-

DAA0272 - TEOR DE CURRICULO E SOCIEDADE - Turma: 02 (2013.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e apresentação da turma (05/11/2013 - 05/11/2013)

Apresentação da disciplina e apresentação da turma

   Roteiro das atividades no decorrer do semestre 
Roteiro das atividades no decorrer do semestre
apresentação dos conceitos de currículo (07/11/2013 - 07/11/2013)

apresentação dos conceitos de currículo - aula expositiva

Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas (revisão) (12/11/2013 - 12/11/2013)

Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas (revisão)

Aula de campo (participação de congresso) (14/11/2013 - 14/11/2013)

Aula de campo (participação de congresso)

Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas ( 2ª parte da revisão) (19/11/2013 - 19/11/2013)

Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas ( 2ª parte da revisão)

  Ofício de encaminhamento para entrevista 
Ofício de encaminhamento para entrevista
  roteiro dos encontros 
roteiro dos encontros
  roteiro da entrevista com a professora ou professor 
roteiro da entrevista com a professora ou professor
Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas (revisão) (21/11/2013 - 21/11/2013)

Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas (revisão)

Pesquisa de campo, entrevista com professor sobre currículo. (26/11/2013 - 26/11/2013)

Pesquisa de campo, entrevista com professor sobre currículo.

Pesquisa de campo, entrevista com professor sobre currículo. (28/11/2013 - 28/11/2013)

Pesquisa de campo, entrevista com professor sobre currículo.

Evolução Histórica do Currículo - surgimento (03/12/2013 - 03/12/2013)

Evolução Histórica do Currículo - surgimento

Currículo: Ideologia, cultura e Poder. (05/12/2013 - 05/12/2013)

Currículo: Ideologia, cultura e Poder.

Fechamento dos tópicos ( Evolução Histórica do Currículo – surgimento e Currículo: Ideologia, cultura e Poder) com discussão e conclusão do debate. (10/12/2013 - 10/12/2013)

Fechamento dos tópicos ( Evolução Histórica do Currículo – surgimento e Currículo: Ideologia, cultura e Poder) com discussão e conclusão do debate.

Orientação para os seminários e para realização da análise da entrevista com o professor. (12/12/2013 - 12/12/2013)

Orientação para os seminários e para realização da análise da entrevista com o professor.

Filme: Mrs: Holland – Adorável professor (17/12/2013 - 17/12/2013)

Filme: Mrs: Holland – Adorável professor

  questões para análise do filme 
Estou disponibilizando em anexo as questões para análise do filme que pegarei nesta próxima quinta dia 19 de dezembro.
Filme: Mrs: Holland – Adorável professor (17/12/2013 - 17/12/2013)
Filme: Mrs: Holland – Adorável professor - com elaboração de resenha.
Orientação para elaboração de seminário (07/01/2014 - 07/01/2014)

Orientação para elaboração de seminário

Orientação para elaboração de seminário (09/01/2014 - 09/01/2014)

Orientação para elaboração de seminário

Seminário: Evolução histórica do currículo no Brasil (14/01/2014 - 14/01/2014)

Seminário: Evolução histórica do currículo no Brasil

Seminário: Currículo Oculto (16/01/2014 - 16/01/2014)

Seminário: Currículo Oculto

Seminário: Multiculturalismo, currículo e formação de professores. (21/01/2014 - 21/01/2014)

Seminário: Multiculturalismo, currículo e formação de professores.

Seminário: Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola. (23/01/2014 - 23/01/2014)

Seminário: Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola.

Palestra sobre diversidade cultural (28/01/2014 - 28/01/2014)

Palestra sobre diversidade cultural

Seminário: Currículo e interdisciplinaridade (30/01/2014 - 30/01/2014)

Seminário: Currículo e interdisciplinaridade

Seminário: Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais. (30/01/2014 - 30/01/2014)
Seminário: Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais.
Seminário: Currículo na Educação Infantil: Desafios entre cuidar e educar (04/02/2014 - 04/02/2014)

Seminário: Currículo na Educação Infantil: Desafios entre cuidar e educar

Seminário: Currículo e diferença na Escola Inclusiva. (06/02/2014 - 06/02/2014)

Seminário: Currículo e diferença na Escola Inclusiva.

