SANDRA MICHELINNE SARAIVA DE SOUSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

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sandra michelinne saraiva de sousa

CCCT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

PPGS012 - GÊNERO, FAMÍLIA E RELAÇÕES DE PODER - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano da disciplina. Levantamento dos temas de estudo dos participantes. Introdução (30/03/2015 - 30/03/2015)

Apresentação do plano da disciplina. Introdução do conteúdo a ser ministrado.

Crítica Feminista a Ciência. Epistemologia Feminista (Estudos de Mulheres e Estudos de Gênero) (06/04/2015 - 06/04/2015)

HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista. Revista Estudos Feministas, v.1, n.1, 1993. (E2)

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In.: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. (E2)

RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história. In.: PEDRO, Joana Maria & GROSSI, Miriam Pilar. Masculino, Feminino, Plural. Florianopolis: Ed. Mulheres, 1998. (E2)

SARDENBERG, Cecilia Maria Bacelar. Da crítica feminista a ciência a uma ciência feminista? X Encontro da REDOR (NEIM/UFBA, Salvador, 29 de outubro a 1 de novembro de 2001). (E2)

Gênero como categoria analitica. Gênero e relações de poder (13/04/2015 - 13/04/2015)

BOURDIEU, Pierre.  A Dominação Masculina. 2. ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.(E3)

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Introdução. Rio de Janeiro: Graal, 1995. (E3)

MATOS, Maria Izilda S de. Gênero em debate: trajetória e perspectivas na historiografia contemporânea. São Paulo: EDUC, 1997. (E3)

MENDES, Mary Alves. O pensamento de Bourdieu e o gênero. Revista Serviço Social e Contemporaneidade. Ano 1, n.1, 1997 – Teresina: EDUFPI, 2008. (E3)

PISCITELLI, Adriana. Gênero em perspectiva. Cadernos Pagu, Campinas, 11, p. 141-155, 1998. (E3)

RUBIN, Gayle. O tráfico de mulheres: notas sobre a economia política do sexo. Recife, SOS/CORPO, 1989. (E3)

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Recife: SOS/CORPO, 1989. (E3)

Gênero em Connel e Butler (20/04/2015 - 20/04/2015)

BUTLER, J. Corpos que pesam sobre os limites discursivos do sexo. In. LOURO (org.). O Corpo Educado.

_________. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas, 2002, p. 155-167.

CONNELL, R. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade. Porto Alegre: UFRS, 1995, p. 185-206.

------------. Entrevista como R. Connell. Estudos Feministas.

Sexualidades, identidades e pós-modernidade (27/04/2015 - 27/04/2015)

BOZON, Michel. Sociologia da sexualidade. Rio de janeiro: FGV, 2004. Capítulo 5 – Nova formulação das relações entre homens e mulheres na sexualidade contemporânea (Parte I e II). (E5)

LOYOLA, Maria Andréa. A sexualidade como objeto de estudo das ciências humanas. In:

HEILBORN, Maria Luiza (Org). Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. (p.31-39) (E5)

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 2. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. (Capitulo 2 – Gênero, sexualidade e poder, p. 37-56) (E3 e E5).

SALEM, Tania. “Homem... já viu né?”: representações sobre sexualidade e gênero entre homens de classe popular. (p. 15-59). In: HEILBORN, Maria Luiza (Org). Família e sexualidade. Rio de janeiro: FGV, 2004. (E5)

Mídias -DVDs – Invenção do contemporâneo. Série: A construção dos gêneros. (Sexualidade no mundo contemporâneo/Maria Luiza Heilborn; Feminilidades e pós-modernidade/Guacira Louro; Identidades e pós-identidades/Luiz Paulo Lopes. (E5)

Gênero, Violência e Direitos (04/05/2015 - 04/05/2015)

ROMEIRO, Julieta. A lei Maria da Penha e os desafios da institucionalização da violência conjugal no Brasil. In.: MORAES, Aparecida Fonseca & SORJ, Bila (orgs).  Gênero, violência e direitos na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: 7letras, 2009. (E6)

SOARES, Barbara Musumeci. Violência entre parceiros íntimos e criminalização da vida privada: onde nos leva esse caminho? In.: MORAES, Aparecida Fonseca & SORJ, Bila (orgs).  Gênero, violência e direitos na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: 7letras, 2009. (E6)

MACHADO, Lia Zanotta. Onde não há igualdade. In.: MORAES, Aparecida Fonseca & SORJ, Bila (orgs).  Gênero, violência e direitos na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: 7letras, 2009. (E6)

