pedro paulo alves oliveira

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

DCE0157 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Projetos de intervenção em ensino-aprendizagem (25/11/2015 - 25/11/2015)
Seminários 1 e 2: Teorias da Aprendizagem (02/12/2015 - 02/12/2015)

Seminário 1: A Aprendizagem por Reforçamento na visão de Skinner

Seminário 2: A Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, seus estágios e as Invariantes Funcionais (Assimilação, Acomodação e Equilibração Majorante) 

   Texto 
Texto orientador SKINNER
  Texto 2 
Texto orientador SKINNER
  Texto 
Texto orientador PIAGET
  Texto 
Texto orientador PIAGET
Seminários 3 e 4: Teorias da Aprendizagem (09/12/2015 - 09/12/2015)

Seminário 3: Perspectiva de Vygotsky sobre Aprendizagem e Desenvolvimento: Processos Mentais Superiores, Linguagem, Interação Social e Zona de Desenvolvimento Proximal 

Seminário 4: Contribuições de Wallon para a compreensão da relação entre aprendizagem, emoções e afetividade na sala de aula 

Seminários 5 e 6: Teorias da Aprendizagem (16/12/2015 - 16/12/2015)

Seminário 5: Contribuições da Psicanálise freudiana para a compreensão do processo ensino-aprendizagem

Seminário 6: A Aprendizagem Centrada no Aluno segundo Rogers

O homem que calculava (23/12/2015 - 23/12/2015)

TAHAN, M. O homem que calculava. Edição integral [versão online]. 

