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LM/PARN002 - DIDATICA DO ENSINO DA MATEMATICA - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
A construção de conceitos e Introdução ao estudo dos campos conceituas (22/02/2013 - 22/02/2013)
Discutir sobre a construção de conceitos e iniciar a discussão sobre a teoria dos campus conceituais.
discussão sobre o que é a Teoria dos campos conceituas (23/02/2013 - 23/02/2013)
discussão sobre o que é a Teoria dos campos conceituas e os principais tópicos para seu trabalho em sala de aula.
Estruturas Aditivas e Multiplicativas; Resolução de problemas (25/02/2013 - 25/02/2013)
Estudos sobre como trabalhar com as estruturas aditivas e multiplicativas através da resolução de problemas
O que são obstáculos epistemológicos e algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos (26/02/2013 - 26/02/2013)
O que são obstáculos epistemológicos e didáticos e algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos.
Modelagem Matemática como estratégia de ensino de conteúdos matemáticos e teorias das situações didáticas. (27/02/2013 - 27/02/2013)
Modelagem Matemática como estratégia de ensino de conteúdos matemáticos e teorias das situações didáticas. Articulação entre metodologia de projetos e modelagem matemática:
Relatório sobre o projeto de intervenção com modelagem (04/05/2013 - 04/05/2013)
Relatório sobre o projeto de intervenção com modelagem
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAI Total
22 23 25 26 27 04
1 20116**** 4 0 0 0 0 0 4
2 20116**** 0 0 0 0 4 0 4
3 20116**** 0 0 0 0 4 0 4
4 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0
6 20116**** 4 0 0 0 0 0 4
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0
8 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
9 20116**** 4 4 0 0 0 0 8
10 20116**** 4 0 4 0 0 0 8
11 20116**** 0 0 0 0 4 0 4
12 20116**** 0 0 0 4 0 0 4
13 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
14 20116**** 4 0 0 0 0 0 4
15 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
16 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
17 20116**** 4 0 0 0 0 0 4
18 20116**** 4 0 0 0 0 0 4
19 20116**** 0 0 0 0 4 0 4
20 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
21 20116**** 0 0 0 0 0 0 0
22 20116**** 0 0 0 0 4 0 4
23 20116**** 0 0 0 0 4 0 4
24 20116**** 0 0 0 0 0 0 0
25 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
26 20116**** 4 0 0 0 0 0 4
27 20116**** 0 0 4 0 0 0 4
28 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
29 20116**** 0 0 0 0 4 0 4
30 20116**** 0 4 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
2 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 4 AM
3 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
4 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM
5 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 0 AM
6 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM
7 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM
8 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM
9 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
10 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM
11 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 0 AM
12 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
13 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
14 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
15 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 8 AM
16 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 8 AM
17 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 4 AM
18 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 0 AM
19 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 4 AM
20 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
21 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 0 AM
22 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 4 AM
23 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM
24 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
25 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 4 AM
26 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM
27 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
28 20116**** 9,0 10,0 8,0 8,5 8.9 4 AM
29 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 4 AM
30 20116**** 9,0 8,0 10,0 8,5 8.9 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia utilizada basear-se-á na metodologia de projetos ou modelagem matemática de acordo com a escolha do professor e do aluno que irá desenvolver o projeto de extensão em sala de aula.
Será desenvolvido em etapas e com a aplicação de 3 a 5 atividades que abordaram sobre conteúdos matemáticos escolhidos pelo professor, aluno da disciplina.
Terá a duração de 20 horas distribuídas em 5 dias perfazendo um total de 2 horas por dia para execução da proposta do projeto de intervenção.
Incentivaremos a utilização de diferentes recursos tecnológicos e software de acordo com o conteúdo matemático selecionado pelo professor para realização das atividades e do curso de extensão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do curso será contínua, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento crítico–reflexivo (técnico-político) da prática docente.
A sistemática de avaliação do curso constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:

Atividades individuais
Resenhas, esquemas, observação e registro de aula no ensino e produção de relatos.
Atividades em grupo
Planejamento/execução/avaliação de seminários;
Produção de textos;

Critérios de avaliação
Assiduidade e participação nos encontros na universidade;
Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMOULOUD, S.A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? In: Veritati, n. 4, p. 73- 80, 2004.2.

BORDONI, T. C. Pedagogia de projetos: anotando para o sucesso. Caderno Amae-Pedagogia de projetos. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Out. 2000. p. 60. Edição especial.

BORDONI, T. C. Pedagogia de Projetos: passo a passo. Caderno Amae- Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Out. 2000. p. 60. Edição especial.

BOMTEMPO,L. Os alunos investigadores. Caderno Amae- Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Out. 2000. p. 60. Edição especial.

BURAK, D. Modelagem matemática e a sala de aula. I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. Paraná, 2008.

CARRAHER, T.N. (Org). Aprender Pensando. Petrópolis: Vozes, 1986.

CURCIO, F. R. Developing graph comprehension. In: National Council of Teachers of Mathematics.p5-6,1989.

LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

MACHADO, M.A.C.A. Avaliação diagnóstica. In: Caderno Amae – Avaliação. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Fev. 2000. p. 60. Edição especial.

MAIO,W. De e CHIUMMO,A. Didática da Matemática: fundamentos de matemática. Rio de Janeiro, LTC, 2012.

NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Educação Matemática: números e operações numéricas. SP: Cortez, 2009.

TEIXEIRA, M.G.A. Seis instrumentos para uma boa avaliação. Caderno Amae – Avaliação. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Fev. 2000. p. 60. Edição especial.

VERGNAUD,G. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN,J. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, L. W., SILVA, K. P. e VERTUAM, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 12 ed. Campinas: Papirus, 2005.

D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus, 1986.

KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985.

KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas – Papirus, 1984.

GERÔNIMO, J. R. ,BARROS, R. M. O., FRANCO, V. S. Geometria Euclidiana Plana: um estudo com o software Geogebra. Paraná: UEM, 2010.

MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987.

MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.

ROSA NETO, E, Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1995.

ZUNINO, D.L. de. A Matemática na Escola: aqui e agora. 2 ed., Porto alegre: Artes Médicas,1995.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/02/2013
22/02/2013
A construção de conceitos e Introdução ao estudo dos campos conceituas
23/02/2013
23/02/2013
discussão sobre o que é a Teoria dos campos conceituas
25/02/2013
25/02/2013
Estruturas Aditivas e Multiplicativas; Resolução de problemas
26/02/2013
26/02/2013
O que são obstáculos epistemológicos e algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos
27/02/2013
27/02/2013
Modelagem Matemática como estratégia de ensino de conteúdos matemáticos e teorias das situações didáticas.
04/05/2013
04/05/2013
Relatório sobre o projeto de intervenção com modelagem
Avaliações
Data Descrição
23/02/2013 1ª Avaliação
26/02/2013 2ª Avaliação
27/02/2013 3ª Avaliação
04/05/2013 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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