-

CBT0028 - CULTURA POPULAR BRASILEIRA E PIAUIENSE - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Cultura Popular Brasileira (17/04/2014 - 17/04/2014)

Cultura Popular Brasileira

   Plano de Curso 
Descrição detalhada dos conteúdos, objetivos, método, avaliação e referências da discipilina
  Arquivo com o Livro para produção da ficha de leitura n. 1 
ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. 14 ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
    
Inicia em 28/05/2014 às 6h 0 e finaliza em 10/06/2014 às 23h 59
Plano de Curso Cultura Popular (19/04/2014 - 19/04/2014)

Análise, discussão e propostas de atividades

A cultura no Plural (24/04/2014 - 24/04/2014)

Conceitos

A cultura no plural (24/04/2014 - 24/04/2014)

Análise histórico-antropológica - Apresentação e discussão da obra O povo brasileiro de Darcy Ribeiro

Cultura e Patrimônio (26/04/2014 - 26/04/2014)

Cultura e Patrimônio

Os diversos conceitos de cultura (03/05/2014 - 03/05/2014)

Os diversos conceitos de cultura

Os diversos conceitos de cultura (08/05/2014 - 08/05/2014)

Os diversos conceitos de cultura

Um história da cultura no Brasil (10/05/2014 - 10/05/2014)

Identificação e discussão dos conceitos de cultura no Brasil ao longo de sua história

A diversidade cultural brasileira (15/05/2014 - 15/05/2014)

A diversidade cultural brasileira

O estudo da cultura e metodologias associadas (17/05/2014 - 17/05/2014)

 O estudo da cultura e metodologias associadas - a história oral

O estudo da cultura e metodologias associadas (22/05/2014 - 22/05/2014)

 O estudo da cultura e metodologias associadas - a história oral

O estudo da cultura e metodologias associadas (24/05/2014 - 24/05/2014)

 O estudo da cultura e metodologias associadas - a etnografia

O estudo da cultura e metodologias associadas (29/05/2014 - 29/05/2014)

História Oral e Etnografia - metodologias complementares

A transversalidade nos estudos de cultura (31/05/2014 - 31/05/2014)

A transversalidade nos estudos de cultura

A transversalidade nos estudos de cultura (31/05/2014 - 31/05/2014)

A transversalidade nos estudos de cultura

Circularidade Cultural (05/06/2014 - 05/06/2014)

Cultura Erudita e Popular

Cultura Erudita e Popular (07/06/2014 - 07/06/2014)

Cultura Erudita e Popular

Memória, identidade, patrimônio e turismo (12/06/2014 - 12/06/2014)

Memória, identidade, patrimônio e turismo

Memória, identidade, patrimônio e turismo (14/06/2014 - 14/06/2014)

Memória, identidade, patrimônio e turismo

Cultura, Patrimônio e Sustentabilidade (21/06/2014 - 21/06/2014)

Cultura, Patrimônio e Sustentabilidade

Cultura, Patrimônio e Sustentabilidade (26/06/2014 - 26/06/2014)

Cultura, Patrimônio e Sustentabilidade

Delta do Parnaíba - cultura e identidade (28/06/2014 - 28/06/2014)

Delta do Parnaíba - cultura e identidade

A diversidade cultural no Delta do Parnaíba (03/07/2014 - 03/07/2014)

O patrimônio cultural e natural

Delta do Parnaíba - cultura e patrimônio (05/07/2014 - 05/07/2014)

Para um inventário do patrimônio cultural do delta do Parnaíba

Patrimônio Cultural do Brasil (12/07/2014 - 12/07/2014)

Patrimônio Cultural do Brasil

Patrimônio Cultural do Brasil (17/07/2014 - 17/07/2014)

Patrimônio Cultural do Brasil

Patrimônio Cultural no Piauí (19/07/2014 - 19/07/2014)

Patrimônio Cultural no Piauí

Turismo como atividade econômico-social-polítca-cultural relacionada às ações de preservação e salvaguarda, intervenção e sustentabilidade de patrimônios culturais no Meio Norte do Brasil (24/07/2014 - 24/07/2014)

Turismo como atividade econômico-social-polítca-cultural relacionada às ações de preservação e salvaguarda, intervenção e sustentabilidade de patrimônios culturais no Meio Norte do Brasil

