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CMR0042 - MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS II - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico. (21/05/2013 - 21/05/2013)
Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação e relatórios de aulas práticas. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI/Campus Parnaíba e a relação da Disciplina de Zoologia dos Vertebrados com outras disciplinas, como Anatomia, Ecologia e Sistemática. Quadro geológico: origem e evolução da fauna de Vertebrados Terrestres e da flora associada
Origem dos Tetrapoda (24/05/2013 - 28/05/2013)
Geologia/Ecologia na origem dos Tetrapoda:. Amphibia: Introdução e classificação. A conquista do ambiente terrestre.
Amphibia (31/05/2013 - 31/05/2013)
Amphibia. Sistemática e Evolução, Sistemas e biologia dos anfíbios.
Aula Prática Amphibia (04/06/2013 - 04/06/2013)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Origem dos Amniota (07/06/2013 - 07/06/2013)
Geologia/Ecologia e clima do Paleozóico Superior e Mesozóico. Introdução aos Amniota. Reptilia: Apresentação, origens e classificação.
Reptilia I (11/06/2013 - 11/06/2013)
Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha e Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas (1a parte).
Reptilia II (14/06/2013 - 14/06/2013)
Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha e Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas (2a parte).
Reptilia III (18/06/2013 - 18/06/2013)
Reptilia: Biologia alimentar e reprodutiva.
Aula Prática Reptilia (21/06/2013 - 21/06/2013)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Primeira Avaliação Teórica (25/06/2013 - 25/06/2013)
Aplicação da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Revisão da Primeira Avaliação Teórica (28/06/2013 - 28/06/2013)
Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Aves I (02/07/2013 - 02/07/2013)
Aves: Apresentação, origem e classificação e sistemas. Origem e Evolução do vôo nas Aves. Mecânica do vôo. Geologia/Ecologia e clima do Cretáceo.
Aves II (05/07/2013 - 05/07/2013)
Estudo dirigido: Aves do Brasil.
Aula Prática Aves (09/07/2013 - 09/07/2013)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Entrega de resenha de artigo científico (atividade em equipe) via SIGAA (12/07/2013 - 19/07/2013)
Os alunos entrarão no SIGAA e postarão a resenha de artigo científico ou dissertação de mestrado ou tese de doutorado referente ao tema abordado no seminário.
Mammalia I (02/08/2013 - 02/08/2013)
Mammalia: Sistemas, Sistemática e Evolução dos Mammalia. Biologia geral.
Mammalia II (06/08/2013 - 06/08/2013)
Mammalia: Apresentação, origens e classificação Exercício dirigido: Mamíferos do Brasil.
Aula Prática Mammalia (09/08/2013 - 09/08/2013)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Entrega de resenha de artigo científico (atividade em equipe) via SIGAA (13/08/2013 - 20/08/2013)
Os alunos entrarão no SIGAA e postarão a resenha de artigo científico ou dissertação de mestrado ou tese de doutorado referente ao tema abordado no seminário.
    
