NÁDIA NARCISA DE BRITO SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

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nádia narcisa de brito santos

HIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

PPGAF005 - SEMINÁRIOS I - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Metodo Científico (11/09/2014 - 11/09/2014)
A Natureza da Pesquisa Científica (18/09/2014 - 18/09/2014)
O Quadrante de Pauster (25/09/2014 - 25/09/2014)
A formulação de Hipóteses (02/10/2014 - 02/10/2014)
Estruturação de problemas na pesquisa científica e tecnológica (09/10/2014 - 09/10/2014)
Estruturação do Projeto de Pesquisa (16/10/2014 - 16/10/2014)
Comunicação em Ciência (23/10/2014 - 23/10/2014)
Tecnicas e normas de redação de artigos científicos (30/10/2014 - 30/10/2014)
Palestra Marlete (06/11/2014 - 06/11/2014)
Palestra Wiara (13/11/2014 - 13/11/2014)
Minicurso Redação Científica (13/11/2014 - 13/11/2014)
Seminário I (20/11/2014 - 20/11/2014)
Seminário II (27/11/2014 - 27/11/2014)
Seminário III (04/12/2014 - 04/12/2014)
Seminário IV (11/12/2014 - 11/12/2014)
Seminário V (18/12/2014 - 18/12/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10.0 0 AM
2 201410**** 10,0 10.0 0 AM
3 201410**** 10,0 10.0 0 AM
4 201410**** 10,0 10.0 0 AM
5 201410**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina tem a função de proporcionar uma visão geral dos projetos de pesquisa de dissertação a serem desenvolvidos no programa, sem a fixação de um tema específico. Cada discente apresentará seu projeto de pesquisa, momento no qual o mesmo receberá sugestões/recomendações visando alcançar os objetivos propostos no projeto de pesquisa. Recomenda-se que todos os docentes participem das defesas dos projetos. É obrigatória a participação dos alunos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - primeiro semestre, participa como ouvinte e deverá apresentar seminário, cujo tema será definido pelo regente da disciplina;
Caberá ao Professor coordenador/regente:
- organizar o cronograma de apresentação dos seminários;
- divulgar os seminários a serem apresentados;
- distribuir e recolher as fichas de avaliação dos seminários, quando aplicados;
- determinar o conceito final;
- monitorar a freqüência dos estudantes;
- comunicar aos orientadores possíveis problemas relacionados a frequência do aluno;
- comunicar ao pós-graduando e a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia os conceitos dos alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação poderá ser realizada por meio de ficha apropriada e por manifestação oral após a apresentação do seminário. Será levado em consideração a capacidade de síntese, sequência e nível técnico, clareza, domínio do assunto e utilização de recursos audiovisuais pelo apresentador.
*** Tal avaliação busca gerar um diagnóstico a respeito do desempenho do aluno, suas virtudes, qualidades e/ou quais aspectos poderão ser melhorados para superar possíveis deficiências relacionadas a postura, elaboração da apresentação, linguagem, etc...
7 – Após o seminário ser apresentado, se os avaliadores verificarem que o aluno não teve desempenho satisfatório, seja pelo tema abordado, forma de apresentação ou deficiências de planejamento (quando se tratar da apresentação de projetos de tese, trabalhos de conclusão do curso), poderá ser exigido uma nova apresentação, dentro de prazo definido pelo Regente da Disciplina em acordo o aluno e o seu comitê de orientação.
A freqüência mínima para a aprovação na disciplina é de 75%, em cada semestre. Os alunos que tiverem pelo menos 75% de presença receberão o conceito “S”. Os que não cumprirem os 75% de presença receberão conceito “I”, e obrigatoriamente deverão apresentar um seminário de forma compulsória no semestre seguinte, independente das demais obrigações, conforme consta nas normas estabelecidas pela CAPES.
Horário de atendimento: a definir
Bibliografia: A bibliografia a ser utilizada na disciplina vai girar em torno dos temas dos
seminários apresentados pelos ministrantes durante o decorrer da disciplina.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/09/2014
11/09/2014
Metodo Científico
18/09/2014
18/09/2014
A Natureza da Pesquisa Científica
25/09/2014
25/09/2014
O Quadrante de Pauster
02/10/2014
02/10/2014
A formulação de Hipóteses
09/10/2014
09/10/2014
Estruturação de problemas na pesquisa científica e tecnológica
16/10/2014
16/10/2014
Estruturação do Projeto de Pesquisa
23/10/2014
23/10/2014
Comunicação em Ciência
30/10/2014
30/10/2014
Tecnicas e normas de redação de artigos científicos
06/11/2014
06/11/2014
Palestra Marlete
13/11/2014
13/11/2014
Minicurso Redação Científica
13/11/2014
13/11/2014
Palestra Wiara
20/11/2014
20/11/2014
Seminário I
27/11/2014
27/11/2014
Seminário II
04/12/2014
04/12/2014
Seminário III
11/12/2014
11/12/2014
Seminário IV
18/12/2014
18/12/2014
Seminário V
Avaliações
Data Descrição
18/12/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Conclusão das aulas 25/11/2014
Cancelamento da aula de sexta 26 de setembro 25/09/2014

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