Turismo como atividade econômico-social-polítca-cultural relacionada às ações de preservação e salvaguarda, intervenção e sustentabilidade de patrimônios culturais no Meio Norte do Brasil (26/07/2014 - 26/07/2014)

Turismo como atividade econômico-social-polítca-cultural relacionada às ações de preservação e salvaguarda, intervenção e sustentabilidade de patrimônios culturais no Meio Norte do Brasil

Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil (31/07/2014 - 31/07/2014)
  • Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil
Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil (02/08/2014 - 02/08/2014)
  • Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil
Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil (07/08/2014 - 07/08/2014)
  • Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
17 19 24 26 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 21 26 28 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 07 09
1 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 62
5 201011**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 62
6 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20109**** 2 2 2 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 56
9 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 58
11 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 56
16 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 62
26 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 62
27 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201297**** 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 60
30 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 20125**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
5 20125**** 10,0 6,0 8,0 8.0 0 AM
6 20125**** 10,0 7,0 9,5 8.8 0 AM
7 20109**** 10,0 5,0 9,3 8.1 0 AM
8 20124**** 8,0 6,0 8,0 7.3 0 AM
9 20109**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 20109**** 10,0 8,0 9,3 9.1 0 AM
11 20125**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
12 201392**** 10,0 8,0 9,3 9.1 0 AM
13 20125**** 10,0 7,0 9,3 8.8 0 AM
14 20125**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
15 20125**** 10,0 2,0 9,5 7.2 0 AM
16 201297**** 10,0 6,0 9,0 8.3 0 AM
17 20125**** 10,0 7,0 9,0 8.7 0 AM
18 20124**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
19 20125**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
20 20125**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
21 20125**** 10,0 7,0 9,0 8.7 0 AM
22 20116**** 10,0 8,0 9,3 9.1 0 AM
23 20124**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
24 201297**** 10,0 7,0 9,3 8.8 0 AM
25 201297**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
26 20125**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
27 20125**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
28 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
30 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 20125**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
32 201297**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 20125**** 10,0 7,0 9,5 8.8 0 AM
34 201297**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
35 20125**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
36 20125**** 10,0 6,0 9,5 8.5 0 AM
37 201297**** 10,0 7,0 9,3 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão ministradas aulas expositivas, dialogadas presenciais e on line e de campo, o que inclui visitas guiadas ao Centro Histórico da cidade e delta do Parnaíba. Os diálogos se estabelecerão entre professoras e alunos/as em salas (presencial e virtual) por meio de discussões de textos escritos e/ou outras linguagens e suportes, o que inclui textos audiovisuais, sobretudo, documentários etnográficos, que envolvem a temática da cultura, do patrimônio e do turismo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Além das aulas expositivas dialogadas, serão ministrados seminários, pelos próprios alunos/as, como parte das atividades de algumas sessões de aulas. Os seminários terão duração máxima de 20 minutos. Os textos dessas atividades serão sugeridos pelas professoras, a partir de diálogos com os alunos/as. Esses documentos orientarão conteúdos e discussões nos seminários; ao final dos mesmos os/as alunos/as deverão iniciar a produção de um texto escrito individual sobre tema e questões de sua apresentação. O seminário, a participação nas aulas e o texto valerão respectivamente 10 pontos, que somados e divididos de forma equitativa, corresponderão à nota final do aluno/a na disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: UNIDADE I

ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. 14 ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CATENACCI, Vivian. Cultura popular entre a tradição e a transformação. São Paulo em perspectiva. 15 (02), 2001, p.28-35.

ALBERTI, Verena. Tradição oral e história oral: proximidades e fronteiras. História Oral. São Paulo: ABHO, v.8, n.1, pp. 11-28, jan/jun. 2005. Disponível em:
http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=113&path%5B%5D=108


WORCMAN, Karen; VASQUEZ, Jesus. História Falada. São Paulo: SESC SP, Museu da Pessoa, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. (disponível on line)

LINDOSO, Dirceu. CAVALCANTI, Bruno César. Lições de etnologia geral: introdução ao estudo de seus princípios seguido de dois estudos de etnologia. Maceió: EDUFAL, 234p. (disponível on line)

UNIDADE II

BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo)

GODOI, Emília Pietrafesa de. O trabalho da memória: cotidiano e história no sertão do Piauí. Campinas: Unicamp, 1999. (Não conheço o trabalho, mas acho que vale à pena deixar, pois se trata de bibliografia sobre cultura piauiense.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível: http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wp-gz/wp-content/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf

HOBSBAWM, Eric. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (org.). A invenção das tradições. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. p.9-23.