Inicia em 13/08/2013 às 14h 0 e finaliza em 20/08/2013 às 16h 0
Apresentação de Seminários. (23/08/2013 - 30/08/2013)
Apresentação de Seminários pelos alunos, abordando temas trabalhados na disciplina.
Segunda Avaliação Teórica. (03/09/2013 - 03/09/2013)
Aplicação da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Revisão da Segunda Avaliação Teórica (06/09/2013 - 06/09/2013)
Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Exame Final. (10/09/2013 - 10/09/2013)
Aplicação e Correção Comentada do Exame Final, visando avaliar e revisar todos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
21 24 28 31 04 07 11 14 18 21 25 28 02 05 09 12 16 19 02 06 09 13 16 20 23 27 30 03 06 10
1 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20083**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
15 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20083**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
25 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20109**** 7,8 8,1 9,3 8.4 0 AM
2 201011**** 7,2 7,0 9,0 7.7 0 AM
3 20094**** 8,7 6,6 9,0 8.1 0 AM
4 20083**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 201011**** 7,2 7,1 9,8 8.0 0 AM
6 20094**** 7,1 6,1 9,3 7.5 0 AM
7 201010**** 8,7 8,5 10,0 9.1 0 AM
8 201010**** 8,0 8,0 9,3 8.4 0 AM
9 201011**** 7,1 7,7 9,3 8.0 0 AM
10 20083**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
11 201010**** 6,2 6,2 8,6 7.0 0 AM
12 20094**** 7,7 7,1 9,0 7.9 0 AM
13 201011**** 7,3 6,0 5,6 5.7 6.0 0 EF
14 20094**** 8,3 6,8 9,0 8.0 0 AM
15 20094**** 7,5 6,6 9,0 7.7 0 AM
16 20083**** 6,2 5,9 9,3 7.1 0 AM
17 20109**** 9,0 9,4 10,0 9.5 0 AM
18 20109**** 7,8 6,4 9,0 7.7 0 AM
19 20094**** 7,0 7,0 9,3 7.8 0 AM
20 201011**** 8,1 8,0 8,1 8.1 0 AM
21 201011**** 7,5 7,7 9,3 8.2 0 AM
22 201011**** 7,0 6,4 9,0 7.5 0 AM
23 20094**** 8,6 7,0 9,0 8.2 0 AM
24 201010**** 8,0 6,8 9,3 8.0 0 AM
25 201011**** 8,5 8,5 9,3 8.8 0 AM
26 20109**** 7,7 8,2 9,3 8.4 0 AM
27 20109**** 8,0 8,1 10,0 8.7 0 AM
28 20094**** 9,0 7,5 8,1 8.2 0 AM
29 20109**** 8,0 6,6 7,7 7.4 0 AM
30 201010**** 7,9 8,4 10,0 8.8 0 AM
31 20109**** 8,0 7,9 9,8 8.6 0 AM
32 201010**** 7,7 7,3 9,0 8.0 0 AM
33 20109**** 8,3 8,3 10,0 8.9 0 AM
34 20094**** 7,5 6,4 9,3 7.7 0 AM
35 201011**** 9,0 9,1 10,0 9.4 0 AM
36 20083**** 6,1 6,8 8,1 7.0 0 AM
37 20109**** 7,8 8,6 9,8 8.7 0 AM
38 20109**** 8,3 7,6 10,0 8.6 0 AM
39 20109**** 7,2 7,8 10,0 8.3 0 AM
40 20109**** 8,1 7,5 7,5 7.7 0 AM
41 20109**** 8,4 8,5 10,0 9.0 0 AM
42 20109**** 7,3 7,2 8,1 7.5 0 AM
43 20094**** 6,2 4,8 8,1 5.6 6.0 0 EF
44 20083**** 7,8 6,0 8,1 7.3 0 AM
45 201010**** 7,8 8,4 8,1 8.1 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Organização Biológica, evolutiva de: Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia; Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura e excreção, movimento nos Amphiabia, Reptilia, Aves e Mammalia.
Objetivos: - Conceituar e diferenciar os representantes do Filo Chordata - Diferenciar as Classes pertencentes ao filo proposto. - Compreender as diferenças morfológicas e fisiológicas desse filo. - Investigar os aspectos fisiológicos no comportamento dos diferentes grupos. - Esquematizar a classificaçao evolutiva dos grupos zoológicos. - Avaliar criticamente artigos científicos referentes aos grupos de estudo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 - EMENTA:
Organização Biológica, evolutiva de: Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia;
Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura e excreção, movimento nos Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia;

2 - JUSTIFICATIVA:
A Zoologia é a ciência que estuda a vida dos animais, desde seu surgimento como organismos simples até sua manifestação como homem consciente. Toda a fisiologia, comportamento, anatomia, adaptação e relação histórica ao meio ambiente são temas de estudo dessa Ciência, que foi dividida didaticamente no Curso de Ciências Biológicas em quatro disciplinas, sendo a presente uma delas, mais especificamente a que encerra o estudo dos vertebrados. Também se relaciona com as disciplina de Anatomia, Ecologia e Citologia, principalmente considerando o desenvolvimento histórico das estruturas orgânicas. A presente disciplina abrange assuntos como o surgimento dos Vertebrata terrestres. Considerando o perfil do acadêmico da UFPI/Campus Parnaíba, a disciplina vem de encontro com a fundamentação teórica que o Curso de Ciências Biológicas objetiva transmitir aos seus graduandos.