Orientação para o Jurí simulado (18/02/2014 - 18/02/2014)

Orientação para o Jurí simulado

Orientação para o Jurí simulado (20/02/2014 - 20/02/2014)

Orientação para o Jurí simulado

Apresentação: Jurí Simulado (25/02/2014 - 25/02/2014)

Apresentação: Jurí Simulado

Apresentação: Jurí Simulado (25/02/2014 - 25/02/2014)
Apresentação: Jurí Simulado
Avaliação da disciplina com encerramento (confraternização) (27/02/2014 - 27/02/2014)

Avaliação da disciplina com encerramento (confraternização)

Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
05 07 12 14 19 21 26 28 03 05 10 12 17 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27
1 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 10
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 4
5 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
6 20109**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 4 2 0 2 2 2 2 4 2 62
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 2 0 0 6
8 20125**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 6
11 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
13 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 12
14 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20125**** 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
16 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 6
18 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
19 20125**** 2 2 2 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 14
20 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 20124**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 10
22 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20124**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 6
25 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 10
26 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 12
28 20124**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
29 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 8
30 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 20116**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
32 20115**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
33 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
34 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
35 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
36 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20125**** 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 2 0 0 12
38 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 4
40 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
41 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 9,0 9,5 10,0 9.5 8 AM
2 20109**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
4 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 8 AM
5 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
6 20125**** 8,0 9,0 10,0 9.0 6 AM
7 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 12 AM
8 20124**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
9 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 14 AM
10 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
11 20125**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
12 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 10 AM
13 20125**** 8,0 9,0 10,0 9.0 8 AM
14 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
15 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
16 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
17 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
18 20125**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
19 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
20 20124**** 9,0 9,5 10,0 9.5 12 AM
21 20124**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
22 20115**** 8,0 9,0 10,0 9.0 12 AM
23 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
24 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
25 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 10 AM
26 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 10 AM
27 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
28 20125**** 9,0 9,5 10,0 9.5 6 AM
29 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
30 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
31 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
32 20116**** 8,0 9,0 10,0 9.0 12 AM
33 20125**** 8,0 9,5 10,0 9.2 12 AM
34 20125**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
35 20125**** 8,0 9,0 10,0 9.0 12 AM
36 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 8 AM
37 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
38 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 12 AM
39 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 8 AM
40 20116**** 9,0 9,5 10,0 9.5 12 AM
41 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia do curso basear-se-á num processo de ação-reflexão-ação individual e coletiva, tomando como foco a relação entre ensino e produção do conhecimento.
O processo didático contemplará momento de uma tematização sobre a didática Geral e do ensino da Matemática e as temáticas abordadas no decorrer da disciplina A partir dessa discussão, será dada uma ênfase na análise da formação didática do conteúdo do professor e de sua prática pedagógica, considerando suas experiências e vivências de sala de aula e a relação com o ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Realizaremos estudos de textos em sala de aula com a apresentação de resultados dos estudos por meio de debates e esclarecimentos, além da utilização de dinâmicas que auxiliem na apropriação e aprofundamento dos conteúdos trabalhados.
Por último, privilegiar-se-á o exercício refletido da docência em sala de aula e da necessidade da formação didática e epistemológica do professor de matemática.
Durante o curso serão desenvolvidas as seguintes atividades:
• exposição dialogada;
• seminários;
• trabalhos individuais e em grupo;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do curso será contínua, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento crítico–reflexivo (técnico-político) da prática docente.
A sistemática de avaliação do curso constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:

Atividades individuais
Resenhas, prova, observação e registro de aula no ensino.

Atividades em grupo
Planejamento/execução/avaliação de seminários;
Produção de textos;

Critérios de avaliação
Assiduidade e participação nos encontros na universidade;
Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).
Horário de atendimento:
Bibliografia: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a, p. 60-77.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto
Alegre/RS:Artes Médicas, 1998.

