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CMR0045 - SISTEMATICA ANIMAL - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico. (22/10/2015 - 22/10/2015)
Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação, relatórios de aulas práticas e organização do seminário. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI e a relação da Disciplina de Sistemática Animal com outras disciplinas, como Sistemática Filogenética, Zoologia, Embriologia, Ecologia e Citogenética.
   Material Segunda Avaliação Teórica 
Material Segunda Avaliação Teórica
O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. (23/10/2015 - 29/10/2015)
Taxonomia e regras de nomenclatura. Aplicação e construção de chaves dicotômicas e agrupadas.
História da Compreensão da Diversidade Biológica. (30/10/2015 - 05/11/2015)
História da compreensão da ordem da diversidade biológica. As categorias linneanas. Hierarquia de táxons e hierarquia de categorias. As classificações linneanas. As diferentes escolas de sistemática. Sistemática essencialista e taxonomia. Sistemática fenética; Sistemática gradista; Sistemática filogenética. Método de recuperação de ordem e sistema de nomes nas classificações. Conceitos de Espécie.
Sistemática e evolução de Protozoa. Hipóteses sobre a origem dos Metazoa. Placozoa. Porifera. Cnidaria. Ctenophora. Introdução aos Bilateria: embriologia e padrões de desenvolvimento. (06/11/2015 - 12/11/2015)
Protistas: flagelados, sarcodíneos, esporozoários e cilidados. Hipóteses sobre a origem dos Metazoa. Reino Metazoa: caracterização do reino e conceituação da condição parazoária e eumetazoária; Placozoa: caracterização; Porifera: caracterização e sistemática. (classes Calcarea, Hexactinellida e Demospongiae); Cnidaria: caracterização e sistemática (classes Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa); Ctenophora: caracterização geral; Introdução aos Bilateria: embriologia e padrões de desenvolvimento.
Sistemática e evolução de Bilateria. Platythelminthes e Aschelminthes. Sistemática e evolução dos Mollusca e Annelida. (13/11/2015 - 19/11/2015)
Platythelminthes: organização geral e classificação (Turbelários, Monogenea; Trematoda e Cestoda). Asquelmintos I: aspectos adaptativos dos filos Acanthocephala, Entoprocta, Gastrotricha, Gnasthostomulida, Kinorhyncha, Loricifera, Nematomorpha, Priapula e Rotifera; Asquelmintos II: classificação do filo Nematoda. Nemertea: caracterização e classificação. Organização geral dos celomados. Sipuncula: caracterização e classificação. Metazoa: organização geral comparada e filogenia. Mollusca: classificação e considerações filogenéticas; Evolução dos metazoários e o plano-básico dos animais metamerizados. Os Polychacta. Os Clitellata. Oligochaeta, problemas na filogenia e classificação. Hirudinea evoluçao do grupo e classificação; Posição filogenética e diversidade dos Pogonophora; Bryozoa; Posição filogenética, diversidade de Brachipoda; Posição filogenética, e diversidade dos Phoronida.
Filogenia dos Arthropodas l. Chelicerata, Crustacea e Myriapoda e Insecta. (20/11/2015 - 26/11/2015)
Filogenia dos Arthropodas l; Posição filogenética e diversidade dos Onycophora; Posição filogenética e diversidade dos Tardigrada; Posição filogenética, e diversidade dos Pentastomida; Cheliceromorpha. Filogenia do grupo. Pycnogonida. Xyphoura. Arachida. Scorpionida. Pseudoscorpionida. Palpigradi. Amphypygi. Solifugae. Araneae. Opiliones. Acari; Trilobita; O problema filogenético dos "Crustacea". Cephalocarida. Entomostraca. Malacostraca. Remipedia. O problema filogenético dos Myriapoda. Chilopoda. Diplopoda. Symphila. Pauropoda. Insecta.
Origem e Filogenia dos Deuterostomata. Echinodermatha. Origem e Evolução dos Chordata. Origem e evolução dos Vertebrata. Tunicata e Agnatha. (27/11/2015 - 03/12/2015)
Echinodermata, Posição filogenética. Filogenia dos grandes grupos de Echinodermata. Estrutura, biologia e diversidade de Crinoidea, Ophiuroidea, Asteroidea, Echinoidea, Holotuoroidea. Introdução aos Chordata: origem e filogenia. Os Deuterostomata (Hemichordata, Tunicata Chaetognata). Caracterização dos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata. Cephalochordata: filogenia, classificação e diversidade. Tunicata: diversidade. Agnatha: evolução, classificação e diversidade.
Primeira Avaliação Teórica. (04/12/2015 - 04/12/2015)
Aplicação da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Revisão da Primeira Avaliação Teórica. (10/12/2015 - 10/12/2015)
Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Gnathostomata: origem e evolução. Chondrichthyes e Osteichtchyes. (11/12/2015 - 17/12/2015)
Origem e evolução dos Gnathostomata. Os Placodermi. Diversidade e classificação dos Chondrichthyes. Teleostomi: filogenia e diversidade. Os Actinopterygii e os Sarcopterygii.
Origem, evolução e classificação dos Tetrapoda. (07/01/2016 - 08/01/2016)
Rhipidistia e origem dos tetrapoda. Amphibia: evolução dos grupos fósseis, morfologia, biologia e diversidade dos Lissamphibia. Mammalia, Testudines, Lepidosauromorpha, Crocodilia e Aves: diversidade da linhagem amniota.
Segunda Avaliação Teórica (14/01/2016 - 14/01/2016)
Aplicação da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Revisão da Segunda Avaliação Teórica. (15/01/2016 - 15/01/2016)
Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Exame Final. (21/01/2016 - 21/01/2016)
Aplicação do Exame Final: Visa avaliar e revisar todos os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27 03 04 10 11 17 18 24 31 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26
1 20073**** 0 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 2 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 53
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
7 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20125**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
9 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
10 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20125**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
15 201297**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
16 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20083**** 2 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
18 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20125**** 2 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
21 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 20109**** 2 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
27 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
31 20116**** 2 1 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20124**** 9,9 8,7 9.3 0 AM
2 20115**** 8,3 10,0 9.2 0 AM
3 20125**** 9,6 9,0 9.3 0 AM
4 20125**** 9,6 9,4 9.5 5 AM
5 201297**** 8,1 7,0 7.6 0 AM
6 20073**** 0,0 0,0 0.0 45 RF
7 20083**** 9,2 7,0 8.1 5 AM
8 20125**** 7,3 9,1 8.2 0 AM
9 20116**** 10,0 9,2 9.6 2 AM
10 20125**** 8,5 8,0 8.3 0 AM
11 20124**** 9,4 9,1 9.3 1 AM
12 20125**** 8,4 10,0 9.2 0 AM
13 20125**** 7,8 8,7 8.3 0 AM
14 20125**** 8,0 9,2 8.6 2 AM
15 201297**** 9,7 6,2 8.0 3 AM
16 20125**** 8,2 6,7 7.5 0 AM
17 20125**** 9,3 6,7 8.0 2 AM
18 20109**** 6,8 2,5 5.7 5.2 7 RN
19 20115**** 10,0 6,2 8.1 2 AM
20 20109**** 7,0 3,1 7.8 6.5 6 EF
21 20125**** 7,4 9,0 8.2 1 AM
22 201297**** 9,6 9,4 9.5 0 AM
23 20125**** 9,3 9,3 9.3 0 AM
24 20125**** 8,7 7,5 8.1 0 AM
25 20116**** 9,6 6,4 8.0 7 AM
26 20125**** 10,0 9,4 9.7 0 AM
27 20125**** 9,5 8,7 9.1 1 AM
28 20125**** 9,9 9,5 9.7 0 AM
29 20125**** 8,0 5,0 7.4 7.0 3 EF
30 20125**** 6,2 8,3 7.3 3 AM
31 201297**** 7,9 7,2 7.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 45 horas. As aulas teóricas serão expositivas com o uso de recursos audiovisuais, como data show e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. Animações digitais didáticas, resenhas de artigos científicos e exercícios práticos de taxonomia e classificação zoológica compõem as atividades práticas.

