-

DAA0276 - DIDATICA DA MATEMATICA - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
• Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. • Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números. (10/03/2015 - 10/03/2015)
  • Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
  • Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números.
   roteiro diário da disciplina 
roteiro diário da disciplina
  programa da disciplina (sujeito a modificações) 
programa da disciplina ( sujeito a modificações)
Conhecendo a História dos números (12/03/2015 - 12/03/2015)
  • Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, mesopotâmia         , civilização chinesa,  romana,  maia e hindu-arábica.
  resumo do grupo sobre história dos números 
resumo do grupo sobre história dos números
Como a criança constrói o conceito de número (17/03/2015 - 17/03/2015)
  • Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. 

Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação).

  teste de conservação ( trabalho de campo-entrevista) 
teste de conservação ( trabalho de campo-entrevista)
  material para leitura complementar interessante 
material para leitura complementar interessante
• Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). (19/03/2015 - 19/03/2015)
  • Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação).
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados. • Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. (24/03/2015 - 24/03/2015)
  • Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados.

Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica.

  Texto para leitura 
texto para leitura
  teste da escrita dos números pelas crianças 
Estou encaminhando o teste da escrita dos números tem que fazer com uma criança do primeiro ano, uma do 2º ano, uma do 3º ano e uma do 4º ano. São 4 crianças ao todo.
Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. (26/03/2015 - 26/03/2015)
  • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números.
Discussão e socialização dos resultados das entrevistas, orientação para elaboração do trabalho escrito relacionando as entrevistas e distribuição dos seminários para apresentação. (31/03/2015 - 31/03/2015)
  • Discussão e socialização dos resultados das entrevistas, orientação para elaboração do trabalho escrito relacionando as entrevistas e distribuição dos seminários para apresentação.
Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos). (02/04/2015 - 02/04/2015)
  • Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos.

(utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).

continuação da aula com aula de pesquisa e preparação dos grupos para apresentação de seminário sobre SND (07/04/2015 - 07/04/2015)

continuação da aula com aula de pesquisa e preparação dos grupos para apresentação de seminário sobre SND

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND (09/04/2015 - 09/04/2015)

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND (14/04/2015 - 14/04/2015)

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND

Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação (16/04/2015 - 16/04/2015)
  • Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação
Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação (23/04/2015 - 23/04/2015)

Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação

• Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). (28/04/2015 - 28/04/2015)

Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão).

continuação da aula com trabalho em grupo (30/04/2015 - 30/04/2015)

continuação da aula com trabalho em grupo

• Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (05/05/2015 - 05/05/2015)
  • Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).
Continuação da aula e orientação para elaboração das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos (07/05/2015 - 07/05/2015)
Continuação da aula e orientação para elaboração das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos
Avaliação individual ( prova escrita) (12/05/2015 - 12/05/2015)

Avaliação individual ( prova escrita)

Orientação para as apresentações dinâmicas (14/05/2015 - 14/05/2015)

Orientação para as apresentações dinâmicas

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas. (19/05/2015 - 19/05/2015)

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas.

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas. (21/05/2015 - 21/05/2015)

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas.

O uso da calculadora em sala de aula. (25/05/2015 - 25/05/2015)
O uso da calculadora em sala de aula.
Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (29/05/2015 - 29/05/2015)
Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais.
Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). (01/06/2015 - 01/06/2015)
Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).
Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). (03/06/2015 - 03/06/2015)
Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).
Utilização de jogos para ensinar matemática. (08/06/2015 - 08/06/2015)
Utilização de jogos para ensinar matemática.
Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. (09/06/2015 - 09/06/2015)

Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado.

Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. (11/06/2015 - 11/06/2015)

Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado.

encerramento da disciplina e apresentação dos bannes (16/06/2015 - 16/06/2015)

