Metodologia: |
Aulas expositivas Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.<br /> Grupos de discussão A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.<br /> Trabalho em grupo discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. <br /> Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos; trabalhos práticos e exercícios: apresentações individuais e/ou em grupos. <br /> |
Bibliografia:
| GIL, A. C. . Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.<br />GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.<br />PÁDUA, Elizabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.<br />PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005.<br />SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.<br />VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. São Paulo: Pioneira, 1998.<br />VIEGAS, W. Fundamentos de metodologia científica. Brasília: Paralelo 15, 1999.<br /><br />TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.<br /><br />ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de; VILELA, R. A. T. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.<br /> |