CARLOS ANDRE PINHEIRO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

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carlos andre pinheiro

CLV - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

PPGAPM003 - PATRIMÔNIOS, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO EM MUSEUS - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano das atividades programadas (12/03/2022 - 12/03/2022)
Levantamento de chamadas de periódicos e perspectivas de livros (19/03/2022 - 19/03/2022)
Levantamento de chamadas de periódicos e perspectivas de livros (26/03/2022 - 26/03/2022)
Encontros de orientação, para construção dos focos e referenciais (02/04/2022 - 02/04/2022)
Encontros de orientação, para construção dos focos e referenciais (09/04/2022 - 09/04/2022)
Encontros de orientação, para construção dos focos e referenciais (16/04/2022 - 16/04/2022)
Avaliação (23/04/2022 - 23/04/2022)
Encontros de orientação, para monitoramento do processo de elaboração dos textos (30/04/2022 - 30/04/2022)
Encontros de orientação, para monitoramento do processo de elaboração dos textos (07/05/2022 - 07/05/2022)
Encontros de orientação, para monitoramento do processo de elaboração dos textos (14/05/2022 - 14/05/2022)
Encontros de orientação, para monitoramento do processo de elaboração dos textos (21/05/2022 - 21/05/2022)
Encontros de orientação, para monitoramento do processo de elaboração dos textos (28/05/2022 - 28/05/2022)
Avaliação (04/06/2022 - 04/06/2022)
Encontros de orientação, para finalização do material e submissão (11/06/2022 - 11/06/2022)
Encontros de orientação, para finalização do material e submissão (18/06/2022 - 18/06/2022)
Encontros de orientação, para finalização do material e submissão (25/06/2022 - 25/06/2022)
Encontros de orientação, para finalização do material e submissão (02/07/2022 - 02/07/2022)
Avaliação (09/07/2022 - 09/07/2022)
Etapas de um trabalho científico (04/04/2020 - 04/04/2020)
Discussão sobre as etapas do trabalho científico.
A metodologia científica (11/04/2020 - 11/04/2020)
Discussão e formatação da metodologia científica
O tema do estudo (18/04/2020 - 18/04/2020)
Escolha do tema e discussão sobre a formatação de um tema ideal.
O tema e o objetivo (25/04/2020 - 25/04/2020)
Discussão sobre a coerência entre o tema e o objetivo do estudo.
Projeto do curso (02/05/2020 - 02/05/2020)
Discussão sobre o projeto como avaliação
Redação de parágrafos (09/05/2020 - 09/05/2020)
Como escrever os parágrafos de um projeto. A criação e suas limitações.
Revisão de literatura (16/05/2020 - 16/05/2020)
Momento para revisão de literatura
Os artigos científicos (23/05/2020 - 23/05/2020)
Momento para leitura e discussão de artigos científicos
Rerêfencias bibliográficas (30/05/2020 - 30/05/2020)
Normas da Abnt para redação de projeto. Discussão das normas de citação de literatura de revistas científicas.
Redação do projeto (06/06/2020 - 06/06/2020)
Redação da introdução do projeto científico
Redação do projeto (13/06/2020 - 13/06/2020)
Redação da metodologia
Redação de projeto (20/06/2020 - 20/06/2020)
Redação das referencias e finalização do projeto.
Preparação da apresentação (27/06/2020 - 27/06/2020)
Montagem de slides e preparação para apresentação.
Apresentação do projeto científico; Encerramento do disciplina (29/06/2020 - 29/06/2020)
Aula Extra. Apresentação e defesa do projeto. Entrega de notas finais e encerramento do curso.
Estudo dirigido - Evidências Científicas e Prática Clínica (22/10/2015 - 10/03/2016)

Exercícios terapêuticos no contexto científico e prática clínica.

Estudo Dirigido - Evidências Científicas (28/01/2016 - 28/01/2016)
   1. Artigo Cinesioterapia 
Patrimônio, Museus e Museologia (10/04/2015 - 10/04/2015)

Atualmente, é perceptível e se reconhece o papel fundamental que os museus exercem como instrumentos de pesquisa, educação, salvaguarda e divulgação do patrimônio cultural e natural; a título de exemplo, citem-se os desafios impostos aos Estados Membros da ONU, às comunidades e às instituições governamentais e não-governamentais no que tange às investigações, reflexões e intervenções nos territórios; é emblemático o caso dos inventários do patrimônio cultural imaterial, da divulgação e dos estudos da diversidade de metodologias e de propostas teóricas, de suportes textuais, orais e audiovisuais para aproximar e se compreenderem as normas orientadoras propostas pela Convenção de 2003 da Unesco. Portanto, é indiscutível as potencialidades dos patrimônios, dos museus, das artes, do turismo, dos saberes e fazeres presentes nos territórios e nas comunidades, para estudos, investigações, sensibilizações e visibilidade da diversidade cultural brasileira e portuguesa.