MORAES, Aparecida Fonseca & SORJ, Bila. Os paradoxos da expansão dos direitos das mulheres no Brasil. In.: MORAES, Aparecida Fonseca & SORJ, Bila (orgs).  Gênero, violência e direitos na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: 7letras, 2009. (E6)

Gênero e Trabalho (11/05/2015 - 11/05/2015)

ABRAMO, Laís. A situação da mulher Latino-Americana. In: DELGADO, Didice G.; CAPPELLIN, Paola; SOARES, Vera (Org.). Mulher e trabalho: experiências de ação afirmativa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000. (E7)

BRUSCHINI, Cristina. Gênero e trabalho no Brasil: novas conquistas ou persistência da discriminação? (Brasil, 1985/95). In: ROCHA, Maria Isabel Baltar da. Trabalho e gênero: mudanças, permanências e desafios. São Paulo: Editora 34, 2000. (E7)

SARTI, Cynthia Andersen. A sedução da igualdade: trabalho, gênero e classe. In: SCHPUN, Mônica Raisa (Org.). Gênero sem fronteiras: oito olhares sobre mulheres e relações de gênero. Florianópolis: Mulheres, 1997.(E7)

Gênero e políticas públicas (18/05/2015 - 18/05/2015)

GOLDANI, Ana M. Família e gênero: uma proposta para avaliar desigualdades de gêner. Projeto intercâmbio Pagu, 1997.

FARAH, Marta. F. Políticas públicas e gênero. Seminário Nacional da Coordenadoria da Mulher. SP, 2005.

STROMQUIST, Nelly P. Políticas públicas de Estado e equidade de gênero, Revista Brasileira de Educação, 1996.

 

Gênero e Famílias: Estruturas "Flexíveis e plurais" (25/05/2015 - 25/05/2015)

discussão do artigos que tratam da estruturação familiar

GOLDANI, A. M. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Cadenos Pagu. Campinas:SP, 1993, p.67-110.

----------------- Família e gênero: uma proposta para avaliar (des)igualdades. Projeto Intecâmbio Pagu, 1997.

MELLO, L. Familismo (Anti)homossexual e regulação da cidadania no Brasil. Estudos feministas, Florianópolis, 2006.

 

Familia e Democracia (01/06/2015 - 01/06/2015)

GIDDENS, Anthony.  Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2000. Capítulo 4 - Família (p. 61-76) (E10)

____. A Terceira Via: reflexões sobre impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 1999. Capítulo 6 – A família democrática (p.99-108) (E10)

Família e Moralidades (08/06/2015 - 08/06/2015)

DA MATTA, Roberto. A família como valor: considerações não familiares sobre a família à brasileira. In.: ALMEIDA, A.M. et al. (orgs). Pensando a família no Brasil. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo/UFRRJ, 1987. P.115-36. (E11)

SARTI, Cynthia Andersen. A Família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Autores Associados, 1996. (E11)

____. O valor da família para os pobres. In: RIBEIRO, Ivete; RIBEIRO, Ana Clara Torres (Orgs.). Família em processos contemporâneos: inovações culturais na sociedade brasileira. São Paulo: Loyola, 1995. (E11)

SCOTT, Parry Russell. Família, moralidade e as novas leis. In.: Famílias brasileiras: poderes, desigualdades e solidariedades. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011. (E11)

 

Dinâmicas familiares, individuação, negociações (15/06/2015 - 15/06/2015)

Discussões enfocando a atuação do idoso na família, a relação dos jovens com os pais, relações entre o par conjugal, enfocando as mudanças e permanências.

BARROS, Myriam L. de (Org.). Família e gerações. RJ:FGV, 2006.

STREY, Marlene N. et al (Orgs.). Família e Gênero. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007

 

Adolescência: gravidez, violência sexual, uso de drogas (22/06/2015 - 22/06/2015)

Discussão de literatura sobre gravidez na adolêscência, violência sexual e o uso de drogas.

   Adolescente e o uso de drogas.pdf 
Violência doméstica: homens, mulheres, idosos, LGBTs (29/06/2015 - 29/06/2015)

Discussão de estudos que enfocam a violência de gênero, considerando a violência contra a mulher, quando o homem é a vítima da violência, o trabalho com agressores, a violência contra LGBTS

ZUWICK, A. M. O corpo violado. In. GROSSI, P. K. (org.). Violências e Gênero: coisas que a a gente não gostaria de saber. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

GROSSI, P. K. Nem com uma flor: reflexões sobre abordagens com grupos de homens agressores. In. Violências e Gênero. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

FERREIRA, G. G et al. " Não tenho preconceito, desde que fique longe": o discurso sobre gênero como contrução social e a violência contra LGBT. In. GROSSI, P. K. Violências e gênero. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

