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CMR0042 - MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS II - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico. (31/10/2013 - 31/10/2013)
Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação e relatórios de aulas práticas. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI/Campus Parnaíba e a relação da Disciplina de Zoologia dos Vertebrados com outras disciplinas, como Anatomia, Ecologia e Sistemática. Quadro geológico: origem e evolução da fauna de Vertebrados Terrestres e da flora associada.
Origem dos Tetrapoda. (antecipação da aula do dia 07/11 para 05/11) (01/11/2013 - 07/11/2013)
Geologia/Ecologia na origem dos Tetrapoda:. Amphibia: Introdução e classificação. A conquista do ambiente terrestre.
Amphibia (reposição desta aula no dia 12/11) (08/11/2013 - 08/11/2013)
Amphibia. Sistemática e Evolução Amphibia: Sistemas e biologia dos anfíbios.
Aula Prática Amphibia (aula a ser reposta no dia 26/11, sala 732) (14/11/2013 - 14/11/2013)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Origem dos Amniota. (21/11/2013 - 21/11/2013)
Geologia/Ecologia e clima do Paleozóico Superior e Mesozóico. Introdução aos Amniota. Reptilia: Apresentação, origens e classificação.
Reptilia (aula a ser reposta no dia 03/12, sala 732). (22/11/2013 - 22/11/2013)
Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha e Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas (1a parte).
Reptilia (28/11/2013 - 28/11/2013)
Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha e Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas (2a parte).
Reptilia (29/11/2013 - 29/11/2013)
Reptilia: Biologia alimentar e reprodutiva
Aula Prática Reptilia (05/12/2013 - 05/12/2013)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Primeira Avaliação Teórica. (06/12/2013 - 06/12/2013)
Aplicação da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Revisão da Primeira Avaliação Teórica. (12/12/2013 - 12/12/2013)
Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Aves. (13/12/2013 - 13/12/2013)
Aves: Apresentação, origem e classificação. Sistemas. Origem e Evolução do vôo nas Aves. Mecânica do vôo. Geologia/Ecologia e clima do Cretáceo.
Aves. (19/12/2013 - 19/12/2013)
Estudo dirigido: Aves do Brasil.
Aula a distânica via SIGAA. (20/12/2013 - 10/01/2014)
Entrega de resenha de artigo científico na área de zoologia dos vertebrados (atividade em equipe).
Aula Prática Aves. (16/01/2014 - 16/01/2014)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Mammalia. (17/01/2014 - 17/01/2014)
Mammalia. Sistemas. Sistemática e Evolução dos Mammalia. Biologia geral.
Mammalia. (23/01/2014 - 23/01/2014)
Mammalia: Apresentação, origens e classificação Exercício dirigido: Mamíferos do Brasil.
Aula Prática Mammalia. (24/01/2014 - 24/01/2014)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Segunda Avaliação Teórica. (30/01/2014 - 30/01/2014)

Aplicação da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.

Aula a distânica via SIGAA. (31/01/2014 - 07/02/2014)

Entrega de resenha de artigo científico na área de zoologia dos vertebrados (atividade em equipe).

    
Inicia em 20/12/2013 às 8h 0 e finaliza em 10/01/2014 às 23h 59
    
Inicia em 06/02/2014 às 1h 0 e finaliza em 07/02/2014 às 23h 59
Revisão da Segunda Avaliação Teórica. (13/02/2014 - 13/02/2014)

Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.

Apresentação de Seminários. (14/02/2014 - 27/02/2014)

Apresentação de Seminários pelos alunos, abordando temas trabalhados na disciplina.

