Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As aulas serão expositivas e dialogadas, com eventuais leituras e discussão de textos, estágio de regência e elaboração de atividades didáticas realizadas durante o estágio de regência, na disciplina de biologia, em escolas de ensino médio previamente determinadas. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O discente será avaliado de forma continuada levando em consideração: assiduidade, capacidade de discussão e participação nas aulas, pontualidade na entrega das atividades propostas e compromisso durante o desenvolvimento do estágio de regência.
Entre as atividades propostas estão:
1°) Regência nas séries do ensino médio, sendo assim distribuídas˸ 13 horas/aulas na 1ª série do ensino médio; 13 horas/aulas na 2ª série do ensino médio; 14 horas/aulas na 3ª série do ensino médio;
DURANTE O ESTÁGIO DE REGÊNCIA SERÁ MINISTRADA UM TOTAL DE 40 HORAS/AULAS.
2°) Elaboração e apresentação dos planos de aula referente a todas as aulas ministradas durante o estágio de regência e também dos matérias que serão utilizados nessas aulas. OS MESMOS DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE APRESENTADOS À PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO IV, ANTES DAS AULAS DE REGÊNCIA ACONTECER E NOS HORÁRIOS DESTINADOS A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV;
3°) Elaboração e entrega de relatório final de estágio contendo:
Capa; Folha de Rosto; Sumário; Introdução; Objetivos Planos de Aula (referente a todas as aulas ministradas durante o estágio); Desenvolvimento das aulas; Reflexão acerca da prática docente desenvolvida em cada aula ministrada; Controle de freqüência das atividades de estágio na escola (assinada pelo professor supervisor e pelo diretor); Conclusão; Referências bibliográficas.
TODOS OS RELATÓRIOS DEVEM ESTAR DE ACORDO COM AS NORMAS PROPOSTAS PELA ABNT.
3°) Entrega da ficha de avaliação emitida pela professora supervisora do estágio de regência (Escola colaboradora).
OBSERVAÇÃO˸ COMO O CALENDÁRIO DAS ESCOLAS COLABORADORAS TERÃO FÉRIAS ESCOLARES DURANTE O PERÍODO LETIVO DA UFPI, É POSSÍVEL QUE OUTRAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SEJAM NECESSÁRIAS PARA COMPLETAR A CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELA DISCIPLINA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO IV.
|
Horário de atendimento:
| Segunda-feira e sexta - feira de 14:00-18:00hs |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. BEHRENS, M. A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006 LUDKE, M. (Org.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001. MENEGOLLA, M; SANTANNA, F. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo Área Aula. 9 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Revisão técnica José Cerchi Fusari. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos)
|