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CMR0045 - SISTEMATICA ANIMAL - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico. (31/10/2013 - 31/10/2013)
Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação, relatórios de aulas práticas e organização do seminário. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI e a relação da Disciplina de Sistemática Animal com outras disciplinas, como Sistemática Filogenética, Zoologia, Embriologia, Ecologia e Citogenética.
   Material Segunda Avaliação Parte 1 
Material Segunda Avaliação Parte 1
O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. (01/11/2013 - 01/11/2013)
Taxonomia e regras de nomenclatura. Aplicação e construção de chaves dicotômicas e agrupadas.
História da Compreensão da Diversidade Biológica. (aula antecipada para o dia 06/11) (07/11/2013 - 07/11/2013)
História da compreensão da ordem da diversidade biológica. As categorias linneanas. Hierarquia de táxons e hierarquia de categorias. As classificações linneanas. As diferentes escolas de sistemática. Sistemática essencialista e taxonomia. Sistemática fenética; Sistemática gradista; Sistemática filogenética. Método de recuperação de ordem e sistema de nomes nas classificações. Conceitos de Espécie.
Sistemática e evolução de Protozoa, origem dos Metazoa. Placozoa. Porifera. Cnidaria. Ctenophora. Introdução aos Bilateria: embriologia e padrões de desenvolvimento. (aula antecipada para o dia 11/11) (08/11/2013 - 08/11/2013)
Protistas: flagelados, sarcodíneos, esporozoários e cilidados. Hipóteses sobre a origem dos Metazoa. Reino Metazoa: caracterização do reino e conceituação da condição parazoária e eumetazoária; Placozoa: caracterização; Porifera: caracterização e sistemática. (classes Calcarea, Hexactinellida e Demospongiae); Cnidaria: caracterização e sistemática (classes Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa); Ctenophora: caracterização geral; Introdução aos Bilateria: embriologia e padrões de desenvolvimento.
Sistemática e evolução de Bilateria. Platythelminthes e Aschelminthes. Sistemática e evolução dos Mollusca e Annelida. (14/11/2013 - 15/11/2013)
Platythelminthes: organização geral e classificação (Turbelários, Monogenea; Trematoda e Cestoda). Asquelmintos I: aspectos adaptativos dos filos Acanthocephala, Entoprocta, Gastrotricha, Gnasthostomulida, Kinorhyncha, Loricifera, Nematomorpha, Priapula e Rotifera; Asquelmintos II: classificação do filo Nematoda. Nemertea: caracterização e classificação. Organização geral dos celomados. Sipuncula: caracterização e classificação. Metazoa: organização geral comparada e filogenia. Mollusca: classificação e considerações filogenéticas; Evolução dos metazoários e o plano-básico dos animais metamerizados. Os Polychacta. Os Clitellata. Oligochaeta, problemas na filogenia e classificação. Hirudinea evoluçao do grupo e classificação; Posição filogenética e diversidade dos Pogonophora; Bryozoa; Posição filogenética, diversidade de Brachipoda; Posição filogenética, e diversidade dos Phoronida.
Filogenia dos Arthropodas l. Chelicerata, Crustacea, Myriapoda e Insecta. (aula do dia 21/11 antecipada para o dia 18/11 e aula do dia 22/11 reposta no dia 27/11) (21/11/2013 - 22/11/2013)
Filogenia dos Arthropodas l; Posição filogenética e diversidade dos Onycophora; Posição filogenética e diversidade dos Tardigrada; Posição filogenética, e diversidade dos Pentastomida; Cheliceromorpha. Filogenia do grupo. Pycnogonida. Xyphoura. Arachida. Scorpionida. Pseudoscorpionida. Palpigradi. Amphypygi. Solifugae. Araneae. Opiliones. Acari; Trilobita; O problema filogenético dos "Crustacea". Cephalocarida. Entomostraca. Malacostraca. Remipedia. O problema filogenético dos Myriapoda. Chilopoda. Diplopoda. Symphila. Pauropoda. Insecta.
Origem e Filogenia dos Deuterostomata. Echinodermatha. Origem e Evolução dos Chordata. Origem e evolução dos Vertebrata. Tunicata e Agnatha. (28/11/2013 - 29/11/2013)
Echinodermata; Echinodermata, Posição filogenética. Filogenia dos grandes grupos de Echinodermata. Estrutura, biologia e diversidade de Crinoidea, Ophiuroidea, Asteroidea, Echinoidea, Holotuoroidea. Introdução aos Chordata: origem e filogenia. Os Deuterostomata (Hemichordata, Tunicata Chaetognata). Caracterização dos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata. Cephalochordata: filogenia, classificação e diversidade. Tunicata: diversidade. Agnatha: evolução, classificação e diversidade.
Primeira Avaliação Teórica. (05/12/2013 - 05/12/2013)
Aplicação da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Gnathostomata: origem e evolução. Chondrichthyes e Osteichtchyes. (06/12/2013 - 06/12/2013)
Origem e evolução dos Gnathostomata. Os Placodermi. Diversidade e classificação dos Chondrichthyes. Teleostomi: filogenia e diversidade. Os Actinopterygii e os Sarcopterygii.
Origem, evolução e classificação dos Tetrapoda. (12/12/2013 - 13/12/2013)
Rhipidistia e origem dos tetrapoda. Amphibia: evolução dos grupos fósseis, morfologia, biologia e diversidade dos Lissamphibia. Mammalia, Testudines, Lepidosauromorpha, Crocodilia e Aves: diversidade da linhagem amniota.
Aula a distânica via SIGAA. (20/12/2013 - 10/01/2014)
Entrega de resenha de artigo científico na área de sistemática animal (atividade em equipe).
    
