• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

CEZAR AUGUSTO FREIRE FERNANDES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

Ir ao Menu Principal

cezar augusto freire fernandes

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

PPGED031 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (15/04/2014 - 15/04/2014)

BRZEZINSKI, Iria (org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília/DF: Plano Editora, 2002.

VEIGA, Ilma. P.; AMARAL, Ana Lúcia (orgs.). Formação de Professores: políticas e debates. Campinas/SP: 2002.

CONTREIRAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

PIMENTA, Selma garrido; GHEDIN, Evandro (org). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

MAGALHÃES, Maria Cecília C. (org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas/SP: Mercado das letras, 2004.

PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne. (org). Formando Professores Profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.

NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

BEZERRA, Ada augusta C.; NASCIMENTO, Marilene B. da Cruz. Educação e formação de professores: questões contemporâneas. Fortaleza/CE: Edições UFC, 2013.

KESKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas/SP`: Papirus, 2013.

OLIVEIRA, Maria Marly. Sequência Didática interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

MOLL, Jaqueline (org.). Os tempos da vida nos tempos da escola: construindo possibilidades. Porto Alegre: Penso, 2013.

   Iria Brzezinsk - Profissão professor identidade e profissionalização docente 
livro: BRZEZINSKI, Iria (org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília/DF: Plano Editora, 2002.
  Maurice Tardif - Saberes docentes e formação profissional 
livro: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.
  A AUTONOMIA DOS PROFESSORES - JOSÉ CONTRERAS 
CONTREIRAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
  FRANCISCO IMBERNÓN - Formação continuada.pptx 
Francisco Imbernón - FORMAÇÃO CONTINUADA
  PESQUISA INTEGRATIVA 
slide Pesquisa Integrativa
  Professores Profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 
PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne. (org). Formando Professores Profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
  Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito 
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito São Paulo: Cortez, 2002.
  FRANCISCO IMBERNÓN - FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL 
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
  MAGALHÃES, Maria Cecília C. (org.). A formação do professor como um profissional crítico 
MAGALHÃES, Maria Cecília C. (org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas/SP: Mercado das letras, 2004.
  FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. 
FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
ESTUDO INDIVIDUALIZADO (22/04/2014 - 22/04/2014)
LEITURA DO LIVRO E ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (29/04/2014 - 29/04/2014)
APRESENTAÇÃO LUIS EDUCARDO 1. BRZEZINSKI, Iria (org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília/DF: Plano Editora, 2002.
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (06/05/2014 - 06/05/2014)
APRESENTAÇÃO: ROSIMEYRE E CARLA DAIANE 3. CONTREIRAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. APRESENTAÇÃO: JOSIANA E FRANCISCA JELMA 4. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (13/05/2014 - 13/05/2014)
APRESENTAÇÃO: RAQUEL 5. GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. APRESENTAÇÃO: CAIO VELOSO 6. IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (20/05/2014 - 20/05/2014)
APRESENTAÇÃO: ANA lUIZA E CLÁUDIA 7. FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. APRESENTAÇÃO: MARCOELIS 8. PIMENTA, Selma garrido; GHEDIN, Evandro (org). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (27/05/2014 - 27/05/2014)
APRESENTAÇÃO: HAÊDE 9. MAGALHÃES, Maria Cecília C. (org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas/SP: Mercado das letras, 2004. APRESENTAÇÃO: ERINEIDE 10. PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne. (org). Formando Professores Profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (03/06/2014 - 03/06/2014)
APRESENTAÇÃO: VILMARA 11. NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999. APRESENTAÇÃO: CARLA TERESA 12. IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
TREINAMENTO PORTAL CAPES E APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (10/06/2014 - 10/06/2014)
TREINAMENTO PORTAL CAPES: BIBLIOTECÁRIO UFPI SEMINÁRIO: ADRIANA 2. VEIGA, Ilma. P.; AMARAL, Ana Lúcia (orgs.). Formação de Professores: políticas e debates. Campinas/SP: 2002.
ESTUDO INDIVIDUAL PESQUISA PORTAL CAPES (17/06/2014 - 17/06/2014)
? Formação de professores: produção acadêmica no Portal da CAPES nos últimos 5 anos, relacionando à temática de estudo da dissertação, conforme normas a serem disponibilizadas.
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (24/06/2014 - 24/06/2014)
APRESENTAÇÃO: NALDIA PAULA 13. BEZERRA, Ada augusta C.; NASCIMENTO, Marilene B. da Cruz. Educação e formação de professores: questões contemporâneas. Fortaleza/CE: Edições UFC, 2013. APRESENTAÇÃO: AMANDA 14. KESKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas/SP`: Papirus, 2013.
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO (01/07/2014 - 01/07/2014)
APRESENTAÇÃO: NILDA 15. OLIVEIRA, Maria Marly. Sequência Didática interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013. APRESENTAÇÃO: SÍLVIA E ANNE 16. MOLL, Jaqueline (org.). Os tempos da vida nos tempos da escola: construindo possibilidades. Porto Alegre: Penso, 2013.
PESQUISA INTEGRATIVA (08/07/2014 - 15/07/2014)
? Formação de professores: produção acadêmica no Portal da CAPES nos últimos 5 anos, relacionando à temática de estudo da dissertação, conforme normas a serem disponibilizadas.
PESQUISA INTEGRATIVA (15/07/2014 - 15/07/2014)

