Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Objetivos gerais
Capacitar os alunos para exercício de funções na área de gestão da qualidade, baseado na legislação vigente, no tocante a: I. Gestão da qualidade total no processamento tecnológico II. Controle de qualidade III. Boas práticas de fabricação IV. Procedimentos padrões de higiene operacional V. Análise de perigos e pontos críticos de controle
Desenvolvimento do ementário
Unidade 1
1. Introdução e conceito gerais: Finalidade da gestão da qualidade nas unidades de alimentação e indústrias alimentícias 2. Aspectos regulamentares e conceitos gerais 2.1. Gestão de Rotina 2.1.1. 5S, Avaliação de processos, Controle Estatístico do Processo (CEP), Kanban, Mapa de processo, Método de Cumbuca, Padronização, Tratamento de Falhas, Troca Rápida de Ferramentas 2.2. Gestão de Melhorias e Inovação 2.2.1. 5W1H; 7 Ferramentas da Qualidade; 7 Ferramentas do Planejamento; Análise do Fluxo de Valor; Benchmarking; Brainstorming; FMEA; Gerenciamento de Projetos; Grupo de Solução de Problemas (GSP); MASP; Plano de Ação Anual; QFD; Seis Sigma
Unidade 2
3. Fator humano na gestão de qualidade total. 3.1. Características individuais 3.2. Relacionamento interpessoal, 3.3. Liderança e uso do poder 3.4. Trabalho em equipe 3.4.1. processos motivacionais, 3.4.2. hábitos, 3.4.3. costumes 3.4.4. valores pessoais. 4. Métodos e ferramentas do TQC. 4.1. Gestão da qualidade 4.2. Programa 5S 4.3. Boas práticas de fabricação 4.4. Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Procedimento Operacional Padrão (POP) 4.5. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). 4.6. Sistema ISO 22.000 5. Metodologia 5.1. Estratégias a serem desenvolvidas para alcance dos objetivos: 5.1.1. Aulas teóricas e expositivas, grupos de discussão, seminários e outros recursos. 6. Recursos materiais 6.1. Quadro branco, diapositivos, fitas de vídeo, cartazes, textos e outros recursos pertinentes.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
7. Sistemática de avaliação 7.1. A avaliação da aprendizagem é baseada na resolução nº 043/95 do conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI). 7.2. A forma de avaliação será escolhida após discussão com a turma, podendo ser: 7.2.1. Apresentação de seminário, no qual a nota será obtida pela média das notas de apresentação oral e da parte escrita. O tema do seminário será escolhido pelos para os estudantes do grupo. 7.2.2. Média de pontos obtidos no conceito que consta de: frequência, pontualidade, participação em aulas, relacionamento em grupo trabalhos de classe. 7.2.3. Trabalho de estudo dirigido para elaboração da gestão de um produto alimentício a ser desenvolvido pelo grupo durante o período letivo que consiste de: 7.2.3.1. Escolha de produto da qual será pesquisada a biologia, composição centesimal e importância econômica para Teresina; 7.2.3.2. Elaboração do programa de gestão adequada para o produto 7.2.3.3. Apresentação do produto para a turma no final do período; 7.2.3.4. Degustação do produto para avaliação final. 7.2.4. Outras formas sugeridas pela turma 7.3. Para cada avaliação anteriormente mencionada será atribuída uma nota de zero a dez. 7.4. Será considerado aprovado por média o aluno que obtiver média 7,0 nas duas avaliações. 7.5. O aluno que tiver média entre 4,0 e 6,9 nas duas avaliações será submetido à avaliação final, que constará de prova escrita com todo conteúdo programático da disciplina. 7.6. Alunos com médias inferiores a 4,0 serão reprovados. 7.7. Consideram-se 75% como frequência mínima para aprovação que corresponde a 11 horas/aula ou equivalente a três dias de aula. O estudante que tiver frequência inferior a 75% será considerado reprovado por falta, independentemente de ter obtido notas aprovativas nas avaliações.
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Horário de atendimento:
| Sextas de 10 as 11h |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Vieira Filho, G. Gestão da Qualidade Total: uma abordagem prática. 5 ed. São Paulo: Alinea, 2014. 150 p. HELMAN, H.; ANDERY, P. R. P. TQC Gestão pela Qualidade Total: Série Ferramentas da Qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni UFMG, 1995. 156 p. ISBN 85-85447-17-6. CAUCHICK , P. A. CARPINETTI, M. L. C. R. GEROLAMO, M. C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2011. 128 p. SANTOS JÚNIOR, C. J. Plano APPCC em estabelecimentos alimenticios. São Paulo: Rubio, 2014. 149 p. Pinto, J.; Neves, R. HACCP: Análise de Riscos no Processamento Alimentar. 2 ed. São Paulo: Publindústria, 2010. 180 p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABNT. Coletânea Eletrônica de Normas Técnicas - Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos. 2006 FORSYTHE, S. J. Microbiologia da segurança alimentar. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 602 p, 2013. GERMANO, P. M. L. ; GERMANO, M. I. S. Higiene e vigilância sanitária de alimentos. São Paulo: Manole, 4ª Ed. 1088 p, 2011. JUCENE, C. Manual de segurança alimentar: boas práticas para os serviços de alimentação. 2. ed. São Paulo: Rubio, 232 p, 2013. LOPES, E. A.. Guia para elaboração dos procedimentos operacionais padronizados, exigidos pela RDC nº 275 ANVISA. São Paulo: Varela, 236p. 2004. SILVA Jr, E. A. Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. 7ª ed. São Paulo: Varela, 2014.
SITE DE INTERESSE
http://ec.europa.eu/dgs/health_consumer/library/pub/pub06_pt.pdf http://www.ogerente.com.br/gestao/artigos/gestao-fator_humano.htm http://www.gerdau.com.br/sobre-gerdau/sistema-de-gestao-ferramentas-de-gestao.aspx http://www-periodicos-capes-gov-br.ez17.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome
PERIÓDICOS DE APOIO: Sensing and Instrumentation for Food Quality and Safety Quality of Life: A Multi-Disciplinary Journal of Food Science, Environmental Science & Public Health Journal of food quality Food quality and preference
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