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MPSF008 - PROMOÇÃO DA SAÚDE - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Acolhida aos Mestrandos e Apresentação do Módulo.Roda de Conversa: Compartilhando experiências e reconhecendo concepções de Promoção da Saúde. Estudo Dirigido – Importância dos Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde (18/09/2014 - 18/09/2014)

1. Acolhida aos Mestrandos e Apresentação do Módulo

2. Roda de Conversa: Compartilhando experiências e reconhecendo concepções de Promoção da Saúde

3. Abertura do Grupo Tutorial: Entrando no clima da Promoção da Saúde

4. Estudo Dirigido – Importância dos Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde

 

Leitura Complementar:

BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.

   Leitura complementar 
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.
Estudo Dirigido: Importância dos Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde (Fechamento). Painel Integrado: Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Plenária: Apresentação do Painel Integrado. Mini exposição: Antecedentes e movimentos atuais da PNPS. Orientações para atividades de dispersão: Prática na Comunidade – ações de Promoção da Saúde nos territórios (19/09/2014 - 19/09/2014)

1. Estudo Dirigido: Importância dos Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde (Fechamento)

2. Painel Integrado: Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)

3. Plenária: Apresentação do Painel Integrado

4. Mini exposição: Antecedentes e movimentos atuais da PNPS

5. Orientações para atividades de dispersão: Prática na Comunidade – ações de Promoção da Saúde nos territórios

 

Leitura complementar

Práticas Democráticas Participativas na Construção de Agendas Sociais de Desenvolvimento em Municípios do Sudeste Brasileiro. Ambiente & Sociedade. v. XVI, n. 2, p. 103-128, abr.-jun. 2013.

Atividade de dispersão: Planejamento da ação de promoção da saúde com participação da equipe de trabalho da ESF, do território de atuação. (25/09/2014 - 25/09/2014)

Atividade de dispersão:

Planejamento da ação de promoção da saúde com participação da equipe de trabalho da ESF, do território de atuação.

Atividade de dispersão:Desenvolver uma ação de promoção da saúde no território de atuação da ESF 1. análise da realidade; 2. identificação de equipamentos sociais a serem incluídos na ação (26/09/2014 - 26/09/2014)

Desenvolver uma ação de promoção da saúde no território de atuação da ESF

1. análise da realidade;

2. identificação de equipamentos sociais a serem incluídos na ação

Desenvolvimento da atividade de dispersão: sujeitos e equipamentos sociais envolvidos, execução e avaliação (02/10/2014 - 02/10/2014)

Realizar atividade e relatório:

1. Identificação da ação:

Mestrando: ___________________________________________________

Título da ação: ________________________________________________

Território: (Estado/Município/ESF)________________________________

1. Justificativa da ação

2. Objetivos

3. Descrição da realidade

4. Ação desenvolvida (etapas de planejamento, os sujeitos/equipamentos sociais envolvidos, execução e proposta de avaliação)

5. Recursos utilizados (material utilizado para o desenvolvimento da atividade)

6. Formas de avaliação

Elaboração de relatório de dispersão: Justificativa da ação Objetivos Descrição da realidade Ação desenvolvida (etapas de planejamento, os sujeitos/equipamentos sociais envolvidos, execução e proposta de avaliação) Recursos utilizados (material utilizado para o desenvolvimento da atividade) Formas de avaliação (03/10/2014 - 03/10/2014)

O Relatório deve conter os seguintes elementos:

 

  1. Identificação da ação:

Mestrando: ___________________________________________________

Título da ação: ________________________________________________

Território: (Estado/Município/ESF)________________________________

  1. Justificativa da ação
  2. Objetivos
  3. Descrição da realidade
  4. Ação desenvolvida (etapas de planejamento, os sujeitos/equipamentos sociais envolvidos, execução e proposta de avaliação)
  5. Recursos utilizados (material utilizado para o desenvolvimento da atividade)
  6. Formas de avaliação
Atividades presenciais: Acolhimento aos mestrandos; Fechamento do Grupo Tutorial: Entrando no clima da promoção da saúdeo aos Mestrandos; Mini exposição: Abordagens de Promoção da Saúde (biológica comportamental e socioambiental); Roda de Conversa: Resgate das experiências apresentadas na primeira roda de conversa identificando ou associando com as abordagens discutidas na mini exposição; Atividade Vivencial: Trilhando a qualidade de vida e diversidade cultural (09/10/2014 - 09/10/2014)

1.Acolhimento aos mestrandos;

2. Fechamento do Grupo Tutorial: Entrando no clima da promoção da saúdeo aos Mestrandos;

3. Mini exposição: Abordagens de Promoção da Saúde (biológica comportamental e socioambiental);

4. Roda de Conversa: Resgate das experiências apresentadas na primeira roda de conversa identificando ou associando com as abordagens discutidas na mini exposição;

5. Atividade Vivencial: Trilhando a qualidade de vida e diversidade cultural

 