Exame Final. (06/03/2014 - 06/03/2014)
Aplicação do Exame Final, visando avaliar e revisar todos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
31 01 07 08 14 21 22 28 29 05 06 12 13 19 20 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 21 27
1 20109**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 20116**** 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 20115**** 2 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 14
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20115**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 15
8 20116**** 2 2 0 0 2 0 0 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 20
9 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201010**** 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 20094**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 20115**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
16 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 10,0 8,2 9,0 9.1 0 AM
2 20115**** 7,7 6,7 9,5 8.0 6 AM
3 20109**** 6,0 7,6 9,2 7.6 8 AM
4 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 201010**** 8,3 5,7 9,2 7.7 8 AM
6 20116**** 6,8 7,2 9,5 7.8 4 AM
7 20115**** 6,8 7,0 9,2 7.7 14 AM
8 20116**** 7,5 7,6 9,7 8.3 6 AM
9 20115**** 8,0 8,2 9,7 8.6 2 AM
10 20094**** 6,5 8,3 9,5 8.1 6 AM
11 20116**** 10,0 8,1 9,0 9.0 0 AM
12 201010**** 5,2 6,7 9,2 7.0 4 AM
13 20116**** 8,0 7,6 9,7 8.4 2 AM
14 20115**** 7,6 6,6 9,2 7.8 2 AM
15 20116**** 6,6 7,3 9,0 7.6 6 AM
16 20116**** 6,6 6,2 5,5 6.1 20 RF
17 20116**** 6,6 7,3 9,2 7.7 15 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Organização Biológica, evolutiva de: Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia; Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura e excreção, movimento nos Amphiabia, Reptilia, Aves e Mammalia.
Objetivos: - Conceituar e diferenciar os representantes do Filo Chordata - Diferenciar as Classes pertencentes ao filo proposto. - Compreender as diferenças morfológicas e fisiológicas desse filo. - Investigar os aspectos fisiológicos no comportamento dos diferentes grupos. - Esquematizar a classificaçao evolutiva dos grupos zoológicos. - Avaliar criticamente artigos científicos referentes aos grupos de estudo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Curso:Ciências Biológicas
Componente Curricular:Morfologia e Fisiologia de Vertebrados II
Professor:Dr. ANDERSON GUZZI
Créditos: 4 (60 h/a)
Período Letivo:02/2013
Período: 6°
Encontros: Quintas-feiras e Sextas-feiras (20:00 às 22:00)

1 - EMENTA:
● Organização Biológica, evolutiva de: Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia;
● Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura e excreção, movimento nos Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia;

2 - JUSTIFICATIVA:
A Zoologia é a ciência que estuda a vida dos animais, desde seu surgimento como organismos simples até sua manifestação como homem consciente. Toda a fisiologia, comportamento, anatomia, adaptação e relação histórica ao meio ambiente são temas de estudo dessa Ciência, que foi dividida didaticamente no Curso de Ciências Biológicas em quatro disciplinas, sendo a presente uma delas, mais especificamente a que encerra o estudo dos vertebrados. Também se relaciona com as disciplina de Anatomia, Ecologia e Citologia, principalmente considerando o desenvolvimento histórico das estruturas orgânicas. A presente disciplina abrange assuntos como o surgimento dos Vertebrata terrestres. Considerando o perfil do acadêmico da UFPI/Campus Parnaíba, a disciplina vem de encontro com a fundamentação teórica que o Curso de Ciências Biológicas objetiva transmitir aos seus graduandos.

3 - OBJETIVOS GERAIS:
1) capacitar os alunos a caracterizar e identificar os grandes grupos zoológicos mencionados no programa;
2) apresentar aos alunos a diversidade morfológica em cada filo capacitando-os a identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos;
3) apresentar aos alunos os hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para que possam relacionar as adaptações morfológicas dos organismos;
4) apresentar aos alunos as diferentes propostas evolutivas de prováveis relações de parentesco entre os organismos, capacitando-os a emitir uma opinião embasada na morfologia comparada.

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Introdução: Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação e relatórios de aulas práticas. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI/Parnaíba e a relação da Disciplina com outras disciplinas, como Anatomia, Ecologia e Citogenética. Quadro geológico: origem da fauna de Vertebrados e da flora associada.
Origem dos Tetrapoda: Apresentar aos alunos a Geologia/Ecologia na origem dos Tetrapoda:. A conquista do ambiente terrestre.
Amphibia: Apresentar aos alunos a Sistemática e Evolução de Amphibia: Sistemas e biologia dos anfíbios.
Aula prática Amphibia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Lisanphibia. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
Origem dos Amniota: Apresentar aos alunos a Geologia/Ecologia e clima do Paleozóico Superior e Mesozóico. Introdução aos Amniota. “Reptilia”: Apresentação, origens e classificação.
Aplicação e Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar o processo de ensino-aprendizagem professor/aluno. Visa a revisão dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações
Reptilia: Apresentar aos alunos o parafiletismo de Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha e Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas. Biologia alimentar e reprodutiva.
Aula prática Reptilia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Saurischia. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
Aves: Apresentar aos alunos a origem e classificação das Aves: Sistemas. Origem e Evolução do vôo nas Aves. Mecânica do vôo. Geologia/Ecologia e clima do Cretáceo
Estudo dirigido: Aves do Brasil.
Aula prática Aves: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Neortines. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
Mammalia: Apresentar aos alunos o táxon Mammalia: Origens e classificação Exercício dirigido: Mamíferos do Brasil. Sistemas. Sistemática e Evolução dos Mammalia. Biologia geral.
Aula prática Mammalia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de mamíferos. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico.
Seminários: Visa preparar o aluno à leitura e exposição pública de trabalhos de pesquisa na área de Vertebrados.
Aplicação e Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar o processo de ensino-aprendizagem professor/aluno. Visa a revisão dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações

5 - CONTEÚDO PROGRAMÀTICO:
Parte teórica: (Conteúdos conceituais e essenciais)
Rhipidistia e origem dos tetrapoda: a conquista do ambiente terrestre. Amphibia: evolução dos grupos fósseis, morfologia, biologia e diversidade dos Lissamphibia. Mammalia, Testudines, Lepidosauromorpha, Crocodilia e Aves: morfologia, biologia e diversidade da linhagem amniota. Filogenia dos Vertebrata: uma síntese. Anatomia comparada e organogênese dos diferentes sistemas dos Vertebrata: tegumento e derivados, sistemas: esquelético, muscular, digestório, respiratório, circulatório, urogenital, nervoso e sensorial.

Parte prática: (Conteúdos procedimentais, essenciais e complementares)
As aulas práticas: constarão da observação e análise de animais fixados, sendo total ou partes, preparados em lâminas, feitos sob lupa ou microscópio, no Laboratório de Zoologia do Curso de Ciências Biológicas da UFPI/Campus Parnaíba. Tal procedimento será efetuado seguindo um roteiro distribuído no início de cada aula. No final de cada aula, o aluno deverá entregar um protocolo com os desenhos (ou esquemas) os quais serão corrigidos e atribuído nota (= nota de relatório). Cada aula prática se dará ao encerramento do conteúdo teórico dos principais táxons mencionados no programa.

6 - METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora.
Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos.
Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior.
As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show, e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, e animais fixados no laboratório.

Atividades discentes:
Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática, resenhas de artigos científicos (ou dissertações ou teses) e avaliações.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 7 - FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de relatórios de aulas práticas e do seminário.

Média Final:
M = P1 + RA1 + P2 + RA2 + S + RP
2 2 2

Onde: M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA1 = Primeira resenha de artigo científico; RA2 = Segunda resenha de artigo científico; RP = relatório de aula prática (aulas no laboratório); S = seminário (apresentação de artigo científico).
Horário de atendimento: Segunda-feiras das 10:00h as 12:00h
Bibliografia: 9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Bibliografia Básica
HILDEBRAND, M. 2006. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu Editora, 637p.
ORR, R. T. 1986. Biologia dos Vertebrados. São Paulo: Editora Roca, 508p.
POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p.
STORER, T. I. 2003. Zoologia Geral. 6 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 816p.

Bibliografia Complementar
HICKMAN, JR.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. 11 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 846p.
ROMER, A. S; PARSONS, T. S. 1985. Anatomia Comparada dos Vertebrados. São Paulo.: Atheneu Editora.
HÖFLING, E. Chordata: Manual para um Curso Prático. São Paulo: Edusp, 242p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
31/10/2013
31/10/2013
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico.
01/11/2013
07/11/2013
Origem dos Tetrapoda. (antecipação da aula do dia 07/11 para 05/11)
08/11/2013
08/11/2013
Amphibia (reposição desta aula no dia 12/11)
14/11/2013
14/11/2013
Aula Prática Amphibia (aula a ser reposta no dia 26/11, sala 732)
21/11/2013
21/11/2013
Origem dos Amniota.
22/11/2013
22/11/2013
Reptilia (aula a ser reposta no dia 03/12, sala 732).
28/11/2013
28/11/2013
Reptilia
29/11/2013
29/11/2013
Reptilia
05/12/2013
05/12/2013
Aula Prática Reptilia
06/12/2013
06/12/2013
Primeira Avaliação Teórica.
12/12/2013
12/12/2013
Revisão da Primeira Avaliação Teórica.
13/12/2013
13/12/2013
Aves.
19/12/2013
19/12/2013
Aves.
20/12/2013
10/01/2014
Aula a distânica via SIGAA.
16/01/2014
16/01/2014
Aula Prática Aves.
17/01/2014
17/01/2014
Mammalia.
23/01/2014
23/01/2014
Mammalia.
24/01/2014
24/01/2014
Aula Prática Mammalia.
30/01/2014
30/01/2014
Segunda Avaliação Teórica.
31/01/2014
07/02/2014
Aula a distânica via SIGAA.
13/02/2014
13/02/2014
Revisão da Segunda Avaliação Teórica.
14/02/2014
27/02/2014
Apresentação de Seminários.
06/03/2014
06/03/2014
Exame Final.
Avaliações
Data Descrição
06/12/2013 1ª Avaliação
06/02/2014 2ª Avaliação
21/02/2014 3ª Avaliação
06/03/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame Final Vertebrados II 27/02/2014
Plano de Ensino Publicado no SIGAA 30/10/2013

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