Objetivos do Projeto de Intervenção (20/01/2016 - 20/01/2016)
  Objetivos Geral e Específicos 
VEJAM DESCRIÇÃO DOS GRUPOS E DE SEUS OBJETIVOS
Livre para produção de projetos (27/01/2016 - 27/01/2016)
Orientação dos Grupos/Sala de Aula (03/02/2016 - 03/02/2016)
Educação do Sensível: despertando os sentidos por meio da educação (17/02/2016 - 17/02/2016)
Apresentação dos projetos/Finalização da Disciplina (24/02/2016 - 24/02/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 13 20 27 03 17 24
1 2015902**** 0 0 4 0 0 0 0 2 0 4 0 0 0 0 0 0 0 10
2 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
4 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
6 2015900**** 4 0 0 0 0 0 4 3 2 0 0 0 0 0 0 0 0 13
7 201297**** 4 4 4 4 4 4 4 0 4 0 0 0 4 4 4 4 4 52
8 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 4 0 0 0 0 0 0 10
9 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201393**** 4 0 0 0 0 0 0 4 0 3 4 0 0 0 0 0 0 15
11 201395**** 4 4 4 4 4 4 4 0 4 0 0 0 4 4 4 4 4 52
12 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 6
13 2015900**** 4 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
16 2015901**** 4 0 0 0 0 0 2 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
17 201493**** 0 0 0 3 2 0 2 0 2 4 4 4 0 0 0 4 0 25
18 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
19 2015902**** 0 4 0 0 2 0 0 4 2 4 0 0 0 0 0 4 0 20
20 2015903**** 0 0 4 0 0 0 0 0 2 4 4 0 0 0 0 0 0 14
21 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2015900**** 0 0 0 1 2 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2015901**** 0 0 0 1 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 1 0 8
27 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2015902**** 4 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 10
30 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 6
31 2015902**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 0 0 4 4 4 4 0 52
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015901**** 7,0 8,7 8,0 7.9 8 AM
2 201393**** 8,0 8,5 9,5 8.7 15 AM
3 201297**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
4 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
5 201493**** 0,0 7,7 0,0 2.6 25 RF
6 2015900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2015903**** 2,0 7,7 0,0 3.2 14 RN
8 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
9 2015903**** 8,3 7,7 9,5 8.5 10 AM
10 2015902**** 7,3 8,2 9,5 8.3 4 AM
11 2015902**** 8,0 7,7 7,5 7.7 6 AM
12 2015902**** 8,3 7,7 8,5 8.2 10 AM
13 2015902**** 7,0 8,0 0,0 8.0 6.5 10 EF
14 2015903**** 8,5 7,7 7,5 7.9 4 AM
15 2015902**** 8,0 7,0 9,5 8.2 6 AM
16 2015900**** 8,3 8,5 9,3 8.7 4 AM
17 2015901**** 10,0 7,7 10,0 9.2 4 AM
18 2015900**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
19 2015901**** 9,0 8,0 10,0 9.0 12 AM
20 2015900**** 8,3 8,5 9,5 8.8 8 AM
21 2015901**** 10,0 9,0 6,5 8.5 6 AM
22 2015902**** 9,5 7,5 10,0 9.0 0 AM
23 2015902**** 5,0 0,0 0,0 1.7 20 RF
24 2015902**** 8,5 7,5 7,5 7.8 2 AM
25 2015902**** 8,3 7,7 9,3 8.4 4 AM
26 2015902**** 10,0 8,0 9,5 9.2 0 AM
27 2015900**** 9,5 7,7 10,0 9.1 6 AM
28 2015901**** 8,8 8,2 9,3 8.8 2 AM
29 2015900**** 8,3 8,7 9,5 8.8 2 AM
30 2015900**** 8,8 8,7 9,3 8.9 6 AM
31 2015900**** 8,5 7,7 7,5 7.9 13 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A ciência psicológica, a constituição de subjetividade, desenvolvimento e aprendizagem e transtornos e dificuldades de aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, leitura e discussões de textos, estudos dirigidos, seminários, dinâmicas de grupo e outras atividades em grupo e/ou individuais.
Serão utilizados como recursos: quadro branco, pincel, recursos audiovisuais (TV, DVD), data-show, filmes, textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Observação contínua da participação do educando com respeito à sua realidade individual e ênfase na atividade de elaboração pessoal de cada aluno e da turma. Assim, os alunos serão avaliados tanto individual como coletivamente, pela assiduidade e participação nas aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina: exercícios, seminários e elaboração de projetos.
Horário de atendimento: Terça: 14:00 às 18:00
Bibliografia: • BARROS, C. S. G. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. 12. ed. São Paulo: Ática, 2004.
• BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2005.
• BRAGIROLLI, E. M. et al. Psicologia Geral. 9ªed. Porto Alegre: Vozes, 1990.
• BRAGIROLLI, E. M. et al. Temas de Psicologia Social. São Paulo: Cortez, 1994.
• CARVALHO, M. V. C. de. (Org.). Temas em Psicologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
• DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. 3ª ed. São Paulo: Pearson Makron, 2001.
• ENDERELE, C. Psicologia do Desenvolvimento: o processo evolutivo da criança. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
• ANTUNES, C. Relações interpessoais e autoestima: a sala de aula como um espaço do crescimento integral. Petrópolis: Vozes, 2006.
• CARRAHER, T., CARRAHER, D., SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1995.
• DAVIS, C. Psicologia na Educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
• PATTO, M. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/10/2015
21/10/2015
Apresentação da disciplina e Introdução à Ciência Psicológica
28/10/2015
28/10/2015
Psicologia, Educação e Matemática
04/11/2015
04/11/2015
Apresentação e Discussão de Textos
11/11/2015
11/11/2015
Apresentação e Discussão de Textos
18/11/2015
18/11/2015
Apresentação e Discussão de Textos
25/11/2015
25/11/2015
Projetos de intervenção em ensino-aprendizagem
02/12/2015
02/12/2015
Seminários 1 e 2: Teorias da Aprendizagem
09/12/2015
09/12/2015
Seminários 3 e 4: Teorias da Aprendizagem
16/12/2015
16/12/2015
Seminários 5 e 6: Teorias da Aprendizagem
23/12/2015
23/12/2015
O homem que calculava
20/01/2016
20/01/2016
Objetivos do Projeto de Intervenção
27/01/2016
27/01/2016
Livre para produção de projetos
03/02/2016
03/02/2016
Orientação dos Grupos/Sala de Aula
17/02/2016
17/02/2016
Educação do Sensível: despertando os sentidos por meio da educação
24/02/2016
24/02/2016
Apresentação dos projetos/Finalização da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
11/11/2015 1ª Avaliação
16/12/2015 2ª Avaliação
24/02/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Psicologia na Educação
Livro Na vida dez, na escola zero
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Próxima aula 28/01/2016
Encontro amanhã na praia! 22/12/2015
Textos na área de Tarefas 29/10/2015
Textos anexos 28/10/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 07:07