Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora. Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos. Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior. As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show, retro-projetor e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão através de estudos dirigidos e atividades de elaboração de projeto de pesquisa. O conteúdo se divide em: UNIDADE I Tipos de Conhecimento; A origem da Ciência. UNIDADE II Métodos Científicos - Definições, Classificação dos Métodos Científicos. UNIDADE III Documentação como método de estudo pessoal Motivação para adoção da documentação; A prática da documentação; Documentação temática; Documentação bibliográfica, Documentação geral, Organização da documentação. UNIDADE IV Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos Considerações iniciais, A análise textual, A análise temática, A análise interpretativa, A problematização, A síntese pessoal. UNIDADE V Estrutura e elaboração de Relatórios Acadêmicos Trabalhos Científicos, Tipos de Relatórios Acadêmicos, Normas técnicas para a apresentação de Trabalhos Científicos: Forma Geral e Forma Gráfica, Informações complementares: Citações, Notas de rodapé, Referências bibliográficas. ABNT. UNIDADE VI Pesquisa Científica A pesquisa: conceitos e definições; Tipos de pesquisa; Etapas da Pesquisa Científica; Projeto de Pesquisa; Exemplos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação é continuada, sendo realizada a cada aula, enfocando a participação, frequência, pontualidade, compromisso e responsabilidade. Além dessa avaliação continuada, haverá três outras avaliações: projeto de pesquisa, projeto de extensão e seminário acadêmico (artigos científicos). |
Horário de atendimento:
| segundas-feiras das 10:00h as 12:00h |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica AZEVEDO, I. B. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos científicos. São Paulo: Hagnos, 2001. HÜHNE, L. M. Metodologia Científica: caderno de textos e técnicas. Rio de Janeiro: Agir, 2002. KOCHE, J. C. Fundamentos da Metodologia científica: teoria da ciência e prática de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M de A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo, 4ed. Atlas, 2006.
Bibliografia Complementar ANDRADE, M.M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006. ASTI VERA, A. Metodologia de Pesquisa Científica. Porto Alegre: Globo, 1980. BOAVENTURA, E. M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004. CARVALHO, M.C.M. (org.). Construindo o saber: Metodologia Científica: Fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 1991. DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2006. GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. _____. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006. _____. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986. MAGALHÃES, G. Introdução à metodologia científica: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005. MATTAR NETO, J.A. Metodologia científica na era da informática. 2.ed. São Paulo:Saraiva, 2005. OLIVEIRA, S.L. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1999. RUIZ, J.A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1992. |