  Atividade Vivencial 
Trilhando a qualidade de vida e a diversidade cultural
  Atividade vivencial 
Leitura complementar
Atividades presenciais:Acolhida aos Mestrandos; Retorno da Prática na Comunidade: Apresentação das práticas com entrega do relatório síntese da prática na comunidade – oral ou banner; Grupo Operativo: avaliação em promoção da saúde; Avaliação/encerramento do Módulo (10/10/2014 - 10/10/2014)

1. Acolhida aos Mestrandos;

2. Retorno da Prática na Comunidade: Apresentação das práticas com entrega do relatório síntese da prática na comunidade – oral ou banner;

3. Grupo Operativo: avaliação em promoção da saúde;

4. Avaliação/encerramento do Módulo

               

   . Usos e Significados da Qualidade de Vida nos Discursos Contemporâneos de Saúde  (Artigo)   

  Avaliação em PS   

Atividade: Grupo Operativo Leitura complementar

  Avaliação em PS   

Grupo Operativo: Leitura complementar

  Avaliação em PS   

Grupo Operativo: leitura complementar

  Avaliação em PS   

Grupo Operativo: Leitura complementar

  Avaliação de em promoção da saúde   

Grupo Operativo: texto de apoio

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
18 19 25 26 02 03 09 10
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,5 9,8 8,5 9.3 0 AM
2 201410**** 9,5 9,8 8,8 9.4 0 AM
3 201410**** 9,3 9,8 9,0 9.4 0 AM
4 201410**** 9,2 9,8 9,2 9.4 0 AM
5 201410**** 9,3 9,8 9,0 9.4 0 AM
6 201410**** 9,3 9,8 8,5 9.2 0 AM
7 201410**** 9,5 9,8 9,5 9.6 0 AM
8 201410**** 9,3 9,8 8,8 9.3 0 AM
9 201410**** 9,5 9,8 8,8 9.4 0 AM
10 201410**** 9,2 9,8 8,8 9.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Marcos históricos e conceituais da promoção da saúde. Diferentes modelos de promoção da saúde. Promoção da saúde na produção do cuidado na perspectiva da integralidade e intersetorialidade. Experiências exitosas na promoção da saúde. Conceitos de qualidade de vida, na perspectiva da diversidade cultural. Promoção da saúde com foco na participação popular e a autonomia do sujeito.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Este Módulo articula um elenco de estratégias educacionais para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem. Nos momentos presenciais utilizaremos Roda de Conversas, Grupo Tutorial, Painel Integrado, Estudo Dirigido, Atividade Vivencial, Grupo Operativo e Mini Exposições. No momento de dispersão realizar-se-á Prática na Comunidade.

O Módulo está organizado em atividades presenciais e à distância, sendo dois encontros presenciais intercalados pelas atividades à distância.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O sistema de avaliação do mestrando está de acordo com o proposto para o curso de mestrado apresentado no Caderno do Curso. Para cada estratégia educacional haverá um produto, descritos a seguir:
? Grupo Tutorial - um relatório síntese do GT
? Prática na Comunidade ? um relatório da atividade realizada
Utilizaremos instrumentos para avaliar as estratégias educacionais trabalhadas no módulo, que se encontram no anexo deste caderno.

Horário de atendimento:
Bibliografia: ASSUMPÇÃO, R. (Org.). Educação popular na perspectiva freireana. São Paulo: Editora Paulo Freire, 2009.


BARATA, R. B. et al. Epidemiologia e políticas públicas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 3-17, 2013.


BASTABLE, S. B. O enfermeiro como educador: princípios de ensino e aprendizagem para a prática de enfermagem? Susan B. Bastable; tradução Aline Capelli Vargas. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.


BRASIL, Ministério da Saúde. Comissão sobre Determinantes Sociais em Saúde. Relatório Final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. As causas sociais das iniqüidades em saúde no Brasil. 2008. 216p. Disponível: <www.cndss.fiocruz.br/pdf/home/relatorio.pdf>.


BRASIL, Ministério da Saúde. Promoção da saúde: Carta de Ottawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundsvall, Declaração de Jacarta, Declaração de Bogotá. Brasília, 2001.


BRASIL, Ministério da Saúde. Secretária de Políticas públicas. Projeto Promoção da saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 52p. (Série B. Textos Básicos em Saúde).


BRASIL, Portaria nº. 687 MS/GM, de 30 de Março de 2006. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, 2006. Disponível em: <www.saude.gov.br/svs>.


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de educação popular e saúde. Brasília, 2007.


BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, v. 1, p. 77-93, 2007.


CARVALHO, A. I. de.; BUSS, P. M. Determinantes sociais na saúde, na doença e na intervenção. In: GIOVANELLA, L. (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008. 1.112p. 141-165p.


DOWBOR, T. P.; WESTPHAL, M. F. Determinantes sociais da saúde e o Programa Saúde da Família no município de São Paulo. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 781-90, 2013.


FAVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.