  artigo científico 
orientações técnicas
    
Inicia em 02/05/2015 às 10h 0 e finaliza em 02/06/2015 às 23h 59
  Cadernos do Patrimônio 
Trata da área tombada da cidade de Parnaíba
Patrimônio, Museus e Museologia (11/04/2015 - 11/04/2015)
Educação para os patrimônios e museus (24/04/2015 - 24/04/2015)

Visita técnico-sensível ao Centro Histórico tombado da cidade de Parnaíba, Meio Norte do Brasil, onde se realizam as atividades do Mestrado Profissional. O que se pretendeu foi iniciar os os estudos e discussãos de temas, problemas e abordagens recorrentes nos campo dos museus, da museologia e dos patrimônios, o que inclui a sensibilização comunitária tomando como instrumentos a educação para os patrimônios e museus. A visita começou pelo Porto das Barcas (antigo Porto Salgado - lugar de charqueadas, com o uso da mão de obra escrava), os galpões que abrigavam armazéns de estoque de mercadorias, era intenso no final do século XIX e início do século XX o comércio de importação e exportação na região; a visita incluiu ainda antigas residências privadas, hoje públicas, a exemplo o solar de Dona Alta ou sola do mirante, que abriga a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Parnaíba; o centro religioso, a Igreja de Nossa Senhora das Graças e Igreja do Rosário dos Pretos; o Casarão Simplício Dias, antiga residências de proprietários de charqueadas, hoje recuperada com recursos do PAC Cidades Históricas e que abrigará o Museu da Cidade de Parnaíba.

A proposta lançada ao alunos é a construção coletiva de uma mapa do centro histórico da cidade.

Museologia e Patrimônio: temas, problemas e abordagens (25/04/2015 - 25/04/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR Total
10 11 24 25
1 2015100**** 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 0
5 2015100**** 0 0 0 0 0
6 2015100**** 0 0 0 0 0
7 2015100**** 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0 0 0
9 2015100**** 0 0 5 0 5
10 2015100**** 0 0 0 0 0
11 2015100**** 0 0 0 0 0
12 2015100**** 0 0 0 0 0
13 2015100**** 0 0 0 0 0
14 2015100**** 0 0 0 0 0
15 2015100**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
2 2015100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
3 2015100**** 8,0 7,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
4 2015100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2015100**** 10,0 7,0 7,0 7,0 7.8 0 AM
7 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2015100**** 7,0 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
9 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2015100**** 10,0 7,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
11 2015100**** 10,0 8,0 7,0 8,0 8.3 0 AM
12 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2015100**** 5,0 4,0 4,0 7,0 5.0 0 RN
14 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2015100**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Processos educativos nos museus e interfaces com a Museologia e a Museografia. Conceitos de Cultura e projetos culturais: ação, difusão e intervenção. Teoria e prática da ação educativa em museus. Antecedentes históricos da relação entre educação e museu. Ações educativas nos Museus e correntes pedagógicas. Os Museus e o ensino das artes, dos ofícios e das ciências. Museus, educação e patrimônio: desafios contemporâneos. Diferentes formas e práticas de acessibilidade
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ao discutirmos temas relacionados ao Patrimônio Cultural e Museologia, a ênfase incidirá sobre as possibilidades educativas do museus, sobretudo situações relacionadas à educação para o patrimônio e aos serviços educativos nessas instituições, ministraremos aulas expositivas dialogadas presenciais, on-line e de campo, o que inclui visitas técnicas a museus e a centros históricos da região. Os diálogos se estabelecerão em salas (presencial e virtual) por meio de textos escritos e|ou outras linguagens e suportes, o que inclui textos audiovisuais, que envolvem a temática sociedade, educação e museus.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Aulas expositivas dialogadas, seminários e aulas campo. As apresentações nos seminários terão 20 minutos. Os textos sugeridos para leitura, apresentação e discussão servirão de base teórico-metodológica que permitirá a escrita de um texto associado à trabalho prático no campo da educação patrimonial e museal. Seminário, participação nas aulas, texto escrito e produto interventivo valerão respectivamente 10 pontos, que somados e divididos de forma equitativa, corresponderá a nota final na disciplina.
Horário de atendimento: a combinar com os alunos
Bibliografia: BÁSICA<br /><br />VARINE, Hugues de. As Raízes do futuro. Porto Alegre: Medianiz, 2012<br /><br />PULOT, Dominique. Museu e Museologia. Madri: Abada Editores, 2011.<br /><br />HERNÁNDEZ, Francisca Hernandéz. Planteamientos teóricos de la museología. Madri: Ediciones Trea S.L., 2006.<br /><br />PARA OS SEMINÁRIOS
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/04/2015
10/04/2015
Patrimônio, Museus e Museologia
11/04/2015
11/04/2015
Patrimônio, Museus e Museologia
24/04/2015
24/04/2015
Educação para os patrimônios e museus
25/04/2015
25/04/2015
Museologia e Patrimônio: temas, problemas e abordagens
Avaliações
Data Descrição
11/06/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Visita ao Centro Histórico de Parnaíba 20/06/2015
Orientações Técnicas para produção artigo científico 21/05/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1396 15/09/2025 18:14