-

PPGEL067 - LEITURA E COGNIÇÃO - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Discussão de texto introdutório da disciplina; Discussão de texto de Marcuschi; Leitura e Cognição. (02/09/2013 - 02/09/2013)
   Plano de curso 
Organização das aulas e distribuição de tarefas
Leitura e cognição (02/09/2013 - 02/09/2013)
Apresentação da disciplina. Discussão do texto "A construção do mobiliário da mente" - Luiz Antônio Marcuschi.
Leitura comentada e teorização a partir de Marcuschi; Atividades de referenciação, inferenciação e categorização na produção de sentidos” – Marcuschi (02/09/2013 - 09/09/2013)
Estratégias cognitivas (02/09/2013 - 09/09/2013)
Leitura comentada e teorização a partir de Marcuschi; Atividades de referenciação, inferenciação e categorização na produção
Discussão do texto : Desvendando os segredos do texto; Discussão do texto de Guilherme Augusto Araújo Fernandes. (16/09/2013 - 23/09/2013)
  Material de apresentação_Seminário II 
divulgação de material
Leitura Dirigida: Leitura como processo cognitivo complexo – Nize Maria Campos Pellanda (30/09/2013 - 07/10/2013)
Discussão do texto: Conhecimento e compreensão – Frank Smith e o texto: Lendo, escrevendo e pensando (14/10/2013 - 21/10/2013)
Discussão: Lendo, escrevendo e pensando – cap. IV – Neurônios. (18/11/2013 - 25/11/2013)
Proposta para elaboração de Etapas e estratégias de leitura e compreensão para o texto - ELA de Marta Medeiros (02/12/2013 - 09/12/2013)
Fundamentação teórica e análise de material didático (propostas de leitura e interpretação de textos) texto do Prof. Luiz Antonio Marcuschi – Compreensão de textos. (Livro organizado por Ângela Paiva Dionísio, e outros). (16/12/2013 - 06/01/2014)
Apresentação e defesa dos trabalhos propostos para obtenção de nota (13/01/2014 - 20/01/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
02 09 16 23 30 07
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
4 201310**** 0 0 0 0 4 0 4
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
6 201210**** 0 0 0 0 4 4 8
7 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
8 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
9 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
10 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
11 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
12 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
13 201310**** 0 0 0 4 0 0 4
14 201210**** 0 0 0 2 2 4 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 9,0 9.0 4 AM
2 201310**** 7,5 7.5 4 AM
3 201210**** 8,5 8.5 8 AM
4 201310**** 10,0 10.0 0 AM
5 201310**** 8,5 8.5 0 AM
6 201310**** 9,0 9.0 0 AM
7 201310**** 9,0 9.0 0 AM
8 201310**** 8,0 8.0 0 AM
9 201310**** 9,0 9.0 0 AM
10 201210**** 8,5 8.5 8 AM
11 201310**** 8,5 8.5 0 AM
12 201310**** 9,0 9.0 0 AM
13 201310**** 9,0 9.0 0 AM
14 201310**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura e compreensão. Problemas e possibilidades da memória. Limitações visuais. Teoria de Esquemas. Significado. Estratégias de leitura. Metacognição. Variáveis que afetam a compreensão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Estudo dirigido. Aulas expositivas. Atividades em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Escrita de artigo e apresentação de seminários
Horário de atendimento: quintas-feiras às 15h
Bibliografia: DEHAENE, Stanisias. Os neurônios da leitura. Editora, s.l, 2011.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: análise psicolinguistica da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
Leitura e cognição: uma abordagem interdisciplinar, organizadores, Alba Olmi e Norberto Perkoski, Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005
KLEIMAN, Ângela. Texto & Leitor: aspectos cognitivos da leitura, 7 ed., Campinas, SP. Pontes, 2000.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura, 4 ed. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
Marcuschi, Luiz Antonio. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro, Lucerna, 2007.
DELBEQUE, Nicole. A Linguística cognitiva, Instituto Piaget, 2006.
TOMITCH, Lêda Maria. Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. SP, EDUSC, 2008.
VARELA, Francisco. Conhecer: as ciências cognitivas, tendências e perspectivas. Instituto Piaget, s/d.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/09/2013
02/09/2013
Discussão de texto introdutório da disciplina; Discussão de texto de Marcuschi; Leitura e Cognição.
02/09/2013
09/09/2013
Leitura comentada e teorização a partir de Marcuschi; Atividades de referenciação, inferenciação e categorização na produção de sentidos” – Marcuschi
02/09/2013
02/09/2013
Leitura e cognição
02/09/2013
09/09/2013
Estratégias cognitivas
16/09/2013
23/09/2013
Discussão do texto : Desvendando os segredos do texto; Discussão do texto de Guilherme Augusto Araújo Fernandes.
30/09/2013
07/10/2013
Leitura Dirigida: Leitura como processo cognitivo complexo – Nize Maria Campos Pellanda
14/10/2013
21/10/2013
Discussão do texto: Conhecimento e compreensão – Frank Smith e o texto: Lendo, escrevendo e pensando
18/11/2013
25/11/2013
Discussão: Lendo, escrevendo e pensando – cap. IV – Neurônios.
02/12/2013
09/12/2013
Proposta para elaboração de Etapas e estratégias de leitura e compreensão para o texto - ELA de Marta Medeiros
16/12/2013
06/01/2014
Fundamentação teórica e análise de material didático (propostas de leitura e interpretação de textos) texto do Prof. Luiz Antonio Marcuschi – Compreensão de textos. (Livro organizado por Ângela Paiva Dionísio, e outros).
13/01/2014
20/01/2014
Apresentação e defesa dos trabalhos propostos para obtenção de nota
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Amanhã 11/11/2013
Importante: início das aulas 28/10/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 23:39