-

DAA0337 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA IV- EDUCACAO INFANTIL - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Organização do estágio na escola/ Estudo sobre "Concepções de Educação Infantil e infância" (10/03/2015 - 10/03/2015)
Identificação dos ambientes de aprendizagem e rotina/organização das fichas de estágio - prática na escola-campo (12/03/2015 - 12/03/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (17/03/2015 - 17/03/2015)
Socialização dos primeiros olhares/ reflexões acerca do Currículo na Educação Infantil (19/03/2015 - 19/03/2015)
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - pressupostos e concepções (24/03/2015 - 24/03/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (26/03/2015 - 26/03/2015)
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - "Eu no mundo social e natural" (31/03/2015 - 31/03/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (02/04/2015 - 02/04/2015)
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - "Linguagens e Artes" (07/04/2015 - 07/04/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (09/04/2015 - 09/04/2015)
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - "Matemática" (14/04/2015 - 14/04/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (16/04/2015 - 16/04/2015)
Feriado (21/04/2015 - 21/04/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (23/04/2015 - 23/04/2015)
Reflexões acerca da importância das rotinas na Educação Infantil - "Rotinas - tempos e espaços que não podem faltar na Educação Infantil" (28/04/2015 - 28/04/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (30/04/2015 - 30/04/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (05/05/2015 - 05/05/2015)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo (07/05/2015 - 07/05/2015)
Socialização das experiências de observação/Planejamento das propostas de intervenção (12/05/2015 - 12/05/2015)
Planejamento das propostas de intervenção/ Sequência didática (14/05/2015 - 14/05/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (19/05/2015 - 19/05/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (21/05/2015 - 21/05/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (26/05/2015 - 26/05/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (28/05/2015 - 28/05/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (02/06/2015 - 02/06/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (04/06/2015 - 04/06/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (09/06/2015 - 09/06/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (11/06/2015 - 11/06/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (16/06/2015 - 16/06/2015)
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência (18/06/2015 - 18/06/2015)
Socialização das experiências de prática na Educação Infantil/avaliação coletiva da disciplina (23/06/2015 - 23/06/2015)
Orientação do Portfólio/Relatórios de estágio (25/06/2015 - 25/06/2015)
Orientação do Portfólio/Relatórios de estágio (30/06/2015 - 30/06/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 09 11 16 18 23 25 30
1 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20094**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201010**** 4 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
13 20116**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20116**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 20115**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
18 20115**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 20116**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 4 AM
2 20116**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 4 AM
3 20116**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 8 AM
4 20116**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
5 20115**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
6 20116**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
7 20116**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
8 20115**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 4 AM
9 20115**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
10 20116**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
11 20116**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
12 20115**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 4 AM
13 20116**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 4 AM
14 20115**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
15 20115**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 12 AM
16 20116**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 8 AM
17 20116**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 4 AM
18 20115**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
19 20116**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 4 AM
20 20115**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 4 AM
21 20094**** 9,0 7,0 7,0 7,0 7.5 12 AM
22 201010**** 7,0 9,0 9,0 8,0 8.3 16 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de exposições dialogadas, leituras e análises de textos, vídeos e outros conteúdos apropriados, trabalhos individuais e coletivos, seminários, observação do espaço escolar e descrição de situações de aprendizagem na escola, planejamento e produção de material didático–pedagógico para o desenvolvimento da atividade docente, execução de ações didático-pedagógicas nas salas de Educação Infantil.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado na avaliação do rendimento:

• Assiduidade, participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas em sala e na escola;
• Estudo coletivo e apresentação dinâmica (teoria+prática) dos campos de experiência curricular da Educação Infantil (trabalho escrito 5,0; apresentação 5,0);
• Portfólio (análise da realidade escolar – observação) e planejamento das rotinas e sequência didática (seguindo o roteiro de observação e realizando análise com auxílio da fundamentação teórica) - (10,0);
• Regência na Escola-campo e planejamento (fichas de frequência, avaliação do supervisor de estágio e planos de aula) - (10,0);
• Relatório através de portfólio teórico-prático/regências (10,0).
Horário de atendimento: terça de 8h às 12h / quinta de 8h às 12h
Bibliografia: BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimundo Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: AVERCAMP, 2006.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de (Org.). O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
REAME, Eliane et al. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Paulo: Saraiva, 2012.
SALLES, Fátima; FARIA, Vitória. Currículo na Educação Infantil: diálogos com os demais elementos da proposta pedagógica. 2. ed. São Paulo: Ática, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2015
10/03/2015
Organização do estágio na escola/ Estudo sobre "Concepções de Educação Infantil e infância"
12/03/2015
12/03/2015
Identificação dos ambientes de aprendizagem e rotina/organização das fichas de estágio - prática na escola-campo
17/03/2015
17/03/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
19/03/2015
19/03/2015
Socialização dos primeiros olhares/ reflexões acerca do Currículo na Educação Infantil
24/03/2015
24/03/2015
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - pressupostos e concepções
26/03/2015
26/03/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
31/03/2015
31/03/2015
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - "Eu no mundo social e natural"
02/04/2015
02/04/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
07/04/2015
07/04/2015
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - "Linguagens e Artes"
09/04/2015
09/04/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
14/04/2015
14/04/2015
Estudo coletivo e apresentação dinâmica dos campos de experiência curricular da Educação Infantil - "Matemática"
16/04/2015
16/04/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
21/04/2015
21/04/2015
Feriado
23/04/2015
23/04/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
28/04/2015
28/04/2015
Reflexões acerca da importância das rotinas na Educação Infantil - "Rotinas - tempos e espaços que não podem faltar na Educação Infantil"
30/04/2015
30/04/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
05/05/2015
05/05/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
07/05/2015
07/05/2015
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina/ Prática na escola-campo
12/05/2015
12/05/2015
Socialização das experiências de observação/Planejamento das propostas de intervenção
14/05/2015
14/05/2015
Planejamento das propostas de intervenção/ Sequência didática
19/05/2015
19/05/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
21/05/2015
21/05/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
26/05/2015
26/05/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
28/05/2015
28/05/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
02/06/2015
02/06/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
04/06/2015
04/06/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
09/06/2015
09/06/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
11/06/2015
11/06/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
16/06/2015
16/06/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
18/06/2015
18/06/2015
Intervenção nas situações de aprendizagem/Regência
23/06/2015
23/06/2015
Socialização das experiências de prática na Educação Infantil/avaliação coletiva da disciplina
25/06/2015
25/06/2015
Orientação do Portfólio/Relatórios de estágio
30/06/2015
30/06/2015
Orientação do Portfólio/Relatórios de estágio
Avaliações
Data Descrição
24/03/2015 1ª Avaliação
14/05/2015 2ª Avaliação
23/06/2015 3ª Avaliação
30/06/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1068 19/04/2024 02:50