VIEIRA, M. S. A violência sexual contra crianças e adolescentes: revisitando a sua interface com a violência de gênero. In. Violências e gênero. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

Avaliação - Preparação/Elaboração de artigo de 10 laudas, incluindo a bibliografia. O artigo deve discutir questões de interesse do discente dialogando com a bibliografia da disciplina (06/07/2015 - 06/07/2015)

O artigo deverá, a partir de tema de interesse de estudo do discente, dialogar com o conteúdo bibliográfico da disciplina. Deverá ser um texto com 10 páginas, incluindo a bibliografia utilizada e refernciada no interior do trabalho. Data de entrega: dia 20.07.2015.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
2 2015100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 8
3 2015100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2015100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2015100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 6
6 2015100**** 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 0 0 12
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2015100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 4
11 2015100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
14 201410**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2015100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
16 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
17 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2015100**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 2 4 0 4 0 16
19 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
20 2015100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 6
21 2015100**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 6
22 2015100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
23 201410**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 201410**** 0 0 2 2 0 2 2 0 4 0 2 1 0 0 0 0 15
25 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,6 8.6 2 AM
2 2015100**** 8,0 8.0 8 AM
3 2015100**** 0,0 0.0 6 RN
4 2015100**** 0,0 0.0 12 RN
5 2015100**** 8,8 8.8 0 AM
6 2015100**** 8,6 8.6 6 AM
7 2015100**** 8,5 8.5 4 AM
8 2015100**** 8,0 8.0 2 AM
9 2015100**** 0,0 0.0 2 RN
10 201410**** 9,0 9.0 2 AM
11 2015100**** 8,5 8.5 2 AM
12 2015100**** 0,0 0.0 0 RN
13 2015100**** 0,0 0.0 6 RN
14 2015100**** 8,0 8.0 4 AM
15 2015100**** 8,0 8.0 6 AM
16 2015100**** 8,6 8.6 6 AM
17 201410**** 9,0 9.0 2 AM
18 201410**** 8,5 8.5 15 AM
19 2015100**** 8,8 8.8 2 AM
20 2015100**** 8,5 8.5 2 AM
21 2015100**** 8,0 8.0 0 AM
22 2015100**** 8,8 8.8 0 AM
23 2015100**** 8,8 8.8 6 AM
24 2015100**** 9,0 9.0 4 AM
25 2015100**** 8,5 8.5 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Modelos e dinâmicas familiares na contemporaneidade. A construção social de gênero no contexto familiar. Gênero e relações de poder nas famílias de camadas pobres: divisão sexual do trabalho, sexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica. Estratégias femininas de empoderamento, autonomia e autoridade na família.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo da disciplina será ministrado na forma de exposições dialogadas (seminários), visando aguçar o poder de argumentação e reflexão crítica dos(as) participantes.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Trabalho escrito, na forma de artigo, versando sobre o conteúdo da disciplina. Recomenda-se que o artigo trate de tema/estudo de interesse do discente e obrigatoriamente, estabeleça um diálogo com a bibliografia da disciplina. Além disso, destaca-se que o processo de avaliação se dará de forma contínua e processual, levando em consideração a leitura dos textos, participação e discussão nas aulas.
Horário de atendimento: 8:00h-12:00h
Bibliografia: HAMLIN; VANDENBERGHE.Vozes do Sul: entrevista com Raewyn Connel. Cadernos Pagu, 2013, p. 345-358
HEILBORN, Maria Luiza (Org). Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. (p.31-39)
HEILBORN, Maria Luiza; SORJ, Bila. Estudos de gênero no Brasil. In: MICELI, Sérgio (Org). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995) – Sociologia. São Paulo: Sumaré/ANPOCS; Brasília: CAPES, 1999. p.183-221.
GOLDANI, Ana Maria. Família, gênero e políticas: familias brasileiras nos anos 90 e seus desafios como fator de proteção. Revista Brasileira de Estudos de População. 2002.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In.: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura
LOYOLA, Maria Andréa. A sexualidade como objeto de estudo das ciências humanas. In:
OLIVEIRA, Pedro Paulo. Discursos sobre a Masculinidade. In: Revistas Estudos Feministas. IFCS/UFRJ, Vol. 6 N. 1, 1998. p. 91-112.
LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. Currículo, gênero e sexualidade: o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico (p. 41-52); Gênero e sexualidade para consumo (p. 149-159)
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 2. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. (Capitulo 2 – Gênero, sexualidade e poder, p. 37-56)
MENDES, Mary Alves. O pensamento de Bourdieu e o gênero. Revista Serviço Social e Contemporaneidade. Ano 1, n.1, 1997 – Teresina: EDUFPI, 2008.
PISCITELLI, Adriana. Gênero em perspectiva. Cadernos Pagu, Campinas, 11, p. 141-155, 1998.
PINTO, Céli. R. J. Paradoxos da participação política da mulher no Brasil. SP: Revista USP, 2001, p.98-112.
ROSALDO, Michelle Zimbalist. O uso e o abuso da antropologia: reflexões sobre o feminismo e o entendimento intercultural. Revista Horizontes Antropológicos, 1(1): 11-36, 1994.
SALEM, Tania. “Homem... já viu né?”: representações sobre sexualidade e gênero entre homens de classe popular. (p. 15-59). In: HEILBORN, Maria Luiza (Org). Família e sexualidade. Rio de janeiro: FGV, 2004.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero e patriarcado. Violência e patriarcado: violência contra as mulheres. In. VENTURI; REAMAN; OLIVEIRA. A mulher brasileira nos espaços público e privado. SP: Perseu Abramo, 2004, p.43-59.
SARTI, Cynthia Andersen. A sedução da igualdade: trabalho, gênero e classe. In: SCHPUN, Mônica Raisa (Org.). Gênero sem fronteiras: oito olhares sobre mulheres e relações de gênero. Florianópolis: Mulheres, 1997.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Recife: SOS/CORPO, 1989.
STROMQUIST, Nelly. P. Políticas públicas de Estado e equidade de gênero. Revista Brasileira de Educação. 1996.
GOLDANI, Ana Maria. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Cadernos PAGU. De trajetórias e sentimentos. n. 1, p. 67-110,Campinas, SP, 1993.
SAMARA, Eni de Mesquita. O que mudou na família brasileira? (da Colônia à Atualidade). Psicologia USP, 13 (2), p. 27-48, 2002.
MELLO, Luiz. Familismo (Anti)homosexual e regulação da cidadania no Brasil. Estudos Feministas, Florianópolis, 2006, p. 497-508.
______________ Outras famílias.A construção social da conjugalidade homosexual no Brasil. Cadernos Pagu. SP, UNICAMP, 2005, p. 197-225.

