-

PPGENF011 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Ciência e conhecimento científico fundamentais ao método (12h) (17/03/2015 - 24/03/2015)

- Apresentação da disciplina e leitura do plano

- Esclarecimentos sobre as propostas dos trabalhos a ser desenvolvidos

- Atividade: leitura e discussão de texto

 

- Horário livre para estudo dos textos sobreciência e conhecimento científico fundamentais ao método referentes aos conteúdos da Unidade I e Texto 3A.

- Discussão  em sala de aula sobre ciência e conhecimento científico fundamentais ao método.

- As discussões serão orientadas pela estratégia 2 (ANASTASIOU, 2009).

- Apresentação do vídeo https://docs.google.com/file/d/0B3EH6I1Nabovb1Jod01GOUR6ODg/edit?usp=drive_web para análise e fechamento da discussão.

- Explicar atividades de mapas mentais (TEXTO 3A) para textos da Unidade II

Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa (31/03/2015 - 07/04/2015)

- Estudo de textos selecionados sobre  aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa construção de mapas mentais.

- Discussão em sala de aula sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos mapas mentais desenvolvidos e orientados pela estratégia de discussão 16 (ANASTASIOU, 2009).

Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa (14/04/2015 - 14/04/2015)

- Curso sobre acesso ao portal CAPES com bibliotecária UFPI.

Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa (21/04/2015 - 21/04/2015)

- Exposição dialogada sobre revisão integrativa e sistemática

 

Fundamentos para elaboração do projeto de pesquisa e Aspectos éticos que envolvem a pesquisa em saúde (05/05/2015 - 19/05/2015)

- Estudo de textos orientados em classe sobre processo de pesquisa para implementação de projetos de pesquisa (Etapas do Projeto de Pesquisa).

- Apresentação sobre processo de pesquisa para implementação de projetos de pesquisas em painel (serão dois grupos de 10 componentes).

- Aperfeiçoamento de projetos de Pesquisa a Luz dos textos disponibilizados pela disciplina.

Produção do Projeto de Pesquisa (26/05/2015 - 23/06/2015)

- Orientação Coletiva

- Profa. Ana receberá 10 alunos

- Profa. Elaine receberá 10 alunos

- Apresentação dos Projetos de Pesquisa:

- Haverá debatedores que devem apreciar os projetos com base no textual e percepções adquiridas sobre pesquisa.

 

- Será disponibilização no e-mail da turma e/ou sigaa cronograma de apresentações constando de debatedores e apresentadores, bem como orientações quanto a  disponibilização do material para leitura prévia.

- Se outros professores da pós finalizarem disciplinas as datas de 02/06 à 30/06 serão antecipadas

Encerramento da disciplina (30/06/2015 - 30/06/2015)

- Encerramento da disciplina e resultados.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
17 24 31 14 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 8
10 2015100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 4 0 0 12
11 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
15 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
17 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 9,2 9.2 0 AM
2 2015100**** 9,5 9.5 0 AM
3 2015100**** 10,0 10.0 4 AM
4 2015100**** 9,7 9.7 4 AM
5 2015100**** 10,0 10.0 4 AM
6 2015100**** 9,5 9.5 8 AM
7 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2015100**** 9,5 9.5 4 AM
9 2015100**** 9,2 9.2 4 AM
10 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
12 2015100**** 9,7 9.7 0 AM
13 2015100**** 8,5 8.5 12 AM
14 2015100**** 9,0 9.0 0 AM
15 2015100**** 8,5 8.5 0 AM
16 2015100**** 9,0 9.0 0 AM
17 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
18 2015100**** 9,2 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ciência e conhecimento científico. Método Científico. Tipos de pesquisa. Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa. O trabalho de pesquisa científica. Delineamento da pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Análise e interpretação dos dados. Sistemas de informação em saúde. Uso de informação, avaliação e comunicação em saúde. A ética na pesquisa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de exposições dialogadas, estudos de textos e da bibliografia indicada, painel teórico integrado, orientações coletivas, consulta a banco de dados, aulas expositivas por videoconferência, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, data show, vídeos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações, competência leitora e escritora. A aprovação requer freqüência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. A disciplina constará de 2 avaliações.
- A primeira avaliação referente ao desenvolvimento de revisões integrativas ou sistemáticas por meio de guias sobre as temáticas de investigação dos estudantes (10 pontos)
- A segunda constará das discussões em painel sobre etapas do projeto de pesquisa (10 pontos) e a apresentação dos projetos de pesquisa dos estudantes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por dois.
- A assiduidade e pontualidade nas aulas representará 10% de cada nota, perde-se os 10% alunos que tem mais de duas faltas
- Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação nas atividades, em grupo de discussão e papel de debatedores.
Horário de atendimento: por agendamento prévio
Bibliografia: ANASTASIOU, LGC; ALVES, LP. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.

BURNS, N; GROVE, S. K. The practice of nursing research: conduct, critique e utilization. 4. ed. Philadelphia: W B Saunders Company, 2001.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D. ; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.4, p. 684-688, 2007.

GALVAO, C.M.; SAWADA, N.O.; TREVIZAN, M. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.12, n.3, p. 549-56, 2004.

GONCALVES, R.C.; LISBOA, T.K. Sobre o método da história oral em sua modalidade trajetórias de vida. Rev. katálysis, Florianópolis, v.10, n.spe, p. 83-92, 2007.

GONCALVES, R.C.; LISBOA, T.K. Sobre o método da história oral em sua modalidade trajetórias de vida. Rev. katálysis, Florianópolis, v.10, n.spe, p. 83-92, 2007.

GUERRIERO, I.C.Z.; MINAYO, M.C.S. O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de diretrizes específicas. Physis, Rio de Janeiro,v.23, n.3, p. 763-782, 2013.

HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 3.ed. Porto Alegre: Artmed. 2008.

MACHADO, A.L. et al. Representações sociais em enfermagem: comentários sobre teses e dissertações. Rev. Esc.Enf. USP. São Paulo, v.31, n.3, p. 486-97, 1997.

MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.17, n.4, p. 758-64, 2008.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MONTEIRO, Claudete Ferreira de Sousa et al. Pesquisa-ação: contribuição para prática investigativa do enfermeiro. Rev. Gaúcha Enferm. Porto Alegre, v.31, n.1, p. 167-174, 2010

ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SOARES, C. B. Revisão Integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. Esc.Enf. USP. São Paulo, v.48, n.2, p. 335-45, 2014.

SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007.

SOUZA, M.T.;SILVA, M D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. São Paulo, v.8, n.1, p.102-6, 2010.

TERRA, M.G. et al. Na trilha da fenomenologia: um caminho para a pesquisa em enfermagem. Texto contexto - enferm. Florianópolis, v.15, n.4, p. 672-678, 2006.

VICTORA, C.G. Uma ciência replicante: a ausência de uma discussão sobre o método, a ética e o discurso. Saude soc. São Paulo, v.20, n.1, p. 104-112, 2011.

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs.v.52, n.5, p.546-53, 2005.

ZAGO, L.H. O método dialético e a análise do real. Kriterion, Belo Horizonte, v.54, n.127, p. 109-124, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2015
24/03/2015
Ciência e conhecimento científico fundamentais ao método (12h)
31/03/2015
07/04/2015
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa
14/04/2015
14/04/2015
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa
21/04/2015
21/04/2015
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa
05/05/2015
19/05/2015
Fundamentos para elaboração do projeto de pesquisa e Aspectos éticos que envolvem a pesquisa em saúde
26/05/2015
23/06/2015
Produção do Projeto de Pesquisa
30/06/2015
30/06/2015
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
30/06/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 12:47