-

PPGCA099 - DIDÁTICA ESPECIAL - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Os fundamentos da Didática no trabalho docente (17/06/2013 - 17/06/2013)
A docência no Ensino Superior. (19/06/2013 - 19/06/2013)
Paradigmas da Educação no Ensino Superior. (24/06/2013 - 24/06/2013)
Paradigmas Conservadores. (26/06/2013 - 26/06/2013)
Paradigmas Inovadores. (01/07/2013 - 01/07/2013)
Realização de Seminário - Paradigmas Conservadores (03/07/2013 - 03/07/2013)
Realização de Seminário - Paradigmas Inovadores. (08/07/2013 - 08/07/2013)
Os Níveis de Planejamento Didático. (10/07/2013 - 10/07/2013)
Formulação de Objetivos de Ensino. (15/07/2013 - 15/07/2013)
Os Concteúdos de Ensino. Seleção de Conteúdos de Ensino. (17/07/2013 - 17/07/2013)
Estratégias de Ensino aprendizagem. (22/07/2013 - 22/07/2013)
Recursos Didáticos e Tecnológicos. (24/07/2013 - 24/07/2013)
A importânica da Avaliação da Aprendizagem. (29/07/2013 - 29/07/2013)
Modalidades e funções da avaliação da aprendizagem. (31/07/2013 - 31/07/2013)
Elaboração dos planos de disciplina de aula. (05/08/2013 - 05/08/2013)
Elaboração dos planos de disciplina e plano de aula. (07/08/2013 - 07/08/2013)
Elaboração dos planos de disciplina e plano de aula. (12/08/2013 - 12/08/2013)
Avaliação da disciplina. (14/08/2013 - 14/08/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO Total
17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 05 07 12 14
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 10,0 10.0 0 AM
2 201310**** 10,0 10.0 0 AM
3 201310**** 10,0 10.0 0 AM
4 201310**** 10,0 10.0 0 AM
5 201310**** 10,0 10.0 0 AM
6 201310**** 10,0 10.0 0 AM
7 201310**** 10,0 10.0 0 AM
8 201310**** 10,0 10.0 0 AM
9 201310**** 10,0 10.0 0 AM
10 201310**** 10,0 10.0 0 AM
11 201310**** 10,0 10.0 0 AM
12 201310**** 10,0 10.0 0 AM
13 201310**** 10,0 10.0 0 AM
14 201310**** 10,0 10.0 0 AM
15 201210**** 10,0 10.0 0 AM
16 201210**** 10,0 10.0 0 AM
17 201310**** 10,0 10.0 0 AM
18 201310**** 10,0 10.0 0 AM
19 201310**** 10,0 10.0 0 AM
20 201310**** 10,0 10.0 0 AM
21 201310**** 10,0 10.0 0 AM
22 201310**** 10,0 10.0 0 AM
23 201310**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Capacitar o professor a tomada de decisões básicas em relação à proposta pedagógica que fundamenta a conclusão do processo de ensino, a partir da reflexão crítica da prática pedagógica na busca de critérios para a escolha da orientação metodológica, da relação professor/aluno, de objetivos e conteúdos, do sistema de avaliação na perspectiva de construção de uma proposta didática alternativa
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas, atividades em grupo e individual, produção de textos, projeção de vídeos, apresentação de seminários, elaboração de planos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativo. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, portanto deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme a resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, sendo observados os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e auto-avaliação;
Para efeito de registro de notas:
Avaliação escrita Individual (4,0 pontos) e a presentação de seminários (6,0 pontos), perfazendo 10,0 pontos. Elaboração de planos de Ensino (10,0 pontos).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA

ABDALLA, M. F. B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2011.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CASTRO, Amelia Domingues de e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo, Pioneira, 2001.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
COMENIUS. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes. 2006.
CORDEIRO, Jaime. Didática. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. (Org.). Campinas, SP: Papirus, 1998.
GARCIA, Maria Munela Alves. A Didática no Ensino Superior. São Paulo, Papirus, 1994.
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médias, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 2013.
LIMA, M. D. F. L et al. Processos formativos reflexivos e críticos: a avaliação da aprendizagem como instrumento de inclusão. In: Pesquisa em Educação: múltiplos referenciais e sua práticas. Teresina, EDUFPI, 2012.
NOUTEL, Alcínia (Org.) Ensino Superior: sabres, Experiências, Desafios. Ideia, João Pessoa, 2012.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
______. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2 ed. Porto Alegre, 2001.
______. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.
RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2001.
RAMALHO, B. L. et. al. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.
SCARPATO, Marta. Didática na Prática: procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes e LIMA. Maria da Glória Soares Barbosa (Org.) Formação, Prática Pedagógica e pesquisa em Educação: retratos e relatos. Teresina, EDUFPI, 2011.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2005.
NÓVOA, A. Profissão professor. Porto. Porto Editora. 1991.
______. Os professores e a sua formação. Porto. Porto Editora. 1992.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. Jan/ Fev/ Mar/Abr., 2000.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/06/2013
17/06/2013
Os fundamentos da Didática no trabalho docente
19/06/2013
19/06/2013
A docência no Ensino Superior.
24/06/2013
24/06/2013
Paradigmas da Educação no Ensino Superior.
26/06/2013
26/06/2013
Paradigmas Conservadores.
01/07/2013
01/07/2013
Paradigmas Inovadores.
03/07/2013
03/07/2013
Realização de Seminário - Paradigmas Conservadores
08/07/2013
08/07/2013
Realização de Seminário - Paradigmas Inovadores.
10/07/2013
10/07/2013
Os Níveis de Planejamento Didático.
15/07/2013
15/07/2013
Formulação de Objetivos de Ensino.
17/07/2013
17/07/2013
Os Concteúdos de Ensino. Seleção de Conteúdos de Ensino.
22/07/2013
22/07/2013
Estratégias de Ensino aprendizagem.
24/07/2013
24/07/2013
Recursos Didáticos e Tecnológicos.
29/07/2013
29/07/2013
A importânica da Avaliação da Aprendizagem.
31/07/2013
31/07/2013
Modalidades e funções da avaliação da aprendizagem.
05/08/2013
05/08/2013
Elaboração dos planos de disciplina de aula.
07/08/2013
07/08/2013
Elaboração dos planos de disciplina e plano de aula.
12/08/2013
12/08/2013
Elaboração dos planos de disciplina e plano de aula.
14/08/2013
14/08/2013
Avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
14/08/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 11:24