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CMR0039 - MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS I - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do professor (10/09/2014 - 10/09/2014)
Discussão do plano de ensino
   Urochordata e Cephalochordata.pdf 
Apresentação e discussão do conteúdo (16/09/2014 - 16/09/2014)
Discussão com os alunos sobre o plano de ensino
Seminários e análise crítica (17/09/2014 - 17/09/2014)
Formação dos grupos de seminários e início da atividade científica sobre a análise crítica de artigos científicos.
Atividade científica (23/09/2014 - 23/09/2014)
Discussão sobre a análise crítica de trabalhos científicos.
Classificação Zoológica (24/09/2014 - 24/09/2014)
Discussão sobre a classificação zoológica.
Prática de Plâncton (30/09/2014 - 30/09/2014)
Reconhecimento de organismos planctônicos marinhos no laboratório.
Filo Hemichordata (01/10/2014 - 01/10/2014)
Morfologia e fisiologia dos Hemichordata.
Introdução aos Chordata (07/10/2014 - 07/10/2014)
Introdução aos Chordata, classificação dos grupos e exemplos.
Introdução aos Urochordata (08/10/2014 - 08/10/2014)
Característica gerais do grupo.
Urochordata (14/10/2014 - 14/10/2014)
Morfologia e fisiologia dos Urochordata.
Cephalochordata (21/10/2014 - 21/10/2014)
Morfologia e fisiologia de Cephalochordata
Introdução aos Vertebrata (22/10/2014 - 22/10/2014)
Classificação dos vertebrados e discussão sobre suas características diagnósticas.
Primeira avaliação (29/10/2014 - 29/10/2014)
Assunto: Hemichordata, Urochordata e Cephalochordata.
Discussão da avaliação (04/11/2014 - 04/11/2014)
Discussão sobre a avaliação, revisão e entrega das notas.
Agnatha (05/11/2014 - 05/11/2014)
Morfologia e fisiologia de Myxinis (feiticeiras) e Cephalaspidomorphi (lampreias)
Planejamento de seminário (11/11/2014 - 11/11/2014)
Período destinado ao planejamento e preparação dos seminários.
Chondrichthyes (18/11/2014 - 18/11/2014)
Morfologia e fisiologia de peixes cartilaginosos.
Trabalho prático de peixes (19/11/2014 - 19/11/2014)
Definição de grupos e planejamento e coleta para o trabalho de peixes.
Atividade científica (25/11/2014 - 25/11/2014)
Apresentação do trabalho de peixes comercializados em Parnaíba, como exemplo para envio de resumos de trabalhos em eventos científicos.
Introdução ao estudo de peixes. (26/11/2014 - 26/11/2014)
Características diagnósticas dos peixes.
Actinopterygii e Sarcopterygii (02/12/2014 - 02/12/2014)
Morfologia e fisiologia de peixes ósseos
Seminário (03/12/2014 - 03/12/2014)
Seminário como forma avaliativa sobre o tema: Território e comportamento social dos animais.
Seminário (16/12/2014 - 16/12/2014)
Seminário como forma avaliativa sobre o tema: Dinâmica populacional dos animais.
Seminário (17/12/2014 - 17/12/2014)
Seminário como forma avaliativa sobre o tema: Deslocamentos populacionais dos animais.
Seminário (23/12/2014 - 23/12/2014)
Seminário como forma avaliativa sobre o tema: Crescimento e desenvolvimento dos animais.
Prática de peixes (06/01/2015 - 06/01/2015)
Morfologia externa e interna de peixes e qualidade do peixe para consumo de acordo com padrões internacionais.
Peixes de águas doce e marinha (07/01/2015 - 07/01/2015)
Espécies de peixes de águas doce e marinha. Características gerais.
Terceira avaliação (13/01/2015 - 13/01/2015)
Assunto: Peixes
Entrega de médias (14/01/2015 - 14/01/2015)
Discussão da avaliação e entrega de média final.
