Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação será desenvolvido através do acompanhamento sistemático de todo o processo de construção das atividades em sala de aula, dos trabalhos produzidos individualmente e em grupo. O sistema de avaliação adotado pela UFPI, prever assiduidade mínima de 75% de frequência nas aulas ministradas e aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete pontos) que deverá ser obtido na realização de 03 avaliações: 1ª trabalhos individuais e em grupo (estudo dirigido, fichamento, debates); 2ª pesquisa de campo; e 3ª elaboração de artigos. |
Bibliografia:
| ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. <br /><br />BIANCHETT, L; MACHADO, A. M. N. A bussola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2006.<br /><br />BOGDAN<br /><br />BRZEZINSKI, I.; ABBUD, M. L. M.; OLIVEIRA, C. C. de. (Org.). Percursos de pesquisa em educação. Ijuí: Unijuí, 2007.<br />CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.<br /><br />FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1993.<br /><br />FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.<br /><br />GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.<br /><br />HOUSSAYE, J. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.<br /><br />MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.<br /><br />OLIVEIRA, I. B. de.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.<br /><br />SÁNCHEZ GAMBOA. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, SP: Práxis, 1998.<br /><br />SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.<br /><br /><br /><br /><br /> |