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/09/2023
16/02/2024
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REGIMENTO DO TCC
29/09/2023
16/02/2024
AULA 1 - ABNT
29/09/2023
16/02/2024
AULA 2 - PROJETOS DE PESQUISA
29/09/2023
16/02/2024
CRONOGRAMA E DIVISÃO DE GRUPOS
29/09/2023
16/02/2024
AULA - ETICA NA PESQUISA
29/09/2023
16/02/2024
MODELO DE REFERENCIAL TEÓRICO ESCRITO
29/09/2023
16/02/2024
MODELO DE REFERENCIAL E OBJETIVOS EM APRESENTAÇÃO
29/09/2023
16/02/2024
PLAGIO E GERENCIADORES DE REFERENCIAS
29/09/2023
16/02/2024
OPERADORES BOOLEANOS E BASES CIENTÍFICAS
29/09/2023
16/02/2024
ORIENTAÇÕES PARA PRÉ-PROJETO
29/09/2023
16/02/2024
DISCUSSAO DO PRE PROJETO
29/09/2023
16/02/2024
ENTREGA DO PRE PROJETO
Avaliações
Data Descrição
24/11/2023 1ª Avaliação
08/12/2023 2ª Avaliação
09/02/2024 3ª Avaliação
16/02/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TERCEIRA NOTA 17/02/2024
APRESENTAÇÕES 26/01 25/01/2024
APRESENTAÇÕES DIA 19/01 17/01/2024
AULA 08/12 E 1ª NOTA 06/12/2023
AULA 17/11 16/11/2023
AULA 27/10 26/10/2023
PONTO FACULTATIVO 10/10/2023
INÍCIO DAS AULAS 24/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 28/04/2025 18:34