• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

GARDNER DE ANDRADE ARRAIS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

gardner de andrade arrais

EDCA - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CSHNB

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
1. Antropologia e Educação: Eu e Nós em rede (20/06/2022 - 20/07/2022)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
   Você tem cultura - Roberto Da Matta. 
2. Métodos da pesquisa Antropológica (01/08/2022 - 19/09/2022)
Nessa unidade, discutiremos o método antropológico como um instrumento para profissionais que lidam com diversidade cultural: trabalho de campo, observação participante, entrevista, história de vida e etnografia.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (21/09/2022 - 17/10/2022)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão nas mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
  Modelo de ensaio etnográfico 
Bom dia, Segue um modelo para produção do ensaio etnográfico de vocês. Abraços,
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
09 11 16 18 20 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 27 01 03 10 15 17 22
1 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 14
4 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
6 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
7 2015901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2015900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2015901**** 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 12
10 2015901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
11 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
12 2015900**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 2 2 0 0 2 22
13 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2015902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
15 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2015901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
19 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
20 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
21 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
22 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 4
23 2015902**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 24
24 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 20
26 2015901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
27 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2015900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
29 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
31 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 6
32 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
33 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 10
34 2015900**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 16
35 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 14
36 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
37 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 8
39 2015901**** 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 14
40 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 14
41 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
42 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
43 2015902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
44 2015901**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
45 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
46 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015901**** 4,5 6,0 0,0 3.5 14 RN
2 2015901**** 5,7 9,0 10,0 8.2 2 AM
3 2015902**** 7,0 10,0 9,5 8.8 0 AM
4 2015903**** 6,0 9,0 9,5 8.2 4 AM
5 2015901**** 9,0 8,0 10,0 9.0 14 AM
6 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
7 2015900**** 8,0 0,0 0,0 2.7 14 RN
8 2015902**** 4,0 7,0 6,5 6.5 6.2 2 EF
9 2015902**** 4,5 0,0 0,0 1.5 24 RF
10 2015902**** 4,5 0,0 0,0 1.5 34 RF
11 2015900**** 6,0 0,0 0,0 2.0 16 RF
12 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
13 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2015902**** 5,6 7,5 10,0 7.7 2 AM
15 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
16 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 2015903**** 6,0 6,0 9,0 7.0 4 AM
18 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
19 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
20 2015902**** 5,0 8,5 6,0 5.5 6.0 6 EF
21 2015903**** 3,5 0,0 0,0 1.2 20 RF
22 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 2015902**** 4,5 4,0 9,5 8.0 7.0 14 EF
24 2015901**** 7,2 5,0 10,0 7.4 12 AM
25 2015900**** 4,0 9,5 9,5 7.7 0 AM
26 2015901**** 7,5 10,0 7,0 8.2 2 AM
27 2015901**** 5,5 10,0 10,0 8.5 4 AM
28 2015900**** 9,0 10,0 7,0 8.7 4 AM
29 2015901**** 7,5 8,0 10,0 8.5 8 AM
30 2015903**** 6,5 6,0 9,5 7.3 2 AM
31 2015902**** 4,2 7,5 9,5 7.1 8 AM
32 2015902**** 7,0 10,0 6,5 7.8 0 AM
33 2015901**** 8,5 10,0 7,0 8.5 0 AM
34 2015900**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
35 2015902**** 7,0 8,0 0,0 9.0 7.0 2 EF
36 2015901**** 6,0 10,0 7,0 7.7 2 AM
37 2015903**** 7,0 9,5 10,0 8.8 2 AM
38 2015903**** 8,0 3,5 9,5 7.0 10 AM
39 2015902**** 6,0 9,0 6,5 7.2 2 AM
40 2015903**** 7,5 9,0 9,5 8.7 2 AM
41 2015902**** 6,5 10,0 10,0 8.8 0 AM
42 2015902**** 7,0 9,0 6,5 7.5 2 AM
43 2015900**** 6,5 0,0 10,0 0.0 5.5 22 RF
44 2015901**** 9,0 8,5 9,5 9.0 6 AM
45 2015903**** 8,0 5,0 9,5 7.5 2 AM
46 2015901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:<br />• Aulas expositivas;<br />• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita (individual, sem consulta bibliográfica). <br />Clareza do texto escrito. Objetividade da resposta. Apropriação adequada da bibliografia. Compreensão das discussões estabelecidas em aula. Peso: 100%<br />Trabalho Integrado - <br />elaborar uma lista de questões sobre o texto para debatê-lo junto com os colegas em sala de aula.<br /> Participação nas atividades. Expressão oral. Criatividade. Capacidade de interação em grupo. Clareza, objetividade e pertinência das questões. Peso: 100%<br />Trabalhos escritos – ensaio de trabalho etnográfico.<br /> Clareza e objetividade no ensaio de trabalho etnográfico. Poder de síntese. Peso: 100%<br />
Horário de atendimento: 08-10
Bibliografia: _________. Cultura e Personalidade. In: Antropologia: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 182-194.<br /> _________. Culturas Negras no Brasil. In: Antropologia: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 277-287.<br />_________. Religião e Magia. In: Antropologia: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 150-166.<br />BRANDÃO, Carlos Rodrigues. “Sobre teias e tramas de aprender e ensinar anotações a respeito de uma antropologia da educação”. Inter-Ação -Rev. Faculdade de Educação da UFG, 27 (2): 1-54, jul./dez. 2002.<br />ERIKSEN, T. H.; NIELSEN, F. S. Inícios. In: História da Antropologia. Petrópolis: Vozes, 2012. pp. 09-27.<br />GUSMÃO, N. Antropologia e educação. Origens de um diálogo. Cadernos CEDES ano XVIII, nº 43, dez 1997.<br />GUSMÃO, N. M. M. de. Os filhos da África em Portugal: Antropologia, multiculturalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.<br />HOEBEL, E. A; FROST, E. L. Antropologia: o estudo da humanidade. In: Antropologia cultural e social. São Paulo: Cultrix, 1996. pp. 1-14.<br />MARCONI, M de A.; PRESOTTO, Z. M. N. Cultura. In: Antropologia: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 21-48.<br />MARCONI, M de A.; PRESOTTO, Z. M. N. Família e Sistema de Parentesco. In: Antropologia: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 92-104.<br />MARCONI, M de A.; PRESOTTO, Z. M. N. Indígena Brasileiro. In: Antropologia: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 235-242.<br />MINER, Horace. Body Ritual among the Nacirema, American Anthropologist, v.58, p. 503-507, june, 1956. (tradução).<br />ROSISTOLATO, R. "Você sabe como é, eles não estão acostumados com antropólogos!": uma análise etnográfica da formação de professores. Pro-Posições [online]. 2013, vol.24, n.2, pp. 41-54.<br />TOSTA, Sandra Pereira. Cruzando fronteiras: entre a Antropologia e a Educação no Brasil e na Argentina. Pro-Posições [online]. 2013, vol.24, n.2, pp. 95-107.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
15/04/2015
O campo e a abordagem antropológicos: CULTURA
20/03/2015
20/03/2015
Antecipação
22/04/2015
18/05/2015
Fundamentos antropológicos da educação: Educação como Cultura
20/05/2015
08/07/2015
Diversidade cultural e escolas
09/06/2015
09/06/2015
Reposição
09/06/2015
09/06/2015
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
20/04/2015 1ª Avaliação
18/05/2015 2ª Avaliação
29/06/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
mudança Avaliação para o dia 22.04 19/04/2015
Avaliação 17/04/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:35