Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativo. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, portanto deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme a resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, sendo observados os seguintes aspectos: Freqüência mínima de 75% da carga horária; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos; Qualidade dos trabalhos produzidos e auto-avaliação; Para efeito de registro de notas: Avaliação escrita Individual (4,0 pontos) e a presentação de seminários (6,0 pontos), perfazendo 10,0 pontos. Elaboração de planos de Ensino (10,0 pontos). |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA
ABDALLA, M. F. B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006. BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2011. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. CASTRO, Amelia Domingues de e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo, Pioneira, 2001. CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. COMENIUS. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes. 2006. CORDEIRO, Jaime. Didática. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. (Org.). Campinas, SP: Papirus, 1998. GARCIA, Maria Munela Alves. A Didática no Ensino Superior. São Paulo, Papirus, 1994. GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999. GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012. GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médias, 1997. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 2013. LIMA, M. D. F. L et al. Processos formativos reflexivos e críticos: a avaliação da aprendizagem como instrumento de inclusão. In: Pesquisa em Educação: múltiplos referenciais e sua práticas. Teresina, EDUFPI, 2012. NOUTEL, Alcínia (Org.) Ensino Superior: sabres, Experiências, Desafios. Ideia, João Pessoa, 2012. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. ______. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2 ed. Porto Alegre, 2001. ______. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010. RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2001. RAMALHO, B. L. et. al. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003. SCARPATO, Marta. Didática na Prática: procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes e LIMA. Maria da Glória Soares Barbosa (Org.) Formação, Prática Pedagógica e pesquisa em Educação: retratos e relatos. Teresina, EDUFPI, 2011.
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
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