PESQUISA INTEGRATIVA NO PORTAL CAPES

ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA: AULA EXPOSITIVA E ENTREGA DOS TRABALHOS FINAIS (29/07/2014 - 29/07/2014)

AULA EXPOSITIVA: PROFESSORAS ENTREGA TRABALHOS: RESENHA E ARTIGO

Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 29
1 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
2 201410**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
6 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
7 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201410**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 12
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201410**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
11 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 8
13 201410**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
15 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
16 201410**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
17 201410**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
19 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
20 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9.0 4 AM
2 201410**** 9,7 9.7 8 AM
3 201410**** 9,7 9.7 4 AM
4 201410**** 9,7 9.7 4 AM
5 201410**** 9,5 9.5 8 AM
6 201310**** 9,5 9.5 8 AM
7 201410**** 9,7 9.7 4 AM
8 201410**** 9,7 9.7 4 AM
9 201410**** 9,5 9.5 8 AM
10 201410**** 10,0 10.0 0 AM
11 201410**** 10,0 10.0 0 AM
12 201410**** 9,5 9.5 12 AM
13 201410**** 10,0 10.0 0 AM
14 201410**** 9,7 9.7 4 AM
15 201410**** 10,0 10.0 0 AM
16 201410**** 9,7 9.7 4 AM
17 201410**** 9,5 9.5 8 AM
18 201410**** 9,7 9.7 4 AM
19 201410**** 9,5 9.5 8 AM
20 201410**** 9,7 9.7 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação inicial e profissionalização de professores: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de professores pós-LDBEN/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de professores. Formação continuada de professores: tendências atuais. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de aulas expositivas dialogadas, seminários, leituras e discussões de textos, desenvolvimento de atividades de pesquisa integrativa no Portal CAPES (base de dados da área da educação) e elaboração de artigo, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.
A avaliação da aprendizagem constará de três etapas:
1ª – organização e apresentação do seminário;
2ª – resenha do livro estudado;
3ª – Pesquisa Integrativa no Portal CAPES e elaboração de artigo científico sobre formação de professores, relacionando a temática com o objeto de estudo da pesquisa do mestrado.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: BEZERRA, Ada augusta C.; NASCIMENTO, Marilene B. da Cruz. Educação e formação de professores: questões contemporâneas. Fortaleza/CE: Edições UFC, 2013.

BRZEZINSKI, Iria (org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília/DF: Plano Editora, 2002.

CONTREIRAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KESKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas/SP`: Papirus, 2013.

MAGALHÃES, Maria Cecília C. (org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas/SP: Mercado das letras, 2004.

MOLL, Jaqueline (org.). Os tempos da vida nos tempos da escola: construindo possibilidades. Porto Alegre: Penso, 2013.

NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999.

OLIVEIRA, Maria Marly. Sequência Didática interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne. (org). Formando Professores Profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, Selma garrido; GHEDIN, Evandro (org). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma. P.; AMARAL, Ana Lúcia (orgs.). Formação de Professores: políticas e debates. Campinas/SP: 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/04/2014
15/04/2014
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
22/04/2014
22/04/2014
ESTUDO INDIVIDUALIZADO
29/04/2014
29/04/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
06/05/2014
06/05/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
13/05/2014
13/05/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
20/05/2014
20/05/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
27/05/2014
27/05/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
03/06/2014
03/06/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
10/06/2014
10/06/2014
TREINAMENTO PORTAL CAPES E APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
17/06/2014
17/06/2014
ESTUDO INDIVIDUAL PESQUISA PORTAL CAPES
24/06/2014
24/06/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
01/07/2014
01/07/2014
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO
08/07/2014
15/07/2014
PESQUISA INTEGRATIVA
15/07/2014
15/07/2014
PESQUISA INTEGRATIVA
29/07/2014
29/07/2014
ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA: AULA EXPOSITIVA E ENTREGA DOS TRABALHOS FINAIS
Avaliações
Data Descrição
01/07/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TREINAMENTO PORTAL CAPES 05/06/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:40