Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativo. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, portanto, deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme Resolução CEPEX n. 177/2012, que normatiza o processo de verificação do rendimento escolar na UFPI. - Frequência mínima de 75% da carga horária; - Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na elaboração e entrega dos trabalhos; - Qualidade dos trabalhos produzidos conforme ABNT e auto-avaliação. Para efeito de registro de notas: Prova Escrita, Seminário e Oficina de Elaboração de Planos. (10,0). |
Bibliografia:
| REFERÊNCIAS BÁSICAS
BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2003. (p. 41-104). CORDEIRO, Jaime. Didática. 3 ed., São Paulo: Contexto, 2009. (p. 165-186). LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. (Leitura Básica). CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 14 ed., Petrópolis: Vozes, 2002. LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinaridade: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. ______. Avaliação Educacional: novos passos e perspectivas. Gestão em Rede. Maio, 2006. RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do processo didático na ação docente. In: MARTINS MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. HERNANDEZ, Fernando. A Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caledoscópio. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. OLIVEIRA, Antônio Carlos. Projetos pedagógicos: práticas interdisciplinares: uma abordagem para os temas transversais. São Paulo: Avercamp, 2005. SCARPATO, Marta. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. (Org.). Campinas, SP: Papirus, 1998. HYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 8 ed., São Paulo: Ática, 2006. MELO, Marcos Muniz. Interdisciplinaridade. Editora Melo, set/out., 2009. RAMALHO, NUÑEZ, GAUTHIER. Formar o professor profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projetos de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
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