DIVANA MARIA MARTINS PARENTE LIRA

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

Ir ao Menu Principal

divana maria martins parente lira

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

PPGED165 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 05 (2014.2)

Tópicos Aulas
Introdução (12/09/2014 - 12/09/2014)
Introdução ao curso - apresentação do programas e dos cursistas
A dialética do trabalho (19/09/2014 - 19/09/2014)
Homem criador e criatura do trabalho
Trabalho e capital monopolista (03/10/2014 - 03/10/2014)
Capital monopolista e a crescente diversificação da classe trabalhadora
Trabalho e capital monopolista (10/10/2014 - 10/10/2014)
A degradação do trabalho - trabalho e gerência; ciência e mecanização
A organização do trabalho no século XX (17/10/2014 - 17/10/2014)
Taylorismo, fordismo e toyotismo
Trabalho e educacação (31/10/2014 - 31/10/2014)
Abordagem marxista sobre trabalho e educação
Capitalismo, trabalho e educação (11/11/2014 - 11/11/2014)
Empresários, trabalhadores e educadores
Capitalismo, trabalho e educação (14/11/2014 - 14/11/2014)
Transformação do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação
Trabalho e desigualdades (21/11/2014 - 21/11/2014)
Trabalho em tempos neoliberais e a influências do Banco Mundial nas políticas educacionais
Orientação dos trabalhas finais (03/12/2014 - 03/12/2014)
A relação da disciplina com a temática de cada discente: orientação para o trabalho final
Produções sobre trabalho e educação no Piauí (12/12/2014 - 12/12/2014)
Produções em teses e dissertações do Piauí sobre a relação trabalho e educação
Ensino médio profissional (13/12/2014 - 13/12/2014)
Reeditando a dualidade estrutural: integrado, concomitante e sequencial
Reforma da educação profissional (17/12/2014 - 17/12/2014)
Impacto da reforma na educação básica - 1995 a 2002
Ensino médio e reforma da educação básica (19/12/2014 - 19/12/2014)
Relação ensino médio e educação profissional
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
12 19 03 10 17 31 11 14 21 03 12 13 17 19
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para o desenvolvimento da proposta da Disciplina, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação dos/as pós-graduandos/as, tendo em vista que o Plano será executado por meio de:
? Aulas expositivas dialogadas
? Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
? Participação efetiva nas aulas e nas discussões
? Seminários
? Elaboração de painéis
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação do trabalho final, em forma de artigo.
Será considerado aprovado na disciplina, o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
BUENO, Maria Sylvia Simões. Políticas atuais para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2000.
FERREIRA, Maria Dalva. A realidade brasileira e piauiense dos jovens na relação com o trabalho. In: LIMA et al (org.). Trabalho e desigualdades. Rio de Janeiro: Booklink, 2009. p. 38/55.
FRIGGOTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: Perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria (orgs.). A experiência do Trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
KUENZER, Acacia. Ensino Médio e Profissional: As políticas do Estado Neoliberal. 3 ed. São Paulo, Cortez, 2001.
LIMA FILHO, Domingos Leite. A desescolarização da escola: impactos da reforma da educação profissional (período de 1995 a 2002). Curitiba: Torre de Papel, 2003.
LIMA, Solimar Oliveira; BARROS JÚNIOR, Francisco de Oliveira; ARAÚJO, Valdênia Pinto de (org.). Trabalho e desigualdades. Rio de Janeiro: Booklink, 2009.
LOMBARDI, José Glaudinei et alii (org). Capitalismo, Trabalho e Educação. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
MARQUES. Rosa Maria (org.). Mercado de trabalho e estabilização. São Paulo: Educ, (cadernos PUC economia), 1997.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004.
NEVES, Lucia Maria W (org.). O empresariamento da educação: Novos contornos do Ensino Superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002.
NEVES, Lucia Maria W. Brasil 2000: A nova divisão de trabalho na Educação. 2 ed. São Paulo: Xamã, 2000.
OLIVEIRA, Ramon de (org.). Jovens, ensino médio e educação profissional ? políticas públicas em debate. Campinas: Papirus, 2012.
PARO, Vitor Henrique (org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.
PINTO, Geraldo Augusto. A organização do trabalho no século 20: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
ZIBAS, Dagmar; AGUIAR, Márcia; BUENO, Marias (orgs.). O Ensino Médio e a Reforma da Educação Básica. Brasília: Plano editora, 2002.

OBSERVAÇÃO: Poderá haver substituição, retirada ou inclusão de textos, se necessário, no decorrer do curso.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
ANTUNES, Ricardo. Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 4 ed. Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.
ARRIGHI, G. O longo Século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. São Paulo: Unesp, 1996.
BOITO JR, Armando. Política neoliberal e sindicalismo no Brasil. São Paulo: Xamã, 1999. p. 23/122.
BRASIL, Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Anais e deliberação da I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional, 2007.
CARMO, Paulo Sérgio do. A ideologia do trabalho. São Paulo: Moderna, 1992.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1984.
GORZ, André (Org.). Crítica da divisão do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
GRAZIA. Giuseppina De. Resignação ao desemprego ou redução da jornada: A crise da centralidade do trabalho. In: Tempo de trabalho e desemprego: Redução de jornada e precarização em questão. São Paulo: Xamã, 2007. P. 23/71.
LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002
MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977
MARX, Karl. Formações econômicas pré-capitalistas. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 6 v.
MARX, Karl. O capital: Livro I, Capítulo VI (inédito). São Paulo: Ciências Humanas, 1978.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.
Netto, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. rev. em ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
RUBIN, Isaak Illich. A teoria marxista do valor. São Paulo: Polis, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2014
12/09/2014
Introdução
19/09/2014
19/09/2014
A dialética do trabalho
03/10/2014
03/10/2014
Trabalho e capital monopolista
10/10/2014
10/10/2014
Trabalho e capital monopolista
17/10/2014
17/10/2014
A organização do trabalho no século XX
31/10/2014
31/10/2014
Trabalho e educacação
11/11/2014
11/11/2014
Capitalismo, trabalho e educação
14/11/2014
14/11/2014
Capitalismo, trabalho e educação
21/11/2014
21/11/2014
Trabalho e desigualdades
03/12/2014
03/12/2014
Orientação dos trabalhas finais
12/12/2014
12/12/2014
Produções sobre trabalho e educação no Piauí
13/12/2014
13/12/2014
Ensino médio profissional
17/12/2014
17/12/2014
Reforma da educação profissional
19/12/2014
19/12/2014
Ensino médio e reforma da educação básica
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:13