Inicia em 20/12/2013 às 8h 0 e finaliza em 10/01/2014 às 23h 59
Segunda Avaliação Teórica. (16/01/2014 - 16/01/2014)

Aplicação da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.

Apresentação de Seminários. (17/01/2014 - 30/01/2014)
Avaliação Prática através da apresentação de artigos científicos relacionados a sistemática e filogenia.
Exame Final. (06/02/2014 - 06/02/2014)

Aplicação do Exame Final: Visa avaliar e revisar todos os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.

Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
31 01 07 08 14 21 22 28 29 05 06 12 13 19 20 09 10 16 17 23 24 06 07 13 14 20 21 27 28
1 201010**** 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 20109**** 2 1 0 0 2 0 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 20109**** 2 1 0 0 2 0 0 0 1 0 1 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
5 201011**** 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201011**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
8 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
10 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20083**** 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 20094**** 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 9
13 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 1 0 1 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
14 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 2 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
15 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
17 20109**** 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 201010**** 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
19 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
21 201010**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 5
22 201010**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 20109**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 5
25 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
28 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 20083**** 2 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
30 201011**** 2 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
31 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
32 201011**** 2 1 0 0 2 0 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
33 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 201011**** 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 2 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 9
35 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
36 20094**** 2 1 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
37 20094**** 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 1 2 0 0 0 0 1 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 10
38 201011**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 20109**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
41 201011**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
42 20109**** 2 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20094**** 6,5 6,5 6.7 6.6 3 EF
2 20094**** 7,0 7,0 7.0 6 AM
3 201011**** 6,5 6,5 6.0 6.3 6 EF
4 201010**** 7,5 7,5 7.5 4 AM
5 20109**** 8,3 8,3 8.3 8 AM
6 20109**** 8,1 8,1 8.1 7 AM
7 201011**** 7,4 7,4 7.4 1 AM
8 20109**** 8,7 8,7 8.7 4 AM
9 20109**** 6,6 6,6 7.5 7.1 6 EF
10 20083**** 6,5 6,5 6.0 6.3 5 EF
11 201011**** 6,6 6,6 7.4 7.0 10 EF
12 20094**** 7,2 7,2 7.2 4 AM
13 201011**** 7,9 7,9 7.9 5 AM
14 201010**** 7,8 7,8 7.8 4 AM
15 201010**** 8,5 8,5 8.5 5 AM
16 20109**** 8,8 8,8 8.8 2 AM
17 20109**** 8,4 8,4 8.4 4 AM
18 201011**** 7,7 7,7 7.7 2 AM
19 20109**** 8,4 8,4 8.4 4 AM
20 201010**** 8,1 8,1 8.1 2 AM
21 20109**** 7,2 7,2 7.2 5 AM
22 20109**** 7,6 7,6 7.6 6 AM
23 201010**** 7,5 7,5 7.5 0 AM
24 20094**** 7,0 7,0 7.0 1 AM
25 20083**** 6,5 6,5 6.6 6.6 4 EF
26 20094**** 6,8 6,8 7.3 7.1 6 EF
27 20109**** 7,1 7,1 7.1 10 AM
28 201011**** 8,9 8,9 8.9 9 AM
29 20094**** 7,2 7,2 7.2 7 AM
30 201010**** 7,6 7,6 7.6 1 AM
31 20094**** 6,4 6,4 7.0 6.7 9 EF
32 20109**** 7,8 7,8 7.8 5 AM
33 201011**** 6,6 6,6 6.0 6.3 9 EF
34 20094**** 7,7 7,7 7.7 1 AM
35 201011**** 8,0 8,0 8.0 4 AM
36 20109**** 7,7 7,7 7.7 5 AM
37 20109**** 8,8 8,8 8.8 5 AM
38 201011**** 7,8 7,8 7.8 0 AM
39 20109**** 7,2 7,2 7.2 6 AM
40 20094**** 6,5 6,5 5.4 6.0 10 EF
41 20083**** 6,8 6,8 6.0 6.4 10 EF
42 201010**** 7,4 7,4 7.4 3 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Curso: Ciências Biológicas
Componente Curricular: Sistemática Animal
Professor: Dr. ANDERSON GUZZI
Créditos: 3 (45 h/a)
Período Letivo: 02/2013
Período: 7°
Encontros: Quintas-feiras (16:00 às 18:00h) e Sextas-feiras (14:00 às 16:00h)