Exame Final (20/01/2015 - 20/01/2015)
Tema: Peixes
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
10 16 17 23 24 30 01 07 08 14 21 22 29 04 05 11 18 19 25 26 02 03 16 17 23 06 07 13 14 20
1 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
7 20125**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
8 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
9 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 201297**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
11 20124**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 20125**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
13 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 20125**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
15 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20124**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
17 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
19 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
21 20125**** 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 20125**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20125**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
27 20124**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
30 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
31 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
32 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
33 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
34 20124**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
35 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 6,1 8,9 7,5 7.5 8 AM
2 20124**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
3 20125**** 7,2 5,3 8,5 7.0 4 AM
4 201297**** 1,8 0,0 7,0 2.9 4 RN
5 20125**** 7,2 6,9 7,5 7.2 4 AM
6 20125**** 7,2 7,3 9,0 7.8 8 AM
7 20124**** 8,0 8,4 9,0 8.5 4 AM
8 20125**** 10,0 7,1 10,0 9.0 6 AM
9 20124**** 7,1 8,9 8,0 8.0 4 AM
10 20125**** 6,1 6,3 9,0 7.1 0 AM
11 20125**** 6,7 8,6 8,0 7.8 0 AM
12 20116**** 3,8 0,0 7,0 3.6 6 RN
13 20094**** 4,1 0,0 0,0 1.4 2 RN
14 201297**** 5,6 6,2 9,5 7.1 2 AM
15 20125**** 5,1 8,5 8,5 7.4 8 AM
16 20125**** 4,1 8,4 8,6 7.0 2 AM
17 20125**** 9,1 8,9 8,5 8.8 2 AM
18 20125**** 9,2 9,9 9,0 9.4 4 AM
19 20125**** 6,2 7,0 8,0 7.1 2 AM
20 20125**** 6,8 9,3 9,0 8.4 2 AM
21 201297**** 6,2 6,8 9,0 7.3 0 AM
22 20125**** 9,0 8,3 10,0 9.1 0 AM
23 20125**** 8,7 5,2 9,5 7.8 6 AM
24 20125**** 6,8 8,2 9,5 8.2 2 AM
25 20125**** 7,8 7,8 8,5 8.0 8 AM
26 201297**** 4,0 7,0 8,5 5.4 6.0 2 EF
27 20125**** 7,5 9,6 10,0 9.0 8 AM
28 20125**** 6,6 8,4 9,0 8.0 4 AM
29 20125**** 8,5 8,1 8,5 8.4 6 AM
30 201297**** 4,7 0,0 7,0 3.9 4 RN
31 20125**** 5,3 5,5 8,0 5.6 6.0 6 EF
32 20124**** 4,9 3,5 9,8 5.9 6.0 4 EF
33 201297**** 4,5 4,9 9,5 5.6 6.0 4 EF
34 20125**** 5,3 4,4 10,0 5.3 6.0 8 EF
35 20125**** 6,8 8,6 9,5 8.3 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Filo Hemichordata: Características gerais das classes; Filo Chordata: Características gerais e a fisiologia; Organização biológica de Condrichthyes e Osteichthyes; Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura, excreção, movimento nos Hemichordata e Chordata.
Objetivos: - Conceituar e diferenciar os filos Hemichordata e Chordata - Diferenciar as Classes pertencentes aos filos propostos. - Compreender as diferenças morfológicas e fisiológicas desses filos. - Investigar os aspectos fisiológicos no comportamento dos diferentes grupos. - Esquematizar a classificaçao evolutiva dos grupos zoológicos. - Avaliar criticamente artigos científicos referentes aos grupos de estudo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recurso áudio-visual; aulas práticas no laboratório; saídas de campo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova escrita e apresentação de seminário.
