-

DAA0274 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA II - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa da disciplina/Debate sobre a importância da pesquisa na formação de professores (17/03/2015 - 17/03/2015)
Apresentação e socialização dos pré-projetos (19/03/2015 - 19/03/2015)
Apresentação e socialização dos pré-projetos (24/03/2015 - 24/03/2015)
A escola como espaço multicultura e a pesquisa (26/03/2015 - 26/03/2015)
A escola como espaço multicultural e a pesquisa (31/03/2015 - 31/03/2015)
Os paradigmas da Ciência e sua influência na sociedade e na educação (02/04/2015 - 02/04/2015)
Diálogo sobre os fundamentos teóricos e práticos da pesquisa qualitativa/ apresentação de um estudo de abordagem sociopoética (07/04/2015 - 07/04/2015)
Diálogos sobre os fundamentos teóricos e práticos da pesquisa qualitativa/ métodos e técnicas/instrumentos de coleta de dados (09/04/2015 - 09/04/2015)
Diferentes técnicas de investigação - a observação participante/produção do roteiro de observação (14/04/2015 - 14/04/2015)
Observação no campo de pesquisa (16/04/2015 - 16/04/2015)
Feriado (21/04/2015 - 21/04/2015)
Socialização da experiência de observação/ avaliação e análise em processo (23/04/2015 - 23/04/2015)
A composição do diário de campo - reflexões sobre os registros na pesquisa qualitativa (28/04/2015 - 28/04/2015)
Observação no campo da pesquisa (30/04/2015 - 30/04/2015)
Observação no campo da pesquisa (05/05/2015 - 05/05/2015)
Observação no campo da pesquisa (07/05/2015 - 07/05/2015)
A entrevista, tipos e características (12/05/2015 - 12/05/2015)
Produção de roteiros de entrevista semiestruturada - orientação geral (14/05/2015 - 14/05/2015)
Produção de roteiros de entrevista semiestruturada - orientação individual (19/05/2015 - 19/05/2015)
Simulação de entrevista em sala de aula - participação de uma convidada (21/05/2015 - 21/05/2015)
Aula de campo - aplicação de entrevistas (26/05/2015 - 26/05/2015)
Aula de campo - aplicação de entrevistas (28/05/2015 - 28/05/2015)
Orientação individual - novos roteiros de entrevista (02/06/2015 - 02/06/2015)
Feriado (04/06/2015 - 04/06/2015)
Orientação individual - produção de questionário (09/06/2015 - 09/06/2015)
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário) (11/06/2015 - 11/06/2015)
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário) (16/06/2015 - 16/06/2015)
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário) (18/06/2015 - 18/06/2015)
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário) (23/06/2015 - 23/06/2015)
Orientação do relatório de pesquisa (25/06/2015 - 25/06/2015)
Produção do relatório de pesquisa/orientação (30/06/2015 - 30/06/2015)
Produção do relatório de pesquisa/orientação (02/07/2015 - 02/07/2015)
Produção do relatório de pesquisa/orientação (07/07/2015 - 07/07/2015)
Entrega do relatório e finalização da disciplina (09/07/2015 - 09/07/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09
1 201390**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201390**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 201393**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
5 201393**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201393**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
7 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201393**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
9 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
11 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
15 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
16 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201392**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
18 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201391**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 201391**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
3 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 201392**** 8,5 10,0 10,0 9.5 6 AM
5 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
7 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
9 201392**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
10 201393**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
11 201390**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
12 201393**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
13 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
14 201391**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
15 201391**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
16 201393**** 9,0 9,0 9,0 9.0 12 AM
17 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
18 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas, leitura e discussões de textos e o planejamento/execução da pesquisa (trabalho de campo). Para tanto, faremos estudo coletivo, ampliação do referencial teórico, apresentação de seminários e orientação individual como “metodologias” essenciais para alcançar os objetivos propostos na disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita com base na participação em sala e nos trabalhos apresentados. Serão consideradas três notas de avaliação: a nota final corresponde a somatória e média advindas da participação nas atividades de sala de aula, apresentação de seminários e relatórios da pesquisa de campo (incluindo observação, entrevista, análise de documentos, dentre outros).
Horário de atendimento: terça 14h às 16h/ quinta 14h às 16h
Bibliografia: DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras (Coord.). O caminho se faz ao caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. Fortaleza: Editora UFC, 2005.
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1986.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Org.). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2015
17/03/2015
Apresentação do programa da disciplina/Debate sobre a importância da pesquisa na formação de professores
19/03/2015
19/03/2015
Apresentação e socialização dos pré-projetos
24/03/2015
24/03/2015
Apresentação e socialização dos pré-projetos
26/03/2015
26/03/2015
A escola como espaço multicultura e a pesquisa
31/03/2015
31/03/2015
A escola como espaço multicultural e a pesquisa
02/04/2015
02/04/2015
Os paradigmas da Ciência e sua influência na sociedade e na educação
07/04/2015
07/04/2015
Diálogo sobre os fundamentos teóricos e práticos da pesquisa qualitativa/ apresentação de um estudo de abordagem sociopoética
09/04/2015
09/04/2015
Diálogos sobre os fundamentos teóricos e práticos da pesquisa qualitativa/ métodos e técnicas/instrumentos de coleta de dados
14/04/2015
14/04/2015
Diferentes técnicas de investigação - a observação participante/produção do roteiro de observação
16/04/2015
16/04/2015
Observação no campo de pesquisa
21/04/2015
21/04/2015
Feriado
23/04/2015
23/04/2015
Socialização da experiência de observação/ avaliação e análise em processo
28/04/2015
28/04/2015
A composição do diário de campo - reflexões sobre os registros na pesquisa qualitativa
30/04/2015
30/04/2015
Observação no campo da pesquisa
05/05/2015
05/05/2015
Observação no campo da pesquisa
07/05/2015
07/05/2015
Observação no campo da pesquisa
12/05/2015
12/05/2015
A entrevista, tipos e características
14/05/2015
14/05/2015
Produção de roteiros de entrevista semiestruturada - orientação geral
19/05/2015
19/05/2015
Produção de roteiros de entrevista semiestruturada - orientação individual
21/05/2015
21/05/2015
Simulação de entrevista em sala de aula - participação de uma convidada
26/05/2015
26/05/2015
Aula de campo - aplicação de entrevistas
28/05/2015
28/05/2015
Aula de campo - aplicação de entrevistas
02/06/2015
02/06/2015
Orientação individual - novos roteiros de entrevista
04/06/2015
04/06/2015
Feriado
09/06/2015
09/06/2015
Orientação individual - produção de questionário
11/06/2015
11/06/2015
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário)
16/06/2015
16/06/2015
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário)
18/06/2015
18/06/2015
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário)
23/06/2015
23/06/2015
Aula de campo (novas observações/aplicação de questionário)
25/06/2015
25/06/2015
Orientação do relatório de pesquisa
30/06/2015
30/06/2015
Produção do relatório de pesquisa/orientação
02/07/2015
02/07/2015
Produção do relatório de pesquisa/orientação
07/07/2015
07/07/2015
Produção do relatório de pesquisa/orientação
09/07/2015
09/07/2015
Entrega do relatório e finalização da disciplina
Avaliações
Data Descrição
23/04/2015 1ª Avaliação
09/06/2015 2ª Avaliação
09/07/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 25/04/2024 06:15