FLORES, O. A educação em saúde numa perspectiva transformadora. In: Diretrizes de Educação em saúde visando à promoção da saúde. Brasília: FUNASA, 2007.


FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1990.


FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.


GIMENES, G. F. Usos e Significados da Qualidade de Vida nos Discursos Contemporâneos de Saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 2, p. 291-318, maio/ago. 2013.


GOMES, J. R. A. A. et al. Aplicação do WHOQOL-BREF em segmento da comunidade como subsídio para ações de promoção da saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 495-516, abr./jun. 2014.


HERBERT, S. P. et al (Org.). Participação e práticas educativas: a construção coletiva do conhecimento. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber livro, 2009.


JUNGES, J. R.; BARBIANI, R. Interfaces entre território, ambiente e saúde na atenção primária: uma leitura bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 21, n. 2, p. 17-207, 2013.


MINAYO, M. C. de S. Saúde e ambiente: uma relação necessária. In: CAMPOS, G. W de S. et al (Org.). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.


NODARI, C. H. et al. Relação entre inovação e qualidade da orientação do serviço de saúde para atenção primária. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 5, p. 1243-264, set./out. 2013.


PAIM, J. S. A Constituição Cidadã e os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 10, p. 1927-1953, out. 2013.


PELLEGRINI FILHO, A. Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde.
[Editorial]. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 11, p. 2080-2081, nov. 2011.


PELLEGRINI FILHO, A. Políticas públicas e determinantes sociais da saúde: o desafio da produção e uso das evidencias científicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, sup. 2, p. 135-140, 2011.


PÉREZ, J. C. de. Nossa diversidade criadora: relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas: Papirus, 1997.


SANTOS, E. A. dos. et al. Morbidades e qualidade de vida de idosos com diabetes mellitus residentes nas zonas rural e urbana. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 393-400, 2013.


SILVA, L. A. et al. A produção científica brasileira sobre a Estratégia Saúde da Família e a mudança no modelo de atenção. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 221-232, 2013.


SOUSA, T. F. de. et al. Estudo MONISA: características e aspectos metodológicos. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 904-907, 2012.


UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural, 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>.


VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família. São Paulo: Hucitec.


WESTPHAL, M. F. O movimento de municípios saudáveis e a conquista da qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. p. 39-51, 2000.














Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/09/2014
18/09/2014
Acolhida aos Mestrandos e Apresentação do Módulo.Roda de Conversa: Compartilhando experiências e reconhecendo concepções de Promoção da Saúde. Estudo Dirigido – Importância dos Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde
19/09/2014
19/09/2014
Estudo Dirigido: Importância dos Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde (Fechamento). Painel Integrado: Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Plenária: Apresentação do Painel Integrado. Mini exposição: Antecedentes e movimentos atuais da PNPS. Orientações para atividades de dispersão: Prática na Comunidade – ações de Promoção da Saúde nos territórios
25/09/2014
25/09/2014
Atividade de dispersão: Planejamento da ação de promoção da saúde com participação da equipe de trabalho da ESF, do território de atuação.
26/09/2014
26/09/2014
Atividade de dispersão:Desenvolver uma ação de promoção da saúde no território de atuação da ESF 1. análise da realidade; 2. identificação de equipamentos sociais a serem incluídos na ação
02/10/2014
02/10/2014
Desenvolvimento da atividade de dispersão: sujeitos e equipamentos sociais envolvidos, execução e avaliação
03/10/2014
03/10/2014
Elaboração de relatório de dispersão: Justificativa da ação Objetivos Descrição da realidade Ação desenvolvida (etapas de planejamento, os sujeitos/equipamentos sociais envolvidos, execução e proposta de avaliação) Recursos utilizados (material utilizado para o desenvolvimento da atividade) Formas de avaliação
09/10/2014
09/10/2014
Atividades presenciais: Acolhimento aos mestrandos; Fechamento do Grupo Tutorial: Entrando no clima da promoção da saúdeo aos Mestrandos; Mini exposição: Abordagens de Promoção da Saúde (biológica comportamental e socioambiental); Roda de Conversa: Resgate das experiências apresentadas na primeira roda de conversa identificando ou associando com as abordagens discutidas na mini exposição; Atividade Vivencial: Trilhando a qualidade de vida e diversidade cultural
10/10/2014
10/10/2014
Atividades presenciais:Acolhida aos Mestrandos; Retorno da Prática na Comunidade: Apresentação das práticas com entrega do relatório síntese da prática na comunidade – oral ou banner; Grupo Operativo: avaliação em promoção da saúde; Avaliação/encerramento do Módulo
Avaliações
Data Descrição
18/09/2014 1ª Avaliação
19/09/2014 2ª Avaliação
10/10/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Artigo . Usos e Significados da Qualidade de Vida nos Discursos Contemporâneos de Saúde
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Lembrete 07/10/2014
Orientações para leitura 07/10/2014
Orientações para o encontro presencial 28/09/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1082 13/06/2024 16:34