Metodologia: |
A disciplina está organizada em função da articulação teoria-prática de modo que propicie à reflexão crítica, caracterizando um processo de construção participativa e de socialização do saber. Assim, serão propostas atividades e desafios que instiguem os alunos a mobilizarem seus conhecimentos. Utilizaremos como procedimentos de ensino-aprendizagem: exposições dialogadas, discussões, estudo de caso, leitura de textos, seminários e trabalhos individuais e em grupo. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% das aulas; Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; Qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional e autoavaliação;
Produção escrita e atividades individuais e em grupo.
|
Bibliografia:
| BARDIN, Laurence, Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa, Porto Alegre; Artmed, 2009.
GATTI, Bernadete e ANDRÉ, Marly. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa no Brasil In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicole (orgs.). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis, RJ: vozes, 2013. GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa Qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cenagelearning ,2010.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.& GASKELL, G. (org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MOREIRA, Herivelto & MOREIRA, Luiz G. Caleffe. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
OLIVEIRA, Maria Marly de, Como fazer pesquisa qualitativa, Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SANDINESTEBAN, Maria Paz, Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle (orgs). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. Teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SOUZA, Eliseu C. Histórias de vida, escrita de si e abordagem experiencial. In: SOUZA, Eliseu C.; MIGNOT, Ana Christina V. (orgs.) Histórias de Vida e formação de professores, Quartet/Fapep: Rio de Janeiro, 2008.
VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários, São Paulo: Atlas, 2009
|