Bibliografia:
| ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. (cap. 3: Uma visão: os objetivos de desenvolvimento do milênio, p.77-91).
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE. Interdisciplinaridade, meio ambiente e desenvolvimento: desafios e avanços do ensino e da pesquisa. Curitiba: Editora UFPR, n.10, 2004. ( p.21-37; Claude Raynaut Meio Ambiente e desenvolvimento: construindo um novo campo do saber a partir da perspectiva interdisciplinar).
HAQ, Mahbub Ul. O paradigma do Desenvolvimento Humano. (digital)
LOPES, Carlos, THEISOHN, Thomas. Desenvolvimento para céticos: como melhorar o desenvolvimento de capacidades. São Paulo: UNESP, 2006. (Panorama geral: p.1-13; 1.1 O desenvolvimento de capacidades como um processo endógeno: p.21-28).
Máximo, Mário. Desenvolvimento sem Liberdade: uma análise crítica do pensamento de Amartya Sem. In Cadernos do Desenvolvimento. Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.2006, ano 1, nº1, p.57-67.
Desenvolvimento Humano. www.pnud.org.br.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Companhia das Letras. Record. 2000.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
POLANYI, Karl. A grande transformação. (Cap. 21 a liberdade numa sociedade complexa).
HOFFMANN, Rodolfo. Distribuição da renda e crescimento econômico. Revista Estudos Avançados 41. IEA/USP, 2001.
MONTEIRO, Carlos Augusto. Fome, desnutrição e pobreza: além da semântica.dez.2002 (cópia). Atlas sobre o desenvolvimento humano no Brasil 2000 e 2013. www.pnud.org.br.
Relatórios de Desenvolvimento Humano.. www.pnud.org.br.
BELLEN, Hans M. van. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: Editora FGV, cap. 4, 2005.
IBGE. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. Brasil 2002 / IBGE, Diretoria de Geociências, Rio de Janeiro, IBGE, 2000-2010. Disponível em www.ibge.gov.br.
STEVENS, C. Mensuring Sustainable Development. Organisation for Economic c´-operation and Developmente.
SCANDER NETO, W. J. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
GUIMARÃES, J. R. S., JANNUZZI, P. de M. Indicadores sintéticos no Processo de Formulação e Avaliação de Políticas Públicas: Limites e Legitimidades.
|