3 - OBJETIVOS GERAIS:
1) capacitar os alunos a caracterizar e identificar os grandes grupos zoológicos mencionados no programa;
2) apresentar aos alunos a diversidade morfológica em cada filo capacitando-os a identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos;
3) apresentar aos alunos os hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para que possam relacionar as adaptações morfológicas dos organismos;
4) apresentar aos alunos as diferentes propostas evolutivas de prováveis relações de parentesco entre os organismos, capacitando-os a emitir uma opinião embasada na morfologia comparada.

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Introdução: Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação e relatórios de aulas práticas. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI e a relação da Disciplina com outras disciplinas, como Anatomia, Ecologia e Citogenética. Quadro geológico: origem da fauna de Vertebrados e da flora associada.
2. Origem dos Tetrapoda: Apresentar aos alunos a Geologia/Ecologia na origem dos Tetrapoda:. A conquista do ambiente terrestre.
3. Amphibia: Apresentar aos alunos a Sistemática e Evolução de Amphibia: Sistemas e biologia dos anfíbios.
4. Aula prática Amphibia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Lisanphibia. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
5. Origem dos Amniota: Apresentar aos alunos a Geologia/Ecologia e clima do Paleozóico Superior e Mesozóico. Introdução aos Amniota. “Reptilia”: Apresentação, origens e classificação.
6. Aplicação e Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar o processo de ensino-aprendizagem professor/aluno. Visa a revisão dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações
7. Reptilia: Apresentar aos alunos o parafiletismo de Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha e Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas. Biologia alimentar e reprodutiva.
8. Aula prática Reptilia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Saurischia. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
9. Aves: Apresentar aos alunos a origem e classificação das Aves: Sistemas. Origem e Evolução do vôo nas Aves. Mecânica do vôo. Geologia/Ecologia e clima do Cretáceo
10. Estudo dirigido: Aves do Brasil.
11. Aula prática Aves: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Neortines. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
12. Mammalia: Apresentar aos alunos o táxon Mammalia: Origens e classificação Exercício dirigido: Mamíferos do Brasil. Sistemas. Sistemática e Evolução dos Mammalia. Biologia geral.
13. Aula prática Mammalia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de mamíferos. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
14. Seminários: Visa preparar o aluno à leitura e exposição pública de trabalhos de pesquisa na área de Vertebrados.
15. Aplicação e Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar o processo de ensino-aprendizagem professor/aluno. Visa a revisão dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações

5 - CONTEÚDO PROGRAMÀTICO:
Parte teórica: (Conteúdos conceituais e essenciais)
Rhipidistia e origem dos tetrapoda: a conquista do ambiente terrestre. Amphibia: evolução dos grupos fósseis, morfologia, biologia e diversidade dos Lissamphibia. Mammalia, Testudines, Lepidosauromorpha, Crocodilia e Aves: morfologia, biologia e diversidade da linhagem amniota. Filogenia dos Vertebrata: uma síntese. Anatomia comparada e organogênese dos diferentes sistemas dos Vertebrata: tegumento e derivados, sistemas: esquelético, muscular, digestório, respiratório, circulatório, urogenital, nervoso e sensorial.

