• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

Ir ao Menu Principal

emanuel lindemberg silva albuquerque

CGEO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

PPGCA099 - DIDÁTICA ESPECIAL - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
O papel da Didática no trabalho docente (02/06/2014 - 02/06/2014)
Os Fundamentos teóricos da Didática.
O Papel da Didática no trabalho docente. (02/06/2014 - 09/06/2014)
Paradigmas Conservadores e inovadores da Prática Pedagógica.
O papel da Didática no trabalho docente. (04/06/2014 - 04/06/2014)
A formação de professores e o exercício da Docência Superior: requisitos legais.
Seminário sobre a Docência do Ensino Superior. (11/06/2014 - 11/06/2014)
Temas: . Tornar-se professor Universitário Hoje. . As finalidades do Ensino Superior. . O Docente do Ensino Superior.
Seminário sobre Doência do Ensino Superior (16/06/2014 - 18/06/2014)
Realização de Seminário sobre Docência do Ensino Superior.
Planejamento do Ensino. (23/06/2014 - 23/06/2014)
Conceito e tipos de planos.
Planejamento do Ensino. (25/06/2014 - 25/06/2014)
Fases do Planejamento.
Planejamento do Ensino. (30/06/2014 - 09/07/2014)
As variáveis do processo Educativo.
Planejamento do Ensino (14/07/2014 - 28/07/2014)
Realização de oficina para elaboração dos planos: Disciplina, Unidade e de Aula.
Avaliação da Aprendizagem. (30/07/2014 - 30/07/2014)
Realização da Avaliação da Aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL Total
02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10.0 0 AM
2 201410**** 10,0 10.0 0 AM
3 201310**** 10,0 10.0 0 AM
4 201410**** 10,0 10.0 0 AM
5 201310**** 10,0 10.0 0 AM
6 201410**** 10,0 10.0 0 AM
7 201410**** 10,0 10.0 0 AM
8 201410**** 10,0 10.0 0 AM
9 201410**** 10,0 10.0 0 AM
10 201410**** 10,0 10.0 0 AM
11 201410**** 10,0 10.0 0 AM
12 201410**** 10,0 10.0 0 AM
13 201310**** 10,0 10.0 0 AM
14 201410**** 10,0 10.0 0 AM
15 201410**** 10,0 10.0 0 AM
16 201410**** 10,0 10.0 0 AM
17 201410**** 10,0 10.0 0 AM
18 201410**** 10,0 10.0 0 AM
19 201410**** 10,0 10.0 0 AM
20 201410**** 10,0 10.0 0 AM
21 201410**** 10,0 10.0 0 AM
22 201410**** 10,0 10.0 0 AM
23 201410**** 10,0 10.0 0 AM
24 201410**** 10,0 10.0 0 AM
25 201410**** 10,0 10.0 0 AM
26 201410**** 10,0 10.0 0 AM
27 201410**** 10,0 10.0 0 AM
28 201410**** 10,0 10.0 0 AM
29 201410**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Capacitar o professor a tomada de decisões básicas em relação à proposta pedagógica que fundamenta a conclusão do processo de ensino, a partir da reflexão crítica da prática pedagógica na busca de critérios para a escolha da orientação metodológica, da relação professor/aluno, de objetivos e conteúdos, do sistema de avaliação na perspectiva de construção de uma proposta didática alternativa
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina desenvolver-se-á por meio de aulas expositivas e dialogadas, atividades em grupo e individual, produção de textos, projeção de vídeos, oficina pedagógica, seminários, elaboração de planos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativo. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, portanto, deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme Resolução CEPEX n. 177/2012, que normatiza o processo de verificação do rendimento escolar na UFPI.
- Frequência mínima de 75% da carga horária;
- Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na elaboração e entrega dos trabalhos;
- Qualidade dos trabalhos produzidos conforme ABNT e auto-avaliação.
Para efeito de registro de notas:
• Prova Escrita, Seminário e Oficina de Elaboração de Planos. (10,0).
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS

BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2003. (p. 41-104).
CORDEIRO, Jaime. Didática. 3 ed., São Paulo: Contexto, 2009. (p. 165-186).
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. (Leitura Básica).
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 14 ed., Petrópolis: Vozes, 2002.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinaridade: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
______. Avaliação Educacional: novos passos e perspectivas. Gestão em Rede. Maio, 2006.
RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2003.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do processo didático na ação docente. In: MARTINS MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005.
HERNANDEZ, Fernando. A Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caledoscópio. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
OLIVEIRA, Antônio Carlos. Projetos pedagógicos: práticas interdisciplinares: uma abordagem para os temas transversais. São Paulo: Avercamp, 2005.
SCARPATO, Marta. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. (Org.). Campinas, SP: Papirus, 1998.
HYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 8 ed., São Paulo: Ática, 2006.
MELO, Marcos Muniz. Interdisciplinaridade. Editora Melo, set/out., 2009.
RAMALHO, NUÑEZ, GAUTHIER. Formar o professor profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projetos de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/06/2014
09/06/2014
O Papel da Didática no trabalho docente.
02/06/2014
02/06/2014
O papel da Didática no trabalho docente
04/06/2014
04/06/2014
O papel da Didática no trabalho docente.
11/06/2014
11/06/2014
Seminário sobre a Docência do Ensino Superior.
16/06/2014
18/06/2014
Seminário sobre Doência do Ensino Superior
23/06/2014
23/06/2014
Planejamento do Ensino.
25/06/2014
25/06/2014
Planejamento do Ensino.
30/06/2014
09/07/2014
Planejamento do Ensino.
14/07/2014
28/07/2014
Planejamento do Ensino
30/07/2014
30/07/2014
Avaliação da Aprendizagem.
Avaliações
Data Descrição
30/07/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INÍCIO DAS AULAS 27/05/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:37