encerramento da disciplina e apresentação dos bannes

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 23 28 30 05 07 12 14 19 21 22 25 26 28 29 01 03 08 16
1 201390**** 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 6
4 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201393**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 10
6 201391**** 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 1 0 0 0 15
7 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 10
9 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
10 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 10
11 201392**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 4 0 0 0 14
12 201390**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 4 0 0 0 12
13 201393**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
15 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
16 201393**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 201393**** 2 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 14
18 201393**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 4 0 0 2 0 0 0 0 0 14
19 201391**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 14
20 201393**** 2 0 2 0 0 2 1 0 1 1 0 0 0 0 0 2 1 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 15
21 201392**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 2 0 0 0 0 0 0 10
22 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 1 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 15
23 201393**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 12
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
25 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 8
28 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 6
29 201391**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 10
31 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201391**** 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 14
33 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201390**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
36 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
37 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
39 201392**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 10
40 201392**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 4 0 2 0 0 14
41 201392**** 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 14
42 201392**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201392**** 9,0 5,0 9,5 7.8 2 AM
2 201391**** 9,0 3,0 9,5 7.2 6 AM
3 201391**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
4 201392**** 9,0 8,0 9,5 8.8 14 AM
5 201393**** 9,0 7,0 10,0 8.7 4 AM
6 201393**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
7 201392**** 9,0 7,0 9,5 8.5 10 AM
8 201390**** 9,0 8,0 9,5 8.8 8 AM
9 201393**** 9,0 3,5 9,5 7.3 6 AM
10 201390**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
11 201390**** 9,0 8,0 9,5 8.8 10 AM
12 201391**** 9,0 7,5 9,5 8.7 14 AM
13 201390**** 9,0 8,0 9,5 8.8 10 AM
14 201391**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
15 201393**** 9,0 8,0 9,5 8.8 4 AM
16 201391**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 AM
17 201390**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
18 201393**** 9,0 3,0 9,5 7.2 10 AM
19 201393**** 9,0 3,0 10,0 7.3 6 AM
20 201392**** 9,0 9,0 9,5 9.2 6 AM
21 201392**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
22 201390**** 9,0 9,0 9,5 9.2 8 AM
23 201392**** 9,0 6,0 9,5 8.2 6 AM
24 201392**** 9,0 3,5 9,5 7.3 14 AM
25 201393**** 9,0 6,0 9,5 8.2 14 AM
26 201393**** 9,0 4,5 9,5 7.7 12 AM
27 201392**** 9,0 6,5 9,5 8.3 8 AM
28 201391**** 9,0 3,5 9,5 7.3 14 AM
29 201393**** 9,0 2,5 9,5 7.0 14 AM
30 201392**** 9,0 7,0 9,5 8.5 10 AM
31 201393**** 9,0 5,0 9,5 7.8 4 AM
32 201393**** 9,0 8,0 9,5 8.8 4 AM
33 201393**** 9,0 6,0 9,5 8.2 10 AM
34 201391**** 9,0 4,0 10,0 7.7 10 AM
35 201393**** 9,0 6,0 9,5 8.2 15 AM
36 201391**** 9,0 7,0 9,5 8.5 4 AM
37 201390**** 9,0 9,5 9,5 9.3 12 AM
38 201390**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
39 201393**** 9,0 5,0 10,0 8.0 4 AM
40 20125**** 7,0 4,5 9,5 7.0 15 AM
41 201391**** 9,0 5,5 9,5 8.0 15 AM
42 201392**** 9,0 6,5 9,5 8.3 14 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No decorrer do semestre realizaremos leituras e discussão de textos referentes aos conteúdos a serem estudados, bem como seminários com o grupo classe com o objetivo de realizar um aprofundamento maior pelos alunos. Com isto, pretendemos proporcionar uma familiarização com o processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos e com a prática pedagógica, visto que estamos formando futuros professores.
Desenvolveremos também, trabalhos de campo com entrevista com crianças para com o objetivo de compreender como a criança constrói o conceito de número e também com o objetivo de aproximar os alunos com a vivência escolar e com o ensino de matemática desenvolvido nas escolas.
Além disso, realizaremos análise de livro didático com objetivo de estabelecer relações entre os conteúdos estudados e como estes apresentam-se nos livros didáticos. Também pretendemos, discutir com os alunos os diversos recursos existentes para trabalhar os conteúdos matemáticos, como os jogos, e a importância de diversificar as estratégias de ensino buscando consequentemente, uma qualidade deste.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado na avaliação do rendimento:

? Assiduidade, participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas em sala e na escola;
? Avalição escrita individual,
? Relatório crítico-reflexivo das observações e entrevistas (seguindo o roteiro da entrevista e realizando uma análise com auxílio da fundamentação teórica) pesquisa de campo;
? Seminários + entrega de produção escrita sobre o tema;
? Análise de livro didático ou micro-pesquisa de campo com coleta dos dados.
Especificamente as notas serão compostas por unidade.
Horário de atendimento: 16:00 as 18:00
Bibliografia: BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO . Guia do Livro Didático (PNLD 2001).
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997.
CARRAHER, T., Carraher, D.e Schilemann, A. Na Vida Dez na Escola Zero São Paulo ? Ed. Cortez, 1988.
CARRAHER, T., Carraher, Aprender Pensando, Petrópolis:Vozes,1986.
DEHEINZELIN, M. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis: vozes,p: 80-104,1994.
DIAS,F.R.T.S. e FARIA,VL.B. Como a criança constrói o concito de número. Caderno AMAE 1, p.19-25, 1988
DUHALDE, M. E. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

GUELLI, O. Contando a história da matemática: 1- A invenção dos números; 2- Equação: o idioma da álgebra; 3 ? História da equaçõa de 2° grau; 4 ? História de potências e raízes; 5 ? Jogando com a matemática ? São Paulo- Ed. Ática, 1992.
HIGINO,Z. Acriança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 ?140. Maio/Ago,1990.
KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas ? Papirus, 1984.
LEMOS,M.P.F.Professorandos analisando atividades de interpretação de gráficos de barras.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.
NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Introdução à educação matemática.SP: PROEM, 2001.
RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
SELVA, A.C. número com sabor das letras. AMAE Educando, n°282,pp.12-15,1999.


7.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


BRASIL, SECRETARIA DE EDCUAÇÃO A DISTÂNCIA . Caderno TV ESCOLA 1 e 2. Brasília. MEC/SEF,2000.
CARRAHER, T. O Método Clínico: Usando os Exames de Piaget Petrópolis ? Ed: Vozes,1983.
KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987.
NUNES, T. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
OLIVEIRA,J.B.A. Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?. Caderno Pesquisa , São Paulo (44): 90-94, Fev,1983.
SINCLAIR, H. A notação numérica na criança. A Produção da Notação na Criança. Cap. II ? São Paulo: Cortez,1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2015
10/03/2015
• Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. • Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números.
12/03/2015
12/03/2015
Conhecendo a História dos números
17/03/2015
17/03/2015
Como a criança constrói o conceito de número
19/03/2015
19/03/2015
• Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação).
24/03/2015
24/03/2015
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados. • Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica.
26/03/2015
26/03/2015
Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números.
31/03/2015
31/03/2015
Discussão e socialização dos resultados das entrevistas, orientação para elaboração do trabalho escrito relacionando as entrevistas e distribuição dos seminários para apresentação.
02/04/2015
02/04/2015
Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).
07/04/2015
07/04/2015
continuação da aula com aula de pesquisa e preparação dos grupos para apresentação de seminário sobre SND
09/04/2015
09/04/2015
continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND
14/04/2015
14/04/2015
continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND
16/04/2015
16/04/2015
Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação
23/04/2015
23/04/2015
Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação
28/04/2015
28/04/2015
• Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão).
30/04/2015
30/04/2015
continuação da aula com trabalho em grupo
05/05/2015
05/05/2015
• Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).
07/05/2015
07/05/2015
Continuação da aula e orientação para elaboração das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos
12/05/2015
12/05/2015
Avaliação individual ( prova escrita)
14/05/2015
14/05/2015
Orientação para as apresentações dinâmicas
19/05/2015
19/05/2015
Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas.
21/05/2015
21/05/2015
Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas.
25/05/2015
25/05/2015
O uso da calculadora em sala de aula.
29/05/2015
29/05/2015
Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais.
01/06/2015
01/06/2015
Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).
03/06/2015
03/06/2015
Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).
08/06/2015
08/06/2015
Utilização de jogos para ensinar matemática.
09/06/2015
09/06/2015
Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado.
11/06/2015
11/06/2015
Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado.
16/06/2015
16/06/2015
encerramento da disciplina e apresentação dos bannes
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AVISO IMPORTANTE 29/05/2015
AVISO IMPORTANTE 18/05/2015
AVISO MUITO IMPORTANTE 11/05/2015
AVISO URGENTE 03/05/2015
INFORMAÇÕES URGENTE 07/04/2015
URGENTE 15/03/2015
INFORMAÇÕES IMPORTANTES 13/03/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 18:11