-

PPGPP061 - CULTURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Notas sobre Cultura e Identidade (08/04/2014 - 08/04/2014)
Apresentação e discussão do plano de curso (15/04/2014 - 15/04/2014)

Apresentação e discussão do plano de curso

Apresentação e discussão dos projetos de investigação dos alunos (22/04/2014 - 22/04/2014)

Apresentação e discussão dos conceitos de cultura

   O que é cultura?
Apresentação e discussão dos projetos de investigação dos alunos (29/04/2014 - 29/04/2014)

Discussão sobre as relações ricas e complexas entre cultura, memória, identidade e patrimônio cultural

Políticas Públicas e Cultura no Brasil (06/05/2014 - 06/05/2014)

Políticas Públicas e Cultura no Brasil

Políticas Públicas e Cultura no Brasil (13/05/2014 - 13/05/2014)
Políticas Públicas e Cultura (20/05/2014 - 20/05/2014)
A identidade na pós-modernidade (27/05/2014 - 27/05/2014)
Hibridismo Cultural (03/06/2014 - 03/06/2014)
Uma história do patrimônio (10/06/2014 - 10/06/2014)
Metodologias Participativas (17/06/2014 - 17/06/2014)
A etnografia e a história oral (24/06/2014 - 24/06/2014)
A etnografia e a história oral (01/07/2014 - 01/07/2014)
A etnografia e a história oral (08/07/2014 - 08/07/2014)
História Oral - Procedimentos (15/07/2014 - 15/07/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 8,0 8.0 0 AM
2 201410**** 8,0 8.0 0 AM
3 201410**** 10,0 10.0 0 AM
4 201410**** 10,0 10.0 0 AM
5 201410**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão ministradas aulas expositivas, dialogadas presenciais e on line e de campo. Os diálogos se estabelecerão entre professora e alunas em salas (presencial e virtual) por meio de discussões de textos escritos e/ou outras linguagens e suportes, o que inclui textos audiovisuais, sobretudo, documentários etnográficos, que envolvem a temática da cultura e do patrimônio.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Além das aulas expositivas dialogadas, serão ministrados seminários, pelas próprias alunas, como parte das atividades de algumas sessões de aulas. Os seminários terão duração máxima de 40 minutos. Os textos dessas atividades serão sugeridos pela professora, a partir de diálogos com as alunas. Esses documentos orientarão conteúdos e discussões nos seminários; ao final dos mesmos as alunas deverão iniciar a produção de um texto escrito individual sobre tema e questões de sua apresentação. O seminário, a participação nas aulas e o texto valerão respectivamente 10 pontos, que somados e divididos de forma equitativa, corresponderão à nota final do aluno/a na disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: UNIDADE I

ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. 14 ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

WORCMAN, Karen; VASQUEZ, Jesus. História Falada. São Paulo: SESC SP, Museu da Pessoa, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. (disponível on line)

UNIDADE II

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível em: <http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wp-gz/wp-content/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf >.


UNIDADE III

PINHEIRO, Áurea; MOURA, Cássia; SOUZA, Francisca Márcia Costa de. Ensino, patrimônio cultural e sociedade. In: Historiæ, Rio Grande/RS, Brasil, v. 2, n. 3, p. 85-111, 2012, Disponível em: <http://www.seer.furg.br/hist/article/view/3263>
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/04/2014
08/04/2014
Notas sobre Cultura e Identidade
15/04/2014
15/04/2014
Apresentação e discussão do plano de curso
22/04/2014
22/04/2014
Apresentação e discussão dos projetos de investigação dos alunos
29/04/2014
29/04/2014
Apresentação e discussão dos projetos de investigação dos alunos
06/05/2014
06/05/2014
Políticas Públicas e Cultura no Brasil
13/05/2014
13/05/2014
Políticas Públicas e Cultura no Brasil
20/05/2014
20/05/2014
Políticas Públicas e Cultura
27/05/2014
27/05/2014
A identidade na pós-modernidade
03/06/2014
03/06/2014
Hibridismo Cultural
10/06/2014
10/06/2014
Uma história do patrimônio
17/06/2014
17/06/2014
Metodologias Participativas
24/06/2014
24/06/2014
A etnografia e a história oral
01/07/2014
01/07/2014
A etnografia e a história oral
08/07/2014
08/07/2014
A etnografia e a história oral
15/07/2014
15/07/2014
História Oral - Procedimentos
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas de Cultura e Identidade 26/05/2014
Confiram os Arquivos Anexados 14/04/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.769 18/08/2022 20:35