Ilma Passos Veiga. Projeto Pedagógico: uma construção possível Campinas: editora papirus.

Marisa Vorraber Costa (org). O currículo nos limiares do contemporâneo, editora DP&A.

MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomás Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MOREIRA, Antonio Flávio (org). Currículo: políticas e práticas.São Paulo: Papirus, 1999.
Moreira,Antonio Flavio B. (org) Currículo: questões atuais editora papirus.Janeiro : DP&A, 2000a, p. 60-77.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte : Autêntica, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da e MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/11/2013
05/11/2013
Apresentação da disciplina e apresentação da turma
07/11/2013
07/11/2013
apresentação dos conceitos de currículo
12/11/2013
12/11/2013
Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas (revisão)
14/11/2013
14/11/2013
Aula de campo (participação de congresso)
19/11/2013
19/11/2013
Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas ( 2ª parte da revisão)
21/11/2013
21/11/2013
Apresentação de seminários sobre tendências pedagógicas (revisão)
26/11/2013
26/11/2013
Pesquisa de campo, entrevista com professor sobre currículo.
28/11/2013
28/11/2013
Pesquisa de campo, entrevista com professor sobre currículo.
03/12/2013
03/12/2013
Evolução Histórica do Currículo - surgimento
05/12/2013
05/12/2013
Currículo: Ideologia, cultura e Poder.
10/12/2013
10/12/2013
Fechamento dos tópicos ( Evolução Histórica do Currículo – surgimento e Currículo: Ideologia, cultura e Poder) com discussão e conclusão do debate.
12/12/2013
12/12/2013
Orientação para os seminários e para realização da análise da entrevista com o professor.
17/12/2013
17/12/2013
Filme: Mrs: Holland – Adorável professor
17/12/2013
17/12/2013
Filme: Mrs: Holland – Adorável professor
07/01/2014
07/01/2014
Orientação para elaboração de seminário
09/01/2014
09/01/2014
Orientação para elaboração de seminário
14/01/2014
14/01/2014
Seminário: Evolução histórica do currículo no Brasil
16/01/2014
16/01/2014
Seminário: Currículo Oculto
21/01/2014
21/01/2014
Seminário: Multiculturalismo, currículo e formação de professores.
23/01/2014
23/01/2014
Seminário: Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola.
28/01/2014
28/01/2014
Palestra sobre diversidade cultural
30/01/2014
30/01/2014
Seminário: Currículo e interdisciplinaridade
30/01/2014
30/01/2014
Seminário: Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais.
04/02/2014
04/02/2014
Seminário: Currículo na Educação Infantil: Desafios entre cuidar e educar
06/02/2014
06/02/2014
Seminário: Currículo e diferença na Escola Inclusiva.
18/02/2014
18/02/2014
Orientação para o Jurí simulado
20/02/2014
20/02/2014
Orientação para o Jurí simulado
25/02/2014
25/02/2014
Apresentação: Jurí Simulado
25/02/2014
25/02/2014
Apresentação: Jurí Simulado
27/02/2014
27/02/2014
Avaliação da disciplina com encerramento (confraternização)
Avaliações
Data Descrição
19/12/2013 1ª Avaliação
09/01/2014 2ª Avaliação
27/02/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SEGUNDO AVISO MUITO IMPORTANTE 21/02/2014
AVISO MUITO IMPORTANTE 21/02/2014
AVISO PARA QUEM ESTA FALTANDO ENTREGAR TRABALHO 09/02/2014
Agradecimento pela consideração e a denúncia de falta a aula 21/12/2013
Boas festas e aviso sobre entrega de trabalho 19/12/2013
aviso questões do filme 17/12/2013
Mensagem importante e informação sobre a aula 13/12/2013
Avaliação institucional 09/12/2013
AVISO PARA TODAS AS TURMAS 24/11/2013
AVISO PARA TODAS AS TURMAS 24/11/2013
Aviso Importante 28/10/2013
Aviso Importante 28/10/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 10:38