1 - EMENTA:
Conceitos e objetivos da sistemática animal; Importância da sistemática animal; Sistemas e métodos em taxonomia animal; Escolas de classificação; Regras de nomenclatura Zoológica; Código internacional de nomenclatura Zoológica (ICZN).

2 - OBJETIVOS GERAIS:
a) Apresentar a história das soluções dadas para o reconhecimento da ordem subjacente à diversidade biológica, legado das escolas essencialista, gradista, fenética e filogenética (Classificação).
b) Apresentar os principais aspectos do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (Taxonomia).
c) Apresentar os fundamentos do método de classificação filogenético.
d) Apresentar hipóteses filogenéticas dos Metazoa, discutindo os principais padrões e eventos evolutivos.

3 - CONTEÚDO PROGRAMÀTICO:
(Conteúdos conceituais e essenciais)
História da compreensão da ordem da diversidade biológica. As categorias linneanas. Hierarquia de táxons e hierarquia de categorias. As classificações linneanas. As diferentes escolas de sistemática. Sistemática essencialista e taxonomia. Sistemática fenética; Sistemática gradista; Sistemática filogenética. Método de recuperação de ordem e sistema de nomes nas classificações. Conceitos de Espécie. Protistas: flagelados, sarcodíneos, esporozoários e cilidados. Hipóteses sobre a origem dos Metazoa. Reino Metazoa: caracterização do reino e conceituação da condição parazoária e eumetazoária; – Placozoa: caracterização; – Porifera: caracterização e sistemática. (classes Calcarea, Hexactinellida e Demospongiae); – Cnidaria: caracterização e sistemática (classes Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa); – Ctenophora: caracterização geral; – Introdução aos Bilateria: embriologia e padrões de desenvolvimento; – Platythelminthes: organização geral e classificação (Turbelários, Monogenea; Trematoda e Cestoda). – Asquelmintos I: aspectos adaptativos dos filos Acanthocephala, Entoprocta, Gastrotricha, Gnasthostomulida, Kinorhyncha, Loricifera, Nematomorpha, Priapula e Rotifera; – Asquelmintos II: classificação do filo Nematoda. Nemertea: caracterização e classificação. Organização geral dos celomados. Sipuncula: caracterização e classificação; Metazoa: organização geral comparada e filogenia. Mollusca: classificação e considerações filogenéticas; Evolução dos metazoários e o plano-básico dos animais metamerizados. Os "Polychacta". Os Clitellata. Oligochaeta, problemas na filogenia e classificação. Hirudinea - evoluçao do grupo e classificação; Posição filogenética e diversidade dos Pogonophora; Bryozoa; Posição filogenética, diversidade de Brachipoda; Posição filogenética, e diversidade dos Phoronida; Filogenia de Arthropoda; Posição filogenética e diversidade dos Onycophora; Posição filogenética e diversidade dos Tardigrada; Posição filogenética, e diversidade dos Pentastomida; Cheliceromorpha. Filogenia do grupo. Pycnogonida. Xyphoura. Arachida. Scorpionida. Pseudoscorpionida. Palpigradi. Amphypygi. Solifugae. Araneae. Opiliones. Acari; Trilobita; O problema filogenético dos "Crustacea". Cephalocarida. Entomostraca. Malacostraca. Remipedia. O problema filogenético dos Myriapoda. Chilopoda. Diplopoda. Symphila. Pauropoda. Insecta. Filogenia e classificação dos Insecta. Entognatha - Collembola, Protura, Diplura. Ectognatha - Archaeognatha, Zygentomma e Pterygota. Palaeptera - Ephemeroptera, Odonata. Neoptera - Paurometabola (Plecoptera, Embioptera, Ensifera, Caelifera, Phasmatodea, Mantodea, Blattaria, Isoptera), Paraneoptera (Zoraptera, Anoplura, Mallophaga, Psocoptera, Homoptera, Heteroptera, Hemiptera) e Holometabola (Neuroptera, Coleoptera, Hymenoptera, Strepsiptera, Trichoptera, Lepidoptera, Mecoptera, Siphonaptera, Diptera); Echinodermata; Echinodermata, Posição filogenética. Filogenia dos grandes grupos de Echinodermata. Estrutura, biologia e diversidade de Crinoidea, Ophiuroidea, Asteroidea, Echinoidea, Holotuoroidea. Introdução aos Chordata: origem e filogenia. Os Deuterostomata (Hemichordata, Tunicata Chaetognata). Caracterização dos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata. Cephalochordata: filogenia, classificação e diversidade. Tunicata: diversidade. Agnatha: evolução, classificação e diversidade. Origem e evolução dos Gnathostomata. Os Placodermi. Diversidade e classificação dos Chondrichthyes. Teleostomi: filogenia e diversidade. Os Actinopterygii e os Sarcopterygii. Filogenia dos Vertebrata: uma síntese. Rhipidistia e origem dos tetrapoda. Amphibia: evolução dos grupos fósseis, morfologia, biologia e diversidade dos Lissamphibia. Mammalia, Testudines, Lepidosauromorpha, Crocodilia e Aves: diversidade da linhagem amniota. O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.

