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CMP019 - BASES DOS PROCESSOS PSICOSSOCIAIS III - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Racionalidades Médicas (19/11/2015 - 19/11/2015)

Texto para aula do dia 19/11

   RACIONALIDADES MÉDICAS 
Texto para próxima aula, no dia 19/11. Boa leitura.
Práticas integrativas e complementares em saúde (26/11/2015 - 26/11/2015)

 

Práticas integrativas e complementares em saúde

  Práticas integrativas e complementares em saúde 
Texto: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS : atitude de ampliação de acesso / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. Ver da página 09 a 27.
Práticas alternativas e complementares em saúde e outras racionalidades médicas (03/12/2015 - 03/12/2015)

Articulação entre pratcias complemteres em saúde e outras racionalidades médicas

  Terapia Comunitária na Atenção Básica.pdf 
Terapia Comunitária e Teatro do Oprimido: Práticas Integrativas Grupais - PIGs de cuidado e atenção à saúde.
  Teatro do oprimido.pdf 
Terapia Comunitária e Teatro do Oprimido: Práticas Integrativas Grupais - PIGs de cuidado e atenção à saúde.
Práticas populares de cuidado em saúde (10/12/2015 - 31/12/2015)

 

Práticas populares em saúde

Corpo, Arte e Saúde (07/01/2016 - 21/01/2016)

O lugar do corpo e da arte na produção da saúde

História de vida (28/01/2016 - 04/02/2016)

Caros,

Seguem as orientações acerca da atividade avaliativa a ser entregue no dia 25/02 referente ao tema "Pesquisa em saúde: história de vida e narrativas". Utilizar como textos bases o artigo "A experiência com a doença: da entrevista à narrativa" disponível no sigaa.

- O grupo constituído por 08 alunos deverá escolher um filme e assisti-lo;

- Individualmente, cada aluno deverá construir uma narrativa sobre a história de vida do protagonista focalizando sua relação com o processo saúde-doença e articulando com algum conceito já discutido no Módulo de Processos Psicossociais.

- A apresentação deverá ocorrer em grupo, no dia 25/02, de um modo crítico-criativo (banner, teatro, música, HQ, fanzine, cordel, entre outros).

Qualquer dúvida, enviar e-mail pelo Sigaa.

  História de vida de um estudante de medicina 
História de vida de um estudante de medicina
  A experiência da doença 
A experiência da doença
A Tenda do Conto como prática integrativa grupal (18/02/2016 - 18/02/2016)

A Tenda do Conto como prática Integrativa Grupal - PIG

  a-tenda-do-conto.pdf 
A Tenda do Conto como prática integrativa na Atenção Básica em Saúde
Avaliação (25/02/2016 - 25/02/2016)

Apresentação de trabalhos finais

Exame final (10/03/2016 - 10/03/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 04 11 18 25 03
1 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
2 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
11 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
16 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
27 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
30 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
38 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
39 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201495**** 8,6 8.6 0 AM
2 2014912**** 7,0 7.0 0 AM
3 201494**** 10,0 10.0 0 AM
4 2014912**** 8,0 8.0 0 AM
5 201494**** 9,0 9.0 0 AM
6 201494**** 9,3 9.3 0 AM
7 2014912**** 7,0 7.0 0 AM
8 201494**** 9,0 9.0 0 AM
9 201494**** 9,8 9.8 0 AM
10 201494**** 10,0 10.0 0 AM
11 201494**** 10,0 10.0 0 AM
12 201494**** 9,1 9.1 0 AM
13 201495**** 9,1 9.1 0 AM
14 201494**** 10,0 10.0 0 AM
15 201494**** 9,8 9.8 0 AM
16 201495**** 9,6 9.6 0 AM
17 2014912**** 7,3 7.3 0 AM
18 2014912**** 8,6 8.6 0 AM
19 201494**** 8,0 8.0 0 AM
20 2014912**** 9,3 9.3 0 AM
21 201495**** 10,0 10.0 0 AM
22 201494**** 9,1 9.1 0 AM
23 201494**** 6,3 8.0 7.2 0 EF
24 201494**** 6,0 9.5 7.8 0 EF
25 2014912**** 5,6 7.5 6.6 0 EF
26 201495**** 9,4 9.4 0 AM
27 201495**** 10,0 10.0 0 AM
28 2014912**** 7,8 7.8 0 AM
29 201494**** 7,0 7.0 0 AM
30 201494**** 10,0 10.0 0 AM
31 201494**** 7,3 7.3 0 AM
32 201495**** 9,5 9.5 0 AM
33 201494**** 10,0 10.0 0 AM
34 201494**** 7,5 7.5 0 AM
35 201495**** 5,6 8.0 6.8 0 EF
36 201496**** 9,5 9.5 0 AM
37 201494**** 9,8 9.8 0 AM
38 201495**** 9,5 9.5 0 AM
39 201494**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Trabalho médico. Cuidado e humanização. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Família. Itinerários terapêuticos. Pesquisa qualitativa em saúde: principais métodos, instrumentos e análises de dados.
Objetivos: • Debater as formas contemporâneas de produção da saúde, considerando as dimensões do trabalho médico, e os processos de cuidado centrados nos usuários.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, estudo individual e em grupos, sessões comentadas de vídeo, círculos de cultura, painéis de debates, aula de campo e seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do módulo será processual, podendo ser utilizada diversas estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem: prova escrita, atividades em grupo, pesquisas direcionadas, elaboração de diários de campo, etc. Será levado em consideração também a participação do aluno em debates e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo. Os alunos que não obtiverem média 7,0 deverão realizar exame final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

FOUCAULT, M. Corpo Utópico, As Heterotopias. São Paulo: N-1 edição,.

HELMAN, C. Cultura, saúde e doença. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LOYOLA, M. A. Médicos e Curandeiros: conflito social e saúde. São Paulo: Difel; 1984.

LUZ, M. T. ; BARROS, N.F. Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas em Saúde: Estudos Teóricos e Empíricos. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 224 p. : il.

CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

MINAYO, M. C. De Souza & Outro (org). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro; Fiocruz, 2002.

PUSSETTI, C. G; PEREIRA, L. S. Os saberes da cura: antropologia da doença e práticas terapêuticas. ed. 1, Lisboa, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/11/2015
19/11/2015
Racionalidades Médicas
26/11/2015
26/11/2015
Práticas integrativas e complementares em saúde
03/12/2015
03/12/2015
Práticas alternativas e complementares em saúde e outras racionalidades médicas
10/12/2015
31/12/2015
Práticas populares de cuidado em saúde
07/01/2016
21/01/2016
Corpo, Arte e Saúde
28/01/2016
04/02/2016
História de vida
18/02/2016
18/02/2016
A Tenda do Conto como prática integrativa grupal
25/02/2016
25/02/2016
Avaliação
10/03/2016
10/03/2016
Exame final
Avaliações
Data Descrição
25/02/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Errata Informações sobre avaliação 23/02/2016
Informações sobre avaliação 23/02/2016
Atividade Avaliativa 12/02/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 21:27