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PPGEL065 - LITERATURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina (21/03/2014 - 21/03/2014)

Texto-base:

HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46.

 

FERNANDEZ, RETAMAR, Robert. Todo Caliban. Buenos Aires: CLACSO, 2004. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/se/20100614104308/caliban.pdf>. ÚLtimo acesso em 21 de maio de 2014.

   HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pos-Modernidade.pdf
  Frantz Fanon - Peau noire masques blancs 
Leitura citada por Retamar na Aula 5, em 04 de julho.
Primeiro módulo: uma fala calibânica (06/06/2014 - 04/07/2014)

Texto-base:

FERNANDEZ, RETAMAR, Robert. Todo Caliban. Buenos Aires: CLACSO, 2004. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/se/20100614104308/caliban.pdf>. ÚLtimo acesso em 21 de maio de 2014.

  Descartes - Meditações (Os Pensadores) 
meditações metafísicas.descartes.pdf
  RIBEIRO, Adelia Miglievich. Darcy Ribeiro e a crítica pós-ocidental de Walter Mignolo: notas sobre pocessos civilizatórios nas Américas 
Arquivo de apoio à Aula 3 (13/06), para melhor compreender porque Darcy Ribeiro é introduzido na conversa.
  Ariel 
Texto citado por Retamar, na Aula de 27 de junho.
Segundo módulo: uma fala da subalternidade (18/07/2014 - 18/07/2014)

Texto-base:

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

  SPIVAK, Gayatri C. Can the subaltern speak? 
Gayatri Chakravorty Spivak - Can the subaltern speak.pdf
  SPIVAK, Gayatri C. pode o subalterno falar? 
Spivak Pode o subalterno falar Parte 1 Aula 6.pdf
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL Total
09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9.0 0 AM
2 201410**** 9,0 9.0 0 AM
3 201410**** 9,0 9.0 0 AM
4 201410**** 9,0 9.0 0 AM
5 201410**** 9,0 9.0 0 AM
6 201410**** 9,0 9.0 0 AM
7 201410**** 9,0 9.0 0 AM
8 201410**** 9,0 9.0 0 AM
9 201410**** 9,0 9.0 0 AM
10 201410**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Identidade e diferença. Estudo dos processos de construção identitária, políticas de diferenciação e representações de diferenças. Identidades de raça, de gênero e sexuais. Crítica de obras literárias que de alguma forma abordem a questão da construção identitária.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso, em sua base, será desenvolvido através de aulas expositivas do professor, acerca do tema geral e dos textos teóricos designados a cada Aula, com vistas a subsidiar o posterior trabalho de pesquisa dos alunos.

Conforme a necessidade, também integrarão as atividades didáticas do curso:
- preparação prévia de resenhas e análises literárias, na forma de produções escritas;
- exibição de diapositivos (slides), filmes e documentários, a fim de sistematizar os conteúdos das aulas expositivas e desenvolver os questionamentos a cada texto.

Desenvolvimento metodológico:
O conjunto de Aulas previstas à disciplina prevê, como objetivo geral, o desenvolvimento de um percurso teórico, acerca dos conceitos norteadores de lugar e diferença. Prevê, outrossim, dois objetivos secundários, a partir do exame e da apropriação da bibliografia:
- o exame do conceito de diferença, em suas possibilidades críticas aos Estudos Literários;
- o estabelecimento das condições de possibilidade a um lugar americano, a partir da relação possível entre lugar e diferença.

Nestes termos, o percurso teórico da disciplina é tributário dos conceitos de lugar e diferença e, em decorrência, da questão posta à ideia de dizer a partir do lugar americano.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Como instrumentos de avaliação dos alunos, serão exigidos, obrigatoriamente: freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas presenciais; participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula; execução das leituras e pesquisas literárias propostas.

No tocante à frequência mínima, cabe desde já salientar que atrasos superiores a 20 (vinte) minutos, a contar do início de cada Aula, quantificarão uma ausência no período correspondente (pois cada Aula é composta de três períodos), salvo em casos devidamente justificados e comunicados ao professor, quando caberá a este, conforme cada caso, solicitar documentação comprobatória e estabelecer possíveis tarefas avaliativas complementares.

Procedimento de avaliação: Preparação de monografia

Como instrumento para atribuição de notas, a avaliação da disciplina consistirá na realização, individualmente, de uma monografia de final de disciplina, versando sobre uma questão a ser exposta pelo Professor ao longo de toda a disciplina. Cumpre ressaltar que o desenvolvimento desta monografia exige recurso à bibliografia constante no Plano de Curso sem, contudo, em hipótese alguma, se limitar a ela.