Horário de atendimento: Quarta das 10 as 12
Bibliografia: Básica
Hickman Jr., C. P.; Roberts, L. S.; Keen, S. L.; Eisenhour, D. J.; Larson, A. & l'Anson, H. 2013. Princípios integrados de zoologia. 15ª (ed)., Editora Guanabara koogan, Rio de Janeiro, 951 p.
Hildebrand, M. & Goslow, G. Jr. 2006. Análise da estrutura dos vertebrados. 2ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 637 p.
Pough, F. H.; Janis, C. M. & Heiser J. B. 2008. A vida dos vertebrados. 4ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 684 p.
Complementar
Britski, H. A.; Silimon, K. Z. de S. de; Lopes, B. S. 2007. Peixes do Pantanal, 2ª (ed.). Embrapa Informação Tecnológica, 227 p.
Brusca, R. C.; Brusca, G. J. 2007. Invertebrados, 2ª (ed.). Editora Guanabara Koogan, 968 p.
Cubas, Z. S.; Silva, J. C. R.; Catão-Dias, J. L. 2007. Tratado de Animais Selvagens, 1ª (ed.). Editora Roca, 1354 p.
Kardong. K. V. 2011. Vertebrados, 5ª (ed.). Editora Roca, 912 p.
Orr, R. T. 1986. Biologia dos vertebrados. 5ª (ed)., Editora Roca, São Paulo, 508 p.
Ruppert, E. E.; Fox, R. S. & Barnes, R. D. 2005. Zoologia dos Invertebrados. 7a (ed)., Editora Roca, São Paulo, 1145 p.
Schmidt-Nielsen, Knut. 2002. Fisiologia Animal – Adaptação e meio ambiente, 5a (ed.). Editora Santos, 611p.
Szpilman, M. 2000. Peixes Marinhos do Brasil, 1ª (ed.). Instituto Ecológico Aqualung, 288 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/09/2014
10/09/2014
Apresentação do professor
16/09/2014
16/09/2014
Apresentação e discussão do conteúdo
17/09/2014
17/09/2014
Seminários e análise crítica
23/09/2014
23/09/2014
Atividade científica
24/09/2014
24/09/2014
Classificação Zoológica
30/09/2014
30/09/2014
Prática de Plâncton
01/10/2014
01/10/2014
Filo Hemichordata
07/10/2014
07/10/2014
Introdução aos Chordata
08/10/2014
08/10/2014
Introdução aos Urochordata
14/10/2014
14/10/2014
Urochordata
21/10/2014
21/10/2014
Cephalochordata
22/10/2014
22/10/2014
Introdução aos Vertebrata
29/10/2014
29/10/2014
Primeira avaliação
04/11/2014
04/11/2014
Discussão da avaliação
05/11/2014
05/11/2014
Agnatha
11/11/2014
11/11/2014
Planejamento de seminário
18/11/2014
18/11/2014
Chondrichthyes
19/11/2014
19/11/2014
Trabalho prático de peixes
25/11/2014
25/11/2014
Atividade científica
26/11/2014
26/11/2014
Introdução ao estudo de peixes.
02/12/2014
02/12/2014
Actinopterygii e Sarcopterygii
03/12/2014
03/12/2014
Seminário
16/12/2014
16/12/2014
Seminário
17/12/2014
17/12/2014
Seminário
23/12/2014
23/12/2014
Seminário
06/01/2015
06/01/2015
Prática de peixes
07/01/2015
07/01/2015
Peixes de águas doce e marinha
13/01/2015
13/01/2015
Terceira avaliação
14/01/2015
14/01/2015
Entrega de médias
20/01/2015
20/01/2015
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
29/10/2014 1ª Avaliação
16/12/2014 2ª Avaliação
13/01/2015 3ª Avaliação
20/01/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame Final 14/01/2015
Aula Prática (02/12) 01/12/2014
Aula de 30/09/2014 29/09/2014
aula 23/09/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1143 16/10/2024 01:50