Metodologia: |
Sociologia: origem, formação, desenvolvimento. Abordagens clássicas, releituras e seus desdobramentos: Marx e os marxismos; Durkheim e o funcionalismo; Weber e a sociologia compreensiva; Escola de Chicago. <br />: A disciplina seguirá os seguintes passos: aulas expositivas sobre os principais conceitos dos autores pais da sociologia (Durkheim, Marx e Weber); aulas expositivas para aprofundamento de ideias e conceitos de autores indicados na bibliografia e; seminários temáticos apresentados por dupla de alunos. É necessária e recomendada a leitura prévia dos textos, para uma boa participação nas aulas. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação seguirá dois parâmetros: primeiro, consiste na participação do aluno nos debates em sala de aula, assiduidade, leitura prévia dos textos e apresentação de seminário temático. Segundo, elaboração de um texto contendo oito a dez páginas, no padrão ABNT (espaço entre linhas de 1.5, margem esquerda 3,0 margem direta 2,0 margem superior 3,0 e inferior 2,0 e fonte arial 12), versando sobre as ideias de um dos autores trabalhado ou dialogando com ideias de alguns autores debatidos. O trabalho deve ser enviado por e-mail aos professores até 31 de julho, e apresentado, num tempo de 10 a 15 minutos, na aula do dia 12/08. <br />Observação: trabalho copiado integralmente ou em parte é plágio (isto é crime) e a nota de avaliação da disciplina poderá ser zero.<br /> |
Bibliografia:
| Bibliografia<br /><br />ALTHUSSER & BADIOU. Materialismo histórico e materialismo dialético. 2. Ed. São Paulo. Global Editora, 1986. P. 33-56.<br />ALEXANDER, Jeffrey. A importância dos clássicos. In: GIDDENS, Anthony e TURNER, Jonathan (Orgs.). Teoria Social Hoje. São Paulo. Unesp, 1999. P. 23-89.<br />BOLTANSKI, Luc & Ève, CHIAPELLO. O Novo Espírito do Capitalismo. Martins Fontes, São Paulo, 2009.<br />BAECHLER, Jean. Grupos e sociabilidade. In: DOUDON, Raymond. Tratado de Sociologia. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1995. P. 65-106.<br />BIRNBAUM, Pierre. Conflitos. In: DOUDON, Raymond. Tratado de Sociologia. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1995. P. 247-282.<br /> DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo. Martins Fontes, 2003. <br />_________. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo. Martins Fontes, 2012. P. 13-83<br />_________. Sociologia e filosofia. São Paulo. Icone Editora, 1994. P. 123-145.<br />DOUDON, Raymond. Tratado de Sociologia. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1995. P. 27-63.<br />GIDDENS, Anthony. As ideias de Durkheim. São Paulo. Cultrix, 1978. P. 03-32.<br />GRAMSCI. Antonio. Concepção dialética da história. Ed. 9. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, S/D. p. 11-63.<br />HOBSBAWN, Eric. Como Mudar o Mundo: Marx e o Marxismo, 1840 - 2011. São Paulo, Companhia das Letras, 2011.<br />MARX, K. A Ideologia Alemã: Teses sobre Feuerbach. São Paulo. Centauro, 2002.<br />_________. A Questão Judaica. São Paulo. Centauro. 2003. <br />_________. Manifesto do partido comunista. São Paulo. Novos Rumos, 1986. P. 81-123.<br />MARTINS, Carlos. O que é Sociologia. Coleção: primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1985.<br />WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo. Pioneira, 1999.<br />________. O Direito na Economia e na Sociedade. São Paulo. Icone Editora, 2011.<br />________. Economia e sociedade. V. 1. Brasília, UNB, 2009. P. 03 35.<br />________. Sobre a Teoria das Ciências Sociais. São Paulo, 1991. P. 01 74.<br />QUINTANEIRO, Tânia et al. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. <br /><br /><br /> |