Atividades discentes:
Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de atividades, resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além das avaliações.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de exercícios práticos e seminário.

Média Final:

P1 + RA + P2 + S
---------- ----------
2 2
------------------------
2
Onde: M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; S = seminário.



Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica
AMORIM, D.S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética, 2ª Edição. Holos, Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, Ribeirão Preto.154p.
PAPAVERO, N. (Organizador), 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: Coleções, Bibliografia, Nomenclatura. Editora UNESP - FAPESP, São Paulo.
POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p.
RUPERT, E. E. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6ed. São Paulo: Roca (1029p).

Bibliografia Complementar
DARWIN, C. 1859 (2004). A origem das espécies. Editora Martin Claret, São Paulo.
FUTUYMA, D.J. 2002. Biologia Evolutiva. 3 ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 631p.
HICKMAN, JR.; CLEVELAND, P.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios integrados de zoologia. 11ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (846p).
MAYR, E. 1982 (1998). O desenvolvimento do pensamento biológico. Editora da Universidade de Brasília, Brasília.
POPPER, K. 1976 (1977). Autobiografia intelectual. Editora Cultrix, Universidade de São Paulo.
RIDLEY, Mark. 2006. Evolucao. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 752p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/10/2015
22/10/2015
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico.
23/10/2015
29/10/2015
O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.
30/10/2015
05/11/2015
História da Compreensão da Diversidade Biológica.
06/11/2015
12/11/2015
Sistemática e evolução de Protozoa. Hipóteses sobre a origem dos Metazoa. Placozoa. Porifera. Cnidaria. Ctenophora. Introdução aos Bilateria: embriologia e padrões de desenvolvimento.
13/11/2015
19/11/2015
Sistemática e evolução de Bilateria. Platythelminthes e Aschelminthes. Sistemática e evolução dos Mollusca e Annelida.
20/11/2015
26/11/2015
Filogenia dos Arthropodas l. Chelicerata, Crustacea e Myriapoda e Insecta.
27/11/2015
03/12/2015
Origem e Filogenia dos Deuterostomata. Echinodermatha. Origem e Evolução dos Chordata. Origem e evolução dos Vertebrata. Tunicata e Agnatha.
04/12/2015
04/12/2015
Primeira Avaliação Teórica.
10/12/2015
10/12/2015
Revisão da Primeira Avaliação Teórica.
11/12/2015
17/12/2015
Gnathostomata: origem e evolução. Chondrichthyes e Osteichtchyes.
07/01/2016
08/01/2016
Origem, evolução e classificação dos Tetrapoda.
14/01/2016
14/01/2016
Segunda Avaliação Teórica
15/01/2016
15/01/2016
Revisão da Segunda Avaliação Teórica.
21/01/2016
21/01/2016
Exame Final.
Avaliações
Data Descrição
04/12/2015 1ª Avaliação
14/01/2016 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação Final e encontro de hoje 17/12/2015
Fechamento das médias 11/12/2015
Teses e dissertações para resenha 10/12/2015
Aula a distânica via SIGAA (Envio do artigo e da resenha) 01/12/2015
Material Segunda Avaliação Teórica 10/11/2015
Material para a Primeira Avaliação e Exercícios 31/10/2015
Aulas extras 24/10/2015
Planos de Ensino no SIGAA 24/10/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1141 13/10/2024 01:55