-

PPGAN094 - APRIMORAMENTO DIDÁTICO - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Dinâmica de apresentação dos alunos e professor: sensibilidade Proposta de calendário Dinâmicas: Reproduzir na memória; Qualidade Intervalo Dinâmica: Experiência em docência (04/09/2015 - 04/09/2015)
Miniexposições 1. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino (11/09/2015 - 11/09/2015)
   Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino 
Métodos e técnicas educacionais: pesquisa em dupla PBL (GT) Problematização Exposição/simulação/roda de conversa (vídeos/filmes) Painel integrado Estudo dirigido (18/09/2015 - 18/09/2015)
Pesquisa: Métodos e técnicas educacionais: pesquisa em dupla PBL (GT) Problematização Exposição/simulação/roda de conversa (vídeos/filmes) Painel integrado Estudo dirigido (25/09/2015 - 25/09/2015)
Miniexposições 1. Planejamento pedagógico: Como elaborar plano de aula Como avaliar 2. Métodos e técnicas educacionais: Problem-Based Learning-PBL (GT) Problematização Intervalo Exposição/simulação/roda de conversa (vídeos/filmes) Painel integrado Estudo dirigido (02/10/2015 - 02/10/2015)
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula (09/10/2015 - 09/10/2015)
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula (16/10/2015 - 16/10/2015)
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula (23/10/2015 - 23/10/2015)
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula (30/10/2015 - 30/10/2015)
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula (06/11/2015 - 06/11/2015)
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores. (13/11/2015 - 13/11/2015)
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores. (20/11/2015 - 20/11/2015)
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores. (27/11/2015 - 27/11/2015)
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores. (04/12/2015 - 04/12/2015)
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores. (11/12/2015 - 11/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10,0 10,0 9,8 10.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2015100**** 10,0 10,0 10,0 9,8 10.0 0 AM
4 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2015100**** 7,0 10,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
6 2015100**** 9,1 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
7 2015100**** 10,0 10,0 10,0 9,8 10.0 0 AM
8 2015100**** 9,4 10,0 10,0 9,8 9.8 0 AM
9 2015100**** 9,1 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
10 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos. O papel da Didática na prática pedagógica. A aula e as técnicas de ensino superior. Interação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem. Planejamento pedagógico: o Plano de Ensino. Avaliação no processo pedagógico. Desenvolvimento em atividades de ensino na graduação sob supervisão do orientador.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Esta disciplina será desenvolvida utilizando-se:

1. métodos ativos:
PBL (GT)
Problematização
Exposição/simulação/roda de conversa (vídeos/filmes)
Painel integrado
Estudo dirigido

2. Mini exposições interativas:
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação dar-se-á por meio de observação, ativação individual e coletiva nos processos de desenvolvimento de teorias e práticas de ensino.
Horário de atendimento: Deve ser agendado com antecedência
Bibliografia: 1. PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L. G.C. – Docência no ensino superior. Ed. Cortez. 3a

edicão, 267p, 2008.

2. CACHAPUZ, A. (org.). A necessária renovação no ensino de ciências. São Paulo:

Cortez, 2005.

3. CASTRO, A. D. e CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensinar a Ensinar. Sao Paulo: Pioneira,

2001.

4. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.;PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências:

fundamentos e métodos. Sao Paulo: Ed. Cortez, 2002.

5. CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E.(Org). Temas e textos em metodologia do ensino

superior. Campinas: Papirus, 2001.

6. LIBANEO, J. C. Didática. Sao Paulo: Cortez, 2001.

7. MALDANER, O. A. Concepcoes epistemologicas no ensino de ciencias. In:

SCHNETZLER, R. P. e ARAGAO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e

abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.

8. PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. Sao Paulo: Cortez Editora, 2004.

9. TRINDADE, D. F. e TRINDANDE, L. S. P.(org.). Temas especiais de educação e

ciências. São Paulo: Madras, 2004.

10. ANASTASIOU, L. G.C.; ALVES, L.P. – Processos de ensinagem na universidade. Ed.

Univille. 6a edição, 138p, 2006.

11. FREIRE, P. – Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed.

Paz e Terra, 146p, 1996.

12. Kuhn, T.S. – A estrutura das revoluções científicas. Ed. Perspectiva S.A. 9a edição,

260p, 2006.

13. Morin, E. – Os sete saberes necessários à educação do futuro. Ed. Cortez. 11a edicao,

115p, 2006.

14. OLIVEN, A. C. A marca de origem: comparando colleges norte-americanos e

faculdades brasileiras. Cad. Pesqui., v. 35, n. 125, p. 111-135, 2005.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2015
28/08/2015
Reunião para organização da disciplina
04/09/2015
04/09/2015
Dinâmica de apresentação dos alunos e professor: sensibilidade Proposta de calendário Dinâmicas: Reproduzir na memória; Qualidade Intervalo Dinâmica: Experiência em docência
11/09/2015
11/09/2015
Miniexposições 1. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino
18/09/2015
18/09/2015
Métodos e técnicas educacionais: pesquisa em dupla PBL (GT) Problematização Exposição/simulação/roda de conversa (vídeos/filmes) Painel integrado Estudo dirigido
25/09/2015
25/09/2015
Pesquisa: Métodos e técnicas educacionais: pesquisa em dupla PBL (GT) Problematização Exposição/simulação/roda de conversa (vídeos/filmes) Painel integrado Estudo dirigido
02/10/2015
02/10/2015
Miniexposições 1. Planejamento pedagógico: Como elaborar plano de aula Como avaliar 2. Métodos e técnicas educacionais: Problem-Based Learning-PBL (GT) Problematização Intervalo Exposição/simulação/roda de conversa (vídeos/filmes) Painel integrado Estudo dirigido
09/10/2015
09/10/2015
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula
16/10/2015
16/10/2015
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula
23/10/2015
23/10/2015
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula
30/10/2015
30/10/2015
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula
06/11/2015
06/11/2015
Prática: desenvolver técnicas educacionais em sala de aula
13/11/2015
13/11/2015
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores.
20/11/2015
20/11/2015
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores.
27/11/2015
27/11/2015
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores.
04/12/2015
04/12/2015
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores.
11/12/2015
11/12/2015
Desenvolvimento de planos de aula (graduação/mestrado), com respectivos orientadores.
Avaliações
Data Descrição
30/09/2015 1ª Avaliação
30/10/2015 2ª Avaliação
20/11/2015 3ª Avaliação
11/12/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notícias: notas e frequências 07/11/2015
Ratificando a data da próxima aula 18/10/2015
Material das exposições sobre métodos e técnicas de ensino 10/10/2015
Confirmação de aula 22/09/2015
Início aulas 03/09/2015
Início das aulas 03/09/2015
Saudações 21/08/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 07:26