| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação:<br />Obedecerá as normas que compõem o Regime Didático-Científico da UFPI. Dentro desse quadro, buscar-se-á valorizar a reflexão crítica, a criatividade, o trabalho sistemático e a pertinência teórica presente na produção apresentada pelo aluno. A avaliação será composta da seguinte forma:<br />1. Seminário: 3,0 (três pontos)<br />2. Resenha: 2,0 (dois pontos)<br />3. Ensaio Monográfico Individual: 5,0 (cinco pontos)<br /><br />Bibliografia:<br />BRÜSEKE, F. J. A técnica e os riscos da modernidade. Florianópolis, Editora da UFSC, 2001.<br />DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. 3ª ed. São Paulo, Hucitec, USP, 2000.<br />JAMIESON, Dale. Ética e meio-ambiente: uma introdução. São Paulo: Editora SENAC, 2010.<br />JONAS, Hans. El principio responsabilidad. Ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Barcelona, Herder, 1995.<br />_____. O princípio vida. São Paulo, Vozes, 2005.<br />_____. Une éthique pour la nature. Paris, Desclée des Brouwer, 2000.<br />_____. Técnica, Medicina y Ética - la práctica del principio de responsabilidad. Buenos Aires: Paidós Ibérica, 1997.<br />_____. Une Éthique de la Nature. Édité par Wolfgang Schneider. Paris, Desclée de Brouwer, 2000.<br />LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2ª ed. Petrópolis, Vozes, 2001.<br />MacINTYRE, Alasdair. After Virtue. [1981] 2nd ed. London, Duckworth, 1985. <br />_____. Whose Justice? Which Rationality? Notre Dame: University of Notre Dame Press, 1988. <br />OLIVEIRA, Manfredo A. de (org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis, Vozes. 2000.<br />PELIZZOLI, M. L. Correntes da Ética Ambiental. Petrópolis, Vozes, 2002.<br />RAMOS, R. J. Justicia social y justicia ecológica, en cultura, ética y religion frente al desafio ecológico. Montevideo, CIFPE, 1999.<br />RUSS, J. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo, Paulus, 1999.<br /> |