UNIDADE III

PINHEIRO, Áurea; MOURA, Cássia; SOUZAm Francisca Márcia Costa de. Ensino, patrimônio cultural e sociedade. In: Historiæ, ISSN 1519-8502, E-ISSN 2238-5541, Rio Grande/RS, Brasil. Disponível em: http://www.seer.furg.br/hist/article/view/3263

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. A invenção do nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez; Recife: Massangana, 1999. (Estudos e pesquisas, 104).

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Gestão ou gestação pública da cultura: reflexões sobre o papel do estado na produção cultural contemporânea. In: 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2005/2006: Estado e sociedade construindo políticas públicas de cultura. Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. Brasília: Ministério da Cultura, 2007, p. 135-142.

OLIVEN, Ruben George. O nacional e o regional na construção da identidade brasileira. Disponível em http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_02/rbcs02_07.htm
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/04/2014
17/04/2014
Cultura Popular Brasileira
19/04/2014
19/04/2014
Plano de Curso Cultura Popular
24/04/2014
24/04/2014
A cultura no Plural
24/04/2014
24/04/2014
A cultura no plural
26/04/2014
26/04/2014
Cultura e Patrimônio
03/05/2014
03/05/2014
Os diversos conceitos de cultura
08/05/2014
08/05/2014
Os diversos conceitos de cultura
10/05/2014
10/05/2014
Um história da cultura no Brasil
15/05/2014
15/05/2014
A diversidade cultural brasileira
17/05/2014
17/05/2014
O estudo da cultura e metodologias associadas
22/05/2014
22/05/2014
O estudo da cultura e metodologias associadas
24/05/2014
24/05/2014
O estudo da cultura e metodologias associadas
29/05/2014
29/05/2014
O estudo da cultura e metodologias associadas
31/05/2014
31/05/2014
A transversalidade nos estudos de cultura
31/05/2014
31/05/2014
A transversalidade nos estudos de cultura
05/06/2014
05/06/2014
Circularidade Cultural
07/06/2014
07/06/2014
Cultura Erudita e Popular
12/06/2014
12/06/2014
Memória, identidade, patrimônio e turismo
14/06/2014
14/06/2014
Memória, identidade, patrimônio e turismo
21/06/2014
21/06/2014
Cultura, Patrimônio e Sustentabilidade
26/06/2014
26/06/2014
Cultura, Patrimônio e Sustentabilidade
28/06/2014
28/06/2014
Delta do Parnaíba - cultura e identidade
03/07/2014
03/07/2014
A diversidade cultural no Delta do Parnaíba
05/07/2014
05/07/2014
Delta do Parnaíba - cultura e patrimônio
12/07/2014
12/07/2014
Patrimônio Cultural do Brasil
17/07/2014
17/07/2014
Patrimônio Cultural do Brasil
19/07/2014
19/07/2014
Patrimônio Cultural no Piauí
24/07/2014
24/07/2014
Turismo como atividade econômico-social-polítca-cultural relacionada às ações de preservação e salvaguarda, intervenção e sustentabilidade de patrimônios culturais no Meio Norte do Brasil
26/07/2014
26/07/2014
Turismo como atividade econômico-social-polítca-cultural relacionada às ações de preservação e salvaguarda, intervenção e sustentabilidade de patrimônios culturais no Meio Norte do Brasil
31/07/2014
31/07/2014
Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil
02/08/2014
02/08/2014
Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil
07/08/2014
07/08/2014
Temas e problemas de investigação no campo da Cultura, do Patrimônio e do Turismo, com ênfase nas economias criativas, sustentabilidade, gestão participativa e empoderamento das comunidades do Meio Norte do Brasil
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Semana Nacional de Museus 15/05/2014
Cultura Popular Brasileira 24/04/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.769 18/08/2022 21:00