As monografias serão avaliadas:
- quanto à pertinência e qualidade teórico-crítica de seu conteúdo, evidenciando as competências próprias exigidas a uma análise literária de cunho científico;
- quanto à adequação do texto final e da apresentação, simultaneamente, à proposta da disciplina e à obra literária designada;
- quanto à originalidade, obrigatória, do conteúdo apresentado;
- quanto à fortuna crítica e a pertinência da bibliografia efetivamente utilizada na confecção do conteúdo;
- quanto à correção no uso de língua portuguesa, evidenciando as competências próprias exigidas a uma análise literária de cunho científico.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia básica:
APPIAH, Kwame Anthony. Pendendo para o nativismo. In: Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro. Revisão da tradução de Fernando Rosa Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010, 3a. reimpressão, p. 77-110.
BHABHA, Homi K. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e aprerrogativa pós-colonial. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 70-104 (Humanitas)
______________. A outra questão: o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 105-128 (Humanitas)
______________. da mímica e do homem: a ambivalência do discurso colonial. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 129-138 (Humanitas)
CARPENTIER, Alejo. Consciência e identidade da América. In: A literatura do maravilhoso. Tradução de Rubia Prates Goldoni e Sérgio Molina. Comentário e hipertextos de Aimée González Bolaños. Tradução do comentário e dos hipertextos de Liliam Ramos. São Paulo: Vértice, 1987. p.35-41. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/carpentier/index.htm Acesso em 31 de maio de 2013. 
CLASTRES, Pierre. Do etnocídio. In: Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. Prefácio de Bento Prado Jr. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 81-92.
CULLER, Jonathan. Escrita e logocentrismo. In: Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Tradução de Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997, p. 104-127.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 133-168. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html
GILROY, Paul. Senhores, senhoras, escravos e as antinomias da modernidade. In: O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-asiáticos, 2001, p. 101-156.
GLISSANT, Édouard. O escritor e o sopro do lugar. In: Introdução a uma poética da Diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: UFJF, 2005.
________________. O Mesmo e o Diverso. Tradução de Normelia Parise. Comentário de Graciela Ortiz. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/index.htm>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.
HALL, Stuart. Que "negro" é esse na clutura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger e Sayonara Amaral. Belo Horizonte: Editora da UFMG/UNESCO, 2003, p. 335-349 (Humanitas)
__________. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46.
__________. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 47-65.
LEZAMA LIMA, José. Sumas críticas do americano. Tradução, comentários e notas de Irlemar Chiampi. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/lezama/index.htm#_ftnref23>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.
SAID, Edward W. Existem dois lados. In: Cultura e imperialismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 245-266.
SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 19-47.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, multiculturalismo y diferencia colonial. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 41-48.
______________. Pensamiento fronterizo y/o posicionamiento crítico fronterizo. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 55-64.

Bibliografia complementar:



Bibliografia suplementar:
BHABHA, Homi K.. The location of culture. London: Routledge, 1994.
CULLER, Jonathan. Writing and logocentrism. In: On deconstruction: theory and criticism after structuralism. New York: Cornell University, 1982, p. 89-110.
GLISSANT, Édouard. L'écrivain et le souffle du lieu. In: Introduction à une poétique du Divers. Paris: Gallimard, 1996, p. 129-144.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2014
21/03/2014
Aula 7
21/03/2014
21/03/2014
Aula 5
21/03/2014
21/03/2014
Aula 4
21/03/2014
21/03/2014
Aula 3: pausa ao estabelecimento de parâmetros subjacentes
21/03/2014
21/03/2014
Aula 10
21/03/2014
21/03/2014
Aula 8
21/03/2014
21/03/2014
Introdução à disciplina
21/03/2014
21/03/2014
Aula 12
21/03/2014
21/03/2014
Aula 13
21/03/2014
21/03/2014
Aula 9
21/03/2014
21/03/2014
Aula 14
21/03/2014
21/03/2014
Aula 11
21/03/2014
21/03/2014
Fechamento: o lugar e a glocalidade
06/06/2014
04/07/2014
Primeiro módulo: uma fala calibânica
18/07/2014
18/07/2014
Segundo módulo: uma fala da subalternidade
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro LAMMING, George. The pleasures of exile
Livro Pele negra, máscaras brancas
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 02/04/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 28/04/2025 12:42