CARLOTO, Cássia M. A Chefia feminina nas famílias monoparentais em situação de extrema pobreza. Revista Virtual Textos & Contextos, 2005.
SAGOT, Monserrat. La ruta critica de las mujeres afectadas por la violência intrafamiliar en America Latina. (Estudios de caso de diez países). OPS/PMS, 2000. Introdução. Cap.IV e Cap. VI.
STREY, Marlene Neves. Violência de gênero: uma questão complexa e interminável. In: STREY, Marlene Neves; AZAMBUJA, Mariana P. Ruwer de; JAEGER, Fernanda Pires (orgs.). Violência, Gênero e Políticas Públicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
_______ et all. Violência e vida conjugal: recursos para os momentos críticos. In. STREY; NETO;HORTA. Família e gênero. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, p.259-286.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, patriarcado, violência. SP: Perseu Abramo, 2004.
(06.07.15) E15 – Gênero, família, patriarcado (Pateman)
PATEMAN, Carole. O contrato sexual. SP: Paz e Terra,1998.
obs: No decorrer da disciplina, poderá ser acrescentada bibliografia complementar.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/03/2015
30/03/2015
Apresentação do plano da disciplina. Levantamento dos temas de estudo dos participantes. Introdução
06/04/2015
06/04/2015
Crítica Feminista a Ciência. Epistemologia Feminista (Estudos de Mulheres e Estudos de Gênero)
13/04/2015
13/04/2015
Gênero como categoria analitica. Gênero e relações de poder
20/04/2015
20/04/2015
Gênero em Connel e Butler
27/04/2015
27/04/2015
Sexualidades, identidades e pós-modernidade
04/05/2015
04/05/2015
Gênero, Violência e Direitos
11/05/2015
11/05/2015
Gênero e Trabalho
18/05/2015
18/05/2015
Gênero e políticas públicas
25/05/2015
25/05/2015
Gênero e Famílias: Estruturas "Flexíveis e plurais"
01/06/2015
01/06/2015
Familia e Democracia
08/06/2015
08/06/2015
Família e Moralidades
15/06/2015
15/06/2015
Dinâmicas familiares, individuação, negociações
22/06/2015
22/06/2015
Adolescência: gravidez, violência sexual, uso de drogas
29/06/2015
29/06/2015
Violência doméstica: homens, mulheres, idosos, LGBTs
06/07/2015
06/07/2015
Avaliação - Preparação/Elaboração de artigo de 10 laudas, incluindo a bibliografia. O artigo deve discutir questões de interesse do discente dialogando com a bibliografia da disciplina
Avaliações
Data Descrição
20/07/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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