Parte prática: (Conteúdos procedimentais, essenciais e complementares)
As aulas práticas: constarão da observação e análise de animais fixados, sendo total ou partes, preparados em lâminas, feitos sob lupa ou microscópio, no Laboratório de Zoologia do Curso de Ciências Biológicas da UFPI/Campus Parnaíba. Tal procedimento será efetuado seguindo um roteiro distribuído no início de cada aula. No final de cada aula, o aluno deverá entregar um protocolo com os desenhos (ou esquemas) os quais serão corrigidos e atribuído nota (= nota de relatório). Cada aula prática se dará ao encerramento do conteúdo teórico dos principais táxons mencionados no programa.

6 - METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora.
Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos.
Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior.
As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show, e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, e animais fixados no laboratório.

Atividades discentes:
Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática, resenhas de artigos científicos (ou dissertações ou teses) e avaliações.

7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Bibliografia Básica
HILDEBRAND, M. 2006. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu Editora, 637p.
ORR, R. T. 1986. Biologia dos Vertebrados. São Paulo: Editora Roca, 508p.
POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p.
STORER, T. I. 2003. Zoologia Geral. 6 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 816p.

Bibliografia Complementar
HICKMAN, JR.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. 11 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 846p.
ROMER, A. S; PARSONS, T. S. 1985. Anatomia Comparada dos Vertebrados. São Paulo.: Atheneu Editora.
HÖFLING, E. Chordata: Manual para um Curso Prático. São Paulo: Edusp, 242p.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de relatórios de aulas práticas e do seminário.

Média Final:
M = P1 + RA1 + P2 + RA2 + S + RP
2 2 2

Onde:
M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA1 = Primeira resenha de artigo científico; RA2 = Segunda resenha de artigo científico; RP = relatório de aula prática (aulas no laboratório); S = seminário (apresentação de artigo científico).
Horário de atendimento: segundas-feiras, 10:00h a 12:00h.
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/05/2013
21/05/2013
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico.
24/05/2013
28/05/2013
Origem dos Tetrapoda
31/05/2013
31/05/2013
Amphibia
04/06/2013
04/06/2013
Aula Prática Amphibia
07/06/2013
07/06/2013
Origem dos Amniota
11/06/2013
11/06/2013
Reptilia I
14/06/2013
14/06/2013
Reptilia II
18/06/2013
18/06/2013
Reptilia III
21/06/2013
21/06/2013
Aula Prática Reptilia
25/06/2013
25/06/2013
Primeira Avaliação Teórica
28/06/2013
28/06/2013
Revisão da Primeira Avaliação Teórica
02/07/2013
02/07/2013
Aves I
05/07/2013
05/07/2013
Aves II
09/07/2013
09/07/2013
Aula Prática Aves
12/07/2013
19/07/2013
Entrega de resenha de artigo científico (atividade em equipe) via SIGAA
02/08/2013
02/08/2013
Mammalia I
06/08/2013
06/08/2013
Mammalia II
09/08/2013
09/08/2013
Aula Prática Mammalia
13/08/2013
20/08/2013
Entrega de resenha de artigo científico (atividade em equipe) via SIGAA
23/08/2013
30/08/2013
Apresentação de Seminários.
03/09/2013
03/09/2013
Segunda Avaliação Teórica.
06/09/2013
06/09/2013
Revisão da Segunda Avaliação Teórica
10/09/2013
10/09/2013
Exame Final.
Avaliações
Data Descrição
25/06/2013 1ª Avaliação
23/08/2013 2ª Avaliação
03/09/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação Final Vertebrados II 16/09/2013
Segunda Chamada para Segunda Avaliação Vertebrados II 10/09/2013
Atividade a distância via SIGAA - envio de resenha de artigo científico 13/08/2013
Material para segunda avaliação já está disponível no SIGAA 10/08/2013
Atividade a distância via SIGAA - envio de resenha de artigo científico 23/07/2013
Prazo Final (19/07) para envio das Resenhas de Artigos Científicos 19/07/2013
Atividade a distância via SIGAA - envio de resenha de artigo científico 13/07/2013
Plano de Ensino e Portal SIGAA Vertebrados II 22/05/2013

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