4 - METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 45 horas. As aulas teóricas serão expositivas com o uso de recursos audiovisuais, como data show e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. Animações digitais didáticas, resenhas de artigos científicos e exercícios práticos de taxonomia e classificação zoológica compõem as atividades práticas.

Atividades discentes:
Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de atividades, resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além das avaliações.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 5 - FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de exercícios práticos e seminário.

Média Final:
M = P1 + RA + P2 + EP + S
2 2

Onde: EP = Exercício Prático; M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; S = seminário.
Horário de atendimento: Segunda-feiras das 10:00h as 12:00h
Bibliografia: 6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Bibliografia Básica
AMORIM, D.S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética, 2ª Edição. Holos, Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, Ribeirão Preto.154p.
PAPAVERO, N. (Organizador), 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: Coleções, Bibliografia, Nomenclatura. Editora UNESP - FAPESP, São Paulo.
POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p.
RUPERT, E. E. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6ed. São Paulo: Roca (1029p).

Bibliografia Complementar
DARWIN, C. 1859 (2004). A origem das espécies. Editora Martin Claret, São Paulo.
FUTUYMA, D.J. 2002. Biologia Evolutiva. 3 ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 631p.
HICKMAN, JR.; CLEVELAND, P.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios integrados de zoologia. 11ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (846p).
MAYR, E. 1982 (1998). O desenvolvimento do pensamento biológico. Editora da Universidade de Brasília, Brasília.
POPPER, K. 1976 (1977). Autobiografia intelectual. Editora Cultrix, Universidade de São Paulo.
RIDLEY, Mark. 2006. Evolucao. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 752p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
31/10/2013
31/10/2013
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico.
01/11/2013
01/11/2013
O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.
07/11/2013
07/11/2013
História da Compreensão da Diversidade Biológica. (aula antecipada para o dia 06/11)
08/11/2013
08/11/2013
Sistemática e evolução de Protozoa, origem dos Metazoa. Placozoa. Porifera. Cnidaria. Ctenophora. Introdução aos Bilateria: embriologia e padrões de desenvolvimento. (aula antecipada para o dia 11/11)
14/11/2013
15/11/2013
Sistemática e evolução de Bilateria. Platythelminthes e Aschelminthes. Sistemática e evolução dos Mollusca e Annelida.
21/11/2013
22/11/2013
Filogenia dos Arthropodas l. Chelicerata, Crustacea, Myriapoda e Insecta. (aula do dia 21/11 antecipada para o dia 18/11 e aula do dia 22/11 reposta no dia 27/11)
28/11/2013
29/11/2013
Origem e Filogenia dos Deuterostomata. Echinodermatha. Origem e Evolução dos Chordata. Origem e evolução dos Vertebrata. Tunicata e Agnatha.
05/12/2013
05/12/2013
Primeira Avaliação Teórica.
06/12/2013
06/12/2013
Gnathostomata: origem e evolução. Chondrichthyes e Osteichtchyes.
12/12/2013
13/12/2013
Origem, evolução e classificação dos Tetrapoda.
20/12/2013
10/01/2014
Aula a distânica via SIGAA.
16/01/2014
16/01/2014
Segunda Avaliação Teórica.
17/01/2014
30/01/2014
Apresentação de Seminários.
06/02/2014
06/02/2014
Exame Final.
Avaliações
Data Descrição
05/12/2013 1ª Avaliação
19/12/2013 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula extra Sistemática Animal dia 14/01/2014 19/12/2013
Aula a Distância via SIGAA 19/12/2013
Plano de Ensino Publicado no SIGAA 05/11/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1141 13/10/2024 01:51