Metodologia: |
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso:Ciências Biológicas Componente Curricular:Morfologia e Fisiologia de Vertebrados II Professor:Dr. ANDERSON GUZZI Créditos: 4 (60 h/a) Período Letivo:02/2013 Período: 6° Encontros: Quintas-feiras e Sextas-feiras (20:00 às 22:00)
1 - EMENTA: ● Organização Biológica, evolutiva de: Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia; ● Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura e excreção, movimento nos Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia;
2 - JUSTIFICATIVA: A Zoologia é a ciência que estuda a vida dos animais, desde seu surgimento como organismos simples até sua manifestação como homem consciente. Toda a fisiologia, comportamento, anatomia, adaptação e relação histórica ao meio ambiente são temas de estudo dessa Ciência, que foi dividida didaticamente no Curso de Ciências Biológicas em quatro disciplinas, sendo a presente uma delas, mais especificamente a que encerra o estudo dos vertebrados. Também se relaciona com as disciplina de Anatomia, Ecologia e Citologia, principalmente considerando o desenvolvimento histórico das estruturas orgânicas. A presente disciplina abrange assuntos como o surgimento dos Vertebrata terrestres. Considerando o perfil do acadêmico da UFPI/Campus Parnaíba, a disciplina vem de encontro com a fundamentação teórica que o Curso de Ciências Biológicas objetiva transmitir aos seus graduandos.
3 - OBJETIVOS GERAIS: 1) capacitar os alunos a caracterizar e identificar os grandes grupos zoológicos mencionados no programa; 2) apresentar aos alunos a diversidade morfológica em cada filo capacitando-os a identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3) apresentar aos alunos os hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para que possam relacionar as adaptações morfológicas dos organismos; 4) apresentar aos alunos as diferentes propostas evolutivas de prováveis relações de parentesco entre os organismos, capacitando-os a emitir uma opinião embasada na morfologia comparada.
4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Introdução: Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação e relatórios de aulas práticas. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI/Parnaíba e a relação da Disciplina com outras disciplinas, como Anatomia, Ecologia e Citogenética. Quadro geológico: origem da fauna de Vertebrados e da flora associada. Origem dos Tetrapoda: Apresentar aos alunos a Geologia/Ecologia na origem dos Tetrapoda:. A conquista do ambiente terrestre. Amphibia: Apresentar aos alunos a Sistemática e Evolução de Amphibia: Sistemas e biologia dos anfíbios. Aula prática Amphibia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Lisanphibia. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico. Origem dos Amniota: Apresentar aos alunos a Geologia/Ecologia e clima do Paleozóico Superior e Mesozóico. Introdução aos Amniota. Reptilia: Apresentação, origens e classificação. Aplicação e Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar o processo de ensino-aprendizagem professor/aluno. Visa a revisão dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações Reptilia: Apresentar aos alunos o parafiletismo de Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha e Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas. Biologia alimentar e reprodutiva. Aula prática Reptilia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Saurischia. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico. Aves: Apresentar aos alunos a origem e classificação das Aves: Sistemas. Origem e Evolução do vôo nas Aves. Mecânica do vôo. Geologia/Ecologia e clima do Cretáceo Estudo dirigido: Aves do Brasil. Aula prática Aves: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de Neortines. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico. Mammalia: Apresentar aos alunos o táxon Mammalia: Origens e classificação Exercício dirigido: Mamíferos do Brasil. Sistemas. Sistemática e Evolução dos Mammalia. Biologia geral. Aula prática Mammalia: Proporcionar aos alunos o contato com os principais representantes de mamíferos. Desenvolver o rigor científico nas descrições anatômicas, bem como a observação das estruturas que definem cada grupo taxonômico. Seminários: Visa preparar o aluno à leitura e exposição pública de trabalhos de pesquisa na área de Vertebrados. Aplicação e Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar o processo de ensino-aprendizagem professor/aluno. Visa a revisão dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações
5 - CONTEÚDO PROGRAMÀTICO: Parte teórica: (Conteúdos conceituais e essenciais) Rhipidistia e origem dos tetrapoda: a conquista do ambiente terrestre. Amphibia: evolução dos grupos fósseis, morfologia, biologia e diversidade dos Lissamphibia. Mammalia, Testudines, Lepidosauromorpha, Crocodilia e Aves: morfologia, biologia e diversidade da linhagem amniota. Filogenia dos Vertebrata: uma síntese. Anatomia comparada e organogênese dos diferentes sistemas dos Vertebrata: tegumento e derivados, sistemas: esquelético, muscular, digestório, respiratório, circulatório, urogenital, nervoso e sensorial.
Parte prática: (Conteúdos procedimentais, essenciais e complementares) As aulas práticas: constarão da observação e análise de animais fixados, sendo total ou partes, preparados em lâminas, feitos sob lupa ou microscópio, no Laboratório de Zoologia do Curso de Ciências Biológicas da UFPI/Campus Parnaíba. Tal procedimento será efetuado seguindo um roteiro distribuído no início de cada aula. No final de cada aula, o aluno deverá entregar um protocolo com os desenhos (ou esquemas) os quais serão corrigidos e atribuído nota (= nota de relatório). Cada aula prática se dará ao encerramento do conteúdo teórico dos principais táxons mencionados no programa.
6 - METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora. Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos. Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior. As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show, e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, e animais fixados no laboratório.
Atividades discentes: Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática, resenhas de artigos científicos (ou dissertações ou teses) e avaliações. |
Bibliografia:
| 9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS Bibliografia Básica HILDEBRAND, M. 2006. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu Editora, 637p. ORR, R. T. 1986. Biologia dos Vertebrados. São Paulo: Editora Roca, 508p. POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p. STORER, T. I. 2003. Zoologia Geral. 6 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 816p.
Bibliografia Complementar HICKMAN, JR.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. 11 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 846p. ROMER, A. S; PARSONS, T. S. 1985. Anatomia Comparada dos Vertebrados. São Paulo.: Atheneu Editora. HÖFLING, E. Chordata: Manual para um Curso Prático. São Paulo: Edusp, 242p. |